Flor Azul & Rubi escrita por Alekz Fergues

Flor Azul & Rubi

A Rosa Azul que verte em Sangue para Vinho. Ó Sofia onde estás? Com quem clamo com todo ardor, as noites tão sublimes se tornam soturnas, de alaridos num mundo afora, tão disforme que captam a cada olhar o instante, mas quando o vão se fecha, eis que outra luz aparece... E o amor se traduz na cor da melodia.


Classificação: Livre
Categorias: Poesias
Personagens: Indisponível
Gêneros: Poesia, Romance
Avisos: Nenhum

Capítulos: 1 (1.478 palavras) | Terminada: Não
Publicada: 25/05/2014 às 18:49 | Atualizada: 12/10/2014 às 23:21


Notas da História:

Existe um grande mistério relacionado às flores azuis (Lazuli), em especial a rosa de cor azul, pois sabe-se que naturalmente ela não existe. A flor azul é conhecida por ser uma flor que representa o infinito e o inalcançável, onde sentimentos como gratidão, respeito, admiração, desejo e amor fazem parte do seu objeto. Em algumas culturas, a rosa azul tradicionalmente significa mistério, ou a busca, ou o alcance do impossível. Acredita-se que elas tragam ao dono juventude, ou, a realização de um desejo. Enquanto que as rosas vermelhas (Rubi) carregam consigo um significado muito forte, normalmente ligado ao amor e a paixão que também simbolizam o respeito e a devoção que um indivíduo tem pela pessoa amada, é um sinal de muito amor e carinho entregar como presente.

No romance de Novalis (pseudônimo de Friedrich von Hardenberg), Heinrich von Ofterdingen, o principal personagem - precisamente o que é designado pelo título e que corresponde a uma figura lendária da cultura medieval alemã - adormece e sonha com a Flor Azul. A busca da mesma torna-se o objetivo central do poeta, pois nela se cruza o mundo natural, o humano e o espiritual, numa palavra, o si mesmo (Selbst). A busca da flor azul (die Blaue Blume) é a busca de si mesmo.

—--------------------------------------------------

O Simbolismo da Rosa

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antiguidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de Rosália. Todos os anos no mês de maio enfeitam-se os túmulos com rosas.

A Rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores), quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, se transformaram em espinhos e, assim, segundo o mito diz ter sido criada a Rosa.

A Rosa é, igualmente, consagrada a Ísis que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo.

Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.

Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra Rosa-Cruz, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz.

Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa. Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra rosário deriva do latim rosarium que significa roseiral.

Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.

Por Letícia de Castro
Colunista Brasil Escola


Capítulos

1. Cristian & Sofia
1.478 palavras