Da arte de não dizer muito dizendo apenas nada escrita por ViniciusTheodoro


Capítulo 4


Notas iniciais do capítulo

Vontade



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/753357/chapter/4

A personagem nova chama-se Jamal

ela se inseriu na história após me entregar, fora dela, uma capa nova. 

O protagonista inveja Jamal(pois é fácil que seja assim), pois Jamal é uma personagem biográfica.
Diferente do personagem literário, o personagem biográfico não é tão facilmente manipulável.

Ele é a imagem de uma "pessoa real"(e à imagem de uma "pessoa real"), então é consenso que o que esteja escrito em sua biografia bata, em partes, com o que sua parte real representa.

O meu protagonista não tem esse poder. Está a mercê do papel e da caneta(que também são figurativos, afinal essas são palavras na tela de um computador).Protagonista algum tem. Eles invejam os personagens biográficos pois, não importa o quão importante sejam, ainda serão ferramentas.
O fuzil Avtomat Kalashnikova obraztsa 1947 é uma ferramenta que mudou o mundo e matou muitos personagens biográficos, mas ainda teve seu nome diminuido(pois as pessoas não sabem falar russo, e eu tenho que admitir que copiei e colei o nome da Wikipedia). É uma ferramenta poderosa, mas é uma ferramenta.
O automóvel carregou todas as vítimas do AK-47. É uma ferramenta poderosa, mas é uma ferramenta.
Colocaram cruzes sobre os caixões. A cruz é uma ferramenta poderosissima

Mas

é

uma

ferramenta

O personagem literário, por mais forte que seja, jamais passará de uma ferramenta. O personagem biográfico, enquanto aja como ferramenta para modificar seu mundo, tem muito mais que isso.

Mas mesmo eles estão abertos a interpretação. A realidade ainda se aplica aqui. E, ainda que todos se julguem únicos, você só é único para si mesmo. Só você se vê em primeira pessoa.

O protagonista agora tem desejos assassinos. Seus pesadelos constantes estão acabando com sua psique, e ele quer eliminar Jamal. O personagem biográfico está causando instabilidade em seu mundo, até então, puramente literário( e o protagonista crê que o mundo é seu, ainda por cima). Ele não sabe, porém, que por mais que mate o personagem literário por mil vezes em seu mundo, jamais matará o personagem """""real"""" no qual ele foi inspirado. O protagonista começa a pensar. O que precisamos para matar?

Para matar um personagem literário você precisa de apenas uma coisa: vontade. Eu já matei o protagonista antes e o revivi, e pelos seus pensamentos estranhos estou pensando seriamente em mata-lo de novo, e sua voz incessante na minha cabeça pedindo para que eu não faça isso não será o suficiente para poupa-lo. Me perdoe, protagonista.

Matar um personagem biográfico é mais dificil. Você precisa de vontade e poder. A vontade é algo corriqueiro. Queremos eliminar diversos personagens biográficos de nossa vida, vez por outra por entrarem nos caminhos que definimos para nossa história pessoal. Mas o poder é a peça importante.

Toda pessoa viva tem o poder para fazer com que outra pessoa viva perca esse seu último adjetivo. Ferramentas facilitam, porém. O fuzil, o automóvel e a cruz são ferramentas efetivas na proteção e na destruição da vida. Essa última, inclusive, foi usada com muito êxito ao longo da história como ferramenta de amplificação de poder.

Mas, enquanto sobra poder, falta-lhes poder
O poder de matar está ali, guardado. Mas, como em uma história infanto juvenil clichê, o preço de usa-lo é muito alto, geralmente custando a própria vida.

O protagonista olha para a parede. "A vida está fadada a acabar", ele pensa, pela primeira vez. O protagonista repara que nunca tinha pensado articulando palavras, apenas emoções. "Não precisa acabar de maneira feia".
Ele pega, sobre a mesa, uma faca. Corta um naco de carne de sua coxa, um corte profundo, de cerca de duzentos gramas. Nosso protagonista é relaxado e consciente, e o autor não quer que ele sinta dor nesse momento. É puro demais.

Entrego ao meu protagonista as ferramentas e o conhecimento necessário. Protagonista, prossiga, você já veio até aqui. Eu te entrego até a narrativa.

Eu aparo os pelos sobre a pele do pedaço de carne que acabei de cortar. Parece bom. Tiro, então, a pele, e corto em fatias finas. Com açafrão e sal grosso eu tempero a minha carne, seguindo receitas famosas e indicações de chefs amigos. Coloco em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e a deixo cinco minutos no fogo médio antes de virar, deixando mais cinco minutos. Pego uma garrafa de conhaque e jogo sobre o preparado, que fica incandescente com o fogo de meu isqueiro. Amo comida flambada. Minha perna está sangrando, e eu sinto que vou desmaiar. Autor, pode resolver isso?

Prossigamos. O cheiro é suculento. Retiro, com uma espátula, a minha carne e coloco em um prato largo, próprio para cortes finos. Rego de azeite e coloco uma folha de louro. Preparo um bom vinho para harmonizar. Sinto o aroma, corto com minha faca e coloco, com meu garfo de prata, na minha boca.

Delicioso. Divino.

Ao preço da autoantropofagia, eu senti o sabor delicioso do melhor prato que já provei. Eu  quero mais. Eu preciso de mais.

Eu tenho a vontade. Eu tive o poder. Eu fui e fiz. Agora, porém, temo perder minha vida, pelo sangramento de minha perna. E agora, autor?

Meu pai, por que me abandonastes?

Um momento de prazer vale uma vida destruída?

A vida é passageira e foi desvalorizada hoje em dia. Acho que o excesso de demanda abaixou seu preço. Capitalismo, etc.

A vida acaba. Em uma escala cósmica, cem anos não são nada. Então por que não fazer a vida acabar com um BOOM?

As vezes literal.

Com a vida tão desvalorizada na bolsa de valores do mundo, matar alguém tem o mesmo impacto de transar sem camisinha.
Ou comer a própria perna.

Você tem os meios. Você tem a vontade. Como personagem biográfico você também pode ser uma ferramenta.

De prazer

De medo

De mudança

Sua biografia é sua? Ou está sendo escrita para você?

 

 

PODER. VONTADE. 

 

O protagonista enlouqueceu com o poder. Eu não vou mais permitir que ele tenha tanto tempo de cena e acho que também não devia apresenta-lo a personagens biográficos.

Na verdade, vou apagar esse protagonista e criar outro. Tenho boas ideias de como manter tudo sobre controle, e acho que tudo começa por não apresenta-lo a outro personagem biográfico.

Vamos começar de novo.

Com mais vontade, mas com menos poder.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Poder



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Da arte de não dizer muito dizendo apenas nada" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.