Dragon Ball Reloaded escrita por ericyagami


Capítulo 19
Shin e Jin! Guerreiros Suicidas!


Notas iniciais do capítulo

Enquanto Shin e Jin travavam seu combate, Kogeta confrontava Zaiko, que dominara a Arte da Escuridão. Sem sua centelha espiritual e sua espada, Kogeta apela para o Super Saiyajin Rage, tendo um combate brutal contra Zaiko, saindo extremamente ferido. Zaiko ia finalizar Kogeta, quando o Espírito Guardião, Goku, filho de Uub, que vivia no interior de Zaiko, se manifesta. Ele convence Zaiko a deixá-lo vivo e promete que não vai deixá-lo recorrer a poderes das trevas novamente. Sob os céus do Domínio Kaioshin, Shin e Jin despertam o Guerreiro Suicida, num carnaval de sangue!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/796010/chapter/19

No interior da Peculiaridade de Khai, os Guerreiros Z estavam sendo massacrados pelo Kaioshin. Nem mesmo a união entre os poderosos Goku, Vegeta e Gohan fora o suficiente. Nesse momento, o guerreiro do passado guiara os braços ao lado do corpo, invocando seu ataque:

— Agora, Mestre! - Brave Yuki carregava o potente ataque a base de energia, quando Mestre Kame se revelara logo atrás dele - Juntos... venceremos!! 

— Kaa... Mee... - Mestre Kame carregava o ataque, enquanto Brave Yuki fazia o mesmo a frente - Haa... Mee... 

— Onda Vital Haaaaaaa!! - a Onda Vital de Brave Yuki é impulsionada pelo Kamehameha, se tornando um colossal canhão de energia, que atinge Khai em cheio, o arremessando rumo aos portões durados daquela realidade alterada - Eu já disse que é Onda Vital, seu velho! - ele sorri, assim como Kame - Será que dessa vez foi?

— Até entendo que ambos os rabugentos acabaram se tornando grandes amigos, mas, acreditam mesmo que o inimigo foi derrotado? - Piccolo indaga, se colocando de pé - Ele já disse que é invencível nessa dimensão e isso só significa uma coisa... - atrás de Piccolo, os cansados Goku, Vegeta, Tiensha, Kraad, Número 18, Dabura, Mr. Satan e Gohan, se levantam - ...teremos de aguentar até aquele Saiyajin desgraçado chegar!

— Se você ta dizendo, Piccolozinho... - Brave Yuki revela uma lâmina de energia escura em sua mão - Não tem outro jeito então! Vamos lá, Mestre!

— Sim, Mestre Brave... - Kame cerra os punhos, quando seus músculos começam a se expandir - Khai pode ser invencível, mas não incansável! Se continuarmos assim, ele irá desistir por exaustão! 

Na realidade do Domínio dos Deuses, sob os céus esverdeados do Domínio Kaioshin, os dois Guerreiros Suicidas se revelam. Shin agora tinha um longo moicano. Seus olhos eram de extrema frieza. Uma marca negra tribal formava um desenho em seu rosto. Ele estava bem mais alto, portando seu Martelo da Aurora dos Tempos que agora estava envolto em chamas azuis:

— Seu destino é ser destruído por mim, Jin... - Shin move seu martelo, quando uma colossal rajada de energia azul varre a área em que Jin se encontrava, atravessando a atmosfera e destruindo estrelas no processo, ao percorrer o espaço 

— Gyehehehe! Não fique tão confiante, Shin! - Jin, ao aderir ao Guerreiro Suicida, tinha características corporais semelhantes as de Shin, porém, como era mais alto que ele antes, sua transformação seguiu o mesmo processo. De pele lilás, com um piercing na sobrancelha esquerda, assim como brincos de argola nas orelhas, em contraste com o manto de Kaioshin preto e os Potara pendurados em um colar no seu pescoço, ele tinha agora marcas tribais no rosto e moicano dourado, que descia até as costas - Se somos capazes de destruir estrelas, isso significa que podemos destruir um ao outro!

Jin revela a Espada da Aurora dos Tempos, em seu resplendor violeta, partindo em alta velocidade. O choque ocorre, quando a espada e o martelo competem entre seu aço místico por uma vitória incerta. Shin some de vista e reaparece atrás de Jin, desferindo um golpe de martelo de mãos unidas, bombardeando Jin e o atirando longe. O Kaioshin despenca dos céus e desce como um meteoro contra o Domínio Kaioshin, mas some do mapa. Ao reaparecer sob os limites da atmosfera, ele conjura:

— Espada da Aurora dos Tempos... Ritual da Escuridão! - num corte diagonal, Jin libera uma horda de demônio das trevas, que atravessam as nuvens, marchando contra Shin - É isso o que se espera quando se une a Arte da Escuridão com o resplendor do Guerreiro Suicida!

"Essa não é uma técnica comum..." - Shin analisa os movimentos da chuva de milhões de demônios vindo em sua direção - "Essa energia é capaz de me consumir em segundos! Terei de utilizar todo o meu poder!"

— Martelo da Aurora dos Tempos... - Shin carrega a energia azul em seu martelo negro - ...Cem Milhões de Golpes Mortais! - os músculos de Shin começam a ceder, ao passo que ele libera em um único golpe, uma torrente de tiros de tiros de energia azul, que marcham contra os demônios de Jin 

— Gyehehehe!! Você é mesmo incrível, irmão! - Jin contempla um a um, seus demônios serem destruídos, em uma explosão monumental sob os céus - Mas parece que deixou escapar um... - um portal de abre atrás de Shin, com o demônio o agarrando pelas costas - É o seu fim... - Jin se teleporta e reaparece ao cravar a espada no tronco de Shin, que cospe sangue em grande quantidade - Buryaaaah!! - Jin puxa a espada de baixo pra cima, rompendo o tronco de Shin

— Seu... desgraçado... - Shin vertia sangue, ao ter seu corpo partido praticamente ao meio - Nunca vou me esquecer... - a ilusão é desfeita, quando o verdadeiro Shin se revela acima de Jin, o atingindo com o martelo direto na cabeça, causando um estalo - Eu já estava preparado, irmão. Quando se luta contra alguém traiçoeiro como você, tem de se estar com mais que uma carta na manga!

Jin afunda no interior de uma torre de um dos vilarejos do Domínio Kaioshin, terminando mergulhado em uma cratera, de braços abertos. Ele se levanta cambaleante, força o pescoço para o lado com as mãos e o coloca no lugar. Ainda cambaleando, pega sua espada e utiliza o Kai Kai, aparecendo cara a cara com seu oponente, numa disputa de golpes insana:

— Por que quer tanto assim proteger esse mundo de merda governado por humanos? - Jin rebatia os golpes de marreta com sua espada, se desfazendo em fumaça negra conforme se movia, em movimento soltos e cambaleantes - O que eles tem de tão especial? Eles são ferramentas! Se usarmos essas ferramentas da maneira correta... - a imagem de Zaiko vem em sua cabeça - Poderemos ascender ao trono!!

— Nem fodendo... - Shin segura a lâmina da espada de Jin com as mãos nuas, ao carregar energia em seu punho. O sangue respingava, escorrendo pelo seu braço, ao passo que com o direito, ele move o martelo, atingindo Jin direto no queixo, o arremessando para o alto - Martelo da Aurora dos Tempos... Dragão do Alvorecer...

Num único golpe, a figura de um grande dragão de energia azul fluorescente percorre os céus e se explode junto de Jin. Alguns segundos se passam e nem sinal dele. Shin já estava preparado para o pior:

— Eu já sei de onde ela virá! - ele vira seu corpo, bloqueando o fio da espada que se sustentava por si só em pleno ar - Você perdeu, irmão... não adianta insistir! - Shin rompe o fio de espada, a estraçalhando em pedaços - Ambos iremos morrer pelo bem deste mundo! - Shin contempla a varredura que seus ataques ocasionara nas estrelas que cercavam o Domínio Kaioshin 

— Não, só você irá... - os fragmentos da Espada da Aurora dos Tempos se desfazem em fumaça, se unindo em um só fragmento, ao se revelar no corpo de Jin, que atravessa a espada no coração de Shin - Acabou, irmão... 

— Blargh... - Shin cospe sangue em grande quantidade, encarando seu irmão - Pff... você é mesmo diabólico... - Shin agarra a mão de Jin, o impedindo de se soltar - Sacrifício Celeste... - uma explosão embranquecida rompe os céus, causando devastação. A nuvem de fumaça se alastra, quando os dois corpos despencam,  rumo ao topo do que restara da Torre Central 

Jin é o primeiro a se levantar, exausto e com graves ferimentos. Ele portava sua espada, almejando desferir o golpe final. Shin começa a se levantar, cambaleante, mas já não suportava o peso de seu martelo, levando a mão sob o peito, que escorria sangue:

— Droga... eu falhei... - seu corpo jazia chamuscado e seus músculos rompidos, devido a seu sacrifício - Nesse estado, não poderei impedi-lo de cumprir seus objetivos. É o meu fim... - Shin levanta o rosto, vendo o fio da espada percorrer seu curso, enquanto Jin jazia com olhar de triunfo - Adeus, pessoal... 

Smash! Naquele momento, o som de músculos sendo espremidos é ouvido, quando quatro figuras se revelam a segurar Jin. O corte da espada a poucos milímetros de atingir a cabeça de Shin. Os Kaioshins Anat, Ea, Jirasen e Wokka se revelam. 

* Anat, o Kaioshin do Universo 1, de pele rosada, vestindo seu manto verde, jazia com a coroa do Rei em sua cabeça, apontando sua lança para o pescoço de Jin.  

* Ea, O Kaioshin do Universo 3, de pele azulada, usando óculos vermelhos, como de costume, o segurava pelo braço esquerdo, sussurrando algo em seu ouvido, que o fizera mudar de expressão no mesmo momento. 

* Jirasen, o mortal escolhido a se tornar Kaioshin do Universo 10, de pele vermelha e cabelos verdes amarrados em uma trança, segurava sua mão esquerda, com os espinhos de um botão de rosa apontados para sua cabeça.  

* Wokka, de pele roxa, com sua tiara na cabeça, jazia agachado, cravando suas mãos nas pernas de Jin, impedindo-o de se mover. 

— V-Vocês... - Shin contempla os quatro Kaioshins que o salvaram da morte - P-Por quê? 

— Um certo Anjo acabou nos mostrando o valor da compaixão. - Anat diz, solenemente - Mas acredite, isso não teria sido o suficiente... - a imagem de Draugon se passa em sua mente

— O que nos motivou a fazer isso foi o fato de que os humanos que lutamos, bem... - Ea, se lembrando de sua luta contra Kuririn, diz - ...acabaram nos mostrando que são tão sábios quantos nós! Sermos deuses não nos torna melhores que eles. Em retribuição a isso...

— Viemos salvar o líder deles! - Wokka exclama - Terei de mantê-lo vivo se quiser ter uma chance de revanche contra Gohan! 

— E eu se quiser reencontrar aquela bela dama! - Jirasen sorri, se lembrando de como Número 18 poupara sua vida - Pode cair, Shin! Você está seguro, hehe...

— Obrigado... - Shin sorri, caindo de costas, num baque seco no terraço da torre, retornando a forma base

— Seus miseráveis... - Jin desativa o Guerreiro Suicida, retornando a forma base - Traidores, iguais aquele meu irmão desgraçado! 

— O que você pretende fazer daqui em diante? - Anat indaga - Sabe que se continuar com seus planos maléficos, não iremos deixar segui-lo em frente, não é mesmo? 

— Planos maléficos? - Jin sorri, diabolicamente - Eu por acaso fui diferente de qualquer um de vocês? Tudo o que fiz, todos meus esforços, foi apenas para dar o melhor show de exibição possível para o Grande Arauto! Eu forjei a Espada de Deus - Zaiko! Somente eu!

— E o que exatamente isso significa? - Ea indaga, tentando entender o raciocínio de Jin

— Que Son Goku-Sama terá de aceitar o desafio! Eu e meu discípulo, quando a hora chegar, iremos tomar o trono... - Jin jazia com os olhos mergulhados nas trevas - Eu finalmente governarei sobre todos. Finalmente teremos um governo que faça sentido! Onde os Kaioshins realmente tenham um papel fundamental!

Eis que um guerreiro chega mancando. Segurando seu sobrinho em seus ombros, Zaiko chega com o braço esquerdo pendurado por apenas um pedaços de carne. Ele e Jin se encaram, até sorrirem um para o outro:

— Pelo visto a Segunda Espada lhe deu um certo trabalho, não é mesmo, Zaiko? 

— Sim, Jin... - Zaiko coloca o corpo de Kogeta sob o piso do terraço - O que estão esperando, Kaioshins? Tanto ele como aquele louco do Shin precisam de cuidados urgentes! 

— Tem certeza de que são apenas eles que precisam de cuidados? - Wokka sorri, indo de encontro a Zaiko e Kogeta - Primeiro temos de cuidar disso! - Wokka forma uma lâmina de energia na palma de sua mão e termina de arrancar o braço esquerdo de Zaiko - Isso só irá te limitar agora... - ele usa sua energia e cicatriza a ferida de Zaiko, impedindo que perdesse mais sangue 

— Obrigado, seu puto... - Zaiko vê Ea e Anat indo cuidar de Shin, enquanto Jirasen tentava se aproximar de Jin, que o rejeitava, impaciente - Uma pergunta, por que todos de repente viraram amigos? 

— Jin acabou arregando! Viu que não poderia dar conta de nós quatro no estado em que se encontrava! - Wokka encara Jin com um sorriso de deboche, esperando ele entrar em estado de fúria

— Meh... pode ser, mas na verdade eu só parei por que o show de exibição terminou! - Jin revela - Como o Líder Supremo Khai está prestes a ser derrotado, bem, creio que isso é um bom final para uma show de exibição, saca? Já despertei a curiosidade do Grande Arauto e isso já é o suficiente!

— O quê? O Líder Supremo está prestes a ser derrotado? - Wokka indaga, ao ver Jin revelar um dispositivo dourado a partir de um portal e destruí-lo - O inibidor? Por quê?

No Shinjin Sorridente, Riruka contemplara o ato de Jin. O inibidor de teleporte havia sido destruído, o que significava que aqueles que não fossem Kaioshins poderiam utilizar do teletransporte. Próximo a Central, Clowd jazia ao lado de Ragnar, aguardando o momento dos Guerreiros Z saírem da Peculiaridade de Khai. Na dimensão reversa, todos jaziam derrotados ao chão, enquanto Khai se mantinha imponente, suspenso nos ares, embora exausto:

— Mais um pouco e eu acabaria tendo que desativar minha Peculiaridade pro alguns segundos... só assim teria energia para mantê-la novamente. Eles costumam desistir mais rápido. Esses mortais são realmente diferentes... - ele então vê uma figura se levantando - O que foi? Quer apanhar mais um pouquinho?

— Eu quero é te fazer em pedaços, inseto maldito! - Vegeta, ofegante, o encara - Eu só irei desistir quando estiver morto!

— Eu não iria ignorar minhas próprias regras, não acha? - Khai indaga, serenamente - Nenhum de vocês morrerá, não agora, Vegeta-San...

"Mas não garanto quanto a você..." - uma voz familiar ecoa, com um certo tom de deboche e sarcasmo - "Essa dimensão já não é mais sua, Kaioshin..." - Khai sofre um abalo sísmico, sentindo seu corpo pesar - "A sua Peculiaridade não vale de nada, comparada a Dimensão Fantasma!"

— Dimensão Fantasma? - Vegeta indaga - Isso só pode significar uma coisa... o plano de Shin deu certo!

Fora da realidade reversa, Zenovia, a Majin de Realeza, se revela em um círculo de transmutação. Fora lá que todos apareceram ao ela realizar o teleporte no Shinjin Sorridente. Após uma breve conversa com Ragnar, que protegia o corpo adormecido de Bardock, Zaikong sabia o que fazer. Invadindo a área na qual Khai ativara sua Peculiaridade, ele a rompera, instaurando a Dimensão Fantasma:

— Não será como daquela vez, aliados! - Zaikong abre um portal no vácuo, por onde os Guerreiros Z presos na Dimensão Fantasma poderiam escapar - Andem logo! Não temos todo o tempo do mundo!

"E o que impedirá que eu o faça?" - Khai indaga telepaticamente a Zaikong, sorrindo - "Adeus, criatura desprezível..." - Khai tenta ativar o teletransporte e falha, assim como tenta atravessar o portal de Zaikong - "Mas como? Entendo..." - ele conclui

"Só conseguem sair da Dimensão Fantasma aqueles que eu permitir. Considerando que é fraco como uma mosca quando não pode ativar sua Peculiaridade, as chances de rompê-la na base da porrada são zero! Você perdeu, Líder Kaioshin!" - Zaikong clama, triunfante - "Deixe todos saírem em paz que sua vida será poupada!"

E assim, um a um, os guerreiros saem, fracos e cansados. Tiensha, a fusão entre Tenshin e Yamcha, já havia se desfeito. Estavam ali também, Piccolo, Dabura e todos os outros. O reencontro ocorre, com Yamoshi, Goten, Mirai Trunks e os outros elogiando as batalhas que seus aliados haviam lutado por eles. Após todos saírem, Zaikong desfaz a Dimensão Fantasma, agarrando Khai pelo pescoço no processo:

— Ande logo! Desfaça o feitiço que guarda esses malditos portões! 

— Como queira... criatura desprezível... - Khai aponta sua mão para os portões de prata, que se abrem vagarosamente - Agora tire suas patas sujas de mim... 

— Era o que eu mais queria na verdade. - Zaikon arremessa Khai para longe, fazendo-o sumir de vista - Líder de merda!!

Naquele momento, Anat, Ea, Jirasen e Wokka aparecem, após descerem flutuando da Torre Central, guiando Jin, Shin, Zaiko e Kogeta. Vegeta vê seu filho e fica furioso:

— Agora é a vez das garotas! - Bra se revela sob o Blue Evolution - Morra, Kaioshin maldito! - O Mecha de Bulma surge triunfante, quando Número Dezoito e Chi Chi seguem junto, todas seguindo rumo a Jin, tentando exterminá-lo, comicamente 

— Pff... não vou nem me preocupar... - Jin desvia com um mero movimento e as quatro caem de cara no chão, furiosas - Comportem-se, meninas... 

— Seu moleque desgraçado! Por onde andou todo esse tempo? - Vegeta interrompe o momento de fúria das meninas, questionando seu filho - Confraternizando com o inimigo? 

— Por que está dizendo isso, Vegeta? - Bulma intervém - Não foi o tal do Jin que o sequestrou? 

— Francamente, você continua a mesma de sempre! - Vegeta vira a cara pra Bulma, que fica vermelha de raiva - Estava claro pra mim desde o começo que esse miserável foi junto com essa fadinha roxa simplesmente porque quis!

— Tirando as ofensas gratuitas, você está plenamente certo, Vegeta-San... - Jin sorri, debochando de Vegeta, sem temer as reprimendas dos que estavam ali - Digamos que era necessário, se quisessem continuar com sua "missão"! A Arte da Escuridão é a única forma de lutar contra o Grande Arauto e como Zaiko é o Saiyajin destinado a se rebelar contra os deuses...

— Não trate como se tudo fosse assim tão simples, Jin... - Yamoshi o alerta - Son Goku-Sama é o substituto de Akira, então é provável que seja praticamente invencível! Um treinamento em selamentos seria muito mais útil do que isso. Suas motivações são puramente egoístas! Por hora, iremos nos aliar a você, afinal, isso gerará benefícios para ambos...

— Ghe... Nunca pensei que fosse tão fácil! - Jin exclama - Está vendo, irmão? Não precisava de tudo aquilo!

— Hum... é melhor ficar quieto, Jin. Agora você é nosso cachorrinho e você sabe disso! - Shin, fraco demais pra caminhar, era guiado por Anat, assim como Kogeta era segurado por Trunks, ainda desacordado 

— Eu só tenho uma pergunta! Por que vocês ainda estão vivos? - Riruka indaga a Shin e Jin - Vocês estavam a beira da morte ao utilizarem do Guerreiro Suicida, a habilidade mais demoníaca dos Kaioshin. Ao ela ser desativada, não deviam retornar ao estado de quase morte e perecerem? 

— É exatamente isso o que ocorreria, minha cara. Mas eu e meu irmão, bem, temos uma coisa em comum... - Jin revela - Nossa Peculiaridade é o poder de superar a morte ao nos entregarmos a ela! 

— Foi por isso que eu sobrevivi a você e os Magos Eternos no Novo Mundo, Riruka-Sama. - Shin revela - Interessante, não é?

— Vocês são mesmo irmãos? - Hiyori pergunta, abrindo caminho entre os outros

— Não que eu quisesse, mas somos um raro caso de nascermos pelo mesmo fruto. Enfim, isso é história pra outro dia! - Shin responde - O nosso próximo passo é percorrer o Domínio Hakaishin e nos encontrarmos com a tropa de Zarama. A essa altura eles devem ter recuperado as Armas Sagradas e depois nos ajudarão a chegar até o Grande Arauto e salvar Son Goku desse destino macabro que lhe foi imposto.

— O-Onde eu estou? - Kogeta desperta, no colo de Trunks - V-Velhote? 

— Já não era sem tempo, Kogeta! - Trunks sorri, assim como Bulma e Kraad o fazem, se aproximando - Você deu duro, então é hora de descansar! Estamos prestes a adentrar o Domínio Hakaishin... só temos de atravessar a Central!

— E é lá onde nos encontraremos com Zarama e bem... - Kraad diz - Realizaremos nosso treinamento!

Longe dali, Thekyro agarra seu mestre, em plena decolagem. O arremesso de Zaikon fora tão forte, que nem mesmo Khai conseguira freá-lo com sua magia. Após se estabilizar sob o telhado de um salão de pedra, Khai agradece seu pupilo:

— Obrigado pela ajuda e ainda mais por não se intrometer... - Khai suspira

— Digamos que eu estava ocupado com uma intempérie. Sminoh não aceita o fato de que sou superior a ele, então deu no que deu! - Thekyro responde - Aliás, Kogeta, bem, como ele se saiu?

— Não faço ideia, porém, pelo estado em que se encontrava, acredito que deu tudo de si. - Khai respira fundo - Creio que deveria fazer o mesmo, Thekyro-San...

No Domínio Hakaishin, sob os Palácios Dourados, os Hakaishin, vestindo ornamentos pelo corpo, com suas capas, se reuniram novamente. Furiosos pela morte de Osake e pelo triunfo dos mortais sob o Domínio Kaioshin, como também pela traição de alguns Kaioshins, decidem se rebelar:

— Não temos autorização de Daishinkan-Sama, nem mesmo de Son Goku-Sama. - Jiren diz a seus parceiros de profissão - Se agirmos por impulso, o martelo da justiça pode acabar caindo sobre nossas cabeças...

— Isso já não importa mais, Jiren-Sama. - Jerez, a Hakaishin do Universo 2, responde - O que esses mortais estão fazendo, supera toda e qualquer decisão de Son Goku-Sama! Temos de agir logo ou seremos subjugados e nada mais disso irá importar!

— Entendo... também lamento pela morte de Osake... - Jiren responde - Nesse caso, a justiça deve ser feita.

— Concordo plenamente! - Beerus se impõe - E já passou da hora de eu me divertir novamente! Há tempos que não tenho uma boa luta! - a figura de cabelos pretos aparece em sua mente - Estou te esperando, Son Goku! Vamos ver o quão forte você se tornou... - o Son Goku que possuía Células Crono S da alma, agora junto da aliança de Yamoshi, corria rumo aos portões do Domínio Kaioshin, mal sabendo que Beerus estava a sua espera - E quanto a Miroku, será que já deu conta daqueles dois?

O som hipnotizante do Instrumento Mortal ecoava, quando a ave divina se posiciona sob o pedestal mais uma vez. Hizaura e Kolder desafiaram o Deus Pássaro, em busca das Armas Sagradas, mas não estavam obtendo êxito em sua empreitada! Zarama e os outros continuavam ocultos nas sombras, esperando que aquele batalha fizesse Hizaura recuperar seu poderes.

O segundo desafio do Domínio Hakaishin finalmente entra em seu clímax! Proteja Hizaura, Kolder... Arcosiano Sintético!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Não percam, o próximo capítulo de Dragon Ball Reloaded, será: Miroku, o Deus Pássaro!

O Segundo Arco, Rebelião Hakaishin, começa agora!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Dragon Ball Reloaded" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.