A Verdade Por Trás das Emoções escrita por deboradb


Capítulo 2
Amor.


Notas iniciais do capítulo

Sendo um dos sentimentos mais almejados do mundo, começamos pelo "Amor". Espero que gostem, boa leitura.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/734172/chapter/2

Escritas na estrada da vida estão todas às histórias ao qual fui a principal criadora. Ah meus amores, foram tantos momentos que chego a ficar emocionada só de relembrar! Todos aqueles sorrisos apaixonados, todos aqueles olhos brilhando intensamente tamanho o sentimento que crescia dentro do peito de cada um. Corações acelerados, cores e promessas, o tempo simplesmente para dando a vocês a chance de admirar a beleza em tudo o que ela é.

Quem sou eu? Bem, eu sou aquele sentimento ou emoção que leva uma pessoa a querer somente o bem estar da outra. Sou aquele sentimento avassalador que te faz ver somente o lado bom das coisas. Mas infelizmente também sou aquele que faz muitos sofrerem, que faz muitos chorarem. Ainda não sabem quem sou eu? Mas agora saberão. Eu sou o Amor. E agora vou contar-lhes todos os meus segredos, vou revelar todas as minhas verdades.

Eu surgi de um ato de bondade a milhares de anos atrás, quando uma jovem ajudou um pobre desertado, dando-lhe a mão para se levantar, tratando com paciência cada uma de suas feridas. Ela o encorajou e o apoiou, e quando as pessoas perguntaram o porquê de ela ter feito aquilo, ela respondeu: “Tudo o que fiz foi por amor”.

Eu sou um sentimento forte e muito intenso, e assim como a Vida, estou presente em cada canto do universo. Mas ao contrario do que muitos pensam não sou algo “fácil de ocorrer”, talvez até surja em um momento espontâneo, mas o Amor – no caso eu – deve ser aprendido. Ao invés de ser um mero sentimento que acontece, sou uma faculdade que deve ser estudada para que possa se desenvolver. Sim, eu sou como uma arte, tal como a própria Vida. Se quiserem aprender como se ama, devem proceder do mesmo modo que agiriam se quisessem aprender qualquer outra arte, seja a música, a pintura, a carpintaria, a arte da mecânica ou da engenharia. Não estou dizendo que ninguém não nasce amando. Pois a partir do momento em que um ser é gerado ele já adquire o poder de amar, mas esse amor vai evoluindo conforme sua caminhada, pois existem diversos tipos de amor e apesar de todos terem a mesma essência, ambos têm suas diferenças.

Existe o amor materno e o paterno, que é aquele amor puro, cheio de carinho e segurança que os pais transmitem a seus filhos. Existe o amor fraterno, que é aquele amor de irmão, mas que não precisa ser necessariamente de sangue, mas que é um amor que enche seu peito de felicidade. Existe o amor de amigo, que é aquele amor divertido e cheio de espontaneidade. Existe também aquele amor físico ou platônico, onde a um sentimento terno e ardente, onde a dedicação absoluta de um ser a outro. Existe o amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor platônico, amor incondicional e amor próprio. A também o amor proibido, que acontece quando duas pessoas não podem estar juntas. O caso de amor proibido mais conhecido é o de Romeu e Julieta. E a pesar de amores proibidos serem os mais almejados, também são os mais dolorosos e muitas vezes trágicos.

O amor normalmente é conhecido como o ápice, ou seja, é incondicional, único e impossível de ser descrito com exatidão. O amor é um sentimento tão puro e límpido que há séculos vem sendo a inspiração para muitos artistas. O amor é lindo, é digno, é singelo, é corajoso, encantador, capaz de ferir e curar ao mesmo tempo. Sim, o amor apesar de ser um dos sentimentos mais belos existentes no universo, também fere, machuca e destrói.

Nunca quis ferir ninguém, nunca quis ser motivo de lágrimas, mas foi inevitável. Eu não prestei atenção, não me dei conta e quando fui perceber já era tarde demais. Uma das minhas maiores qualidades sempre foi amar incondicionalmente o próximo, sempre foi amar tudo e a todos que compuseram o universo, mas o que eu não sabia era que amar também era um de meus maiores defeitos. Justamente por amar demais foi que dei inicio aos Ciúmes, depois a Raiva e logo em seguida ao Ódio, que apesar de não parecer, um dia já me amou demais. Mas se você está pensando que as consequências por eu amar demais acabam por ai, está redondamente enganado. Foi quase insuportável ver tantas pessoas sofrendo por amor, e foi exatamente ali, naquela mesclagem de sentimentos, que o Medo surgiu. As pessoas que tiveram seus corações feridos por conta do amor passaram a sentir medo. Medo de se machucarem novamente, medo de terem suas almas feridas mais uma vez, e foi por esse medo que muitos passaram o resto de suas vidas na companhia da Solidão.

E desde então, todos, em algum momento, já sofreram por amor e se não, acreditem em mim, ainda hão de sofrer. Todos ainda vão conhecer essa dor no peito, que se alastra como uma praga pelo seu corpo. É inevitável. Todos um dia se sentirão ignorados, solitários, quebrados. Alguns passarão por isso em alguns momentos, outros, a vida toda. E todos farão alguém se sentir assim, propositalmente ou não. Vocês também amarão aquelas pessoas especiais, sejam namorados, colegas ou amigos. Aquelas pessoas que te fazem, ou já te fizeram bem. Eles participarão de momentos importantes em suas vidas. E vocês sempre carregarão essas lembranças em seus corações. Querendo ou não. Elas podem desgastarem-se com o tempo, podem quebrar, até te machucar no final. O amor vai ser 50% das vezes o motivo de seu choro, da sua dor. Ele te faz sangrar, te sufoca, te mata aos poucos. Mas também vai ser 50% dos seus sorrisos, das suas alegrias. Ele te deixará extasiado e fará seu olhar sobre a vida mudar, deixando-o muito mais intenso, muito mais colorido.

Como eu já havia dito; vocês ainda vão machucar muitas pessoas, mas não necessariamente queira dizer que vocês farão isso de propósito. Não, absolutamente não. O ponto é que, apesar de os seres humanos amarem incondicionalmente, eles também machucam uns aos outros. Isso é inevitável. Os seres humanos destroem, matam. Não são diferentes, mesmo com a própria espécie. Foram criados assim. Falhos e defeituosos. Em alguns momentos de suas vidas vocês já devem ter falado mal de alguém. Já devem ter deixado alguém de lado sem perceber. Já devem ter visto alguém ser maltratado, mas simplesmente não se importaram, ou caso tenham se importado, não foi o suficiente e não fizeram nada para mudar isso.

Essa é uma das lições que quero passar para vocês. Quando você ama, também há o risco de odiar. É inevitável, por que amar é assim. Eu sou assim. Mas... E se não fosse o amor? Se não fosse o amor não haveria planos, nem vontades, nem ciúmes, nem corações magoados. Mas também não haveria saudades, nem desejos, nem alegrias. Viver sem amor e como está morto. Pessoas que vivem sem amor, sem amigos, sem ninguém, são pessoas mortas. Elas não vivem, sobrevivem. Todos já brigaram com amigos, familiares. Ao longo do tempo vocês vão perder ou já perderam pessoas que consideravam importantes ou significativas em suas vidas. Vão perder entes queridos, vão se distanciar da família. Mas o que lhes farão fortes nos momentos difíceis são as lembranças boas do amor que já vivenciaram.

Há aquelas pessoas que crescem sem amor, sem família ou amigos, mas um dia aprendem a amar. Há aquelas pessoas que nascem com tudo, mas por não cuidarem direito acabam perdendo. Também há aqueles que conquistam, seja com um simples ato de gentileza, ou com um sorriso. Todas essas pessoas tem uma coisa em comum. Todas buscam uma coisa que as cure. Todas buscam algo. Todas procuram a mesma coisa. Amor. Uma coisa tão linda e ao mesmo tempo tão destruidora. Tão almejada e ao mesmo tempo tão temida. Um sentimento que faz as pessoas matarem e ao mesmo tempo amarem.

E o que significa tudo isso? Bem, viver não é fácil e amar também não. Os sentimentos ruins podem atormentar muitos corações, mas amo cada um deles igualmente, porque essa é minha essência, essa é minha sina. Amar sem olhar a quem. Por isso não tenham medo meus amigos. Amem sem se importarem com as consequências. Porque amar não é só olhar as qualidades, mas também os defeitos. Amar não é enxergar somente com os olhos, mas também com o coração. Amar não é só sentir. Amar é viver. E é melhor viver amando na sombra da dor, do que viver sem amar na sombra do rancor.

E esses foram todos os meus segredos, todas as minhas verdades. Essa sou eu, simplesmente Amor.

“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.”

— Albert Einstein


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E o primeiro sentimento da lista não poderia ser outro que não fosse o "amor". Esse sentimento tão forte, tão intenso que compartilhamos com diferentes pessoas. É um dos mais lindos, mas também um dos que mais causam sofrimento. Sofremos por amor? Sim, sofremos. Mas vale apena se arriscar... Por isso amem, sem se importarem com as consequências. A vida é curta demais para vocês perderem tempo se preocupando com o que pode vir a lhes fazerem sofrer, se arrisquem e vivam cada momento com intensidade, pois o amanhã não sabemos o que virá...
Espero que tenham gostado desse capítulo na visão do amor, bjos e até a próxima ♥



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A Verdade Por Trás das Emoções" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.