Mambo Hokage L F Anglo Angola

20/11/2023 às 00:23 • Prólogo
Impressionante, início espectacular


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Obrigado, fico muito feliz que você tenha gostado. Espero que continue apreciando os demais capítulos. Obrigado pelo comentário.


João Vitor Guimarães

20/11/2023 às 11:57 • Prólogo
O que mais gostou no capítulo?
Parágrafos com ritmo poético.

 
Bom dia, MarcosFLuder! Como você vai? Espero que esteja tudo indo bem com você.
Bom, promessa feita é promessa paga, e cá estou eu para cumprir com as minhas e deixar meu comentário a respeito dessa história que acabei de ler... E que história! Recentemente, não tive uma sensação tão prazerosa ao terminar a leitura de um capítulo quanto foi nessa história, mas vamos com calma, que irei desenvolver a minha explicação do porquê disso.
Bem, eu sempre gosto de pontuar os pontos positivos e negativos de uma história separadamente, dando a cada um, um argumento plausível e bem justificado para dizer por que achei tal ponto positivo ou negativo.
Sobre pontos negativos da história... Acho que não tenho nada para pontuar. Realmente, seu nível de escrita é muito superior aos de muitos outros autores que li aqui no Nyah!, e posso arriscar um palpite, mas tenho certeza que seu nível também supera o de alguns escritores e dramaturgos brasileiros, pelo menos, aos quais tive contato. Talvez, só talvez, eu diga que em alguns momentos em senti falta de algumas pausas com uso de vírgulas ou conectivos para tornar a leitura mais fluida, como na seguinte oração:
“[...] No entanto, essa era uma noite em que estava especialmente obstinada em fazer contato, uma obstinação que se mostrou feliz ao abrir os olhos e se ver num deserto desconhecido, diante de uma fogueira intensa.”
Como é só uma especulação minha, eu deixo ao seu cargo decidir o que pensa do assunto, mas realmente, não tenho nada que pontuar muito além disso. Talvez, em uma releitura de revisão, esses pontos podem ficar claros, mas pelo menos eu deixo aqui registrado essa ideia.
Mas, mesmo que eu tenha sentido falta dessas pausas mais curtas marcadas pelo uso de vírgulas ou conectivos, uma coisa eu posso dizer que é incontestável: o ritmo poético de seus parágrafos descritivos. Cara, parágrafos podem ser curtos, médios ou longos, mas nada adianta um parágrafo bem escrito se seu ritmo é catastrófico, o que com certeza não é o seu caso.
Apesar do tamanho, as suas frases possuem tamanhos variados, com palavras que parecem tão meticulosamente escolhidas que a leitura soa como uma música para os olhos e ouvidos do leitor. Eu simplesmente me encantei pela forma que suas frases são escritas e tornam o ritmo desses parágrafos tão agradáveis e gostosos de ler, e esse foi um dos motivos para o meu êxtase ao concluir a leitura desse prólogo.
As descrições de ambiente e sensações, a tensão presente na atmosfera em que os personagens estão emergidos... São todas sensacionais e eu consegui me ver dentro dessa história e nesse ambiente onde parece haver um perigo crescente e invisível ao longe. Eu só gostaria de pontuar uma falta de descrição nas características físicas das personagens, não porque são obrigatórias, mas para leitores não fãs de Star Wars que podem se interessar pelo fandom com a leitura da sua história.
Sobre as personagens... De longe, não sou um grande fã de Star Wars quanto gostaria. Meu primeiro contato com a franquia foi por meio da animação Clone Wars, exibida nas manhãs de sábado da TV Globinho. Depois, com o tempo, assisti aos filmes das trilogias clássicas e prequel, e algumas animações extras, mas das novas produções feitas pela Disney, com exceção de Episódio VII e IX, não vi nada mais, nem mesmo as séries. Pretendo assistir em dezembro, durante as férias, mas não é uma certeza. Mesmo assim, consegui me empatizar com as personagens desse prólogo, consegui captar a tensão entre as duas personagens, o clima de afeto e de ressentimentos, e os diálogos foram bem escritos a ponto de contribuir para desenvolver tanto a trama quanto para ajudar a estabelecer essas personagens e seus graus de conflito.
Acho que não tenho mais nada a dizer a respeito desse capítulo. Por enquanto, vou esperar até pelo menos um quarto ou quinto capítulo para formular uma opinião mais concreta, mas por hora, isso é tudo. Espero realmente que esta história atraia uma boa parcela de leitores, porque ela realmente merece ser lida e apreciada. Espero que os pontos que eu mencionei foram bem justificados para que possa entender meu posicionamento, e caso eu tenha o ofendido, peço desculpas, pois não era minha intenção. Muito obrigado pela excelente leitura deste capítulo e continue postando, pois eu, mesmo lentamente, irei continuar acompanhando. Que a Força esteja com você! Até breve!
 

Atenciosamente,

Sr. PandaJao!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Caramba, esse deve ter sido o comentário mais longo com que lidei. Vamos aos pontos: não tenha problema em apontar qualquer erro ou apresentar sugestões para que a escrita fique melhor, é o melhor jeito de saber se estamos escrevendo bem, se a escrita está fluindo. No caso de fanfics, ainda mais de personagens que já são conhecidos pelo fandon, eu creio que fica meio redundante fazer muitas descrições físicas. Eu pessoalmente prefiro mais descrever os sentimentos dos personagens que suas características físicas. Eu sempre procuro caprichar no texto, na construção das frases e orações. Se continuar lendo a história irá notar que eu construo os meus parágrafos com um tamanho entre o máximo e o mínimo num determinado padrão. Eu também gosto de orações curtas, menos vírgulas e mais pontos continuativos, justamente para tornar a leitura o menos cansativa possível. Eu também não sou um fã muito grande desse universo, tendo assistido a maior parte dos filmes e todas as séries, não vi as animações. Enfim, fico feliz que esteja gostando e reafirmo, estou sempre aberto a críticas construtivas e boas sugestões. Obrigado pelo comentário.


Phoenix M Marques W MWU 27

17/12/2023 às 17:03 • Prólogo
A gente se sente como se estivesse lendo o roteiro de alguma serie tipo a da Ahsoka, bom trabalho. Acredito que está começando em um bom ritmo introduzindo informações o suficiente para nos deixar ja um pouco ansiosos para o que vem a seguir, um ritmo eu diria parecido até com a da série Clone Wars animação. Até a próxima


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Quem viu Ahsoka talvez estranhe a relação entre Sabine e Shin já estar nesse nível de proximidade, mas vai começar a fazer sentido a partir do segundo capítulo. Fico feliz que tenha gostado, espero que a continuidade continue agradando. Obrigado pelo comentário.


João Vitor Guimarães

15/04/2024 às 16:51 • Prólogo
O que mais gostou no capítulo?
Parágrafos bem elaborados

Boa noite, MarcosFLuder! Como vai? Espero que esteja tudo indo bem com você. Finalmente, depois de tanta enrolação, eu estou aqui para retomar minha leitura de sua história e voltar a comentá-la. Então, pronto? Vamos lá!
Primeiramente, quero deixar aqui para você meus elogios para sua escrita, que, com certeza, é de tirar o fôlego. Não sei dizer o que mais gostei em sua escrita, se é o jeito fluido com a qual a leitura passa em minha mente conforme meus olhos deslizam pelas palavras, se é a forma simples, porém, sofisticada com a qual você descreve os cenários e as cenas da história, se são seus diálogos e os dicendi que os acompanha... Seja qual for a razão, sua escrita é impressionante e flui de uma forma tão gostosa. Nunca completei uma leitura tão deliciosa (se é que posso usar esse termo aqui) aqui no Nyah!, então, posso afirmar que isso é raro, então, sinta orgulho de seu trabalho, pois você o faz muito bem.
Percebi como seus parágrafos são gigantescos, porém, mesmo assim o timing e o ritmo das frases e orações não é lento, nem cansativo. Os parágrafos literalmente fluem com naturalidade e as descrições usadas permitem a imaginação do leitor trabalhar de forma eficaz. Apesar de já termos abordado esse ponto antes, ainda acho que seria interessante uma descrição a mais das personagens em questão de aspectos físicos, mas é compreensível elas não estarem presentes uma vez que nas notas do capítulo e nos disclaimer é referido que a história está embasada na série e, obviamente, muitos fãs já terão as imagens das personagens em mente quando forem ler. Devo confessar que sua história me fez correr atrás e assistir a todos os materiais de Star Wars que eu ainda não havia consumido.
Um ponto que quero deixar claro aqui é que eu adorei os diálogos entre as personagens deste prólogo. Eles não apenas são eficazes no ponto de vista narrativo, isto é, em fazer a história avançar e alimentar a linha tênue da tensão do conflito que a história terá, como também são excelentes em revelar mais das personagens, suas características e relação entre elas, mas com uma sutileza esplêndida ao invés de uma exposição escancarada. Expor sem escancarar é algo que muitos poucos escritores conseguem fazer brilhantemente, mas você conseguiu, portanto, deixo aqui meus parabéns a você.
Bem, MarcosFLuder, só o que o posso dizer para encerrar meu comentário é, mais uma vez, muito obrigado por esta maravilhosa leitura que acabara de me proporcionar. Você é um escritor talentoso e muito habilidoso e eu espero que você tenha muito sucesso em suas histórias com muitos leitores e comentários. Seu trabalho é magnífico e merece todo o reconhecimento dos leitores aqui do Nyah! e de outras plataformas. Espero vê-lo em breve em outros trabalhos. Até mais tarde!
 

Atenciosamente,

João V. Guimarães!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Fico muito feliz com esse comentário enorme, que nem terei condições de responder como merecido, mas vou tentar. Fico feliz que a escrita o tenha agradado. Eu sempre fui um escritor amador, nunca tive qualquer interesse em me profissionalizar na área, por isso que só escrevo fanfics. Ainda assim, eu sempre me esforcei para apresentar uma boa escrita em todas as minhas histórias. No caso dos parágrafos, que você notou, eu tenho uma métrica que mantenho bem rígida, de parágrafos com um mínimo de 7 e máximo de 12 linhas, com um máximo de pontos continuativos, e o mínimo possível de vírgulas. Já me disseram que isso torna a escrita mais leve e eu concordo. De fato, eu não me atenho muito a fazer descrições físicas dos personagens, justamente por estes já existirem na mente dos leitores, pois baseados em filmes e séries. Eu procuro fazer um pouco mais disso quando são originais meus, mas mesmo assim não vou muito fundo, pois estes também são baseados em atores e atrizes conhecidos. Enfim, fico feliz que esteja gostando. Espero que continue assim. Obrigado pelo comentário.


João Vitor Guimarães

20/11/2023 às 11:59 • O alerta de Moray
O que mais gostou no capítulo?
Tensão Narrativa

Bom dia, MarcosFLuder! Como você vai? Espero que esteja tudo indo bem com você. Bem, consegui terminar de ler o segundo capítulo e agora deixa eu postar o comentário do que achei da história.
A respeito de aspectos negativos, como eu já frisei antes, eu não tenho do que reclamar em nada. Seu nível de escrita é excelente, mas desta vez, eu notei pequenos erros básicos ligados a questões gramaticais durante a leitura. Nada de banal, apenas algo que uma revisão um pouco mais atenta não dê conta.
Agora, se tem algo que me chamou e muito a atenção aqui foi a construção da tensão do conflito e a progressão dramática (drama aqui no sentido de ação ou algo acontecendo). A todo instante, aquele ar de algo que se aproxima sem saber o certo, a tensão na atmosfera, a sensação de pressentimento ruim dos personagens, detalhes tão pequenos, mas tão bem escritos que captam nossa atenção e nos deixam rolando a página para saber o que vai acontecer.
E aí, quando o conflito abrange o exterior dos personagens, isto é, as coisas que acontecem no mundo físico... Nossa, que tensão, e nesse quesito, os diálogos ajudam e muito, pois cada personagem ganha uma espécie de voz própria. Só o encontro da Ahsoka e Sabine com a Shin, eu pude sentir a crescente tensão dramática e o atrito das personagens só pelos diálogos precisos e as descrições certeiras.
Eu não conheço muito do personagem Baylan, mas o pouco apresentado aqui nesse capítulo também foi muito assertivo no que diz respeito a introduzir o personagem ao público. Eu consegui captar todas as frustrações e anseios do personagem e entender seus dilemas como um Jedi desiludido. É mais um personagem nessa história que conseguiu capturar minha empatia e me fazer ansiar ainda mais pelos demais capítulos.
Eu não vou me estender muito nesse capítulo, porque por enquanto não tenho muito o que dizer ainda. Como já deixei claro, lá pelo quarto ou quinto capítulo já devo ter uma opinião mais formulada, mas por hora, a sua história está muito cativante e eu estou adorando a forma como a história está crescendo em tensão e conflito, além dos personagens e suas dinâmicas de interação. Muito obrigado pela excelente leitura e espero vê-lo em breve, novamente. Que a Força esteja com você!
 

Atenciosamente,

Sr. PandaJao!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Olá meu caro, que bom vê-lo novamente. Fico feliz com suas sugestões e críticas e pode ter certeza de que vou verificar as revisões com mais cuidado agora. Fico feliz que você continue gostando da escrita e da forma como vou conduzindo tudo. Pelo seu comentário eu imagino que você não viu a série Ahsoka, que é a minha base dessa história. É basicamente a minha versão do que pode ser uma segunda temporada. Todos os personagens pertencem a essa série, com a exceção de uma personagem criada originalmente por mim. Espero que continue gostando da história. Obrigado pelo comentário.


Phoenix M Marques W MWU 27

17/12/2023 às 17:07 • O alerta de Moray
A tensão na narrativa e nos diálogos está bastante intensa, afunilando-se... vamos ver no que isso vai dar, a escrita é muito boa, vejo que vc ja tem um senso e uma direção definidos para seguir com o enredo.


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Já estou com a história no capítulo 14 e tenho uma ideia bem definida como a história vai acabar. Essa sempre foi uma característica minha, só começar uma história quando o final já está pronto na minha cabeça e tendo uma boa frente de capítulo, pois isso me dá uma boa segurança de como conduzir a história. Esse capítulo situa as três linhas do tempo em que a história se passa, mostrando como cada uma conduz a história para o ponto em que quero vê-la chegar. Espero que continue agradando. Obrigado pelo comentário.


Mambo Hokage L F Anglo Angola

08/01/2024 às 00:56 • O alerta de Moray
O clima já é de tensão sendo construída firmemente desde o início, e estou ansioso por ver como será abordada a Abeloth.


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Abeloth será a principal vilã da fanfic, embora não vá aparecer muito na história. Mas pode ter certeza que sua aparição será sempre impactante. Obrigado pelo comentário.


João Vitor Guimarães

15/04/2024 às 16:59 • O alerta de Moray
O que mais gostou no capítulo?
Diálogos carregados de tensão narratva

Boa noite, MarcosFLuder! Como vai? Espero que esteja tudo indo bem. Acabei de ler o segundo capítulo da sua fanfic (O primeiro, se levar em conta que o anterior é um prólogo) e acho que já tenho algumas coisas o que dizer a respeito deste capítulo.
Primeiro, gostaria de destacar como adoro a forma como você constrói a tensão do conflito de sua história. Os diálogos, as descrições, o ritmo do texto... Tudo parece meticulosamente bem encaixado para ajudar a aumentar a sensação de tensão constante e manter nós, leitores, presos a leitura. Em nenhum momento eu conseguir desgrudar da tela de meu celular (exceto talvez uma hora que eu tive que fazer uma pequena pesquisa, ASHUASHUA), mesmo assim, foi fácil me manter a tento a leitura e me permitir sentir junto das personagens o pressentimento do perigo ao longe que se aproxima.
Ainda deixo aqui todos os meus elogios que deixei em meu comentário anterior sobre o potencial de sua escrita. Além de magnífica, ela flui de forma gostosa, os parágrafos transitam entre si de forma suave, as cenas do capítulo são descritas de forma clara e facilmente imaginável e os diálogos continuam a cumprir todas as suas funções.
Meu novo ponto a comentar aqui está na construção das personagens. Shin e Sabine foram bem apresentadas no prólogo que antecede este capítulo, mas continuam a se manter interessantes, especialmente porque os diálogos entre elas mantêm o leitor instigado e curioso em saber mais da relação entre elas, uma vez que elas trocam diálogos carregados de farpas emocionais de conflitos anteriores aos eventos da história.
Contudo, não posso deixar de lado duas outras personagens que serão importantes para essa história: Ahsoka e Baylan. Eles são bem retratados no que diz respeito a suas motivações e conflitos internos. Claro que me relacionei mais com Baylan por seu dilema interno de desilusão e decepção diante de suas crenças e valores que foram destruídos de forma simbólica. É fácil se colocar na pele do personagem, uma vez que alguns de nós, uma vez outra, já teve algum tipo de decepção com algo ou alguém com quem tínhamos uma total fé e confiança e, em seguida, percebemos que não era aquilo que esperávamos. Por outro lado, o medo e as constantes preocupações de Ahsoka de se esforçar para evitar novas situações ainda piores as quais já vivi dá a personagem uma motivação plausível e compreensível para que nós leitores possamos nos simpatizar e querer acompanhá-la em sua jornada.
A parte em que Shin elabora um plano para tenta forçar Ahsoka e Sabine a se renderem sem partir para o confronto direto é uma ótima forma de criar um bom suspense que nos prende a leitura, mas a ideia que há uma voz de uma força desconhecida movendo as personagens em um jogo que é maior do que elas próprias é ainda mais tenso e, sinceramente, mal posso esperar para ver o que vai acontecer nos capítulos posteriores.
MarcosFLuder, mais uma vez, muito obrigado pela leitura que está me proporcionando. Como um fã de Star Wars, mesmo que não tão fã asssim, sua história está sendo um prato cheio de se acompanhar dessa franquia tão querida que tive o prazer de conhecer e me tornar devoto. Aguardo ansiosamente por nossos encontros e deixo registrado aqui que nutro grandes expectativas a respeito de sua história. Até o próximo capítulo!
 

Atenciosamente,

João V. Guimarães!


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Que bom que a história está agradando. Nesse ponto está tudo centrado nas três mulheres jedi e seus conflitos, bem como no desejo de Ahsoka em uni-las num mesmo propósito. A figura do Baylan é mesmo muito interessante, e isso será colocado de maneira mais profunda nos capítulos seguintes, tanto na sua relação com Shin, como na desilusão com que teve de lidar. Nesse ponto ele e Ahsoka tem muito mais em comum do que se imagina e isso será enfatizado num determinado momento. Fico feliz pela escrita ainda continuar agradando, pela construção do enredo o manter preso na história. Espero que continue assim nos próximos capítulos. Obrigado pelo comentário.


Phoenix M Marques W MWU 27

18/12/2023 às 20:29 • A presença de Abeloth
Claramente um conflito vai se desenhando e se desenvolvendo aos poucos, é o que pude notar...
Parece mesmo que estamos lendo uma versão romanceada de um roteiro da possível eventual segunda temporada de Ahsoka.


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Desde o início eu me dispus a contar como seria a minha versão de uma possível segunda temporada para os eventos que vimos em Ahsoka. Eu tenho mais sorte que a Disney, pois não preciso me preocupar com o recast do maravilhoso Ray Stevenson para o Baylan Skoll. À medida que os capítulos forem avançando a história vai se concentrar na linha do tempo do presente, mas ainda teremos muita coisa que aconteceu até o momento em que Sabine e Shin se reencontram, depois de uma longa separação. Espero que continue lendo. Obrigado pelo comentário.


Mambo Hokage L F Anglo Angola

08/01/2024 às 01:01 • A presença de Abeloth
Sabine e Shin realmente têm um laço muito forte entre elas.
A combinação de diferentes storylines em meio à sua narrativa está detalhada de modo bem interessante particularmente


Resposta do Autor [MarcosFLuder]: Minha maior preocupação foi construir essa ligação entre elas de forma coerente e que não parecesse forçada. Espero ter conseguido. Sobre as linhas do tempo diferentes e a maneira como a história está sendo contada de forma não linear, espero que esteja sendo feita de forma que fique tudo bem claro para quem está lendo. Obrigado pelo comentário.