Comentários em À Ilha do Fundão

The Escapist

23/07/2014 às 18:45 • Capítulo Único
Muito show essa história! Sem muito mais a acrescentar, pois a sua maneira de escrever dispensa comentários, simplesmente perfeita. A história, por mais engraçada que tenha sido (sim, ri muito das situações, especialmente do tiozinho sendo atingido por um guarda-chuva, como assim cara), ela reflete uma situação real vivida por muitas pessoas, a saga diária pra se locomover no transporte público do nosso país. enfim, ri demais!


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Olá! Peço desculpas pela minha demora em responder. Não sabe como fico muito contente pelo seu comentário! Sinto que atingi meu objetivo na minha tentativa de mostrar uma realidade complicada e complexa (se é que essa é a melhor forma de descrevê-la, rs) de forma cômica e leve. Tive muitas dúvidas sobre como ordenar os acontecimentos da crônica, já que queria colocar um monte de coisas, mas poderia começar a fugir do foco do transporte público. Nesse ponto, a situação do tiozinho foi uma das que surgiu primeiro e me ajudou a ordenar parte dos acontecimentos e até na criação de uma das personagens. Enfim, muito obrigada mesmo por ter lido e comentado! Até a próxima!


Kori Hime

10/08/2014 às 15:21 • Capítulo Único
Foi engraçado ler essa história e lembrar de quando eu morava em São Gonçalo e tinha que pegar um ônibus para o Rio. Era tenso :v as vezes eu descia em Niterói e pegava a barca, só que ficava um pouco mais longe do meu trabalho. iaiai
É triste essa realidade fazer parte da nossa vida :( já presenciei cenas muito constrangedoras no transporte público.
Sobre a história, foi muito divertido ler. Gostei bastante, e ainda ri da coitada no final :x
eheuhuhehue
Beijocas


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Olá! Lendo seu comentário lembrei da primeira vez que fui ao Fundão e levei três horas para voltar para Niterói. Isso porque ainda esperei uma hora para o ônibus chegar (e não tinha levado nada para comer enquanto esperava...).
Imagino como devia ser tenso. A barca ajuda um pouco, mas mesmo assim... O ideal (a ser alcançado) é um transporte público mais eficiente, só que ainda tem a questão da organização e preparação das cidades, e tudo o mais. Pensar que vai demorar para ter uma mudança efetiva, e que portanto essa realidade vai continuar existindo - até por ser um problema de qualquer cidade -, é triste. No entanto, deve-se continuar tentando alcançar.
Justamente por esse lado triste que optei pela comédia. Acho que só assim para aguentar a situação, rs.
Muito obrigada por ler e comentar! A coitada teve "aquele" dia, mas conseguiu chegar ao seu destino ;) (ou não), rs.
Beijos, Katsune-chan.


Gabby

24/08/2014 às 13:11 • Capítulo Único
Olá! >.< Nunca li uma estória sobre isso, sabe, embora tenha ouvido muito falar. Sou de Santa Catarina, e nunca fui ao Rio, mas você me fez sentir lá; então obrigada! Os ônibus de Florianópolis são bastante lotados (não sei o quanto, já que só pego ônibus final de semana e o fluxo é sempre menor), mas acho que não tem comparação aos do Rio de Janeiro e de São Paulo! Parece uma vida sofrida a de quem pega esses ônibus todos os dias.
Sobre a fanfic, acho que ficou muito bem escrita! Você conseguiu misturar a ironia, o humor, com até um pouquinho de drama (não sei se consegui me expressar direito) para formar uma crítica ao nosso transporte público. Sobre a escrita, acho difícil, mas muito legal e interessante, você escrever comédia sem perder a nobreza da escrita; mas você está de parabéns porque não perdeu a nobreza! Acho que você pintou um verdadeiro quadro com uma cena que poderia facilmente ser aplicada ao cotidiano de qualquer um.
Acho que, se termos mais variedade de transportes (uma balsa, por exemplo, ou um navio, que seria muito útil para atravessar do continente até a Ilha de Florianópolis) teríamos um transporte público muito melhor! O território brasileiro é ótimo para trens. E nós aqui não temos metrô, o que torna as coisas mais chatas ainda.
Bye!


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Oi! Peço desculpas pela demora em responder e de nada por te fazer se sentir no Rio! Quando escrevi a estória tive essa preocupação de mostrar bem o lugar, justamente para que os leitores não se sentissem perdidos. Principalmente os que não conhecem a cidade.
Já fui a algumas cidades de Santa Catarina, mas faz um tempão e fiquei pouco tempo... Não me lembro de como era o sistema de transporte público, mas o que posso dizer é que o problema é comum a qualquer cidade que cresceu só um pouquinho a mais do que poderia suportar, rs. Se bem que no Rio de Janeiro e em São Paulo é uma loucura mesmo!
Muito obrigada! Fiquei muito contente com seu comentário! Como você disse, não é fácil escrever comédia mantendo a boa escrita. Fico feliz que tenha notado! E você conseguiu se expressar direito, sim. Entendi o que quis dizer com "drama", já que é mesmo difícil aguentar uma situação dessas, rs.
Por último, concordo com o que disse sobre a variedade de transportes. O sistema de barcas deve ajudar no caminho para a Ilha de Florianópolis. No Rio existe um que faz o trajeto Rio-Niterói, mas mesmo assim tem vezes que não é suficiente para tamanho fluxo de pessoas (nos horários de pico, em especial). Por outro lado, precisava de mais linhas para fazer o trajeto e mais barcas. Sem contar a questão de preço, concessionárias e afins XD... Quanto aos trens, o problema é que os trilhos são de um modelo antigo, que é (se não me engano) menor que o dos trens atuais (ou o encaixe é muito diferente, logo teria que refazer a maior parte dos trilhos). Então ainda deve demorar um pouco para sair. Mesmo assim, deve-se continuar pondo em prática os planos de transporte a longo prazo, senão aí que nunca vai ter muita coisa que solucione esses problemas de mobilidade urbana.
Mais uma vez muito obrigada, e até a próxima!


Raphaela Herondale

24/08/2014 às 18:10 • Capítulo Único
Adorei!
Ri demais , e pra piorar coitado do Pedro, eu sei como é isso... Passei por isso muitas vezes... Sair na chuva ninguém merece.
Maravilhoso!
c:


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Olá! Peço desculpas pela demora em responder.
É horrível sair na chuva, ainda mais depois de tudo pelo que Pedro passou... É por isso que espero que seja possível diminuir a frequência de situações como essa.
Como minha intenção era escrever sobre uma realidade do cotidiano de forma cômica e irônica, depois de ler seu comentário senti que consegui alcançar isso. Muito obrigada por ler e comentar!! Beijos!


Melsy

25/08/2014 às 10:35 • Capítulo Único
Que fiiiiirme! Ri muito com essa história! Não moro no Rio, bem longe disso, mas consegui visualizar e me identificar perfeitamente com o drama do personagem kkkk
Pra ir pra faculdade aqui, tmb parece uma aventura, tem vezes que quando desço do onibus parece que to chegando de uma longa viagem, sabe aquelas que vc vai pra outra cidade e passa horas e horas? Poise kkkk
Parabéns pela fic tao bem escrita e merece mesmo o top1 ;)
bjooos


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Oi! Primeiramente, peço mil desculpas pela demora em responder. (sim, é a facul... Cof, deixa para lá)
Nossa, deve ser cansativo o seu percurso. Geralmente, locomover-se em cidade grande é terrível, rs, como no caso do Rio. Ou entre cidades grandes. Tenho colegas que sofrem pelo deslocamento interurbano... Eu sofro também deste tipo, mas não todo dia.
Fico contente que tenha gostado e se divertido!
Busquei escrever a história de forma que as personagens fossem facilmente identificáveis com o(a) leitor(a), para dar mais realismo e consistência à história, e toda a situação pudesse ser bem compreendida e visualizada. Quase como se o leitor estivesse no ônibus participando da cena.
Muito obrigada pelo seu comentário! Beijos!


Amanda Melo

25/08/2014 às 18:37 • Capítulo Único
Você conseguiu fazer com que eu me sentisse dentro do ônibus, enquanto lia pude enxergar cada situação como se estivesse vendo TV, ri com as coisas que aconteciam, eu não sou do Rio de Janeiro mas me identifiquei muito com essa situação de passar vergonha dentro do ônibus, quase cair pois foi puxada por alguém e essas coisas que são muito comuns no nosso dia a dia, parabéns, você relatou muito bem como é a realidade de entrar em um ônibus lotado. Beijos ♥


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Peço desculpas pela demora em responder. >.
Tentei escrever pensando na questão de fazer o leitor participar da cena, não só porqueestava nas bases do desafio, mas principalmente por gostar de histórias interativas. Ainda fui motivada pelo anime Kakumeiki Valvrave (não querendo fazer propaganda, porém já citando a fonte, rs), que assisti ano passado, onde conseguiram trazer o espectador para dentro do contexto da série, quase como se sentisse na pele o que acontecia naquele mundo. Só depois percebi que parecia mesmo que o leitor estava vendo televisão, rs.
Pensei nas situações e na forma de abordá-las justamente para que os leitores se identificassem e pudessem acompanhar mesmo que não estivessem no Rio de Janeiro. Por isso, como você mesma disse, são situações comuns do cotidiano. Eu mesma fiquei rindo enquanto pensava naquela de cair sendo puxado para trás e ainda com o trenzinho. Se bem que nãolá muitoagradável sofrer com a inércia desse jeito...
Muito obrigada! Minha alegria é saber que você leu e gostou. Beijão!


Elyon Somniare

30/08/2014 às 11:38 • Capítulo Único
Ahahah, como com algo tão comum e do dia-a-dia se consegue fazer uma boa história. Uma sequência de acontecimentos como esta quase parece de outro mundo, mas já vivi algumas bem similares para saber quão realístico pode ser, qualquer que seja o país. O twist final, de não haver aula, foi a machadada final. Mas pelo menos foi devido ao esquecimento do narrador, eu já tive uma em que cheguei à hora certa, numa aula às oito e meia da manhã, e a professora tinha deixado um papel na porta a dizer que não haveria aula (porque mandar email a avisar, ou avisar na aula anterior, que é bom, nada, né?). Os meus instintos assassinos estiveram em alta nesse dia.
Anyway, parabéns pelo desafio, ficou um conto muito bom =)
Abraço.


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Olá, nos vemos de novo!
Lendo seu comentário você me fez lembrarde quando era pequena e ouvia falar sobre essas situações. Também achava que fosse algo estranho, até exagerado. Depois fui encarar a realidade e vi como ela é.
Confesso que quando escrevi me concentrei no Brasil, mas é como você disse. São situações que acontecem em diversas cidades de vários países.
É terrível passar por tudo isso e ainda não ter aula. Sinto pelo que lhe aconteceu. Isso de avisar com papel na portadeve ser horrível... No meu caso os professores até avisam por email (alguns faltando cinco minutos para a horada suposta aula), mas como tenho o azar de nunca conseguirver se há algum aviso na noite do dia anterior, então já aconteceram várias vezes de chegar esbaforida de tanto correr (são poucas as vezes que consigo chegar na hora certa) só para ver o corredor vazio. Só não fico com tanta raiva se eu estiver com alguma matéria para adiantar, do contrário...
Muito obrigada por ter lido e comentado!
Abraços.


anoca

01/09/2014 às 20:50 • Capítulo Único
Senti a agonia do protagonista na pele! Meu Deus, que nervoso, hahaha.


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Fico contente que tenha se divertido com a história, mesmo que as situações não sejam agradáveis na realidade.
Obrigada por ler e comentar!


Klariza

02/09/2014 às 12:39 • Capítulo Único
Descreveste na perfeição a minha tortura diária!
Adorei tudo, mesmo tudo. Jamais seria capaz de descrever uma viagem de ônibus de uma forma tão realista mas simultaneamente cómica.
Apesar de ser uma ideia simples, desenvolveste-a de uma forma genial!
Simplesmente adorei!


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Olá! Tentei ser fiel à realidade, mas confesso que não esperava chegar ao ponto de descrever tão bem os acontecimentos de uma leitora, rs. Dei o meu máximo criando a crônica, e descobri horizontes até então desconhecidos! Foi a primeira depois de muito tempo que escrevi uma história mais "pé no chão", então não sabia se ia conseguir atingir meu objetivo ou não. E, claro, me mantive na linha da comédia, que é a que costumo seguir.
Muito obrigada por ter lido e gostado! Abraços.


The Rose

03/09/2014 às 15:50 • Capítulo Único
Gostei muito dessa história. Ela mostra a realidade do Rio de uma maneira divertida e criativa, mas sem perdero toque de seriedade que ela tem paramostrar a situação da cidade envolvendo ostransportes públicos. Também moro no Rio de Janeiro e sei bem como é enfrentar o caos do trânsito todos os dias, isso sem falar dos metrôs e trens.
Achei legal você ter dado ênfase às pessoas que estão dentro do ônibus (os passageiros, o motorista e a cobradora) citando seus modos, a maneira como reagem e lidam diante das situações que encontramos no cotidiano nesse tipo de ambiente.
Parabéns pelo prêmio de primeiro lugar, você o mereceu!


Resposta do Autor [Katsune-chan]: Nossa, você disse exatamente a forma como busquei trabalhar esta história! Na verdade, quando a planejei tinha em mente a temática da mobilidade urbana, mas estava com dificuldades para contar as situações a partir de um tema amplo. Foi quando me surgiu a ideia de fazê-la se passar em um ônibus. Assim, embora a principal temática tenha passado a ser a segunda, pude trabalhar com as duas.
A escolha do ônibus ainda foi justamente por ter sido a melhor forma que encontrei para trabalhar as personagens e, principalmente, suas interações, como você apontou. Queria mostrar pessoas reais, da mesma forma que a cena toda.
Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado!