Palavras ao Vento escrita por Menta


Capítulo 12
Mestres de seus Destinos, Capitães de suas Almas - 1994


Notas iniciais do capítulo

Olá! Acho que essa semana vai dar para postar com frequência. Colocarei só mais um evento histórico antes de começar os "causos anônimos" que o Vento testemunhou.

O fato que o Vento narra hoje é um que particularmente gosto muito. Como podem perceber, eu e o Vento adoramos histórias de superação de premissas políticas autoritárias, hehehe! Temos uma alma revolucionária.

Palavra do dia: lúgubres.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/649883/chapter/12

O verão estava próximo, e eu voltei novamente àquele continente tão antigo quanto o próprio mundo.

Desci até o sul, impulsionando as brisas frescas da estação. Flanei por savanas e imensas planícies até chegar aquele momento emblemático: quando vi a história dos homens mais uma vez ser refeita.

Não é de hoje que comento sobre o quanto jamais compreendi a dificuldade humana de lidar com as diferenças. Tampouco o quanto sempre me choquei com sua capacidade de romperem-se, fragmentarem-se em vários nichos tristes e ressabiados, temendo um ao outro pelas minúsculas heterogeneidades... Sem perceber que a multiplicidade de suas semelhanças eram maiores, e os uniam em igualdade.

No final daquela primavera, não eram apenas as flores renovadas em pétalas abertas que sugeriam um novo futuro. Naquele país que louvava a segregação, no qual as lúgubres e desmembradas leis incentivavam a marginalização de grupos étnicos... Um dos seres humanos mais fascinantes que tive a oportunidade de conhecer ganhou as eleições presidenciais.

Depois de anos na prisão por ter tido a coragem de lutar contra a desigualdade social, enfim conseguira o fim dos privilégios sem sentido de uma etnia sobre a outra.

Era o fim da apartação e o florescer da igualdade.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

10/05/1994 - Nelson Mandela fez o juramento presidencial na África do Sul, aclamado por incontáveis cidadãos. Uma das primeiras ações que tomou foi a de reescrever a Constituição do país, junto a Comissão Verdade e Reconciliação. Depois disso, quando houve a eleição multi-racial seguinte, o ANC de Mandela ganhou disparado, finalmente pondo uma pedra sobre o apartheid.

O título tem também uma referência ao filme "Invictus", uma homenagem ao Mandela, no qual o poema que traduzi e adaptei trechos para o título é mencionado. Chama-se "Invictus", como o filme, e é de autoria de William Ernest Henley.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Palavras ao Vento" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.