Arquivos da Frota Estelar 8 - Data escrita por Valdir Júnior


Capítulo 6
Desconforto




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/780026/chapter/6

Cibelle estava na sua cabine, recostada na cabeceira da cama, sentindo-se bastante frustrada e triste.

Desde que despertara do seu sono criogênico e percebera que havia perdido tudo o que conhecia e que era importante para ela, tentara se adaptar da melhor maneira possível à sua nova situação. Inicialmente havia ficado fascinada com o avanço tecnológico que a Frota Estelar alcançara e principalmente com a diversidade de pessoas e raças que estava conhecendo pela primeira vez a bordo de uma nave estelar. Porém com o passar do tempo ela começou a se sentir deslocada frente a estas mesmas pessoas. A conselheira Troi lhe apresentara vários jovens da sua faixa etária e todos foram muito receptivos e simpáticos com ela, tentando incluí-la em suas atividades sociais, artísticas e esportivas. Mas em pouco tempo suas capacidades superiores se tornavam evidentes e os outros jovens foram naturalmente se afastando, fazendo com que ela foi se sentisse cada vez mais sozinha.  E havia também a questão do comandante Data...

Apesar de o oficial androide ser um dos responsáveis por seu resgate e sempre ter se mostrado atencioso e solícito com ela, Cibelle não conseguia disfarçar o desconforto e a melancolia que sua presença trazia a ela. Ele era tão parecido com seu pai Arik (1) que se tornara difícil olhá-lo sem sentir uma saudade e uma tristeza tão grandes que a deixavam quase sem fôlego e com um aperto imenso no coração. Por isso para evitar qualquer situação constrangedora, principalmente para ela, tentava manter-se afastada dele sempre que possível. 

Preparava-se para levantar-se e continuar seus estudos nos bancos de dados, quando a campainha da cabine apitou.

— Entre – disse Cibelle, achando que era a conselheira Troi em uma das suas habituais visitas.

Porém quando a porta deslizou suavemente, quem estava parado na entrada era o tenente Data.

A surpresa emudeceu a garota por alguns segundos, mas ela logo se recuperou, perguntando séria:

— Posso ajudá-lo em algo, tenente?

— Eu gostaria de conversar com você – disse ele – posso entrar?

Mesmo sentindo o coração acelerar, Cibelle procurou mostrar-se calma.

— Eu estou um pouco ocupada – respondeu ela.

— O que tenho a dizer será rápido, mas é importante – disse Data.

Não vendo alternativa, ela indicou silenciosamente que ele entrasse.

Data deu alguns passos em direção à garota, enquanto ela baixava os olhos e cruzava os braços sobre o peito, mostrando-se pouco a vontade.

O androide ficou olhando-a por alguns segundos e finalmente disse:

— Cibelle, eu gostaria de me desculpar com você.

Esta declaração pegou a jovem completamente desprevenida, fazendo com que ela levantasse os olhos e encarasse Data, confusa.

— Não estou entendendo, tenente – disse ela.

— Desde que nós encontramos você eu tenho seguido apenas os procedimentos regulamentares referentes ao seu resgate – disse o androide - Porém, por uma falha de percepção da minha parte a partir do momento em que nos vimos da primeira vez, não antecipei como a minha aparência física podia afetar você e lhe trazer lembranças que iriam fazê-la sofrer. Infelizmente não tenho a capacidade de compreender e dimensionar conceitos como saudade e perda, por isso e não entendi seu afastamento de mim. Mas quando Deanna me alertou sobre o meu erro, não pude deixar de vir aqui para me desculpar e dizer que não vou mais ser motivo de sofrimento para você. Explicarei a situação ao capitão e tenho certeza que ele achará um modo de restringir seu contato comigo ao mínimo possível.

— Data, eu... – começou a dizer a garota.

— Adeus Cibelle, e boa sorte – disse ele, começando a se virar, preparando-se para sair.

De repente, os olhos de Cibelle se encheram de lágrimas e ela deu um soluço triste, caminhando na direção dele. E antes que Data pudesse reagir, ela o abraçou, encostando a cabeça no seu peito, chorando. Depois de alguns segundos de hesitação, mesmo ainda sem compreender totalmente a reação dela, ele também a abraçou suavemente, porque sabia que isso era o certo a se fazer naquele momento.

*   *   *

— Almirante, não estou certo de que esta é a melhor solução – disse o capitão Picard, insatisfeito.

Infelizmente Jean-Luc, já não depende de nós— disse o almirante Daniels, através do canal visual no monitor do gabinete do capitão – as ordens do Conselho da Federação foram claras. Eles estão muito preocupados com as conseqüências que o aparecimento de uma “aumentada” podem causar depois de tantos anos. Se a notícia se espalhar poderemos ter implicações científicas, sociais e até políticas difíceis e perigosas de se lidar. Por isso a garota deve ser levada imediatamente para Instituto Daystrom em Galor IV para ser monitorada e estudada. Acomodações já estão sendo preparadas para ela recebê-la.

— Mark – tornou o capitão – o Instituto Daystrom é especializado no estudo de cibernética e vida artificial. Cibelle é um ser humano, apesar das suas habilidades aumentadas.

Mas por outro lado o Instituto é uma das instalações científicas mais avançadas de toda a Federação, além de ser também uma das mais seguras — respondeu Daniels – um grupo dos nossos melhores geneticistas já foi deslocado para lá e está aguardando a chegada de Cibelle.

O capitão Picard suspirou, demonstrando toda a sua frustração.

— E por quanto tempo Cibelle ficará no instituto? – perguntou o capitão.

Esta é uma resposta que eu não tenho para lhe dar, Jean-Luc — respondeu o almirante.

— Almirante, nós não... – começou a disser Picard.

Capitão— interrompeu o almirante secamente – não há mais o que discutir. Você já tem as suas ordens e espero que as cumpra. Daniels desliga.

Picard ficou olhando o monitor apagado por alguns instantes, profundamente irritado. Finalmente tocou seu broche comunicador abrindo o canal.

— Will, preciso conversar imediatamente com você, com a conselheira Troi e com o tenente Data na sala de reuniões da nave – ordenou ele – e peça a Cibelle para se juntar a nós dentro de quinze minutos.

Entendido— respondeu o primeiro-oficial da Enterprise.

 

 

 Referência do Capítulo:

(1) Uma curiosidade: o ator Brent Spiner, que fez o papel de Data na série e no cinema, também interpretou os Doutores Arik e Noonien Soong.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Arquivos da Frota Estelar 8 - Data" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.