Mitológicas escrita por Queen Von Fantasien


Capítulo 4
A Terra sofre


Notas iniciais do capítulo

Mitologia: Africana. Mais especificamente a mitologia iorubá.
Personagem: Onilé



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/790102/chapter/4

Preocupação era o sentimento de Onilé nesse momento. E essa apreensão se dividia para mais de um assunto.

Primeiro, com a terra. Afinal, como orixá dela é sua responsabilidade cuidar e proteger a morada da raça humana. E pelo que contaram a Onilé, e o que ela vinha sentindo, a terra estava sofrendo. Estava sofrendo por suas florestas, seus rios, seus animais e vegetação. Estava sangrando e padecendo pouco a pouco, com as queimadas, o desperdício e a caça descontrolada.

Sofrendo com o seu possível fim causado pelo desprezo e descuidado dos mortais, a quem a terra dava abrigo.

Outra parte de sua aflição ia para os humanos. Os que sofrem com toda essa maldade e os que praticam ela. Tinha preocupação por vê-los destruindo tudo o que tinham com o pensamento ilusório de que a terra nunca iria ceder, nem que seus benefícios iriam acabar.

Onilé se preocupava também com os que amavam a Terra e que a tratavam da melhor forma que podiam, não usando agrotóxicos ou qualquer outro veneno, usando a água com cuidado e pegando somente o que era necessário para sua sobrevivência. Onilé via todo esse cuidado e sentia angústia por causa de toda essa atenção ser jogada fora como se não valesse nada.

Mas a orixá da terra não podia se deixar levar por isso. Levantou o queixo e ajeitou as vestes, pronta para salvar a terra.

E livrá-la dessa aflição.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo



Os deuses africanos são muito populares no Brasil. Alguns são mais conhecidos e já fazem parte do vocabulário cotidiano do brasileiro. Esses deuses são cultuados por adeptos das religiões afro-brasileiras, entre elas o candomblé, que surgiu na Bahia no século XIX a partir das tradições religiosas africanas trazidas por negros escravizados, em especial os de origem iorubá, grupo étnico-linguístico da África Ocidental. Essas divindades iorubás (ou nagôs) são os orixás, como Oxalá, Iemanjá, Ogum e Exu. No candomblé, há mais de 200 deles.

Antes de tudo, é necessário esclarecer que apesar de serem popularmente chamados de deuses, os orixás não são considerados como tal. Uma vez que Olorum é tido como o deus supremo do Iorubá, os orixás são considerados ancestrais divinizados após à morte.


Onilé significa literalmente Senhora da Terra ou mesmo Mãe Terra. Também conhecida como Aiê, Onilé é a deusa que não só representa mas governa o nosso planeta. Embora não seja tão conhecida, essa deusa é muito importante, já que dela depende a própria vida na Terra. Em tempos marcados pelos graves problemas ambientais, o culto a Onilé torna-se ainda mais importante.

Logo que li essa última parte me veio a mente a imagem da floresta Amazônica com as queimadas e tudo o que isso trouxe a tona.
Espero que tenham gostado,
Bjs, até



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Mitológicas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.