Comentários em Amem

Rafa Masen

28/11/2018 às 00:44 • Revivendo
Que coisa!
Eu vi que você tinha postado o capítulo ontem quando eu vim pra casa almoçar e quando vi que tinha emoção demais resolvi deixar para ler de noite e li. Nossa, eu fiquei tão sem palavras que eu acho que se comentasse naquela hora acho que só sairiam umas três palavras "gritadas" e foi bom não ter dito nada por que eu gosto desse momento de conversar com você sobre o capítulo.  
Vamos lá então. 
Eu passei o dia todo remoendo o capítulo, varias vezes no dia eu me vi pensando em tudo o que li. Primeira coisa é na primeira impressão que eu tive da Jussara, me pareceu ser uma mãezona que atenta a todas necessidades do filho e sempre pronta para cuidar dessas necessidades. Não que essa impressão tenha passado com o capítulo, mas eu senti que não seria bem assim, ela ainda me parece ser uma mãezona sim, mas um pouco dura sabe? Não no sentido de má, mas calejada da vida. 
A atitude dela ao falar dos "viados" do seminário mais os relatos do Paulo sobre o pai dele, me fizeram imaginar o que ele tem para confessar para Miguel. Num primeiro momento imaginei que a história triste do Flávio tinha se repetido, mas depois de pensar bastante eu mudei de ideia. 
Não por mal, mas os católicos muito fervorosos tem em seu íntimo que o homossexualismo é errado e é nisso que eu acredito. Imagino que de alguma forma o pai do Paulo sabia sobre o que ele sentia em seu intimo e por isso todas aquelas agressões. Passou pela minha cabeça também que as agressões que a Jussara sofria, vinha de uma frustração daquele pai (que eu não sei o nome) por ele ser gay também, sabe? talvez ele olhasse para o Paulo e visse a si mesmo... algo assim.
Talvez seja isso coloca de uma forma ainda mais forte esse conceito de que ser gay é errado que o Paulo tem, não apenas da igreja, uma vez que o Miguel aprendeu as mesmas coisas que ele e quando se apaixonou se entregou sem pensar duas vezes, que Miguel não tem esse conceito tão forte do errado, ele está amando e é o que importa.
Eu fiquei bem triste com essa parte da vida do Paulo. Crescer já não é fácil. Porque crescer é se descobrir é entender quem você é e isso muito confuso ainda mais quando você tem a cobrança de agradar a Deus. Você se cobrando, sua família te cobrando e ainda apanhando, sendo maltratado.  Deu vontade de dar um abraço bem forte nele, só por tudo isso e ainda em o Miguel. 
Ai menina! Como pode alguém assim tão fofo?
Esse cara é tudo de bom, sério. 
Acho que eu queria tanto quanto o Paulo que eles tivessem entrado num banho juntos, que aquele beijo de manhã tivesse precedido um momento ainda mais intenso e que tudo mais fosse esquecido, mas sei que não pode ser bem assim.
Sobre o que o Paulo estava pensando, eu concordo que Miguel não merecia essa indecisão, eu pensei muito sobre isso também. Poxa, ele o ama tanto, tanto, deixou tudo o que tinha e o que acreditava e fica com alguém pela metade. Não é justo, não é. 
Eu quero tanto que eles deem certo, mas quero mais que sejam felizes, sejam como for!
Acho que você já cansou de mim, né? kkkkk
Só mais uma coisa, acredita que eu ainda não consegui pensar num rosto para eles? Na minha cabeça, sempre que eu penso nos dois, eu não consigo ver um rosto especifico. Fala para mim como você os vê? 
Amo sua história!
Mal posso esperar por mais!
Mil beijos


Resposta do Autor [Liz Setório]: A Jussara é tão mãezona, tão mãezona que ela quer o melhor para o filho dela e o que ela vê como melhor, nem sempre é o melhor de fato. Como deu pra ver nesse capítulo, ela tem, por causa da religião, um preconceito contra os homossexuais, ou seja, ela vê a homossexualidade como uma coisa ruim e se isso é uma coisa ruim ela nunca vai querer isso para o filho dela. Além do mais ela vê o Paulo como um santo, como alguém que tem o dever de representar Deus. Então ela não espera nada menos do que uma pureza total da parte dele.
A Jussara foi muito maltratada pela vida e pelo pai do Paulo também e isso afetou muito a forma dela de ver o mundo e de se colocar no mundo e ainda tem a questão da religião né, que nela é tão ou mais forte do que no Paulo.
Sobre a confissão do Paulo pro Miguel eu não vou dizer nada. Afinal não quero dar spoiler.
Eu pretendo trazer mais coisas sobre a relação do Paulo com o pai dele e de como essa relação influencia na relação dele com o Miguel, porque é como você falou, o Miguel também tem a religião, ele também é padre (não gosto de falar dele ou do Paulo como padres, mas infelizmente até onde sei, não existem ex padre) e passou pelos mesmos ensinamentos que o Paulo, porém ele conseguiu se entregar por completo ao amor que sente pelo Paulo.
Concordo muito que crescer não é fácil e eu consigo, de certa forma, entender o que o Paulo passou, pois a minha relação com os meus pais não foi/é das melhores e quando se é criança/adolescente o que os pais pensam, falam e fazem da/com a gente é muito importante para a construção da nossa personalidade. 
O Miguel deveria ganhar o prêmio de homem do ano. É muito linda a forma como ele acolhe, ama e respeita o Paulo. Gente do céu, é muito amor envolvido ali, viu?!
Agora só fiquei imaginando eles indo tomar banho juntos e a Jussara fazendo o maior barraco, chamando até o papa para excomungar os bichinhos kkkkk
Como eu já disse antes: o Paulo queria a Igreja e o Miguel ao mesmo tempo. Ele demorou muito para perceber que isso era impossível e é essa impossibilidade que o faz sofrer tanto. Sabe, é uma pena que um amor tão bonito esteja trazendo tanto sofrimento :/
Menina, eu nunca canso dos seus comentários. É sério, eu gosto muito de ler o que você comenta. Fique sempre a vontade para comentar o quanto quiser. As coisas que você diz acabam me fazendo pensar melhor sobre a história e consequentemente a elaborar melhor os acontecimentos da fic.
Sobre como eu os imagino é difícil responder. Provavelmente você já deve ter percebido que a descrição de personagens e cenários não é o meu forte. Eu não gosto muito de fazer essas descrições, porque prefiro focar numa descrição mais psicológica, pois acredito que isso faz com que o leitor tenha uma empatia maior com o personagem, gosto de fazer o leitor se sentir dentro da pele do personagem e também gosto de estar nesse lugar, no lugar do personagem. Bom, eu nunca cheguei a imaginar um rosto pra eles. Eu só consegui pensar na cor da pele (coisa que acho que nem ficou tão clara ao longo da história) e agora consegui pensar um pouco na altura e no tipo físico também. Eu imagino o Miguel como um homem alto (1,80 mais ou menos), musculoso (mas não bombadão, seria algo mais natural) com a pele negra num tom mais escuro, também vejo o Miguel careca. Já Paulo, eu penso que seja mais baixo (1,70) não vejo ele musculoso, mas também nem gordo nem magrelo, seria algo mais mediano e com a pele negra também, mas mais claro. Paulo seria o que algumas pessoas chamam de pardo, e, que em alguns espaços acaba sendo lido como branco. Sei que você pediu uma descrição facial, mas acho que, talvez, isso de alguma forma pode acabar te ajudando a pensar melhor numa face para eles. 
Vou tentar pensar mais sobre a aparência deles. Quem sabe nos próximos capítulos eu não acabe sendo mais descritiva? Não prometo nada, porém acho que seria importante descrevê-los mais, inclusive isso é algo que preciso treinar na minha escrita, as minhas descrições físicas sempre são negligenciadas.
Enfim, muito obrigada pelo comentário. Peço desculpas pela demora pra responder, acontece que estou no final do semestre na faculdade e isso está me  enlouquecendo. Espero que eu consiga escrever o próximo capítulo o mais rápido possível.
Saiba que é um prazer ter uma leitora como você. Adoro os teus comentários ♥
Beijinhos e até o próximo capítulo ♥
 


Absolem the oracle

29/11/2018 às 11:27 • Revivendo
O que acha que precisa ser melhorado?
Justt write nooooow

O que mais gostou no capítulo?
Quero um capitulo na minha mesa ate as 4 Parker.

.

Resposta do Autor [Liz Setório]: Fico feliz que tenha gostado da história e já adianto que o próximo capítulo já existe, mas só na minha mente. Não sei quando poderei escrevê-lo, espero que em breve.
Agradeço pela leitura e comentário. Espero que você continue acompanhando a história.
Beijinhos e até mais ♥


Rafa Masen

19/12/2018 às 19:03 • Pecado Exposto
Eu sempre espero ansiosamente pelos capítulos e corro para ler assim que recebo o e-mail com a notificação, mas eu sempre perco a coragem quando você coloca nas notas iniciais que tá cheio de emoção ai eu quero ler, mas sinto que não estou preparada. Ah... eu me emociono de verdade e sei que você não avisa atoa. 
Meu Deus, quanta coisa! 
Não esperava de verdade o que o Paulo confessou! Realmente me pegou de surpresa! Isso é uma coisa horrível! Não esto julgando ele até por que imagino o que ele estava sentindo na hora quanta raiva, quanta tristeza, quanta mágoa para ele fazer o que fez. Todo mundo já pensou em matar alguém num momento de raiva, mas fazer? Tem que ter muito ressentimento, muita tristeza, muita raiva, muita muita raiva! 
Pelo que ele passou, vendo a mãe ser maltratada, apanhando não é difícil de acumular, mas ai vem a culpa. Mesmo que nada tenha acontecido imagino como ele não deve ter se sentido. Depois de tudo ele procurou a Deus e entrou no caminho da vida religiosa pensando na divida que tinha com Deus. Para mim, ele nunca se sentiu perdoado ou merecedor do perdão por um ato tão terrível e talvez tenha carregado consigo essa ideia de divida, uma dívida que ficava maior a cada dia e a cada pecado e que só com muita oração uma vida "santa" poderiam ajudar a diminuir. E então, no meio do caminho para ser perdoado ele se apaixona por Miguel e a cada  passo que ele dava em direção a esse amor só ficava devendo ainda mais. 
Será que é isso? Será que tem mais coisa ainda no coração desse pobre homem? 
Não sei se o Paulo é tão forte quanto o Miguel pensa. É claro que ele aguentou muita coisa, mas acredito que tenha sido mais por medo do que por força, medo de não ser perdoado, medo de continuar pecando, medo de amar. O medo move o nosso padre, mais do que qualquer coisa. 
E o amor move o nosso Miguel (é nosso sim porque ele já é meu também!). A cada capítulo eu fico mais e mais tocada com o amor que ele sente o quanto é forte e como está disposto a passar pelo que for. É lindo demais!
Meu coração ficou tão pequenininho, tão tão pequenininho com tudo isso. 
Mas para ser sincera, eu fiquei feliz que Ângelo viu os dois. Ao que parece, eles se amam muito e o irmão vai apoiá-lo, vai fazer com que Paulo veja a verdade e o amor deve sim falar mais alto. Será que vem calmaria por ai? Espero que sim. 
Fiquei muito emocionada com o capítulo. Adoro essa história e eu gosto de ler bem devagar como se saboreasse mordidinha por mordidinha o meu chocolate favorito e te agradeço muito por isso. 
Olha, não se preocupe não com a demora dos capítulos (te entendo, eu também escrevia quando estava na faculdade) nem em responder na mesma hora por que eu amo tanto isso aqui que não arredo o pé por nada!
Mil beijos!


Resposta do Autor [Liz Setório]: A verdade é que os capítulos sempre estão cheios de emoção, mas quando eu coloco nas notas que tem muita emoção, é porque a emoção está no seu nível máximo, geralmente são capítulos que mexem comigo de forma intensa.
O Alfredo, pai do Paulo, só plantou raiva, ódio, dor e tudo que tem de ruim no coração do Paulo, por isso ele agiu assim. O ato do Paulo foi realmente impensado e guiado pela raiva, tanto que ele nunca se perdoou por isso :/
A análise que você fez sobre o Paulo e a vida religiosa dele esta corretíssima. Ele pensou que se dedicasse sua vida a Deus seria perdoado, mas a verdade é que ele precisa se perdoar, precisa entender o porquê de ter cometido tal pecado (tentar matar o pai) e também precisa entender que amar o Miguel não é pecado algum.  
E se o que o Paulo tem é força misturada com medo? Digo isso, pois assim como Miguel também consigo enxergar certa força nesse homem que à primeira vista parece ser tão frágil. Acho que de um jeito louco é o medo que dá força ao Paulo, porque quando ele sente medo, ele se apega a Deus e assim ele consegue ter alguma força, ainda que mínima. E eu acredito que o Paulo só não é mais forte, justamente por causa desse medo que trava ele, que o impede de se perdoar e de amar o Miguel (espero que não tenha ficado confuso).
Sabe, eu acho que o Miguel é tão forte assim, porque ele tem uma compreensão de Deus (ao menos ao meu ver) muito correta. Miguel vê Deus como um Deus de amor, enquanto Paulo não consegue ter essa compreensão, Paulo vê Deus como um Deus punidor, tanto que no capítulo anterior, Paulo fica surpreso ao ver Miguel conversando sobre religião com a mãe dele "era como se, ao contrário de mim, ele fosse um homem puro, completamente capaz de exercer o sacerdócio." Enfim, Miguel chegou a compreensão que Paulo não chegou, ele entendeu que o amor que sente por Deus e Paulo não são amores inconciliáveis, mas que o inconciliável é amar o sacerdócio e Paulo ao mesmo tempo... E sim, Miguel é movido pelo amor, pelo amor que sente por Deus e por Paulo.
Será que vem calmaria por aí? Menina, eu não garanto nada, pois para o bem ou para o mal essa história nunca será calma, sempre colocarei o máximo de emoções possíveis...
Agora estou de férias, então terei um tempo maior para me dedicar aos nossos padres favoritos, creio que em janeiro, no máximo fevereiro concluo essa história :/
Menina, gosto muito dos seus comentários, às vezes demoro pra responder não por falta de tempo, mas sim, porque leio duas ou três vezes pra poder ir conversando e respondendo tudo que você abordou no comentário.
Muito obrigada por ser essa leitora maravilhosa ♥
Beijinhos e até o próximo capítulo ♥


Rafa Masen

27/12/2018 às 19:26 • Despedida?
Quando eu vi que a história foi atualizada bem no natal eu pensei comigo, tem mais gente que ignora todo mundo no natal para atualizar um capítulo, saiba que eu estava fazendo o mesmo kkkkk e quero te agradecer por isso, esse capítulo foi um doce e inesperado presente. 
Eu sabia que o Anjinho seria um anjo com o Paulo. Acho que Miguel vê Deus como Angelo vê e por isso não se sente tão culpado como Paulo se sente. Por que essas palavras não entram no coração dele? A culpa e o medo cegam esse homem de tal maneira que ele se vê como um lixo por estar vivendo um amor tão bonito. Que coisa mais triste. Uma vez, eu ouvi um padre dizer que a gente cria crenças dentro de nossas cabeças e a cada dia que passa as alimentamos e as deixamos ficar maiores e mais fortes a tal ponto que nada consegue fazê-la diminuir para que a gente se veja como realmente somos. A crença do ser pecador está tão arraigada em Paulo que ele não vê nada além disso!
O que será que a d. Jussara pensaria se soubesse dos dois naquele momento? Será que ela desejaria que o filho permanecesse com Miguel? Será que ela gostaria que eles voltassem? Por mais fofo que tenha sido esse momento, eu não deixei de me perguntar isso. 
Acho que a essa altura do campeonato eu nem preciso dizer a você o quanto vibrei com a noite de amor deles, não é? Chegou ao ponto que achei que minha cara se partiria ao meio. Foi tudo tão lindo, tão intenso e sexy! Adorei, de verdade!
Quando o Miguel se exalta e grita com ele é tão visível o desespero que sente em perder o amor de sua vida, nossa isso deixa o meu coração tão, tão apertado. Eu fico me perguntando sério, como é que Paulo conseguiu sair daquela cama depois de tudo o que aconteceu? Como ele foi capaz de deixar o Miguel ali, por que ele não o esperou acordar? Porque não conversaram um pouco mais? Nossa!
E essa carta? Meu Deus a indecisão de Paulo querendo que Miguel o espere, mas ao mesmo o tempo dizendo que talvez ele escolha a igreja, é como se ele dissesse fica aqui e espere eu decidir se vou mesmo voltar para você. Cara, se ele tivesse por um momento se colocado no lugar de Miguel só por um momento, se ele se imaginasse recebendo uma carta dessa depois de terem feito amor como eles fizeram, como ele se sentiria? Tão dilacerado quanto Miguel vai ficar?
Juro que fico imaginando se Miguel vai chegar e ver ele com o padre Flávio, se paulo vai mesmo para esse mosteiro, se vai ficar mesmo dois anos lá, se vai conseguir deixar de lado todo esse amor!
Espero que tenha tido um natal maravilhoso e que ano que vem seja lindo!
Mil beijos


Resposta do Autor [Liz Setório]: A verdade é que eu nem tinha quem ignorar no natal, pois aqui em casa o natal acaba sendo um dia normal. Ninguém é ateu aqui não (talvez meu pai), mas é que sei lá, só somos eu, meu pai e minha mãe e a nossa relação não é das melhores. O resto da família? Bem, moram longe e de toda forma o resto da família é bem desestruturada também. Ah, me desculpa por esse momento meio desabafo, enfim eu já tava escrevendo esse capítulo tem um tempinho (desde quando postei o anterior), no natal eu só dei uma revisada e postei. Até pensei em segurar o capítulo um pouco, já que tinha atualizado há tão pouco tempo, mas depois pensei que seria idiota segurar o capítulo, isso só ia fazer eu querer ficar revisando e revisando...
Sim, esse padre está, infelizmente certo, o Paulo criou toda um imagem negativa de si e parece se sentir merecedor de todo o sofrimento que está passando. Às vezes é como se ele gostasse de sofrer e procurasse esse sofrimento, a cada momento ele procura sofrer mais, pois se acha um terrível pecador :/ E  que o que piora ainda mais a situação dele é ele não ter a certeza de que Deus perdoou ele do envenenamento do pai.
Eu acho que a dona Jussara ia ter um surto, porque ela coloca o Paulo num lugar de divindade só pelo fato dele ser padre e ver a santidade do filho ferida pelo "terrível pecado do homossexualismo", seria como uma facada no peito para ela. 
Fico feliz que gostou da noite de amor deles. Sempre que escrevo cenas mais quentes tenho medo de errar em alguma coisa, sei lá, não sou muito íntima dos hots, por isso, acabo não deixando as coisas muito explícitas, tenho medo de que acabe ficando vulgar, mas é bom saber que a cena ficou legal.
Eu acho que se eles tivesse conversado teria sido pior pros dois. Provavelmente o Paulo não conseguiria partir e talvez até o Miguel ficasse mais triste, não sei. Talvez os dois até acabassem discutindo... Apesar dos pesares acho que foi a melhor decisão, porque se eu fosse o Paulo eu não teria coragem de me despedir do Miguel. Lembra da vez da rodoviária que quase que o Miguel ia ir embora sozinho, mas o Paulo acabou indo com ele? Então, ele não conseguiu se despedir do Miguel e acho que agora também não conseguiria.
Às vezes eu tenho vontade de entrar na história só pra estapear o Paulo. Tipo, ele tem os motivos dele pra ser assim, eu mais do que ninguém sei disso, mas tem horas que ele é muito burro. Se eu tivesse alguém como o Miguel me amando eu largava tudo e ia pros braços dele. O Miguel às vezes se exalta, porém no geral é bem paciente com o Paulo, até mais do que o Paulo merece.
Menina, a verdade é que o Paulo é imensamente egoísta, talvez não por maldade, mas ele é. O tempo todo ele está pensando nas dores DELE, pensando no quanto ELE se sente pecador, entretanto nunca pensa em como o Miguel se sente, apesar de que se formos analisar, o Miguel também é egoísta. Ele não tenta entender que o Paulo tem uma visão diferente da Igreja e de Deus... Enfim, nenhum dos dois tem a intenção de magoar ou ferir o outro, porém isso acaba acontecendo. Na realidade, esses personagens precisam muito de terapia kkkkk
Eita, gostaria de responder a essas suas dúvidas, mas seria muito spoiler... Então só lendo os próximos capítulos pra descobrir.
Opa, te desejo um 2019 maravilhoso! Tudo de bom pra ti ♥
Beijinhos e até mais ♥


CalixtoSama

16/01/2019 às 22:08 • A Visita
Então, creio que eu tenha me empolgado e lido tudo num único dia e agora vou ficar sofrendo de curiosidade.
Trágico.
E cara, não é justo, só se passou uma semana, da uma olhada aí, mas mostra o Miguel primeiro, eele que foi visitar, tenho certeza!
Não é justo,  não seria mais fácil ele simplismente ter pedido para abandonar a função de padre? Creio que na vida real já teve um vaso semelhante de um padre que se apaixonou por uma religiosa . Mas enfim...
Eu tô adorando demais, e agora não sei o que pensar a respeito kkkkkk e que papo é esse de que já tá acabando? Eu em, fala isso não!
Bjs e até o próximo ❤️


Resposta do Autor [Liz Setório]: Talvez a sua curiosidade não dure por muito tempo. Eu já tenho algumas ideias para o próximo capítulo e não devo demorar muito para postá-lo.
Será que foi mesmo o Miguel? Será? ~musiquinha de suspense ao fundo~
Se o Paulo não fosse tão indeciso e tão ligado à religião... Ele com certeza teria conseguido se desligar da Igreja e ser feliz com o Miguel. Menina, eu já soube de um caso de um padre que se afastou da Igreja pra ficar com outro homem...
Infelizmente tá acabando :/ Eu gosto tanto dos personagens, que nem sei como vai ser ficar sem eles, mas infelizmente a história está chegando ao seu desfecho.
Muito obrigada por ler e comentar ♥
Beijinhos e até o próximo capítulo ♥


Rafa Masen

18/01/2019 às 20:55 • A Visita
Eu imaginei que a visão que Paulo tinha de Flávio seria essa, a do padre que ele nunca foi, que ele gostaria de ter sido. Se eu pudesse contaria isso para o Miguel porque todos nós sabemos que ele tem bastante ciúme. Nada me tira da cabeça que assim que acordou e viu que seu amado não estava na cama, que leu aquela famigerada carta ele foi atrás do Flávio. 
Você bem que podia fazer um capítulo do ponto de vista do Miguel, né? Queria tanto saber o que se passa na cabeça dele, tanto!
Sério, meu coração disparou desde o momento em que Paulo se despediu de Flávio e só se acalmou (um pouco) quando ele estava no mosteiro. Eu pensei tanta coisa, que Miguel ia aparecer e que o convenceria a não ir ou que qualquer outra coisa aconteceria antes de ele pegar o ônibus, mas não aconteceu. 
Gente, sério, eu fiquei tão triste quando Paulo se apresentou no mosteiro por ver a vergonha que ele sentia do que ele tinha feito. Deus! Se ele pudesse naquele momento, ele teria aberto um buraco no chão e ficado lá para sempre. Ele tinha vergonha de amar! Isso é muito triste!
Por mais que o que ele fez tenha sido errado, por ter quebrado normas da igreja e nos olhos de alguns - inclusive no dele - quebrado as normas de Deus, o que ele construiu com Miguel é lindo e ele não deveria ter vergonha de jeito nenhum. Por mais que eu entenda a culpa que ele sente, essa vergonha é mais triste do que qualquer outra coisa.
E esse padre Rafael ai? Cara, eu não gostei! Posso estar sendo ciumenta (até por que não é segredo para ninguém que eu super Shippo Paulo e Miguel), mas não gostei. Paulo ficou todo encantadinho com a beleza do cara, mas ele estava lá todo envergonhado do que tinha feito e esqueceu que TODO MUNDO naquele lugar tinha algo para se envergonhar e ao invés de pensar no quanto o cara seria atrativo se seu coração não tivesse dono, deveria se perguntar o que ele fez de errado. 
Por falar nisso, o que ele fez de errado? A gente vai saber né? Por que eu fiquei curiosa, sério. 
Tudo bem que o Rafael foi legal, tentando colocar o Paulo para cima, mas não sei...
E eu sempre soube que essa história de ficar em um lugar em silencio não é bom, sabia que não faria bem. Quando a gente está com a cabeça cheia de problemas o silencio grita com a gente e só piora o que está ruim. Dois anos nessa tortura não ai ser fácil, coitado dele, nossa! É angustiante, para a gente imagina estando na pele dele.
Eu tenho certeza de que não é o Miguel que foi visitá-lo, certeza absoluta! Para mim é o bispo Meireles ou talvez a mãe dele ou Ângelo. Mas não é o Miguel, cara certeza que ele não faria isso, acho que conheço ele o suficiente para saber disso. 
Fiz bem em esperar chegar em casa para ler, era emoção demais para ler fora de casa, longe do conforto do meu lar kkkkk
Amei o capítulo e não vejo a hora de ler mais! Mil beijos!


Resposta do Autor [Liz Setório]: Sim, o Paulo não poderia sentir nada mais pelo Flávio do que admiração, do que vontade de ser como o Flávio...  Agora eu fico me perguntando se o ciúme que o Miguel sente é do Flávio ou do que o Flávio representa, porque o Flávio é uma representação da Igreja e Miguel, mais do que ninguém, sabe o que a Igreja representa pro Paulo...
Um capítulo no ponto de vista do Miguel? Menina, nem sei como seria, tô tão acostumada aos conflitos do Paulo, que acho que nem saberia lidar com o Miguel, sendo ele tão decidido e mente aberta... Mas se me permite um pequeno spoiler, é realmente pequeno, na verdade nem sei se pode ser considerado spoiler, pode ler sem medo... [Spoiler início] logo saberemos um pouco melhor o que se passa na cabeça do Miguel, não é um capítulo no ponto de vista dele, mas acho que vai dar pro gasto. [Spoiler fim]
Não vou mentir, eu não queria que o Paulo fosse para o mosteiro (não sou tão maldosa quanto pareço), mas isso, de certa forma, por mais estranho que possa parecer agora, foi bom pra ele. O bichinho estava a ponto de surtar. Tudo bem que ele não ficou muito bem no mosteiro, mas com certeza ao lado do Miguel ele ficaria pior.
Sim, o Paulo vê a relação dele com o Miguel como algo pecaminoso e sujo. Realmente é triste alguém ter um amor tão lindo desses e ver como algo vergonhoso :/
Padre Rafael... Ah, esse daí foi um colírio para os olhos cansados de tanto chorar do Paulo... Se o Miguel tivesse visto o Paulo todo derretido assim, era capaz de rolar até porrada. Mas sim, no próximo capítulo saberemos o delito cometido pelo bonitão, digo, pelo Rafael.
Esse silêncio todo está é virando barulho na cabeça do Paulo, tadinho do bichinho :'(
Quem será que foi visitar o nosso Paulinho? Quem será? ~musiquinha de suspense~
Já estou construindo o próximo capítulo não devo demorar pra postar não
Obrigada por ler e comentar ♥
Beijinhos e até o próximo capítulo ♥
 


Rafa Masen

22/01/2019 às 00:22 • Heresias
MEU DEUS DO CÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉU!
Sério, você não tem ideia do quanto eu estou chocada agora! Eu estou muito chocada, muito muito chocada! 
Meu queixo tá no chão e eu não estou conseguindo levantar não. 
Caraca! Eu ainda estava me recuperando do último capítulo e esse apareceu do nada! Mano, to muito em choque que nem sei como dizer que ameeeeeei muito!
Primeiramente, eu sabia que não era o Miguel. Por mais que eu acho que ele tenha ido atrás do Flávio e ele tivesse contado onde o Paulo estava ou se tivesse decifrado o enigma da bendita carta, sabia que ele não iria procurar por ele. Por mais que estivesse sofrendo, meu Miguel não iria forçar uma situação assim.
E sério, tem alguém mais nojento que o bispo Meireles? Se tem desconheço e nem quero. Foi muita cara de pau dele fazer uma proposta assim, mesmo que ele não tenha ideia que Paulo saiba de tudo o que ele fez com o Flávio. Isso só faz a gente pensar em como é fácil encobertar as coisas, em como tanta coisa errada continua acontecendo. 
Ah eu estou com tanto medo do bispo ter encontrado o Miguel. Eu sei que ele ficaria chateado se fosse excomungado. Isso é tão sério, uma coisa tão grave que ninguém deseja isso, nem aquelas pessoas que mal vão à igreja quanto mais a uma que a amava o bastante para se tornar padre. 
E olha que o mosteiro fez mesmo muito bem ao Paulo. Não imagina o orgulho que senti quando ele disse que já não mais se arrependia, que percebeu não ter vocação e sim amor pela igreja. Os questionamentos que ele fez são muito válidos, Deus é sim amor e acredito que essa á a maior lição que tiramos de toda a história da nossa salvação: o amor. 
Não sei se sou romântica demais ou se é mesmo esse o caminho, mas para mim, onde existe amor de verdade é só ele que reina, sem pecado, sem porém, sem nada, só o amor. 
E o Rafael (lindo nome, aliás) eu estava meio desconfiada dele, não que eu tenha errado nas minhas desconfianças, mas eu gostei da forma como ele acabou ajudando o Paulo, de como a amizade dele acabou abrindo os olhos dele para ver a verdade, para tomar coragem de voltar para o verdadeiro amor dele. 
Ah, esse bendito mosteiro. 
Agora, vamos falar sobre esse elefante branco que está acenando freneticamente para nós. 
Não fiquei nenhum pouco chocada quando o Rafael beijou o Paulo e se quer saber, achei que o Paulo era quem faria isso. Eu fiquei bem feliz que o amor falou mais alto que um cara bonito. Talvez se esse beijo tivesse acontecido no primeiro dia, Paulo poderia ter pirado a cabeça ficado apaixonadinho, mas depois de um tempo ali, refletindo tudo o que ele precisava refletir, depois da visita do bispo, ele estava tão decidido pelo que sentia, tão disposto a lutar pelo amado que esse beijo não significou nadinha. Amei muito, muito, muito mesmo isso!
E depois, quando o Paulo ficou sozinho pensando no Miguel, pensei que ia rolar uma auto safadeza (Não consigo evitar pensar nesse tipo de coisa kkk) mesmo assim fiquei muitíssimo chocada com o passado do Rafael. Confesso que pensei que ele fosse algo como um padre corrupto ou que agisse de má fé de alguma maneira, nunca pensei que o motivo para ele estar onde estava era tão forte assim, tão grave. 
Sério, fiquei muito chocada. 
E que fique bem claro que eu amei isso. 
Uma das coisas que eu mais gosto no Paulo é que ele vê uma situação e tenta, de algum modo, aprender algo com isso. As coisas que acontecem a volta dele o fazem pensar e tomar decisões, isso é muito bom, mostra que ele é um homem sábio. Se o medo não fosse tão grande, não fizesse parte da estrutura dele, seria tudo muito diferente.
Acho que para a dona Jussara não morrer de desgosto sobre o fato do filho estar apaixonado é ele contando com todas as letras para ela, seria muito mais doloroso ela sabendo de outros meios, como em um escândalo, como aconteceu com a avó do Rafael, afinal é muito melhor se você tirar o santo do altar do que se ele cair de lá. 
E agora, o que mais me angustia, será que Miguel está lá? 
Eu acho que ele está sim, que vai receber o Paulo de braços abertos e um lindo sorriso. Penso assim por que isso significa que Paulo realmente o escolheu, que dessa vez ele realmente deu as costas para a igreja e foi ficar com ele. Se Miguel sabia onde ele estava, ter Paulo de volta significa muito e eu acho sim que ele vai estar ali, que eles vão se acertar. 
Não que eu não ache que o Paulo merece uns chacoalhões, mas eles vão se entender - tomara!
Meu Deus, já falei que eu amei esse capítulo? 
Eu amei muito, amei mesmo, amei demais!
Mal posso esperar por mais! 
Até breve!
Mil beijos


Resposta do Autor [Liz Setório]: Menina, assim que eu postei o outro capítulo já comecei a organizar esse na minha cabeça e logo comecei a escrever. É as férias estão me fazendo bem...
Sim, não é a cara do Miguel fazer isso, principalmente ele sabendo o jeito como o Paulo estava confuso. O Miguel já tinha tentado de todas as formas fazer o Paulo se desvencilhar da Igreja, mas ele não conseguiu e com certeza teria sido pior se o Miguel tivesse ido atrás do Paulo, isso provavelmente deixaria o coitado ainda mais indeciso.
O bispo Meirelles é simplesmente o homem mais nojento do mundo, não tem como alguém ganhar dele não. Pro cara é tudo uma questão de poder, de se mostrar superior... 
Menina, essa coisa de excomunhão é tão séria que até eu, a herege que escreve fic de padre, tenho medo. Te juro que se a Igreja descobrisse minha fic e falassem: "exclui a fic ou a gente te excomunga" eu excluía a fic na hora (se eu ia excluir chorando, é claro que ia). Então, com certeza o Miguel, iria ficar super arrasado caso fosse excomungado :/
Olha, eu super concordo contigo o amor é a coisa mais importante sim. Nada sem amor presta. Um profissional que trabalha sem amor não é um bom profissional, pais que criam os filhos sem amor não são bons pais...  E o amor do Paulo e do Miguel meio que nos mostra que não dá pra resistir ao amor, quando ele é verdadeiro, nos toma por completo.
Eu nunca imaginei o Paulo beijando o Rafael, sei lá, acho o Paulo muito inseguro pra tomar uma atitude dessas... Se esse beijo tivesse acontecido no primeiro dia o Paulo ia surtar de vez, porque ia ser uma tripla indecisão: Miguel, Rafael e Igreja. O Paulo não ia aguentar isso não.
Eu estou aqui profundamente arrependida por não ter colocado uma auto safadeza. O momento era super propício para isso. 
O motivo do Rafael estar ali foi pensado como uma forma de chocar, já que a fic acaba criticando muito a questão da sexualidade dos padres, sexualidade essa que é vista como inexistente, mas na maioria dos casos, não é, essa sexualidade pode aparecer de forma bonitinha e "pecaminosa" como o Paulo e o Miguel, de forma nojenta e inaceitável como o caso do bispo Meirelles ou ainda de maneira inconsequente, cheia de libido e curiosidade como foi o caso do Rafael.
O Paulo é um personagem que eu consegui fazer com que amadurecesse bastante. Ele ainda tem bastante medo de várias coisas, mas aos poucos, ele vem conseguindo repensar atitudes e fico muito feliz que ele já não é mais aquele Paulo que vê o que sente pelo Miguel como uma tentação do demônio. Foi muito gostoso fazer essa lenta e trabalhosa desconstrução desse personagem. O Paulo conseguiu me fazer crescer muito na escrita, porque eu tinha vontade de fazer ele mudar de uma hora pra outra, mas aí eu me dava freio e falava pra mim mesma "vai com calma, você sabe que o personagem não é assim. Ele não vai mudar de ideia de uma hora pra outra." 
Sabe, o Paulo sofreu muito. Desde pequeno ele teve que lidar com situações tensas, mas, como você disse, ele sempre consegue aprender coisas com as situações que acontecem a volta dele, isso foi muito importante pra ele, graças a essa capacidade dele, ele é o homem que é hoje (socorro, me empolguei, parece até que tô falando de alguém real).
Ah, a dona Jussara... Vai ser mega trabalhoso pro Paulo conseguir contar pra ela, porque são muitos pecados (na visão dela, né) em um: homossexualidade, quebra do voto de castidade, abandono de paróquia. Só espero que ela não morra nem mate o Paulo né.
Miguel está lá ou não está? Eis o mistério a ser desvendado no próximo capítulo...
Paulo não merece só uns chacoalhões, merece uns bons tapas também...
O próximo capítulo também deve sair rápido, já tenho várias ideias pra ele, só preciso organizar direitinho e ir escrevendo.
Beijinhos e até o próximo capítulo ♥


Rafa Masen

30/01/2019 às 00:49 • Regresso
 Você tem noção do que essa música faz comigo? 
Meus olhos ficaram cheios de lágrimas só quando eu li o nome da música nas notas iniciais, principalmente porque há dias eu estava escutando ela e pensando nos dois, que coincidência, né?
Lendo o capitulo, eu vejo como ela se encaixa bem no ponto de vista do Miguel que se viu abandonado pelo homem que ama, meu Deus, como se encaixou bem. O que eu pensava era em como o Paulo poderia ter se colocado no lugar do Miguel e se ele tivesse se colocado no lugar dele, sabe quando leu a carta que deixou para o Miguel. Tava doendo nele, mas sabia que ia ferir também e esse trecho ficou na minha cabeça: "e nesse desespero em que me vejo, já cheguei a tal ponto me trocar diversas vezes por você só para ver se te encontro" acho que agora, depois de ter recebido uma carta igualmente perturbadora, e depois de todo o tempo que teve para pensar, ele sim está se colocando no lugar de Miguel e se encontrando nessa relação, coisa que ele nunca tinha feito antes e que talvez seja tarde demais agora.
Essa música é maravilhosa e toca demais meu coração. 
Então, nem preciso dizer que chorei um balde de lágrimas, né?
Primeiramente, eu fiquei em desespero quando Paulo não o encontrou em casa, que Miguel não estivesse na cidade, juro que eu não esperava por isso. Imaginei que quando se encontrassem, ele estaria muito mal e judiado, até talvez com outra pessoa ou ainda de volta para a igreja, mas louco para ter o Paulo de volta, mas não imaginei aquilo. 
Mas pensando bem, isso tudo faz muito sentido sim, Paulo ficou na cidade alguns minutos e tudo em volta fazia ele pensar no relacionamento deles, como que meu Miguel suportaria uma coisa dessas por dois anos? É insuportavelmente doloroso.
Meu Deus, coitado do Miguel. 
Imagina como estava a cabeça dele! O desespero que sentiu depois de uma noite linda ver tudo perdido, brigou com o Flávio, querendo colocar para fora um pouco da dor que estava sentindo, como seu coração estava ferido, ele não sentia mais nada ao ponto de ficar com outros homens, mas aposto como só doia ainda mais quando se dava conta de que os braços em que ele se encontrava não tinha o abraço certo, o abraço que ele precisava, que ele queria. Isso o destruiu tanto que o levou ao suicídio.
Deus, ao suicídio!
Isso é o ápice da dor, do desespero. Queria tanto dar um abraço apertado nele, só um. (não é só você que os vê como se existissem. Menina, eles existem desde que você os escreveu).
Nem imagino o que o Paulo está pensando, deve estar anestesiado de dor. Sabe, como quando você queima a mão e só percebe depois de alguns minutos e só depois que você percebe a dor vem. Quando ele se der conta de tudo o que realmente aconteceu, a dor vai derruba-lo também. 
Isso me fez pensar muito em Romeu e Julieta. Onde um não consegue viver sem o outro. Se um tivesse sobrevivido ao que passou, seria assim que seguiriam?
Se o Paulo o encontrar, a música vai pertencer a eles em mais um trecho: "Você bem que podia perdoar e só mais uma vez me aceitar. Prometo agora vou fazer por onde, nunca mais perdê-lo." E vai ter mesmo que fazer por onde, vai ter que desfazer esse trio e ser um casal, um casal que se ama loucamente e tem tudo para ser feliz. 
Eu acho que o Paulo vai sim falar para a mãe dele. O que ele tem a perder? É melhor que ela saiba por ele, que veja e ouça seu lado do que ouvir de qualquer jeito e ficar com raiva. 
A verdade doi, mas é o caminho menos doloroso. 
Ah eu não quero que termine, não quero!!!!
 


Resposta do Autor [Liz Setório]: Coincidência? Bem, eu não acredito em coincidências... Essa música é muito Paulo e Miguel, parece até que foi feita pra eles...
O Paulo antes ficava tão perturbado com aquela coisa de "meu Deus, eu estou pecando" que não conseguia entender o que estava vivendo e muito menos se colocar no lugar do Miguel e o Miguel estava tão imerso no amor que sentia pelo Paulo que só deseja tê-lo por perto... Enfim, é aquela coisa que já falamos antes, um não se colocava no lugar do outro. Se agora é tarde pro Paulo ver o lado do Miguel? Logo você irá descobrir.
Acho que quem não chora lendo essa história não tem coração não, porque até eu, a alma maldosa que faz os nossos mocinhos sofrerem tanto, choro quando escrevo...
O Miguel foi descrito várias vezes pelo Paulo como um homem forte e várias vezes ele se mostrou ser realmente forte, mas a verdade é que o Paulo superestimou a força do Miguel. O coitado do Miguel foi colocado num nível extremo de sofrimento. Imagine ser abandonado assim por alguém que ama? Se ele ficasse na cidade acabaria enlouquecendo.
Às vezes eu fico me perguntando como não deve estar a cabeça do Flávio, porque ele sabe de toda essa relação vista pela Igreja como pecaminosa. Ele não julga o Paulo e o Miguel, mas deve ser minimamente estranho pra ele, ser, de certa forma, cúmplice de um relacionamento entre dois padres.
O Miguel fez exatamente como na música "Vou me perdendo. Buscando em outros braços seus abraços. Perdido no vazio de outros passos..." E talvez isso só tenha sido pior pra ele, porque ele sabia que poderia ficar com todos os homens do mundo, mas nenhum faria ele sentir o mesmo que o Paulo fez, porque felizmente ou infelizmente o Paulo foi feito pro Miguel e vice-versa, não tem jeito, eles são almas gêmeas...
O Miguel merece um milhão de abraços... Às vezes dá vontade de entrar na história pra consolar os dois :/
Eles são tão reais pra mim que às vezes é como se eu fosse encontrar eles na rua rsrs
O Paulo já chegou a sentir um pouco, mas ele ainda está sob o efeito do choque, é como se a anestesia estivesse passando aos poucos...
Acho que quando se ama alguém da forma como o Paulo e o Miguel se amam, a distância desse alguém sempre é terrivelmente nociva. Então, acho que o Romeu não conseguiria viver sem a Julieta e vice-versa e se conseguissem viver um sem o outro, seria uma vida de imensa agonia.
Será que eles vão se encontrar? Será que o Paulo vai fazer por onde? Desculpa ficar com esse suspense todo, mas né, tenho que sustentar o suspense pra história não perder a graça.
Outra questão que vai ficar no ar é essa sobre o Paulo contar ou não pra Jussara sobre a homossexualidade dele.
Se eu tivesse uma mãe como a Jussara não sei nem por onde começaria a contar uma coisa dessas pra ela, porque é nítido o amor dela pelo filho, mas também é nítida a devoção que ela tem por ele. Ela trata o Paulo como se fosse um santo simplesmente por ele ser padre e além do mais, ela é muito conservadora e religiosa.
Ah, eu também não quero que termine. Amo tanto esses personagens...
Bom, muito obrigada por ler e comentar ♥
Beijinhos e até o próximo capítulo♥ 


Rafa Masen

07/02/2019 às 00:06 • Lágrimas
Em primeiro lugar, quero dizer que você tem um dom para titular os capítulos, isso não é uma coisa bastante rara que merece ser reconhecida. Meus parabéns. 
Acho que ao nomear o capítulo, sabia exatamente a reação dos leitores a ele, não? Nos últimos dias não tem sido difícil me fazer chorar, mas dessa vez foi por uma boa causa. 
Esse capítulo foi de tirar o fôlego!
Sempre soube que essa conversa com a Jussara não seria fácil, mesmo que ela visse o filho como um santo e que fosse tão carola, no fundo imaginei que o amor que ela sentia falasse mais alto. É inegável que ela o ame, dá para ver nas muitas tentativas que ela fez de trazer Paulo para junto dela, de fazer com que ele voltasse para o caminho que ela achava que era o melhor. Tentou fazer o certo fazendo o errado. 
Pobre Paulo. Já havia muita dor no coração dele por não ter encontrado o Miguel e ter que ouvir tudo aquilo da mãe dele ter sido terrível, coitado. Palavras machucam demais, quando são ditas e enquanto são repetidas diversas vezes dentro da cabeça, palavras duras vindas de alguém que você ama dói demais, vindo da mãe então... Feridas que nunca vão sarar. Como se ele não tivesse ferido o suficiente. 
Mas eu adorei a atitude dele. Por mais que fosse dificil disse cada uma das palavras que precisavam ser ditas. Assumiu quem era e quem amava e isso foi emocionante! Amei demais ver isso!
Acho que meu coração parou por um minuto inteiro quando eu li o sonho do Paulo. Cara, eu pensei como ele poderia fazer isso? O Miguel já tinha dito que não resolvia nada, que ficar com outra pessoa não aliviaria a dor que ele sentia. Eu fiquei tão assustada com aquilo que nem depois que tudo se esclareceu eu consegui me acalmar de pronto. Pelo que eu conheço do Paulo, ele não faria isso, não teria coragem, não só por ser tímido e/ou estar usando uma batina, mas por que mais do que nunca ele tem certeza do que ele sente por Miguel.
Como é diferente a maneira dos dois lidarem com a dor. Miguel vive "buscando em outros braços seu abraço", tentando amenizar a dor nos braços de outra pessoa enquanto Paulo não consegue nem pensar nisso, ele se guarda, em corpo, alma e coração. Curioso observar isso, principalmente se pararmos para pensar que mesmo assim, os dois estão sofrendo demais. 
Mesmo depois de tudo isso, fiquei com um pouco de medo de como ele responderia ao Rafael. Eu sabia que o Paulo não ficaria com outra pessoa, mas depois de cinco anos eu fiquei com medo de ele aceitar e fiquei me perguntando, será que se fosse em outras circunstâncias, se eles não estivessem em um mosteiro para padres que sairam da linha e depois de tanto tempo ele teria aceitado as investidas dele? Numa tentativa de curar o coração tão ferido? Seria errado isso?
Meu Deus, cinco anos é muito tempo, na verdade são sete anos sem se ver e um amor que só cresce enquanto isso. Quanto sofrimento, quanta tristeza, quanta incerteza! Como você pode viver uma vida imaginando o que poderia ter sido, como seria diferente se tivesse feito outras escolhas. É torturante!
Como será que está o meu Miguel?
Estou muito orgulhosa do Paulo. Se fosse o homem que conhecemos no começo da história quem recebesse um casal de seminarista apaixonado o que ele teria feito? Dado um sermão nos dois e denunciado para o papa. Foi muito lindo ele ter dado força, orientado os dois e contado sua história. Mostrou o quanto ele mudou. Imagina se aquele rapaz que a mãe pediu para que fosse conversar com ele quando se assumiu gay (esqueci o nome dele) lá no comecinho da história fosse conversar com esse Paulo. Seria outra conversa, não?
Agora eu não sei o que pensar. 
Ainda acho que eles ficarão juntos no final, mas será que Miguel vai aparecer depois de tanto tempo? Será que o Flávio diria agora onde Paulo está? 
Estou muito ansiosa para mais, mas ao mesmo tempo tenho medo que você poste o último capítulo. Ainda não estou pronta para viver sem os dois. 
Amei demais esse capítulo, do tamanho de tantas emoções e lágrimas. 
Mal poso esperar por mais
Mil beijos.


Resposta do Autor [Liz Setório]: Muito obrigada, fico realmente feliz de saber que você gosta dos títulos que ponho nos capítulos. Preciso dizer que essa não é uma tarefa nada fácil, pois eu não gosto de títulos muito grandes e sempre demoro um tempão pra decidir qual(is) palavra(s) colocar como título. Geralmente leio o capítulo várias vezes antes de me decidir...
Esse capítulo foi muito sofrido. Tiveram lágrimas dos leitores e do Paulo também, o bichinho chorou tanto :'(
O problema maior da Jussara é a ilusão tão forte que ela criou. Na cabeça dela padres não podem cometer sequer um pequeno deslize, imagine quebrar o voto de castidade da forma que o Paulo quebrou... Ela não consegue separar o Paulo real da ilusão. A Jussara também se importa muito com o que as pessoas vão dizer, tudo isso só deixou a relação entre ela e o Paulo ainda mais conflituosa.
Isso do Paulo se afirmar e afirmar o amor que ele sente pelo Miguel, faz parte do novo Paulo que temos agora, um Paulo muito mais consciente do que sente e do que quer.
O Paulo está sofrendo mais do que mocinha de novela mexicana e isso é realmente de dar pena :/ A Jussara podia ter pegado um pouco mais leve com ele né.
Vejo que o sonho cumpriu sua função, ele estava ali justamente pra chocar mesmo, pensei até em escrever em itálico, porém isso faria com que os leitores suspeitassem de algo. Não sei se ficou perceptível, mas esse sonho só mostra a necessidade do Paulo de ter controle das coisas (lembre que no sonho ele assume a posição ativa do sexo), já que ultimamente ele tem sido apenas levado pela corrente, o coitado já não controla nada há muito tempo (se é que um dia controlou).
Sim, o Paulo jamais conseguiria transar com alguém que não fosse o Miguel, só de dar um beijo no Rafael ele já ficou perturbado. Imagine se ele transasse com outro homem? Provavelmente ele nem conseguiria completar o ato sexual.
O Paulo e o Miguel sempre tiveram maneiras diferentes de lidar com as coisas. O Paulo é muito mais contido do que o Miguel. Eu acho que na verdade, o que Miguel procura, inutilmente, é um substituto pro Paulo, já que acredita que Paulo escolheu a Igreja ao invés dele, sei lá, é como se ele pensasse "se o Paulo não pode ficar comigo, então eu quero alguém que possa ou ao menos alguém que sirva pra preencher esse meu vazio."
Eu acho que em nenhuma circunstância o Paulo ficaria com Rafael ou com outra pessoa. Ele ama de mais o Miguel e não consegue deixar pensar nele. Na cabeça do Paulo ficar com outra pessoa seria o mesmo que ser infiel e essa infidelidade não seria só com o Miguel, mas também com ele mesmo, ele estaria traindo os seus sentimentos.
O Paulo sequer consegue se concentrar nessa vida de agora. Em realidade, ele nem vive, ele só existe. A vida dele sem o Miguel não tem o menor sentido e é muito triste que ele só tenha percebido isso agora, depois de ter abandonado o amor da vida dele. "Como será que está o meu Miguel?" com certeza essa é a pergunta que o Paulo faz todo dia, a todo momento :/
Sabe eu acho bonito e triste a forma como o Paulo amadureceu. Acho triste, porque ele amadureceu pelo sofrimento e isso não é bom pra ninguém. Infelizmente, muita gente amadurece assim também :(
Com certeza se o Mário (o rapaz que você citou) fosse conversar com o Paulo agora seria uma conversa muito mais leve e muito mais produtiva para os dois. 
Menina, são muitas perguntas e garanto que elas serão respondidas em breve.
Garanto que o próximo capítulo não será o último, mas também não sei se ele será o antepenúltimo ou o penúltimo, porque os personagens são vivos e às vezes eles me mostram uns caminhos estranhos e acontecem coisas que não estavam programadas, o sonho do Paulo nesse capítulo é um bom exemplo disso.
Em breve, o próximo capítulo sairá e nele também teremos muitas emoções, então já vai preparando o coração.
Beijos e até o próximo capítulo ♥


Rafa Masen

13/02/2019 às 00:52 • A Viagem
Vou confessar que desde que li o capítulo anterior toda a vez que eu pensava nos próximos acontecimentos da história (que não foram poucas vezes) meu coração quase saia pela boca imaginando que poderia ser o Miguel ali. Cheguei até a me tremer todinha pensando nesse encontro, mas isso é assunto para daqui a pouco. 
Mais uma vez tenho que exaltar o seu dom para dar nomes, por que se tem um anjo nessa história, sem dúvidas é o Anjinho. Como ele é bom e sábio. E especialmente nesse capítulo, ele fez um bem enorme, perder a mãe é algo terrível, nem imagino o tamanho da dor, mas perder a mãe com que você está brigado, deve ser muito pior. Vou te falar, minha mãe e eu temos uns arranca rabo de vez em quando e enquanto isso dura, fico muito mal imagina nunca poder reverter isso? Deve doer demais. 
Pelo menos isso o Anjinho fez, deu o passo que ninguém queria dar e bem a tempo. Ele tem esse dom de dar uma mensagem, como o anjo Gabriel, passa uma mensagem de coragem para ele lutar pelo amor, para dar a volta por cima e não ficar preso em si mesmo. Trouxe palavras de cura, como o anjo Rafael, para curar toda a mágoa que há muito tinha se formado entre ele e a mãe e, por fim o fez ir a luta, como o anjo Miguel.
Sério, eu entendo o Rafael. Ele está apaixonado, vivendo um amor completamente platônico que por mais que ele tenha esperança, isso nunca vai mudar. o Cara que ele ama pertence a outro de corpo e alma e tudo é frágil ao redor dos dois, uma palavra dita de maneira errada, um mal entendido e tudo pode ser arruinado ai o irmão do Paulo aparece e ele faz essa ceninha. Ah por favor! kkkkkk
Eu quero ver como vai ser quando ele encontrar com o Miguel kkkk
Mas falando sério agora, ele merecia um final feliz também, sem ficar se escondendo naquele mosteiro e vivendo a sombra de algo que já foi há tanto tempo. Se ele está tão aberto ao amor, deveria ir atrás de um. 
Voltando para Paulo e Jussara, não dá para negar que foi muito bonita a conversa que eles tiveram e isso me emocionou bastante, o perceber o erro, perceber o amor, dar e receber o perdão foi realmente muito bonito e um momento desse preceder algo tão terrível intensifica ainda mais a beleza do momento, do amor, do laço familiar. 
Entendo demais a sensação de " meu mundo caiu" quando Paulo enterrou a mãe. Nã haviam muitas coisas que o faziam feliz há tanto tempo e ele mal tinha pensado em se levantar quando cai outra vez. Dói muito, é muito triste. 
Mas mais uma vez, Paulo aprende com o que acontece ao seu redor. Ele escutou a voz do anjinho e estava pensando em retomar a sua vida em seguir em frente, dava apra ver isso. O bom foi que ele esperou. 
Juro que eu fiquei balançada quando vi que era o Miguel ali, sério, menina isso me tirou o ar. Minha cabeça não para de martelar sobre onde ele esteve, como ele está? Como viveu, como sobreviveu? Mas o principal de tudo, eles vão ficar juntos? 
Aaah meu Deus, esperei tanto por esse momento, quero tanto que ele venha! 
Eu sei bem como os personagens fazem tudo o que bem querem com a história deles e por mais que a gente planeje e pense, tem coisas que acontecem sem a agente querer - os meus fazem o mesmo comigo - por isso eu estou torcendo para que eles queiram muitas coisas que prolonguem um pouco mais nossa despedida. 
Eu os amo de verdade!
Vejo vocês no próximo capítulo!
Mil beijos


Resposta do Autor [Liz Setório]: Sim, o Anjinho foi fundamental para que a dor do Paulo não fosse ainda maior, se o Ângelo não tivesse tomado a atitude que tomou, era bem provável que a dona Jussara e o Paulo continuassem brigados, pois nenhum dos dois tinha coragem de dar o primeiro passo, seja por vergonha (caso da Jussara) ou medo (caso do Paulo).
Menina, adorei a comparação que você fez do Ângelo com os anjos e realmente o Anjinho fez tudo isso. Ah, o que seria do Paulo sem esse irmão? O Ângelo tá ali, sempre dando o empurrãozinho que o Paulo precisa.
Olha eu chega sinto pena do Rafael, porque eu sei bem como é ter um amor platônico por alguém (tive um bem forte por um professor no ensino médio) e esse amor platônico não ter a menor chance de ser real, porém quem sente amor platônico fica ali, vivendo de ilusão, se achando, às vezes (quase sempre) até no direito de ter ciúmes do outro e é assim que o Rafael se sente. Ele ficou com ciúmes do Ângelo, provavelmente pensando que era o Miguel. Mas e se fosse? Ele ia fazer o que? Aí coitado do bichinho, viu... Se ele der de cara com o Miguel é bem capaz de infartar kkkk (eu tô rindo, mas tenho pena).
O Rafael carrega consigo uma culpa muito grande, que parece não acabar nunca...
Sabe, eu acho o amor uma coisa muito bonita, seja ele romântico ou maternal/filial como era o caso do Paulo e da Jussara. A forma como a Jussara, apesar dos pesares, amava os filhos era muito bonita e o reencontro dela com o Paulo mostra que ela nunca o odiou, nem por um minuto sequer, ela pode ter sentido raiva, mas ódio jamais e eu gostei muito de ter escrito essa cena, uma cena assim de perdão mãe/filho é realmente muito emocionante.
Pro Paulo foi realmente muito complicado, pois com a morte da mãe ele ficou ainda mais perdido, ainda mais triste... :/
O Paulo provavelmente vai fazer todas essas perguntas ao Miguel (se ele estiver realmente ali, porque pode ser um sonho né, nunca se sabe...) ou talvez o próprio Miguel conte tudo, conte também porque foi parar ali. Enfim, só sei que eles tem muita coisa pra conversar.
No próximo capítulo, que não deve demorar muito a ser postado, veremos quais serão os quereres dos personagens...
Te aguardo no próximo capítulo. Beijos e até lá ♥