João Vitor Guimarães

15/04/2024 às 17:00 • A presença de Abeloth
O que mais gostou no capítulo?
Personagens cativantes

Boa noite, MarcosFLuder! Como vai? Espero que esteja tudo indo bem. Cara, eu acabei de ler esse capítulo e não consigo explicar tudo o que estou processando e sentindo nesse momento. Que capítulo espetacular! Ainda estou completamente atordoado pelo o que acabei de ler, mas com calma, vou tentar expor minha opinião e ver se consigo imprimir em minhas palavras tudo que tenho a dizer.
Primeiramente, gostaria de deixar claro que, pelo menos para mim, em nenhum momento senti confusão ou me perdi entre as muitas linhas temporais abordadas aqui nesse capítulo. Pelo contrário, acho que elas foram muito bem trabalhadas. Mais que isso, como roteirista e narrador, posso dizer que você fez um excelente trabalho em equilibrar essas linhas temporais e diferentes eventos num único capítulo. A sofisticação desse seu capítulo foi tão competente que eu posso jurar que estava a acompanhar de forma textual um episódio de uma série de Star Wars, mas com a competência e eficiência da equipe de roteiristas da série This Is Us, que tem uma estrutura narrativa e capacidade de trabalhar linhas temporais e narrativas diferentes em um único episódio.
Antes de prosseguirmos, acho que vale a pena comentar sobre algo que aprendi em meus cursos de roteiro para narrativas seriadas. Uma das coisas que aprendi é que muitas narrativas seriadas, especialmente daquelas que chamamos de séries serializadas, trabalham com múltiplas tramas paralelas em um único episódio justamente para criar uma sensação de progressão e de aprofundamento da história, contudo, enquanto isso é útil para engajar os expectadores, há uma contraparte que é a possibilidade dessas múltiplas tramas se embaralharem e causarem confusão entre si nos expectadores, o que leva vários roteiristas de série há trabalhar vários meses no roteiro de um único episódio. Justamente por conta desse trabalho que lidar com essas tramas paralelas causam que eu posso dizer com todas as palavras que você é um ESCRITOR DE PRIMEIRA LINHA. Você é muito habilidoso, talentoso, engenhoso e adicione aqui todos os adjetivos que você souber. Portanto, meus parabéns pelo seu magnífico trabalho.
Fechado essa janelinha, vamos prosseguir. Outro ponto relevante a se comentar é as personagens que continuam a me encantar, especialmente Shin e Sabine que parecem ter uma jornada pessoal a cumprirem que está interessante de acompanhar. Gosto muito da jornada em particular da Shin que, tal como o Baylan, está enfrentando um longo e doloroso processo de ter suas crenças, valores e ideais sendo constantemente desafios e desconstruídos enquanto lida com isso e começa mudar sua perspectiva de vida ao mesmo tempo em que luta contra e a favor dos seus sentimentos por Sabine. Esta por sua vez, tem o dilema entre seguir seus desejos e o seu objetivo e caminho que escolheu para si.
É bem visto que Ahsoka é o ponto de equilíbrio para essas personagens, mas é bom ver que ela também tem suas próprias motivações e razões para estar presente na história, tal como Baylan, que agora parece que vai enfrentar seu maior dilema entre abdicar do seus sentimentos aparentemente paternos por Shin para cumprir com seus objetivos ou se será capaz de escolher outro caminho em prol de proteger sua então ex-Padawan.
MarcosFLuder, como sempre, parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado pela leitura que você está me proporcionando esse final de semana. Sua história está maravilhosa de se acompanhar e estou adorando muito a forma como ela está se desenvolvendo. Além de bons personagens, ótimo texto e um excelente design narrativo, sua história é digna de muito mais apreço que posso lhe oferecer. Mal posso esperar pelos próximos capítulos. Até uma próxima!
 

Atenciosamente,

João V. Guimarães!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Continuo muito feliz pelos seus elogios e preocupações nos comentários. Entendo a sua preocupação sobre a forma como estou contando essa história, com várias linhas de tempo, e tramas paralelas sendo trabalhadas ao mesmo tempo. Esse é um cuidado que sempre procuro tomar para que a história não fique confusa e nem que eu me perca no enredo, mantendo a coerência do mesmo. Fico feliz que você esteja gostando da dupla Sabine e Shin, justamente essas duas que foram a fonte primordial de inspiração para começar a escrever essa fanfic. Cada uma dessas personagens tem nuances muito interessantes, camadas bem profundas de medos e traumas, mas também de aspirações e esperanças. Fique de olho da Padawan da Shin, pois esta terá uma importância cada vez maior na relação das duas mulheres adultas. Sobre os conflitos do Baylan, serão ainda mais aprofundados, pois o dilema dele será ainda mais abordado nos capítulos seguintes, é só esperar. Espero que continue acompanhando a história. Obrigado pelo comentário.


Phoenix M Marques W MWU 27

26/12/2023 às 00:19 • Ligadas pela Força
A conexão apresentada está sendo muito forte, ou como o Yoda diria, "A força é grande nele".


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Com certeza, a ideia aqui é apresentar essa ligação como forma de justificar a aproximação entre Sabine e Shin, que foi mostrada desde o primeiro capítulo. Quem  viu a série Ahsoka certamente irá estranhar um pouco, pois a relação delas era bem mais do que se poderia chamar de conflituosa. Vamos ver se eu consigo estabelecer uma  base para justificar essa aproximação. Obrigado pelo  comentário.


Mambo Hokage L F Anglo Angola

12/01/2024 às 17:22 • Ligadas pela Força
Muito da Sabine e da Shin é explorado nesse capítulo inclusive o elo entre elas duas. Explora-se muito da Ahsoka também, o que é apropriado dado o quanto vcc se baseia na série dela nesta tomada cá no texto . Leva-se em conta que elas crescem bastante ao longo da narrativa


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Gostei demais de escrever os diálogos da Ahsoka, com ela mostrando tudo o que passou nas guerras clônicas, todo o trauma que viveu ali. Eu não vi a série animada, mas é incrível quando você pensa que ela tinha 14 anos quando entrou no conflito, ou seja, ela era uma criança-soldado. A relação Shin e Sabine é também explorada, vai ser mais ainda no próximo capítulo. Enfim, que bom que está acompanhando. Obrigado pelo comentário.


João Vitor Guimarães

15/04/2024 às 17:09 • Ligadas pela Força
O que mais gostou no capítulo?
Desenvolvimento das personagens

Boa noite, Marcos! Como vai? Espero que esteja tudo indo bem com você. Finalmente, mais um capítulo lido e que capítulo fascinante. Bem, vamos aos comentários!
Eu venho lendo essa história direto, sempre que posso, e posso dizer que pela minha experiência e ritmo da leitura que estou me sentindo cada vez mais investido em sua história. Não só por conta da sua escrita que é excelente, mas também porque a forma como retrata os elementos da sua narrativa, isto é, as descrições, os diálogos, as personagens e a forma de seus parágrafos, tudo isso faz com que eu me encante cada vez mais por sua história. Mesmo eu tendo notado um errinho aqui ou ali de uma vírgula mal colocada ou uma letrinha faltando em uma palavra, a qualidade do seu texto ainda é impecável e não são coisinhas banais que vão tirar minha atenção e foco da narrativa.
As suas personagens principais e a forma como ela estão sendo trabalhadas aqui está cada vez gostoso de acompanhar. A relação romântica entre Sabine e Shin, assim como a relação fraternal que está surgindo entre Sabine, Shin e Ahsoka está progredindo de uma forma muito tocante. É nítido que as personagens possuem suas camadas e nuances, conflitos, dilemas, medos e inseguranças, mesmo assim, a relação e o afeto que parece surgir entre elas é crível e tocante de acompanhar. Eu acho que o momento mais fofo que retrata a intimidade e ligação entre e Sabine e Shin foi abordado de forma muito tocante e emotiva, o que marcou um ápice climático para esse ponto das personagens que, mesmo diante do medo e da desconfiança, abraçaram ao amor, mesmo que seja naquele pequeno instante.
A pequena virada no final, com as personagens se conectando com a Força em conjuntos e, em seguida, a presença do mal se manifestando diante delas é uma virada triunfante. Ela não só alimenta e aumenta as nossas expectativas como leitores do que poderá vir a acontecer, como também ajuda a preparar terreno para um confronto emocionante e manter o engajamento do público na leitura. Sinceramente, eu mal vejo a hora de ver esse confronto final. São tantas perguntas e expectativas que mal vejo a hora de acessar o próximo capítulo e já saber logo o que irá acontecer, mas como um bom, sábio e experiente leitor, sei que é prudente nivelar minhas emoções antes da leitura e deixar me surpreender pelas reviravoltas que a trama ainda poderá trazer.
MarcosFLuder, mais uma vez, novamente, muito obrigado por essa leitura que está me proporcionando. A cada capítulo, eu me divirto, emociono, me envolvo… Uma leitura como essa por si só é muito recompensadora, mas eu não posso deixar lhe deixar meus parabéns pelo seu incrível trabalho. Aguardo ansiosamente nosso próximo encontro. Até uma próxima!
 

Atenciosamente,

João V. Guimarães!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: É com cada vez mais felicidade que respondo a esses comentários seus. Fico muito feliz por estar gostando da história, além de apontar os pequenos erros que possam ocorrer na escrita. Isso também é importante para quem escreve. Sobre a relação Sabine e Shin, fico feliz que eu esteja conseguindo passar com coerência a evolução da relação delas. Esse é um enemy to lovers que procurei escrever de forma a tornar bem plausível ambas saírem da situação em que se encontravam no final da temporada de Ahsoka para o momento de intimidade que desfrutaram juntas. A ideia de fazer uma Shin sexualmente inexperiente, ao contrário de Sabine, sempre me pareceu a melhor forma de abordar as duas, de uma forma coerente com as experiências de vida que ambas tiveram. A relação do trio Ahsoka, Sabine e Shin também foi algo que gostei muito também de escrever. Sempre me espantei muito que o fato de Ahsoka ter sido uma criança-soldado , bem como as experiências e consequências disso, nunca tivesse sido abordado de maneira mais profunda no cânone da personagem. Pelo que sei, tudo o que tivemos até agora foi o que vimos no episódio 5 de Ahsoka. Enfim, fico muito feliz que continue gostando da história. Obrigado pelo  comentário.


Phoenix M Marques W MWU 27

31/12/2023 às 22:10 • Perdão e juramento
Foram boas escolhas para o enredo, algumas "nerfadas" vem para o bem.
Aqui tivemos a oportunidade também de ver reflexões sobre como temáticas como a manutenção de juramentos e de compromissos, bem como a capacidade de perdoar, podem ser abordadas num contexto dos Jedi e do universo star wars.


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: A única nerfada na história é em relação a Abeloth, que segundo soube por alguns sites de Star Wars, é o ser mais poderoso deste universo. Aqui eu tirei um pouco desse poder quase absoluto da personagem, embora ela ainda seja poderosa. Essa sim é uma história sobre perdão e sobre juramentos, como bem diz o título do capítulo. Sou eu mostrando como começou a aproximação de duas antigas inimigas. Obrigado pelo  comentário.


Mambo Hokage L F Anglo Angola

15/01/2024 às 06:49 • Perdão e juramento
Está tudo bem interligado, quase como se assistissemos realmente a uma continuação da franquia. A Abeloth ficou mais "terrena" nesta sua interpretação, mas acredito que foi uma escolha narrativa sensata de se fazer. Ela que lá é muito poderosa, mas, aqui, parece estar sendo construída de modo mais humilde, realista , diria até talvez simples, porém em um bom sentido. E vemos a pontuação sobre perdões e juramento, um tópico que é bastante recorrente em Star Wars e, aqui na sua história, aparece com frequência. Bom trabalho


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Como vai? De fato, eu tive que "nerfar" um pouco a Abeloth, pois no Legends ela é apelona demais. Ainda assim, se trata de uma personagem com grande poder e muito temida, e isso vai ficar bem claro mais para frente na fanfic. A questão do perdão também é importante, até para explicar a situação entre Sabine e Shin, como é mostrada no início da fanfic. Essa ligação entre elas vai ficar ainda mais forte na medida em que o enfrentamento contra Anbeloth se dará. Fico feliz que esteja gostando. Obrigado pelo comentário.


João Vitor Guimarães

19/05/2024 às 21:55 • Perdão e juramento
O que acha que precisa ser melhorado?
Alguns trechos do capítulos precisam de uma leve revisão.

O que mais gostou no capítulo?
Personagens e seus arcos de desenvolvimentos.

Boa noite, Marcos! Como está? Espero que esteja tudo indo bem com você. Finalmente, depois de alguns contratempos, eu pude retomar a leitura de sua maravilhosa fanfic que tem me conquistado muito. Confesso que já estava a sentir saudades dessa leitura, mas sem enrolar muitos, vamos ao comentário.
Devo confessar que neste capítulo específico, houve alguns momentos em que minha leitura ficou um pouco travada por conta de alguns erros gramaticais ou omissões de palavras em frases que precisei ler mais de uma vez para entender. Talvez, penso eu, que esse capítulo ainda será revisado, então aponto que há alguns erros de pontuação, escrita e gramática em alguns pontos, especialmente nos diálogos dos personagens. Como sempre, nada que uma revisão bem atenta não resolva.
Passado esse pequeno ponto, devo dizer que estou cada vez mais admirado com o tratamento que vem dando as suas personagens. Mais uma vez, Shin e Sabine e o desenvolvimento de sua relação estão me cativando cada vez mais a ler essa história, e com a adição de Zara, que parece funcionar como uma espécie de filha para ambas e um motor a mais para as motivações e desenvolvimento de Shin, está história tem ainda mais poder para cativar não só a mim como a outros leitores.
É bem provável que já cruzamos o limiar do primeiro ato de apresentação para o segundo ato de desenvolvimento da história, e mesmo com o excelente equilíbrio que a história está fazendo ao manusear três linhas temporais diferentes, é notável que estamos introduzindo também forças antagônicas em cada linha temporal. No passado, a história nos leva ao possível desdobramento que haverá entre Ahsoka, Shin e Sabine com Abeloth e, mesmo que por conta da própria estrutura da narrativa, sabemos que elas sairão viva do confronto, a ideia de houve conseqüências graves desse confronto que ainda não vimos (pelo menos, dentro da história), nos mantém interessado nesse confronto. Por outro lado, no tempo presente, a presença das Irmãs da Noite e seu interesse em Zara, que leva Shin a se aliar mais uma vez a Sabine e Ahsoka e seus aliados também nos cativa a continuar ligados na história, uma vez que dentro da narrativa, o futuro desse encontro reserva surpresas e apreensões.
Marcos, mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho que você tem feito nesta história. Eu mal vejo a hora de continuar essa leitura assim que possível. Estou passando por alguns pequenos problemas pessoais, mas espero voltar a ler o quanto antes. Vejo você no próximo capítulo!
 

Atenciosamente,

João V. Guimarães!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Olá João, espero que esteja bem. É muito bom comentários que apontam problemas que precisam ser resolvidos. Pode ter certeza que vou.dar uma revisão no capítulo e ajustar o que precisa ser ajudado. Sobre a questão de trabalhar com linhas temporais diferentes, a de fato o risco do leitor se desinteressar, uma vez que fiquei claro que os personagens vão sobreviver ao confronto. Por isso mesmo é sempre importante deixar claro que haverão consequências a serem enfrentadas na linha temporal futura. Sobre a relação Sabine e Shin, é sem dúvida o plot central da história, pois a incrível química das duas personagens em Ahsoka que me deu a motivação inicial para escrever a fanfic. A Zara, por sua vez, é o meu bebezinho, minha personagem original, criada para ser a "cola" definitiva da relação Sabine/Shin. Espero que você consiga resolver seus problemas pessoais. Obrigado pelo comentário.


Phoenix M Marques W MWU 27

07/01/2024 às 10:51 • Três mulheres e o Jedi caído
Vemos mais algumas referencias pontuais e que atraem o interesse, sobre o universo Star Wars aqui e acolá, e agora pude também entender melhor o que te levou a ter a decisão sobre a "nerfada" que deu na Abeloth ao compor esta narrativa, com ela inserida dessa forma; talvez também, por ter sido sua forma que vc encontrou de fazer com que ela não ficasse "apelona" demais no decorrer da construção e desenvolvimento da fanfic. Muito bem


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Referências ao universo Star Wars sempre serão encontradas, pois eu sempre procuro fazer isso em todas as minhas fanfics, com seus respectivos universos. Sobre a nerfada na Abeloth, era necessário, pois o que soube dela pelo sites de Star Wars, a colocava quase como uma criatura onipotente, o que sempre é algo difícil de trabalhar. Ainda assim, se trata de uma criatura bem perigosa e que precisa de muito para ser detida, como vai ficar claro no decorrer da história. Fico feliz que esteja gostando, espero que continue assim. Obrigado pelo comentário.


Mambo Hokage L F Anglo Angola

22/01/2024 às 19:31 • Três mulheres e o Jedi caído
Vemos que vc aborda mais da Abeloth, Sabine e Shin, baita destaque feminino, e explorando os pontos fortes delas com abundancia. Lembra um pouco também como vc abordou a Wanda na outra fanfic, apesar de que com algumas diferenças.


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Definitivamente eu prefiro protagonistas femininas nas minhas fanfics. Não vamos esquecer da Ahsoka, cuja série de TV foi a minha inspiração inicial para essa história. E além da Wanda tem também a Hermione, que é quase sempre a protagonista das minhas fanfics de Harry Potter, tem a Scully, que divide o protagonismo das fanfics de Arquivo-X com o Mulder. Isso para não falar da Daisy Johnson da fanfic de Agentes da Shield. Nessa eu apenas continuo a tradição. Obrigado pelo comentário.


João Vitor Guimarães

22/05/2024 às 20:50 • Três mulheres e o Jedi caído
O que acha que precisa ser melhorado?
Personagens

O que mais gostou no capítulo?
Há alguns diálogos que não possuem o sinal de travessão para iniciá-los.

Boa tarde, Marcos! Como vai? Espero que esteja tudo indo bem com você. Consegui ler mais um capítulo seu e acho que estou pronto para acrescentar mais alguns comentários a respeito da história. Então, vamos nessa!
Primeiramente, como já apontei logo no início, eu percebi durante a leitura alguns diálogos que não tiveram o sinal de travessão na frente para iniciá-los. Foram apenas dois, entre a Shin e Sabine. Fora isso, não notei nada demais que chame atenção. A história continua bem escrita e formidável, então, realmente, nada do que as leituras de revisões ocasionais não dêem conta.
Tivemos nesse capítulo uma pequena introdução de momentos de ação na luta de treinamento entre Shin e Sabine e o confronto inicial entre Ahsoka e Baylan Skoll. Eu confesso que achei as lutas bem descritas, deu para imaginá-las bem, porém, não as achei tão empolgantes, talvez pela brevidade da duração. Será que teremos um confronto mais épico mais a frente? Bem, deixe minha imaginação alimentar as expectativas enquanto eu continuo minha leitura, mas sinta-se lisonjeado por ter conseguido escrever uma cena de ação de uma forma exemplar.
As personagens continuam a ser o ponto forte da história, especialmente porque o desenvolvimento da relação entre Shin e Sabine continuam a encantar a nós leitores, e com a adição de Zara, a relação delas parece ter evoluído para outro patamar. A cena em que elas treinam na presença de Zara deu a breve impressão de duas mães preparando uma filha para se defender dos perigos do mundo.
A cena do confronto entre Ahsoka e Baylan foi bem tensa e impactou significativamente na Shin, pois além de abalá-la emocionalmente, tornou-a vulnerável à influência de Abeloth. É perceptível que testemunhar seu antigo Mestre se entregando de tal forma àquela insanidade foi um ponto forte para a protagonista, que mais uma vez viu tudo o que conhecia ser desconstruindo em sua frente da pior maneira possível. A dor de testemunhar tudo aquilo humanizou tanto a Shin que basicamente me simpatizei com ela, tendo eu passado por situações similares (tirando os sabres de luz e a Força, KKKKK), mas é algo positivo por tornar a personagem mais relacionável com o público. Isso é um excelente trabalho de sua parte como escritor.
Bem Marcos, finalizo meu comentário por aqui e espero que eu consiga continuar minha leitura muito em breve. Eu estou adorando cada vez mais a sua história, me encantando com as descrições, me simpatizando pelos personagens e me surpreendendo com as revelações da trama. Mantenho agora apenas a expectativa acerca de mais momentos de ação. Espero vê-lo em breve assim que possível. Até a próxima!
 

Atenciosamente,

João V. Guimarães!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Que bom ver você cada vez mais.emvolvido com a história e os personagens. É possível mesmo não relacionar o trio Sabine/Shin/Zara e não pensar nelas como uma família de duas mães. É parte dessa ideia de uma Ordem Jedi adaptada a novos tempos que eu estabeleci na história. Eu gostei demais de escrever as cenas de treinamento entre as três. Sobre a luta real em Periferia, pode ter certeza que terá muito mais nos próximos capítulos. Obrigado também pelos seus toques sobre erros gramaticais, pois sempre contribuem para aperfeiçoar a escrita. Sobre os sentimentos da Shin, é claro que a minha preocupação é focar na forma como foi construída a relação dela com o Baylan, até para tornar plausível a aproximação dela com Sabine, mesmo depois da maneira como elas se conheceram. Enfim, espero que você continue gostando da história. Obrigado pelo comentário.