Universidade Smogon escrita por Petra del Rei


Capítulo 32
Capítulo 32 - Cardume


Notas iniciais do capítulo

Olá! Vimos que Starmie e Scizor finalmente estão aprendendo a lidar com os estudantes de ZU! Só que a suspensão de um certo grupo está prestes a terminar! Como eles irão lidar com o Cardume?
Tenham uma boa leitura!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/758894/chapter/32

É quinta-feira. Chega o quarto dia em que Scizor e Starmie irão dar aula para a classe ZU. Como nos dois dias anteriores, eles chegam um pouco adiantado no bloco. Logo reparam que o pessoal dos Rockets estava vendendo pacotes de pipoca amanteigada.

— Aproveitem para pegar essas pipocas salgadinhas! É bom pra comer enquanto assistem ao barraco que está prestes para acontecer! – anuncia Abork.

“Barraco? Como assim?” questiona Starmie.

— E só tem dessas pipocas industrializadas com gosto de isopor? – Scizor pergunta sobre o produto vendido.

— Só deu pra conseguir essas! Mas elas são bem populares com o pessoal dessa sala! – responde Persian.

“Não tem das açucaradas não?”

— Tem não! Na próxima a gente traz! – fala Wobbuffet para a estrela.

Eles entram na sala. Dessa vez, os monitores Jynx e Gorebyss irão lhes auxiliar durante a aula. Assim que a turma entra na sala, o celular de Jynx toca.

— Alô! O que foi? Não... ela está com febre?! Desde manhã cedo? Por que não me disse isso antes? Dê o remédio para ela! Começou as aulas da tarde, mas qualquer coisa eu estou indo para aí! -  a Pokémon de gelo encerra a conversa visivelmente preocupada.

— Jynx! Algum problema? – pergunta Scizor.

— Minha filha está com febre! Não acho que seja algo grave! Porém eu gostaria de ir em casa pra ver como ela está!

— Então vá Jynx! – aconselha a inseto.

— Mas tenho que ajudar vocês com a monitoria! Será que vocês irão ter problemas sem mim? – pergunta a psíquica receosa.

— Jynx querida, eu estou aqui também! – lembra Gorebyss – sem falar que Scizor e Starmie já conseguem lidar com pessoal daqui!

— Então não tem problema se eu deixar vocês por hoje, tem? – Jynx pede permissão aos estagiários para sair.

— Vá logo mulher! É de criança doente que estamos falando! – Scizor falava firmemente – sua filha é mais importante nesse momento! Pode deixar que Starmie e eu cuidaremos das coisas aqui!

— Tudo bem então! Obrigada pela compreensão! – agradecida, Jynx deixa a sala.

Então os estagiários resolvem iniciar a aula.

— Boa tarde pessoal! Então vamos começar com o estudo da Estatística e...

Nisso entraram mais cinco Pokémon na sala. Todos eles são aquáticos. Era uma Octillery, um Basculin, uma Lumineon, um Seaking e um Wishwash. Sem qualquer cerimônia, eles pregaram por cima da lousa uma faixa de pano com a mensagem escrita com tinta azul: “Somos o Cardume, aqueles que lutam contra o sistema opressor da Universidade Smogon”.

“Ei! Eu ia começar a passar o conteúdo!” Starmie ficou incomodado com a repentina interrupção.

— Olá pessoal! Depois de algumas semanas de suspensão, finalmente estamos de volta para continuar a nossa jornada para exigirmos os nossos direitos! – anuncia a Octillery. Starmie sente que já tinha visto ela antes. E olhando melhor para ela, a estrela finalmente repara que ela tem diversas tatuagens tribais pretas espalhadas pelos tentáculos, além de uma no tentáculo dianteiro esquerdo que consiste em um desenho semelhante a uma nadadeira de Lumineon, dentro desse desenho estava escrito em amarelo as iniciais “O&L”. E além disso, ela tem um piercing fincado na parte de cima de sua boca que é semelhante a um funil.

Escuta-se comentários diversos sobre esse grupo inusitado. Alguns estudantes batem palmas e dão gritos de apoio às palavras da polvo. Outros apenas suspiraram aborrecido. Electivire abriu um saco de pipoca que havia comprado dos Rockets e solta um comentário:

— Vamos ver como os estagiários vão lidar com eles?

— Ér... boa tarde! – Scizor tenta ser cordial – nós ainda não nos vimos antes... estamos fazendo um estágio na sala de vocês! Poderiam se apresentar para nós, por favor?

— Que bom que perguntou! – disse a aquática confiante – não sei se conhece o nosso grupo, o Cardume, sabe? Nós somos alguns companheiros que nos unimos para mostrar aos estudantes da Smogon que o sistema adotado pela universidade é muito prejudicial para eles, especialmente para os alunos de baixo estrato, que têm que estudar em ambiente de péssimas condições e ser constantemente estigmatizados por aqueles que estão em estratos superiores.

— Isso mesmo! – continua Basculin, ele tem uma lista vermelha ao longo dorso, e seus olhos também são vermelhos – basicamente, nós lutamos contra as injustiças que podem acometer os estudantes de baixos estratos da Smogon.

— Mas aí! Vocês não parecem ser professores! – repara a Lumineon, que analisava os dois estagiários – o que estão fazendo aqui?

— Starmie e eu somos estagiários. Estamos dando aula para substituir um professor que foi demitido recentemente! – explica Scizor – somos estudantes de UU e ficaremos nessa e na outra semana dando aulas nesta sala durante as primeiras aulas da tarde!

— Um professor foi embora? – questiona Seaking – não me diga que foi o Zezé?

“Zezé?” Starmie estranha o nome inusitado.

— “Zezé” era como a gente conhece o professor Zekrom! – responde Electivire – e sim, ele realmente foi demitido na semana passada! Ninguém sabe ao certo o porquê de sua demissão. Só escuto boatos que ele deve ter deixado alguns professores e o reitor putassos.

— Logo ele... – Lumineon esboça uma expressão triste – ele era o único professor que era compreensível com a nossa situação!

— Maldita cúpula da Smogon! – Octillery estava visivelmente chateada – mal voltamos e perdemos o único docente que tentava interceder por nós. E ainda coloca meros estudantes estagiários no lugar dele!

— É só por duas semanas! – Scizor tentava anemizar – eles vão selecionar um novo professor!

— Mas que saco! – falava a polvo de modo bem marrenta. Logo em seguida, seu olhar se volta para um ventilador que estava amarrado por vários fios de teia – e essa esculhambação aí em cima?

— O ventilador pifou desde segunda! – responde Electivire – Ariados colocou esses fios para que essa joça não caísse na cabeça de ninguém! Disseram que vão arrumar isso aí no mês que vem!

— Mês que vêm?! – a aquática ficou abismada – e o pessoal dessa classe vai ficar como nesse calor? Ainda mais que ela tem vários Pokémon de Gelo e metálicos que não aguentam o calor, inclusive essa insetinha estagiária que, com certeza, corre dos ígneos como diabo foge da cruz

Scizor ficou um pouco constrangida com o comentário de Octillery, embora ela estivesse certa.

— E sem falar do acidente que poderia causar! – completa Basculin – alguém pode ir por beleléu por causa disso...

“Nós Pokémon de gelo estamos nos revezando em criar ar frio com os nossos poderes!” informa Regice.

— Estão fazendo isso?! Depois não reclamem se desmaiarem por ficar fazendo esse esforço! – aponta a polvo – sem condição de esperar um mês para o ventilador ser consertado. Sem falar do risco de acidente que isso pode causar. Basculin, tire fotos daquilo! Vai para ouvidoria solicitar a troca imediata desse ventilador. E enfatize que se isso não for feito, iremos denunciar esse fato para as autoridades!

Acatando a ordem de Octillery, o peixe fotografa com o celular as condições do ventilador. Logo ele sai da sala para a ouvidoria.

— Vixe! Precisa de tudo isso? – questiona Scizor – não seria mais fácil solicitar ajuda do Conselho Estudantil?

A sala fica em silêncio novamente. Os estudantes de ZU olhavam sério para a metálica, inclusive os integrantes do Cardume. Mas é Octillery é que lhe dirigiu um olhar de fúria para a inseto. Ela subiu na mesa do professor para ficar com a mesma altura de Scizor e poder encará-la. A inseto engoliu seco ao ser encarada por uma Pokémon cheio de tatuagem, que lhe dirige um olhar quase assassino. Será que essa “gangue” é realmente tão perigosa como a Aegislash lhe relatou?

— Escute aqui querida! – ela disse calmamente enquanto passa o tentáculo no ombro de Scizor – não sei se sabe, mas atualmente o Conselho Estudantil não se dá muito bem com a gente! Se fosse a um ano atrás, no tempo em que a Garchomp era a presidente, nós até que tínhamos uma relação razoável. O Cardume é um grupo que representa os estudantes de baixos estratos, especialmente os de ZU, que geralmente é deixado à mingua pela Smogon. Até o ano passado, nós agíamos como um braço do Conselho Estudantil que cuidava das demandas de alunos que realmente precisavam de ajuda para ter condições minimamente aceitáveis para estudar. Mas aí, neste ano, uma burguesa em forma de espada assumiu a presidência do conselho e logo fechou as portas do Conselho para nós. Para ela, os alunos de estrato inferiores se encontram do jeito que estão por culpa deles mesmo. E ela não faz nada para que nossa vida melhore e nem deixa nós agirmos para melhorar nossa vida na universidade. Ela faz questão de nós sermos penalizados por causa de nossa revolta. Aposto que ela deve ter feito a nossa caveira não foi? Ela deve ter dito que somos vagabundos ou algo do tipo, não foi?

— Bem... ela disse que vocês andam aprontando... – responde Scizor receosa.

— É isso que dá raiva! – continua Octillery – agora até os próprios alunos contribuem para o sistema de repressão? Sabe qual é uma das principais falhas desse sistema de estrato? É que os alunos dos estratos superiores vão se achando no direito de oprimir aqueles que estão nos inferiores, tal qual como é na sociedade, onde os da elite fazem do povão de gato e sapato! Vocês são de UU, não é? Devem sofrer, de um certo modo, algum tipo de bullying ou assédio de alguém de OU. Não é? Me responda inseto! E você também estrela! – seu olhar se volta para Starmie – você ou a inseto sofrem algum assédio moral, alguém se aproveita por causa da vantagem que tem em relação à sua tipagem... ou até mesmo têm que lidar com um macho escroto... tudo isso por alguém que está acima de vocês?

Scizor e Starmie ficaram em silêncio. Não foram capazes de responder à pergunta de Octillery. Como essa polvo pôde ser tão certeira?

— Não respondem? Ei Persian, você por acaso comeu a língua deles?

— Eu não Lery! – responde o felino – e nem sei se Starmie tem língua pra começar?

Todos riram com a resposta do Persian.

— Se não falam é porque minha suposição está correta! – disse a Octillery confiante. Ela desce da mesa e, juntamente com seus colegas, vai se sentar.

“Er... vocês que chegaram agora, eu só queria lhes dizer que amanhã, às oitos horas, teremos que ir para o estádio Blue2  pois a professora Kyogre quer nos dar uma aula especifica para os Pokémon aquáticos!” Starmie informa para o pessoal do Cardume em relação ao compromisso de amanhã.

— Obrigada pelo recado queridim... – agora é Lumineon é quem se aproxima de Starmie e lhe lança um olhar malicioso que deixa a estrela meio afligida – hum... você parece meio... apetitoso! Se importa em eu te dar... só uma mordidinha?

O psíquico entrou em modo de alerta, querendo se afastar da peixe. Ele se lembra que Lumineons gostam de comer braços de Starmies. Scizor percebe o possível risco do companheiro.

“Realmente, devo ficar bem atenta a eles!” pensa a inseto – gente, agora que nos apresentamos e damos os recados, que tal começarmos as aulas?

— Hunf... pelo visto, o negócio aqui em ZU está tão decadente que nem alunos de OU são capazes de virem para cá? – comenta a Octillery – já estão jogando isso nas costas dos estudantes de UU.

Tentando não ligar para os comentários da polvo, Starmie passa rapidamente um problema de estatística na lousa.

“Alguém pode resolver esse problema? É de acordo com a matéria que vimos ontem!” solicita a estrela.

— Hum... copiou do livro ou conseguiu fazer um problema elaborado como esse? – pergunta Octillery.

“Eu estudei sobre o assunto ontem e pesquisei vários problemas. Elaborei esse aqui para vocês!” responde o psíquico “bem... se você prestar atenção na resolução que um colega seu irá fazer, quem sabe você entenderá a matéria e...” mas é interrompido pela aquática vermelha que toma o giz de sua ponta.

— Deixa eu resolver essa bagaça aí!

Octillery se apoia em uma cadeia e vai rapidamente fazendo os cálculos na lousa. Não levou nem um minuto para ela concluir o problema. Starmie confere o resultado na lousa com suas anotações e constata que a resolução dela está correta.

“Muito bem Octillery! Está certa sua resposta!” disse a estrela meio surpresa.

— Achou que só porque sou estudante de ZU que eu seria uma burra, hein? – debocha a aquática – então estão dando aula de Estatística, não é? Realmente é uma ciência muito importante. Ela é responsável pela coleta, processamento e análise de dados. E isso é importante no mundo moderno, já que é aplicada em diversas áreas como em estudos demográficos e campanhas de marketing. E na nossa área, serve para sabermos sobre a precisão das estratégias de combate. É uma ferramenta importante que dá subsídios para tomada de decisões importantes.

“Vejo que já entende do assunto!” a estrela percebe que a integrante do Cardume é bem entendida do conteúdo.

— Mas a Estatística funciona melhor com mais dados sendo estudados! – continua a polvo – a Smogon, por exemplo, analisa o desempenho nu e cru dos alunos nas batalhas e nas notas tiradas em avaliações escritas. E a metodologia que eles usam favorece mais os que tem vida adaptada ao meio terrestre e aqueles que lutam a curta distância. Porém a vida real pode envolver outros fatores. Condições ambientais, capacidade adaptar os movimentos em diferentes situações. E até mesmo condições emocionais podem afetar o desempenho de um indivíduo. Eu até ouvi dizer que alguns professores estão tentando mudar esse sistema, como Xerneas e Yveltal. Eu soube que eles tentam avaliar outros aspectos dos alunos.

Starmie se recorda das avaliações que tivera com estes dois professores. Realmente era algo fora dos padrões do curso deles.

“Realmente eles fizeram avaliações bem inusitadas com a gente!” comenta Starmie “A prova de concurso promovida por Xerneas, por exemplo, avaliou nossa capacidade de trabalho em equipe e administrar o tempo. Mas acho que o desafio real é lidar com algo que não estamos acostumados! Teve até Pokémon que protestou por causa disso!”

E Zekrom era o professor que mais tentava explorar outros potenciais dos alunos! – relata Octillery – ele falava que alguns de nós poderíamos compensar a baixa velocidade com movimentos de longa distância. Ele sempre tinha paciência com aqueles que tinham de trabalhar para se sustentar. E elaborava diferentes atividades fora daquelas recomendadas pela Smogon na tentativa de facilitar a nossa aprendizagem. Agora nossa situação ficará mais complicada sem ele...

— Ele não deixou nenhum contato nem nada? – Seaking pergunta para Electivire.

— Que eu saiba não! – respondeu o elétrico – ninguém mais conseguiu contactá-lo depois de sua demissão!

— Ei... e cadê a Jynx? – questiona Octillery.

— Ela foi para casa! – responde Scizor – ela tinha recebido a ligação de que a filha dela estava doente! Então nós sugerimos que ela fosse para casa para cuidar da Smoochum, que ainda é uma bebezinha!

— Então é isso... pelo menos vocês são compreensivos com criança pequena! – suspira a polvo – a Jynx é um dos poucos monitores em que podemos confiar.

— Ei... também estou aqui! – anuncia a monitora Gorebyss.

— Ah! Que milagre te ver por aqui, minha linda! – Lumineon dá um largo sorriso ironizando.

— Fazer o quê! – suspira a enguia cor de rosa – visto que os perdedores daqui precisam de uma vigilância.

— E só porque é uma monitora a senhora acha que não é mais uma perdedora – Octillery se levanta e vai até a Gorebyss – a senhorita, que supostamente acha que é mais apta do que os outros dessa classe, deveria tentar nos ajudar. E você deve saber que se não trazer resultados com sua monitoria, você vai ser convidada a passar bem mais tempo conosco!

— Humf... não sei se você sabe, mas, além de ser mais habilidosa do que você, eu também não fico perdendo meu tempo em “lutar pelos direitos dos alunos”! – a enguia dirige um olhar de desprezo para a polvo – você e seus amigos só ficam arrumando barraco na Smogon. Como vocês vão ter vida melhor se nem se dedicam direito aos estudos! Eu não, pelo menos eu me mato de estudar, treino muito e com isso...

— Não consegue nem se oficializar em PU! – completa Octillery.

Os outros dão risada por causa da resposta da polvo.

— Vocês não entendem a situação em que estão! – Gorebyss encara a vermelha – vocês acabaram de sair de uma suspensão, que é a segunda penalidade mais severa da Smogon. Isso quer dizer que, na próxima vez que aprontarem, vocês serão jubilados.

— É você que não entende a própria situação – a polvo não se intimida com as palavras da enguia – estamos no mesmo barco minha filha. Você acha que melhor do que a gente só por causa da monitoria. Porém para Smogon, você ainda faz parte da “ralé”! É por causa de criaturas egoístas como você que a nossa luta por direitos fica mais difícil!

— Hunf... não dá para lidar com vocês! – Gorebyss se levanta aborrecida – vou voltar para PU e cuidar dos meus estudos que ganho muito mais! – assim, ela sai da sala.

— Vai pela sombra querida! – zomba Octillery, que é acompanhada pela vaia dos outros estudantes.

— Er... não foi legal espantar a monitora! – disse Scizor meio sem graça.

— Minha filha! Ela e nada é a mesma coisa! – comenta Floatzel meio sonolenta.

— E vocês não precisam de monitores para manter o controle da sala, precisam? – questiona Seaking.

— Bem, se vocês colaborarem, vamos continuar a nossa aula em paz! Tudo bem? – pedia a inseto.

“Olá gentiz!” um floco de neve flutua próximo à porta da sala.

— Olha aí se não é o Cryogonal! – cumprimenta Lumineon.

“Finalmente o Cardume retornou!” disse o Pokémon de gelo admirado “agora a pouco eu vi a Byss bufando de raiva! Pelo visto vocês devem ter tido um bate-boca!”

— Hunf... mulherzinha metida! – resmunga a polvo ainda aborrecida.

“E o que você faz aqui...” questiona Regice, que parece está meio ofegante “você deveria estar em sua sala...” mas o golem de gelo parece que está tendo um colapso, seus olhos parecem piscar incessantemente.

“Regice!” preocupado, o floco de gelo vai até o golem “eu vim justamente para dar uma ajudinha na refrigeração! Pelo visto, você está se esforçado demais!”

— Eu não disse que cedo ou tarde, você iria passar mal? – lembra Octillery.

“Pois então temos que socorrê-lo!” Starmie fica meio alarmado ao ver um estudante passando mal “Cryogonal, você pode cuidar dele e levá-lo para enfermaria?”

“Não é para tanto...” Regice tenta amenizar sua situação “é só eu sair um pouquinho que eu melhoro!”

“Mas você precisa descansar!” insiste Starmie “Cryogonal, você está preocupado com ele, não é? Você é o namorado dele! Então você tem que convence-lo de que sua saúde é prioridade! Leve-o para a enfermaria, por favor!”

Cryogonal ficou surpreso pela preocupação da estrela. Eli fez como foi solicitado e pediu para que Regice o acompanhasse:

“Vamos querido! Vamos passar rapidinho na enfermaria!”

Sem escolha, o golem sai da sala acompanhado pelo seu namorado.

— Mas e aí? Quem vai refrigerar a sala? – perguntou Wormadam.

— Deixe que eu faço isso! – Octillery começa a soprar um ar gelado – minha Brisa Gelada não é tão eficiente, já que eu não sou uma Pokémon de Gelo. Mas dá pro gasto!

Com um sopro gelado, ela vai refrescando uma parte da sala.

— Espero que realmente arrumem o ventilador logo! – disse Lumineon preocupada.

Starmie ficou meio nervoso com a situação. Agora está lidando com um grupo de estudantes meio problemáticos. Apesar que a Octillery lhe parece ser uma Pokémon bem inteligente e também solicita em ajudar os colegas. Por outro lado, a Lumineon não para de olhar vorazmente para estrela. Esse peixe nem consegue esconder seus instintos? E para piorar, um dos alunos acaba passando mal. A situação de ZU é tão ruim ao ponto de isso comprometer a saúde de seus integrantes? Mas ele precisa se acalmar. Ele chama a atenção dos estudantes para dar continuidade com as aulas.

Passaram se alguns minutos e Magcargo chega atrasado na sala de aula.

— Você perdeu metade da aula! – aponta Scizor – por favor, controle o seu horário.

— Sinto muito Scizor! É muito chão para um Pokémon lento como eu! – o caracol se desculpa.

“Você poderia me pedir para te carregar até aqui!” lembra Starmie.

— Valeu... mas eu ainda não me sinto confortável em ser conduzido por um aquático! – disse Magcargo com toda sua franqueza.

— Minha nossa! Nunca pensei que Magcargo poderia confiar em um aquático! – disse Lumineon admirada.

— Só que o Starmie não deveria ter forçado a barra! – aponta Seaking – o Magcargo teme muitos os aquáticos! É difícil para ele confiar até em nós, que cuida dos interesses dos alunos de baixo estrato.

Octillery não comentou nada pois estava concentrada em emitir a Brisa Gelada. Se por um lado ficou chateada pela estrela ter o carregado o caracol sem a permissão dele, por outro, ficou intrigada pelo fato de um aluno de UU ser tão solicito a um outro que tem grande desvantagem contra ele. Com certeza Starmie é um Pokémon que lhe chama muito a atenção.

A aula continuou por mais algum tempo sem maiores contratempos. Depois de um tempo, Avalugg se encarregou de refrigerar a sala no lugar de Octillery. Mas de repente, Wishiwashi, o menor dos integrantes do Cardume, que é um peixinho branco com listra azul em suas costas, se pôs em estado de alerta. Seus enormes olhos azuis brilharam intensamente.

— Pessoal, vou ter que me ausentar! Fui! - após dizer isso, ele simplesmente desapareceu da sala. Scizor e Starmie ficaram surpresos com o estranho sumiço dele.

— Arceus! Um peixinho acabou de sumir na nossa frente! – disse a metálica abismada.

— Ele foi invocado! – avisa Octillery.

“Invocado? Como assim!”

— É algo que faz parte da espécie dele! – informa Seaking – se vocês o vissem em batalha, entenderiam!

Starmie se lembrou de algo. Ele já tinha visto esse grupo protestando no campus no dia da avaliação escrita. E havia um “cardume” de Wishiwashi entre os protestantes. É a maneira dos Pokémon dessa espécie lutarem, pois isoladamente, seriam muito fracos. Com certeza o Wishiwashi deve ter sido “invocado” para compor um cardume que se formou em algum outro lugar. Mas será que isso pode atrapalhar seus estudos?

Agora uma nova aparição deixou não só os estagiários, como também os outros estudantes de ZU, abismados. Usando o teletransporte, Mewtwo simplesmente apareceu diante deles. Basculin foi trazido com ele.

— Boa tarde pessoal!

— “Boa tarde!” – recepcionaram os estudantes, inclusive os estagiários.

— Bem, eu me encontrei com esse rapaz na ouvidoria e vim pessoalmente ver o que está acontecendo aqui! – disse o psíquico olhando para o teto – então é verdade que esse ventilador está avaliado e que se não fosse pela ação do Ariados, poderia ter acontecido um acidente com um de vocês!

— Iria acontecer comigo já que me sento justamente abaixo do ventilador! – aponta Sunflora.

— Isso é grave! – suspirou Mewtwo – e ainda por cima, soube que Regice andou passando mal por causa de seu esforço em refrigerar a sala. Mas não se preocupem, até segunda feira, será providenciado a instalação de um novo ventilador para essa sala.

Todos na sala felicitam a notícia dando urros de alegria e batendo palmas.

— E outra coisa! Tenho uma mensagem do professor Zekrom, que nos deixou na semana passada! Ele disse para vocês não desistirem dos seus objetivos. Ele lamenta que não poderá mais ajuda-los e que precisa de um tempo para colocar suas ideias no lugar. Mas quando ele tiver organizado a vida dele, ele poderá se reencontrar com vocês e continuar a ajuda-los, porém de uma maneira diferente.

— Mas porque ele teve que ser demitido da Smogon? – questiona Octillery.

— Ele teve um acesso de raiva que fez com que ele simplesmente surtasse na frente do reitor e de outros professores. Ele estava tendo uma crise nervosa. Acredito que parte disso seja causado por estresse que ele esteja passando. Ele teve uma briga tão feia com a alta cúpula da Smogon que acabou culminando em sua demissão. Não posso falar mais que isso. Agora ele vai ficar um tempo longe da Smogon. Ele deve se isolar por um tempo. Porém ele prometeu que quando a poeira abaixar, ele vai retomar o contato com os estudantes.

— Hunf... enquanto isso, nós vamos continuar a mingua... – resmunga a polvo.

— Espero que entendam a situação dele! – conclui Mewtwo – agora espero que vocês, que compõe o grupo “Cardume” tomem mais cuidado daqui em diante, pois acabam de voltar de uma suspensão. Se vocês reincidirem até o fim desse ano, serão jubilados.

— Hunf... nós sabemos! – murmuram os integrantes do Cardume.

— Bem, isso é tudo!

“Starmie, venha para a sala dos professores depois dessa aula!” a estrela recebe essa mensagem diretamente em sua mente.

Após isso, ele simplesmente some da sala.

— Aê Cardume! Valeu! Não vamos ter que passar um mês inteiro no abafo – Beartic continua batendo palmas.

— O ideal é termos um ar condicionado, assim como nos estratos superiores! Mas pelo menos já é alguma coisa! – relata Basculin – ainda bem que o professor Mewtwo estava na ouvidoria. E ele se interessou pelo nosso caso.

— Mas mesmo assim! Muito obrigado Basculin por conseguir uma solução mais ágil para o nosso ventilador! – agradece Lapras.

— Se o nosso representante fosse mais dedicado! – comenta Swanna.

— Calem a boca! – disse Electivire de forma rabugenta – o peixe teve sorte em encontrar o Mewtwo. Mas lembrem-se que nem sempre vão conseguir as coisas com confusão!

Após mais um tempo, a aula finalmente acabou. Antes de sair da sala, Starmie é abordado por Seaking. O peixe quer falar algo confidencial para a estrela.

— Starmie, sei que não tem más intenções, mas por favor, tente não forçar a barra com Magcargo. Ele tem motivos bem fortes para evitar os Pokémon aquáticos! – ele abaixa o tom de voz – um Pokémon aquático de RU quase deu cabo dele à cerca de um ano atrás.

A estrela ficou horrorizada com a revelação. Como um estudante pode fazer tamanha maldade com o colega?

— Se eu pego o infeliz que fez isso com o Magcargo... – disse Octillery fechando um tentáculo e batendo firmemente no outro, gesticulando que queria lutar com o quase algoz do caracol.

— Não sei se deve fazer isso Lery! Ele tem Mega evolução! – avisa o peixe dourado.

— Foda-se a Mega-evolução! Se eu pego ele, vou lhe dar uma lição que jamais vai esquecer!

Os estagiários se despedem da turma e saem da sala. No caminho eles comentam sobre o novo grupo que conheceram.

— Agora temos que lidar com mais um grupo de arruaceiros! – suspiram Scizor.

“Eles parecem ser bem encrenqueiros!” comenta Starmie “se bem que eles não possuem más intenções! Eles apenas tentam, de alguma forma, melhorar a situação dos estudantes de ZU!”

— Deve ser por isso que parte da turma confia neles! – analisa Scizor – só que também gostam de entrar em atrito! Não viu a discussão que aquela polvo maloqueira teve com a monitora? Sei não... parece que essa Octillery é a cabeça desse bando. Eu não tive uma boa impressão dela.

“Sei que ela deve ser meio afrontosa, mas percebi que ela é bem inteligente e carismática. E também é meio que prestativa com a turma!”

— E sei que vocês ficaram de conversa por um tempo! – aponta Scizor – você até ficou meio empolgado conversando sobre o conteúdo com aquela polvo. Mas por favor, tome cuidado com ela. Se ela é tão esperta como você acha, pode ser que ela tente te lubridiar!

“Não se preocupe com isso! Vou estar atento com ela! Se bem que é com aquela Lumineon que eu tenho um certo temor...”

— Pois é... ainda tem essa! – Scizor fica um pouco temerosa ao se lembrar do jeito que aquela peixe encara a estrela. É uma espécie que é naturalmente temida por Starmies – e o Seaking? O que ele disse para você? Ele te fez alguma ameaça ou algo do tipo?

“Nada disso! Ele só queria que eu tivesse cuidado com o Magcargo... o caracol passou por apuros com um colega aquático de RU!”

— Entendo... então ele também tem que conviver com esse medo... – disse Scizor, ela percebe que o caracol passa por situação semelhante com a dela – mas então ele deve temer o Cardume também, não é?

“Obviamente! Mas parece que eles respeitam a condição dele!” afirma Starmie.

— Espero que eles não piorem a situação do Magcargo! – fala Scizor.

“Que seja, é um grupo que devemos ter atenção! Mas, por pelo menos amanhã, você estará livre deles, já que eles terão que ir para o ginásio Blue 2!”

— Mas você também tem que ir, não é Starmie?

“Sim, mas não se preocupe! Zygarde vai vir no meu lugar! E posso dizer que ele será mais competente do que eu em dar aula para eles!”

— Estou tranquila em relação ao Zygarde. Só que você terá que assistir aula com eles, não é?

“Sim, mas eu não terei responsabilidade nenhuma com eles! É a professora Kyogre é que deverá lidar com eles! Eu só vou participar normalmente!”

Depois de um tempo de caminhada, eles chegam aos blocos do campus principal.

“Não vou para sala agora! O professor Mewtwo pediu por telepatia que eu devo ir para a sala dos professores!”

— Porque ele te chamou? – questiona a inseto.

“Acho que deve ser algo relacionado ao estágio! Quer ir comigo?” convida o aquático.

Scizor recebe uma mensagem no celular.

— Desculpe Starmie! Eu também tenho compromisso!

“Tudo bem! Então até mais!”

— Até!

Eles vão para os prédios administrativos e se separaram no corredor principal.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Enquanto isso, na enfermaria, Regice estava repousando no leito. Ele estava meio zonzo. O ar condicionado estava na intensidade máxima e na temperatura mínima para que o golem de gelo se sentisse confortável. Cryogonal estava ao lado dele.

“Se sente melhor?”

“Sim, aos poucos estou me recuperando! Felizmente só preciso de um lugar fresco para descansar!”

“Mas mesmo assim, acho que você extrapola as vezes!” disse o floco de gelo preocupado “a situação em ZU tá feia mesmo!”

“E é por isso que eu insisto que você continue se dedicando aos estudos!” avisa Regice “não quero que passe pelo mesmo perrengue do que eu!”

Uma mensagem surge em seu celular. Era Lapras que estava informando que o ventilador será consertado até segunda feira.

“Pelo menos um problema foi solucionado” disse o golem aliviado.

“Parece que o pessoal do Cardume se garante mesmo!” comenta Cryogonal.

“Sim, graças a eles é que ainda temos alguma esperança aqui na Smogon. Não tem ninguém além deles para interceder por nós!”

“Mas a estrelinha realmente se preocupou por você! Quase manda eu te trazer para cá a ponta pé!” disse Cryogonal, ainda surpreso com a atitude firme de Starmie.

“É um Pokémon com juízo! Diferente de você!” Regice aproveita para provocar o seu companheiro “ele sim parece ter maturidade para ser um professor, talvez ele devesse investir nessa carreira!”

“Agora é você que está admirando a estrelinha?” Cryogonal provoca de volta.

“Só admiração mesmo! E por favor, tente não incomodá-lo mais! Digo isso não só pelo bem de nosso relacionamento, mas também pela sua integridade física!” disse o golem sério.

“Integridade física? Como assim?” indaga Cryogonal.

“Não sei se reparou, mas a parceira dele, a Scizor não vê de bom grado as investidas que você dá na estrela!” aponta Regice.

“A insetinha não gosta que eu paquere o Starmie? Será que eles são... namorados?” o Pokémon floco fica surpreso.

“Acho que não... pelo menos não são ainda! Mas parece que eles se gostam! Enfim, é melhor não se meter mais com eles. E um Soco Pistola desferido por uma Scizor, que tem habilidade Técnico, deve doer muito em você!”

“Tá eu entendi!” Cryogonal acata o conselho do namorado “vou tirar Starmie da minha mente!” sorrateiramente, ele se apoia em Regice, que está sentado na cama “Só que, mesmo sendo alunos de UU, até que parecem serem Pokémon bacanas. Quem sabe eles não se comovem com a situação com o pessoal de baixo estrato, e... sei lá... tentem nos ajudar a melhorar a nossa vida.”

“Não tenha muitas esperanças com eles!” Regice tenta ser realista “eles são bons Pokémon sim! Eu gosto deles! Mas acho que depois do estágio, eles vão voltar para suas vidas sendo alunos de UU. Terão que se dedicar ao estrato deles que exige mais dedicação. Se eles sabem o que é melhor para eles, é isso mesmo que irão fazer...”

“Seria bom ser um pouco mais otimista Regice...” Cryogonal se espreguiça ainda encostado no golem. E ele se vira para encarar o namorado “mas então... quero sentir seu frio...” ele começa a se esfregar carinhosamente no corpo de Regice.

“Cryogonal... aqui não...” o golem ficou desconcertado e tenta, sem sucesso se desencostar deli, mas ele começa a acariciar a ponta de cima do floco de gelo “deixa essas coisas para depois... mais tarde vou arrumar um lugar bem refrigerado para nós...”

— Opa... aqui na enfermaria não é lugar apropriado para esse tipo de... chamego! – Alomomola entra e fica levemente corada ao ver os dois Pokémon de gelo que estavam sendo afetuosos demais um com outro.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Starmie bate na porta da sala dos professores.

— Entre! – ouve-se a voz de Mewtwo.

A estrela entra no recinto. É uma ampla sala com uma enorme mesa no centro com várias cadeiras. Possui um armário com vários compartimentos, uma TV instalada em uma raque, três microcomputadores, um sofá, duas poltronas, uma geladeira, um micro-ondas e uma copa onde tem uma cafeteira em pleno funcionamento. Estavam Mewtwo e Deoxys sendo que o último estava relaxando em uma das poltronas segurando uma enorme caneca de café.

— Olá Starmie como vai! – cumprimenta Deoxys.

“Boa tarde professores!” cumprimenta o aquático.

— Starmie, fique à vontade! – convida Mewtwo – te chamamos aqui pois soubemos que estava estagiando na sala ZU. Gostaria que nos contasse sobre sua experiência em relação a esse estrato.

“Bem... por onde eu começo... a impressão que tive é que as condições lá são bastante precárias. E vejo que o pessoal de lá é meio desmotivado!”

— Ei Starmie, se quiser pode tomar um pouco do café também! - oferece Deoxys.

“Muito obrigado!” a estrela pega uma pequena xícara e coloca um dedo de café nela. Por está muito quente, ele não bebeu de imediato. Então continuou com seu relato:

“Houve um problema com ventilador que se quebrou. Alguns alunos são baderneiros como os tais dos Rockets. Até o representante é meio briguento e desinteressado. E tem muitos deles que deixam a aula por causas diversas como trabalho. E hoje chegou um grupo que tenta chamar a atenção às condições precárias dos estratos inferiores. Se por um lado parecem querer ajudar os colegas, por outro eles são bastante agitados e contestadores. Um deles até discutiu com a monitora. E um dos estudantes de ZU acabou passando mal devido ao calor da sala e por estar tentando ajudar na refrigeração da sala!”

— Hum... entendo... – Mewtwo coloca a mão no queixo – e o que você pensa em relação a isso?

“O que eu penso... como assim?”

— Qual sua opinião em relação a isso Starmie? – continua o psíquico – você acha que eles estão nessa situação por que são incompetentes ou é por causa de algo que está além dos esforços deles?

“Agora que o senhor me perguntou... eu sinceramente não sei!” admite Starmie “Eu percebo que muito deles podem ser tão capazes quanto alunos de UU ou de OU. Aquela Octillery, por exemplo, foi capaz de resolver um problema relativamente complexo sem precisar de explicação ou auxílio, mesmo não ter assistido a aula anterior. Acho que essa situação é bem mais complexa do que eu imaginei...”

— Lógico que é complexa! – confirma Deoxys – esse sistema de estrato que a Smogon adota há décadas realmente produz muitos resultados positivos. Encontra partida, isso também produz muitas... como posso definir... muitas falhas. Estudantes que acabam parando nesse estrato tem poucas expectativas em relação a formação e à vida profissional no futuro. Muitos deles acabam desistindo do curso e terão que ingressar no mercado em postos de trabalho que renumera menos.

— Pois é! Esse sistema é fortemente contestado por Zekrom, que foi demitido recentemente! – prossegue Mewtwo. Ele discutiu ferozmente sobre isso com o reitor e com os professores Groudon e Lugia, que são ferrenhos defensores do sistema.

“Então, vocês também estão querendo contestar o sistema de estratos?” pergunta Starmie.

— Não vamos negar, esse sistema está precisando de uma revisão! – responde Mewtwo – no meu tempo, quando tinha menos estratos, isso não era tão prejudicial aos estudantes. Os que conseguiam o estrato mais alto tinha um pouco mais de regalia, mas também o nível de exigência é maior. Entretanto, os dois estratos imediatamente inferiores possuíam um tratamento quase tão bom quanto ao estrato mais alto.

— Só que com os anos, o curso foi crescendo e mais estratos foram criados! – continua Deoxys – só que à medida que vai descendo, as regalias vão diminuindo. E atualmente, com seis estratos, o último foi designado com as piores condições possíveis para cumprir sua função de ser o estrato a ser evitado. Ele basicamente serve para punir aqueles que não se dedicam suficientemente no curso. Por isso ele está na sala mais afastada do campus, possui mais alunos e não tem ar condicionado.

— Isso realmente dá um bom objeto de estudo! – aponta Mewtwo – diga-me Starmie, já tem um tema para sua monografia? Você sabe que tem que conclui-la até o fim da primeira metade do ano que vem.

“Ainda estou decidindo o tema!” admite a estrela.

— Pois é, o impacto do sistema nos estudantes da Smogon ainda tem muitos pontos para elucidar, se quiser usar isso como objeto de estudo, acho que seu estágio já pode te dar muito material para elaborar um bom artigo! – sugere Mewtwo.

“Isso é um caso a se pensar!” analisa Starmie.

— Pense com calma! O que estamos propondo é apenas uma sugestão! – Deoxys fala de modo precavido – se achar algo mais pertinente para sua monografia não tem problema em desconsiderar essa sugestão.

“Tudo bem professor! Mas pode deixar que irei analisar essa sugestão de vocês!”

— E se quiser uma orientação pode contar comigo! – oferece o Pokémon DNA – e você nem provou do café ainda.

Starmie pega a xícara com o braço posterior e leva para a boca “hum... até que é bom! Está bem docinho!”

— Sim! Café doce é bom para repor as energias! Mas também gosto de café puro! – comenta Deoxys.

— Cuidado Starmie! Começa assim: alguém te oferece café em uma reunião como essa. Depois fica consumido em seu ambiente de trabalho. Fica com uma xícara várias vezes por dia e, quando menos se espera, você fica que nem esse pedaço de DNA, que é um alucinado por café! – Mewtwo aponta para Deoxys.

— Eu alucinado? Você exagera Mewtwo! – justifica o Deoxys – só porque eu sou um bom apreciador desse maravilhoso líquido negro.

— Starmie, você leu aquele cartaz que está próxima à garrafa de café que está na barraca do Butterfree?

“Sim! Ela diz: CORTESIA EXCLUSIVA PARA ALUNOS! APENAS UM COPINHO POR DIA!”

— Deoxys é o motivo pelo qual fez o Butterfree confeccionar aquele cartaz.

— Vai te lascar Mewtwo! – disse Deoxys meio constrangido.

Starmie achou graça da situação. Realmente um professor que ganha um bom salário, deve deixar o café para os alunos, que em sua maioria, não são muito abastados.

— Bom Starmie! Isso é tudo que tenho a dizer! Se quiser pode voltar para sua classe! – disse Mewtwo.

“Tudo bem! Obrigado por me receber aqui professores!”

— Eu que agradeço a sua atenção! – fala Mewtwo.

“Então até mais!”

— Até!

— Mas Mewtwo! Você está sugerindo para um estudante mexer nesse vespeiro! – Deoxys comenta logo após a saída de Starmie.

— É só uma sugestão! – rebate Mewtwo – mas é bom que nós incentivemos os alunos a verificarem, por conta própria, se o sistema atual adotado pela Smogon é realmente apropriado.

— Sim, eu sei que isso precisa bastante de uma revisão! – concorda Deoxys – é difícil mudar a cabeça dos professores mais velhos como Groudon e Lugia. Por isso não devemos bater de frente como fez o Zekrom. Só que envolver alunos nisso pode ser meio perigoso para eles.

— Eles precisam aprender a contestar as regras atuais! É só assim que nós, Pokémon, evoluímos! – fala Mewtwo – tente não ser tão protecionista. Afinal de contas, eles já são adultos. A faculdade é só um ensaio para as dificuldades para a vida. E cabe a Starmie decidir se irá pesquisar sobre isso ou não. Ninguém vai obriga-lo a nada. Isso deve ser espontâneo para ele.

— Se por um lado a gente quer proteger os estudantes da adversidade, por outro sei que você tem razão Mewtwo! – conclui Deoxys – nossa função é ensina-los a lidar com os obstáculos para que consigam faze-los por si próprios. Ainda sim, espero que Starmie não tenha que passar por mais problemas. Eu sei que esse estágio já está sendo muito estressante para ele.

Enquanto isso, Starmie vai pensando em relação à conversa que teve com os professores.

“Querem que eu faça uma monografia sobre o meu estágio? Se por um lado vou ter um tema bem definido, por outro, não faço ideia em como escrever sobre isso! O que vou ter a dizer em relação a sala ZU?”

A estrela resolve passar na enfermaria para ver como Regice está. Quando chega lá, soube por Alomomola que o Pokémon de Gelo tinha saído de lá a pouco tempo.

“Ele estava bem?”

— Ele já estava de namorico com o Cryogonal! – a peixe fica levemente corada – pelo visto, sua saúde está boa!

Starmie resolve voltar para sua sala. Ele recebe uma mensagem em seu celular.

“Quê? Minha mãe vai vir me visitar no domingo?!”

Realmente é muita coisa para o seu núcleo.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Olá! Vimos que Starmie e Scizor finalmente estão aprendendo a lidar com os estudantes de ZU! Só que a suspensão de um certo grupo está prestes a terminar! Como eles irão lidar com o Cardume?
Tenham uma boa leitura!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Universidade Smogon" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.