Cultura indígena de Santa Catarina escrita por Paloma Her


Capítulo 3
Povos indígenas de Santa Catarina


Notas iniciais do capítulo

O povo Xokleng está atualmente numa Reserva que comporta três municípios: José Boiteux, Dr. Pedrinho e Vitor Meirelles. Existem algumas famílias isoladas no Paraná, mas eles vivem entrosados na civilização branca na cidade de Curitiba, e há também a hipótese de haver Xoklengues no Sul de Minas, porém não há confirmação a respeito.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/787346/chapter/3

 O povo Xokleng está atualmente numa Reserva que comporta três municípios: José Boiteux, Dr. Pedrinho e Vitor Meirelles. Existem algumas famílias isoladas no Paraná, mas eles vivem entrosados na civilização branca na cidade de Curitiba, e há também a hipótese de haver Xoklengues no Sul de Minas, porém não há confirmação a respeito.

Já os Guaranis e os Kaingang estão assentados em muitas reservas, em todo o Brasil; inclusive há Guaranis nos países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Os Xokleng, por serem um povo guerreiro, sempre se mantiveram numa atitude de luta frente aos colonizadores, e estão constantemente reivindicando melhorias a favor do povo. Nos tempos atuais, eles vivem em casas de material com energia elétrica, possuem escolas de ensino básico e ensino médio, e há muitos jovens que estudam nas universidades das cidades vizinhas.

 Enquanto isso, os Kaingang vivem em casas de placas de cimento pré-moldadas com cobertura de eternit ou de madeira. Ultimamente, o governo federal tem disponibilizado recursos para casas populares com energia elétrica e saneamento básico, mas uma ajuda do governo significativa e importante, como aconteceu com os Xokleng, ainda não teve sucesso. (não seria melhor dizer, ainda não ocorreu?)

Os Guaranis vivem em casas de madeira, mas poucos possuem energia elétrica, e não têm uma grande reserva própria no estado catarinense, como os Xokleng. Vendem seu artesanato nas beiras de estradas, onde são malvistos, pois a doçura desse povo tem sido contra eles. A maioria é tratada como mendigos e recebem esmolas humilhantes. Não há na atualidade nenhum vestígio que lembre os antigos líderes guerreiros que enfrentaram com bravura os invasores europeus.

Das três etnias que moram nessas terras catarinenses, os Guaranis seriam os irmãos pobres, os mais ignorados pelos poderes municipais, estaduais ou federal. Suas reservas são muito pequenas, e muitas vezes sequer há casas de madeiras, pois muitas de suas moradias são mais parecidas com as favelas do Brasil afora. Muitos Guaranis estão se achegando a outras tribos, de outras etnias, ou então ficaram com terras pequenas e improdutivas, que não atendem às necessidades das tribos, ou terras que ainda não foram legalizadas. E o que é pior, entre os Guaranis se apresenta um dos mais altos índices de suicídios, em todo o país.  Por ironia, são os artistas mais talentosos, com um artesanato colorido que reflete mais o espírito que eles possuem, do que a miséria em que vivem.

 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Das três etnias que moram nessas terras catarinenses, os Guaranis seriam os irmãos pobres, os mais ignorados pelos poderes municipais, estaduais ou federal. Suas reservas são muito pequenas, e muitas vezes sequer há casas de madeiras, pois muitas de suas moradias são mais parecidas com as favelas do Brasil afora.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Cultura indígena de Santa Catarina" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.