A Verdade Por Trás das Emoções escrita por deboradb


Capítulo 3
Amizade.


Notas iniciais do capítulo

Espero que gostem, bjos e boa leitura.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/734172/chapter/3

Você já parou pra pensar em quantas pessoas já conheceu? Ou quantas ainda vai conhecer? Quantas realmente se importaram com você? Quantas estiveram ao seu lado? Tanto em momentos bons, como em momentos difíceis? Foram muitas? Poucas? É. Eu sei. São muitas perguntas, mas acredite, 70% da humanidade nem sequer chega a questionar sobre elas. Mas é exatamente dentre essas pessoas que você vai encontrar aquelas que farão a diferença. Que te ajudarão a passar por todos os obstáculos postos pela vida. Que estarão ao seu lado te incentivando a nunca desistir. E quem serão essas pessoas? Bom, essas pessoas serão seus amigos, seus verdadeiros amigos.

Sim, eu sou a Amizade. Sou a relação afetiva entre os indivíduos. Sou o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho umas pelas outras. Sou o sentimento que demonstra o senso de cooperação, lealdade e proteção. Sou uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o mais importante, o perdão. Pois a amizade nada mais é do que “a aceitação de cada um como ele realmente é”.

A amizade pode existir entre homens e mulheres, homem e animal, entre irmãos, namorados, parentes, pessoas com diferentes vínculos. Algumas bases do sentimento de amizade são a reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão e confiança. A amizade pode ter diversas origens, como o meio em que as pessoas convivem, por exemplo, o trabalho, o colégio, a faculdade, amigos em comum, mas também pode surgir por acaso. Alguns amigos, inclusive, se chamam de melhores amigos, pois se consideram mais que amigos, se consideram irmãos de coração. E é tão lindo esse sentimento, não? Essa amizade tão forte que surge entre duas ou mais pessoas. Um exemplo disso são os amigos de infância. A amizade de infância é uma das mais belas e puras que já existiu ou poderá existir. É um sentimento limpo, sem maldades. É um sentimento que você leva consigo a vida toda. É uma amizade tão forte que ultrapassa barreiras, ultrapassa o tempo ou o espaço. Eu sou um sentimento que surgiu derivado do amor, mas que deu inicio a Saudade, a Coragem e também a Humildade.

Agora queria fazer uma pergunta a vocês. Vocês sabem qual a virtude da amizade? Não? Pois bem. A virtude da amizade é que ela não precisa acontecer com pessoas exatamente iguais, com os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é exatamente esse o fato que os une. A amizade tem a função de acrescentar ao outro, com suas ideias, seus momentos de vida, informações, ou é apenas ter alguém para dividir momentos e sentimentos, medos e temores, alegrias e também tristezas. Ah! Antes que eu me esqueça. Vocês sabiam que a amizade é tão importante na vida das pessoas, que foi criado um dia específico para homenagear essa bela relação? Pois é, o dia da amizade é comemorado no dia 20 de Julho, e tudo isso graças a um homem muito gentil, que desde a chegada do homem à lua, resolveu escrever cartas para diversos países para instruir o dia do amigo. Ele acreditava que a chegada à lua era um significado de que os homens deveriam se unir. Foi um gesto realmente encantador e que me deixou muito feliz. Lembro-me bem que na época a Felicidade fez um lindo jantar, com todos os nossos amigos mais próximos, para comemorarmos aquele feito histórico.

Em fim. Mesmo a amizade sendo algo muito verdadeiro, é muitas vezes considerada como algo utópico. Com o mundo globalizado, até onde as pessoas conseguem passar por cima de seus interesses por uma amizade? Por mais triste que seja, acreditem, muitas pessoas acabam pensando mais em si mesmas do que no próprio amigo, e nem preciso dizer o quanto isso prejudica a relação de amizade. Mas, quer saber de uma coisa? O tempo passa, as circunstancias se alteram e todos nós vamos mudando, mas uma verdadeira amizade permanece sempre igual, mesmo com o cenário mudando o tempo inteiro. Não, sabe de uma coisa? A amizade não permanece sempre igual, na verdade, conforme o tempo vai passando ela vai se tornando cada vez mais forte. Chega até a ser comparada com flores de um jardim; pois é preciso cuidar carinhosamente delas para que mostrem toda sua beleza.

Mas a amizade também pode ser um sentimento muito traiçoeiro. É um pouco constrangedor para mim ter que relatar isso, mas é a verdade que vocês querem, certo? Pois bem, saibam que muitas pessoas usam o meu nome, meu artifício para enganarem outras. E isso é tão baixo, tão sujo, que fico me questionando onde está a humanidade das pessoas. Por que se tornaram seres tão frios e calculistas? Mas são esses atos sem escrúpulos de muitos, que levou uma boa porcentagem de pessoas a simplesmente desistirem de mim. Muitos sofreram tanto com falsas amizades que deixaram de acreditar nesse sentimento tão puro. Mas vou dar-lhes um conselho. Não desistam. Sim, eu sei que é raro encontrar verdadeiras amizades hoje em dia, mas vocês não precisam de muitos amigos, só aqueles com quem possam realmente contar.

A amizade é um sentimento tão lindo que se torna difícil de descrevê-la. É um encontro de almas, que se encontram vida após vida, que mesmo distantes carregam esse amor infinito no peito. Que se reconhecem com um simples olhar, que sentem um ao outro, mesmo não se lembrando, o coração sabe e a alma sente o amor e a cumplicidade. A cada encarnação levam somente o amor que cativam, seus erros e acertos, mesmo a caminhada sendo dura, momentos difíceis a serem superados, são nesses momentos que aparecem os “Anjos”, aqueles amigos, de hoje, de ontem, de outras vidas, encontros inesperados e desejados que tornam suas vidas mais leves e os inspiram a lutar e entender que quando acreditam, quando a fé se sobrepõem a dor, são sempre amparados. Que não podem desanimar nunca, que viver vale apena, quando plantam amor à semente germina e sempre trará bons frutos, basta esperar e confiar. Que esses “Anjos” encarnados e desencarnados, que sofrem com vocês, mas nunca deixam de ampará-los nos piores momentos, olhem ao redor, sintam, todos tem vários anjos que com um simples gesto de carinho trazem luz e amor, que nunca estão sós. Que o amor de amigo contagia, que às vezes nem precisam palavras, basta um simples olhar, basta uma prece carinhosa, que tudo é energia e sempre irão atrair aquilo que os trás paz.

“Façam uma lista de grandes amigos, quem vocês mais viam há dez anos atrás. Quantos vocês ainda veem todo dia? Quantos vocês já não encontram mais? Façam uma lista dos sonhos que tinham. Quantos vocês desistiram de sonhar? Quantos amores jurados pra sempre. Quantos vocês conseguiram preservar? Onde vocês ainda se reconhecem, na foto passada ou no espelho de agora? Hoje é do jeito que acharam que seria? Quantos amigos vocês jogaram fora. Quantos mistérios que vocês sondavam. Quantos vocês conseguiram entender? Quantos defeitos sanados com o tempo. Era o melhor que havia em vocês? Quantas mentiras vocês condenavam, quantas vocês tiveram que cometer? Quantas canções que vocês não cantavam, hoje assobiam pra sobreviver? Quantos segredos que vocês guardavam, hoje são bobos ninguém quer saber? Quantas pessoas que vocês amavam, hoje acreditam que amam vocês?”

É isso que eu quero, quero que façam essa lista, quero que pensem e repensem em suas amizades, não amanhã ou depois, mas sim agora! Vejam qual deles realmente estão com vocês nos momentos bons e ruins, qual deles fariam de tudo só para verem vocês sorrindo. Qual deles seriam capazes de passar a madrugada inteira comendo sorvete enquanto assistem um filme qualquer de romance só para não deixar vocês sozinhos depois de um termino de namoro. Sim, esses amigos são os que realmente valem apena ter por perto, por que eles sim são os verdadeiros, não aqueles que só estão do seu lado quando vocês estão por cima. Por isso meus amores, deem mais valor a esses “anjos” que estão com vocês para todos os momentos. Porque amigos de verdade se contam nos dedos.

E para finalizar, essa sou eu, a Amizade. Desculpem-me, mas, todos os meus segredos já haviam sido revelados, eu sou um livro aberto pessoal, e todas as minhas verdades vocês já conhecem.

“O verdadeiro amigo é aquele que vem quando o resto do mundo está indo embora.”

— Walter Winchell


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Espero que tenham gostado do capítulo na visão da Amizade. :-)

OBS: O parágrafo que está em itálico é na verdade a letra da música do Oswaldo Montenegro, ela é tão maravilhosa que não pude deixar de fora. A música se chama "A Lista" . Bjos e até a próxima.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A Verdade Por Trás das Emoções" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.