O VHS Vermelho escrita por Heringer II


Capítulo 1
A Palestra


Notas iniciais do capítulo

Olá, pessoal! Bom, essa é uma nova história que trago aqui para vocês. Espero que gostem. Críticas construtivas são sempre bem vindas.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/756760/chapter/1

Dia 22 de janeiro de 1977, um sábado,  ia ao ar o primeiro episódio de "Batalhas Galácticas", série criada por George William, grande fã de fantasia e ficção científica.

A série narrava a história de uma equipe formada por várias raças alienígenas, lideradas por um ser humano chamado Jamie Hanks. A principal missão da equipe era derrotar os "Midyans", uma raça extraterrestre que tinha como principal objetivo conquistar todas as galáxias. A série era fortemente inspirada em outras space operas televisivas de grande sucesso: "Star Trek", de 1966; criada por Gene Roddenberry e "Lost in Space", de 1965; criada por Irwin Allen.

A série não fez sucesso imediato, mas uma franquia "concorrente" que estrearia naquele mesmo ano mudaria isso. Sim, estou falando de Star Wars, a famosa saga de filmes criada por George Lucas. No dia 25 de maio de 1977, estreou nos cinemas o filme que no Brasil foi intitulado de "Guerra nas Estrelas", anos mais tarde renomeado para "Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança". O filme de George Lucas foi a maior bilheteria de todos os tempos na época, arrecadando 775 milhões de dólares. Atualmente, se encontra entre as 100 maiores bilheterias que o cinema já arrecadou. O sucesso de Star Wars não apenas incentivou a produção de novos filmes para a franquia, como também aumentou o hype das histórias que se passam no espaço. Lógico, "Batalhas Galácticas" se deu bem com isso, e o logo o sucesso apareceu. A série teve 5 temporadas, até ser retirada do ar em 1981, devido a falta de recursos da emissora para prosseguir com a produção da série.

Porém, "Batalhas Galácticas" se tornou um fenômeno atemporal. Hoje, mais de 4 décadas depois, a série continua sendo reprisada e amada pelos fãs de ficção científica e fantasia.

22 de janeiro de 2017. A série está comemorando os seus 40 anos de duração. George William, obviamente, não deixaria essa data passar em branco. Existe um evento anual nomeado "Galactic Con", muito semelhante à Comic Con, mas destinado apenas à série Batalhas Galácticas. O evento é sempre planejado pelo próprio George e todo ano ele traz novidades para os fãs que vão assistir suas palestras.

Este ano, George William preparou duas novidades para os fãs: a primeira grande novidade era que ele revelaria um episódio perdido da série. Sim, exatamente, um episódio de Batalhas Galácticas que ninguém jamais assistiu. Trata-se do episódio piloto original gravado pela produtora, que acabou sendo recusado pela emissora por ser "inapropriado", desde então, George o guarda em seu acervo de VHSs da sua casa, esse episódio estava gravado em uma videoteipe vermelha, justamente para destacar-se das outras fitas que ele tinha; a segunda novidade era uma surpresa que ele só revelaria na hora.

A notícia do episódio se espalhou, a hashtag #GalacticBattlesLostEpisode alcançou o primeiro lugar nos trending topics do Twitter durante toda a semana. 

Lógico, essa notícia atraiu muitos fãs. Eram aproximadamente 1 milhão e meio de fanáticos pela obra de George ocupando um espaço de aproximadamente 147000 m². A Galactic Con recebia receber cerca de 500 mil fãs em suas edições anteriores, desta vez, era o triplo da média dos anos passados.

Obviamente, num evento com um público tão grande, era necessário que houvesse segurança reforçada. Entre os policiais que cuidavam da segurança do local estava Edward Sanders. Para ele era um privilégio estar ali, era um grande fã da série Batalhas Galácticas, poderia assistir a palestra e ver o tão falado episódio perdido.

— Nome e documento de identificação, por favor. - solicitou Edward a um fã que chegava agora no evento.

— Ângelo Martins. - respondeu o fã, entregando o documento para o segurança.

— Ok, pode entrar.


Ângelo Martins era brasileiro e saiu de sua cidade no interior do Rio Grande do Norte apenas para ver de perto aquilo tudo. Era um fã incondicional de Batalhas Galácticas, desde pequeno assistia a série. Já havia lido todas os livros e HQs baseados na obra; já havia jogado todos os jogos da franquia; era presença confirmada em todas as edições do Galactic Con; e com relação à série, então, ah! Já havia perdido a conta de quantas vezes tinha assistido e reassistido todos os episódios de todas as cinco temporadas. Ah, Batalhas Galácticas era a maior paixão de Ângelo. Não podia perder a oportunidade de estar ali e assistir o tal episódio perdido de sua série favorita. Se acomodou num lugar da platéia, do lado de um homem de capuz que parecia nervoso, ficou com curioso do porquê o homem estar assim, mas não deu a mínima.

Outra pessoa se aproximava da entrada.

— Nome e documento de identificação, por favor. - solicitou Edward.

— Alexander Reed. - respondeu.

— Ok, pode entrar.

Alexander, por sua vez, não era tão fã de Batalhas Galácticas. O motivo que o levou até a palestra foi o episódio perdido em si. Alexander tinha um hobbie pouco comum: ele colecionava mídias perdidas. Episódios perdidos ou nunca lançados de séries ou desenhos; filmes que foram produzidos, mas nunca mostrados, músicas gravadas, mas nunca lançadas ao público; ou até mesmo episódios de séries clássicas que eram exibidos normalmente, mas por serem tão antigos, não existem mais cópias dos mesmos; também adorava colecionar roteiros de filmes que nunca saíram do papel e celulóides de cenas de animação que foram cortadas na pós-produção; enfim, mídias perdidas e/ou raras era algo que fascinava Alexander. Chegou a escrever artigos para o Lost Media Wiki, um site inglês destinado apenas para escrever sobre esse tipo de assunto.

Por onde passava, só ouvia-se pessoas comentando sobre o tal episódio. Alexander sabia que Batalhas Galácticas não foi a única série a ter um episódio perdido. A série clássica de Doctor Who, por exemplo, teve vários de seus antigos episódios apagados por ordem da própria emissora. Eles necessitavam de fitas para gravar novas histórias para o doutor, e videoteipes eram caras, ainda mais naquela época. Por isso, episódios como "Marco Polo", "Mission To The Unknown", "The Myth Makers", "The Power of Daleks", "Fury From The Deep", entre outros, são desconhecidos por muitos fãs até hoje. Os áudios de alguns desses episódios apagados ainda sobreviveram, sendo lançados em CDs, a história de alguns deles foi lançada em livros, e algumas emissoras internacionais conseguiram recuperar alguns episódios. Além disso, alguns fãs aproveitam os áudios que a BBC lançou em CDs para criarem animações "simulando" o episódio em si; aliás, a própria BBC já fez isso algumas vezes também. Entretanto, a maior parte do material permanece perdida.

Como admirador dessas mídias perdidas, era um pouco frustrante para Alexander saber que provavelmente nunca veria esses episódios. Era difícil um episódio perdido ser revelado assim para o público, como George William pretendia fazer na sua palestra.

O evento começa. O apresentador chama a atenção do público para o palco.

— Senhoras e senhores, aplaudam agora, o gênio por trás da grande obra "Batalhas Galácticas": George William.

George sai de trás de uma grande cortina, aparecendo no meio do palco. Todos aplaudiam de pé o homem.

— Obrigado, obrigado. - disse George. - É realmente um grande prazer ver tanta gente reunida aqui no dia de hoje. Ver todos vocês me dá um sentimento egoísta de orgulho por ter criado a obra, mas ao mesmo tempo, me traz um lindo sentimento de gratidão. Quando apresentei o projeto da série em 1977, não imaginava que ela faria o sucesso que faz hoje.

Todos aplaudiram.

— Ah, me lembro daquele dia como se fosse ontem. - continuou. - Estava nervoso, imaginei que a emissora fosse recusar meu projeto. De fato, a princípio, recusaram. É daí que vem a história do episódio perdido.

Todos na platéia ficaram em silêncio. Todos queriam saber do tal episódio.


— O episódio que mostrarei a vocês foi o primeiro que gravamos. A emissora tinha receio em investir em um projeto tão ambicioso; eu tive que tirar dinheiro do meu próprio bolso para que a produção fosse feita. Gravá-lo foi difícil, e tudo para quê? Para que ele fosse recusado. Felizmente não desistiram do meu projeto. A emissora permitiu que eu fizesse um segundo episódio de piloto, eles mesmos financiariam a produção, desde que eu fizesse as mudanças no roteiro e na premissa da série que eles exigiam. Não queria fazer as mudanças, na verdade, mas eu precisava de dinheiro, principalmente depois da fortuna gasta com o primeiro piloto.

Ângelo ouvia a palestra com atenção indesviável. Já havia visto a série inúmeras vezes, assistir aquele episódio piloto seria como ver uma história inédita do Batalhas Galácticas. Se surpreenderia como se surpreendeu na primeira vez que assistiu ao seriado.

Quando George William falou sobre o episódio piloto recusado, Alexander logo lembrou de um caso parecido com a série "Star Trek".

"The Cage" foi o primeiro episódio produzido da série, escrito pelo seu criador Gene Roddenberry. O episódio possuía algumas diferenças do resto da série; primeiro, não era James T. Kirk o capitão da Enterprise, quem a comandava era um outro personagem chamado Christopher Pike; segundo, o personagem Spock não era o primeiro oficial; terceiro, havia uma outra personagem no quadro de protagonistas: a Number One, interpretada por Majel Barret. O episódio foi recusado pela NBC, pois a emissora o considerou "muito cabeça"; de fato, o episódio exige um pouco de esforço de raciocínio para ser entendido, além de ter pouca ação. Devido a isso, a NBC ordenou que um novo piloto fosse produzido: "Where No Man Has Gone Before", que acabou se tornando oficialmente o primeiro episódio da série. Algumas cenas de "The Cage" ainda foram utilizadas em um outro episódio da primeira temporada: "The Menagerie". Anos mais tarde, o piloto foi lançado em vídeo.

— Muitos de vocês devem estar se perguntando: "por que não mostrei esse episódio ao público antes?" - prosseguiu George. - Bom, antes de tudo, quero que saibam que o episódio que vão ver agora é muito diferente do que vocês estão acostumados a ver. Inclusive, a indicação etária desse episódio, na classificação hodierna,  é NC - 17, ou seja, proibido para menores. Por isso a entrada de pessoas abaixo dos 18 anos foi proibida nesse salão. Não sei se todos os fãs estarão prontos para ver isso. Agora, sem mais delongas, queria pedir que os técnicos diminuíssem a iluminação do ambiente. Exibiremos o episódio agora.

George mostra o raro VHS que tinha gravado o episódio perdido.

Uma cortina se abre, revelando um enorme telão, quase tão grande quanto as telas IMAX dos cinemas, onde o episódio seria mostrado aos fãs. No teto, havia um potente datashow que estava ligado a um vídeo cassete.

Alexander achou aquilo muito estranho. Por que George trouxe a fita original do episódio perdido? Não seria melhor ter feito uma cópia digital do episódio? Dessa forma, poderia até mesmo remasterizá-lo, melhorando a qualidade quando fosse mostrá-lo no telão. Se a imagem projetada pelo datashow seria diretamente do vídeo cassete, a imagem apresentaria uma qualidade baixa. Para ele, isso não era problema, como colecionador de mídias perdidas, já estava acostumado com vídeo em qualidade deplorável de VHS, mas talvez as outras pessoas presentes se incomodassem.

As luzes então se apagam. Mas não por ordem dos técnicos, a energia do local tinha sido desativada integralmente.

— O que está acontecendo? - perguntou George. - Eu sei que pedi para diminuírem a iluminação do local, mas isso é exagero!

Todos na platéia riram, mas no fundo estavam preocupados.

No meio da escuridão, alguém empurra George William e pega da sua mão a fita contendo o episódio perdido.

Depois de um tempo, as luzes se acendem. Todos ficam espantados ao ver George William no chão. Edward corre para ajudá-lo.

— Sr. William, está tudo bem? -perguntou o segurança

 

— Estou sim, jovem, estou sim... - respondeu George. - Mas... Mas...

— Mas o quê? - perguntou Edward, preocupado.

— A fita do episódio foi roubada!

Todos na sala se espantaram.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Espero que tenham gostado desse início. Até a próxima! O/



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O VHS Vermelho" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.