Cultura indígena de Santa Catarina escrita por Paloma Her

Cultura indígena de Santa Catarina

América foi conquistada em tempos remotos por muitos povos, mongoloides, escandinavos, chineses, africanos, e das ilhas da Oceania. Quando esses povos chegaram a Santa Catarina? E quem foi que chegou primeiro? São perguntas que ainda geram polêmica no meio científico, pois os achados devem ser comprovados através de Carbono 14, ou DNA, além da análise de objetos. Neste livro se conta o que a autora acredita ser o mais provável, qual seria a civilização catarinense mais antiga, e como é que ela desapareceu, quem sabe misturando-se a novas culturas que por aqui chegaram.


Classificação: 13+
Categorias: Histórias originais
Personagens: Indisponível
Gêneros: Aventura
Avisos: Nenhum

Capítulos: 8 (9.250 palavras) | Terminada: Sim
Publicada: 22/02/2020 às 19:31 | Atualizada: 22/02/2020 às 20:54


Notas da História:

As moradias desses ancestrais eram a céu aberto; ou abrigos sob rochas, cujas aberturas eram maiores que a profundidade; e os “cerritos”, mais comuns no Rio Grande do Sul e no Uruguai, que eram elevações artificiais, com trinta ou quarenta metros de diâmetro, alcançando três metros de altura.
Com o passar dos anos, esses povos se separaram devido a desavenças entre si. Os Guaranis, bravos guerreiros daquele tempo, fizeram os Kaingang se deslocarem para o oeste catarinense, e os Xokleng se dispersaram pelo estado, deixando todo o litoral e parte do centro para os Guarani. Os Guaranis ficaram donos da maior parte do estado, e deve ter sido por esse motivo que as tribos Guarani foram as que mais sofreram com a chegada do invasor, quando houve a conquista europeia.


Capítulos

1. Introdução
1.017 palavras
2. Primeiras civilizações
1.638 palavras
4. O povo Kaingang
1.848 palavras
5. O povo Guarani
1.412 palavras
6. O povo Xokleng, ou, Laklanós
1.994 palavras
8. Últimas questões
161 palavras