Por um mundo melhor escrita por Henrique Kiske


Capítulo 4
Comércio e Indústria


Notas iniciais do capítulo

As empresas hoje em dia tentam tampar o sol com a peneira, usando esta frase popular, as empresas tentam disfarçar seu predatismo ao meio ambiente com ações sociais e outras formas de agrados para amenizar seu juri popular. A cada dia nos envenenamos mais com os nossos próprios alimentos e nossa própria água, novas doenças surgem a cada dia e o planeta começa a chegar a seus extremos de calor ou frio. As empresas produzem, produzem o nosso alimento, nos dão empregos, mas tudo isso para que? para adiarmos nossa própria morte? Trocamos o nosso raciocínio e moralidade por míseras moedas, comparadas ao que vale nossa vida, nosso povo e o mais importante nosso futuro, nossos filhos. Somos suicidas e prostituímos por moedas todo tempo sejam usando ternos e gravatas ou mini saias. Precisamos acordar, precisas das industrias, de uma economia forte, de um país forte, mas devemos fazer isso da maneira correta. Chega de nos escondermos usando de escudo nosso próprio planeta. Precisamos reinventar nossa economia usando tudo aquilo que já foi descoberto ha muito tempo e que ha muito tempo foi mantido em segredo. Já é hora de aceitarmos que agredimos o planeta e não tentar oculta-lo com miseras moedas e sorrisos falsos. Não precisa ser cientistas e nem mesmo um profeta para saber disso, a logica pode ser vista ate por uma criança que esta aprendendo a contar, onde o que apenas se retira logo se acaba.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/720128/chapter/4

* 01 Nas lojas não haverão atendentes, nem nenhum tipo de pessoa que lhe induza a comprar alguma coisa. As lojas ( físicas) terão suas vitrines fechadas com seus produtos á amostra. Se o cidadão querer algum produto ele terá que acessar um computador mais próximo da vitrine, no computador aparecerá a foto do produto, uma cor especifica, seu nome e numero de registro e cheiro especifico. ( com apenas toques na tela você poderá ir direto no produto, sem nenhuma opção a mais de modo muito simples) Identificando o produto e confirmando a compra, o computador irá pedir para registrar sua digital ou sua íris, e assim o produto é enviado para a sua casa ou estabelecimento o mais rápido possível. Nenhuma pessoa sairá com produtos na mão para evitar perda ou roubos. Comprando algum produto, essas maquinas de loja, já farão o trabalho de acessar seu bônus horas disponível no computador universal, é se tiver bônus disponível para a compra ele subtrairá o valor do produto direto no computador universal. Lembrando que o sistema é fechado e comunica somente com o computador universal e central, na qual gera um relatório impresso para a pessoa ( na mesma hora ) e gera um documento no computador central do governo. Se para a compra houver pessoas com algum tipo de deficiência, poderá acessar o comando de voz do computador das lojas. Apenas dizendo "comando de voz" o computar já entra neste opção, fora quando a pessoa entra na loja ele já pergunta sua preferencia. (o comando de voz só pode ser usado se houver alguma deficiência) O usuário com deficiência poderá conversar com o computador de maneira eficiente, é só ele dizer o tipo de produto, que o computador lhe falará os tipos de itens a sua escolha e detalhes técnicos se ele dizer "detalhes técnicos". Ele também poderá dizer pausar para o programa caso queira pensar sobre o produto antes da compra ( para evitar se ficar repetindo suas falas programadas) e avançar para seguir na compra. E assim para finalizar a compra basta apenas dizer seu numero de registro, ( o típico CPF ) assim o computador emitirá uma mensagem de confirmação para seu celular, ou qualquer aparelho programado que lhe possa mandar uma mensagem, o aparelho lhe falara o produto que esta comprando e ele apenas terá que dizer "Confirmo" ou "Não confirmo" realizando sua compra.

 

 

 

* 02 Dentro de uma loja apenas trabalharão os técnicos de suporte da loja,( que são na verdade os administradores da loja) caso alguma maquina tenha que dar manutenção, limpeza da loja, iluminação entre outros necessários para o bom funcionamento da loja. A ideia é que a loja só terão trabalhadores quando assim for necessário para a sua própria manutenção, poderá ocorrer que alguns dias não haverá ninguém por trabalhar nela. A limpeza das lojas, devida a escala do governo poderá ser diária ou não assim entre outros serviços, da mesma forma um grande cientista, artista, engenheiro poderá um dia ser selecionado para limpar uma loja ou mesmo uma rua, esgoto etc.. da mesma forma espera que a administração do governo em escala seja justa e eficiente, para que a população tenha serviços de qualquer natureza 24 horas por dia, da mesma forma que a cidade, estado, país jamais pare seu auto sustento.

 

 

* 03 Quando estiver algum funcionário trabalhando na loja, eles deverão acionar um botão, onde acenderá uma luz verde do lado de fora da loja, que indicará que pessoas internas estão trabalhando no momento. Caso alguém tenha algum problema e que precise contatar alguém poderá chamar alguns desses trabalhadores internos, podendo ser para relatar algum problema das maquinas, produtos, usuários entre outros, os deficientes caso encontrarem dificuldade poderão chama-los pelo comando de voz do computador (caso houver alguém ou não o computador dará a resposta). A ordem dos trabalhadores internos em atender os clientes deve ser organizada entre eles e deve ser respeitada, se não for respeitada pode ser delegada pelo departamento do governo.

 

 

* 04 As lojas estarão sempre abertas e seu sistema de segurança, será feitas por inúmeras câmeras espalhadas na loja, entre outros dispositivos de segurança que ajudaram a identificar os infratores. Na verdade as lojas físicas conterão na vitrine apenas replicas dos produtos, para apenas a sua visualização, dentro dos produtos replicados não haverão nada. Os produtos originais também não estarão na parte interna da loja onde fica os funcionários internos, os produtos ficaram dentro dos setores do governo, em cada um de seu setor de origem, na qual serão entregues aos caminhões de transportes.

 

* 05 Sobre os caminhões de transporte, a entrega deve ser feita imediata em ordem de escala de compras, não havendo entregadores disponíveis no momento, o governo mandará a entrega no dia que estiverem disponíveis, claro o cidadão será avisado por isso entrando em contato com o devido responsável.

 

* 06 As maquinas de loja no mesmo instante que o cidadão compra, gera um relatório digital e impresso no computador central e nos computadores do sistema de transporte do governo, para pegarem o devido produto e entrega no devido endereço. Da mesma forma o departamento de transporte trabalha em conjunto com o sistema de produtos e mercadorias de residências e comércios. O documento impresso gerado da compra que o cidadão recebe é a prova, que este documento também foi gerado no departamento de transporte. Caso o documento não fora gerado o cidadão deverá entrar em contato (0800) com o sistema de transporte para que ele resolva tudo. ( caso o problema seja da própria maquina, os trabalhadores do sistema de transporte, devem ligar para o responsável da loja e confirmar o mal funcionamento da maquina e o pedido do cliente)

 

 

* 07 Os preços dos produtos ou serviços naturalmente, variaram de mais caros a mais baratos, os itens de maior valor e de menor valor. Coisas de utilidades diárias certamente será mais barata ( deve ser feita o calculo do produto em base ao BH do mês) e os mais caros certamente irão ser aparatos eletrônicos, casas, veículos entre outros ( geralmente os itens que o governo não dará de base). Como o governo dará as coisas bases ao cidadão, (casa, comida, educação, transporte entre outros) se o cidadão exceder terá que pagar o excedido, que muitas vezes poderá ser um pouco caro comparado ao BH que a pessoa conseguirá ao mês, mas essa medida de excesso, será considerada indisciplina, pois o governo dará a base para a família conforme o número de pessoas que a constitui.

 

* 08 Os produtos que o governo não dará, como por exemplo produtos eletrônicos, domésticos, esportivos, veículos, entre outros serviços e produtos direcionados ao lazer, status e luxo devem ser conseguidos pelo suor de cada um e as lojas, industrias que os fabricaram que estipularam o preço desse produto ( conforme trabalho, matérias, tempo e mão de obra do produto).

 

* 09 Pelas políticas das empresas e lojas, ( já que eles estipularam o preço das coisas mais valorosas) como eles não ganharam pela venda do produto, todos ganharam apenas BH por mês como qualquer cidadão, os produtos feitos a mão ou com mais processos de criação e tecnologia devem ser mais caros, os produtos que poderão ser feitos apenas por maquinas estes deverão ser mais baratos para a população.

 

* 10 A ideia é que, lojas e indústrias terão o serviço mais automático o possível, colocando maquinas, robores entre outros para fazer todo serviço automatizado. Somente indústrias e lojas que em certo momento não possuírem tal maquina ou por um processo de fabricação que precisa realmente das mãos humanas que estes deverão ter seus operários, além de serviços de limpeza, manutenção entre outros que deverão ser feitos pelas mãos humanas.

 

* 11 Toda indústria deverá trabalhar com os valores mínimos de poluição ao meio ambiente, contudo se não houver jeito de trabalhar com o mínimo deverá ser fechada, pois pela nova lei as empresas só deverão usar métodos e tecnologias que não poluirá de nenhuma maneira o meio ambiente. Se para não poluir precisará de métodos manuais, ( trabalho de varias pessoas) e tempo ( espera para plantar ou qualquer método natural que leve tempo) este deverá ser adotado.

 

* 12 Nenhuma indústria ou loja, deverá vender produtos, com risco a saúde das pessoas nem ao meio ambiente, todos produtos deverão seguir a lei de serem naturais, benéficos as pessoas e natureza. Qualquer produto que não seguir este procedimento pode ser denunciado ao governo, para ser retirado definitivamente e também aos responsáveis pelos produtos serão penalizados. Caso seja um produto já conhecido e que muitos cidadãos já faziam uso, sua formula deve ser trocada ao do ingrediente mais saudável ou se for de uso maquinal, deverá ser trocado por peças que não agrida o ambiente.

 

* 13 Todo sistema tecnológico de uma indústria deve ser trocada se esta poluir o meio ambiente, caso não houver jeito e for de muita utilidade as pessoas esta deverá ser usada o mínimo possível, ate encontrarem outro método para ser trocada. Ou mesmo se for necessário o trabalho manual deverá ser utilizado para não agredir o meio ambiente.

 

* 14 Todo produto, aparelho, serviços tangíveis ou intangíveis, se caso não forem encontrados inicialmente nas lojas, deverá ser encomendado. A encomenda irá demorar o tempo de a sua obra ser feito.

 

 

* 15 A ideia é que as indústrias e lojas terão um estoque pequeno de seus produtos, caso acabem de uma forma inesperada, os cidadãos deveram esperar a próxima demanda. Desta forma as atividades das empresas serão reduzidas e menos risco de poluir o ambiente. Lembrando também que haverá outro estoque dos mesmos produtos na base do governo, para medidas de segurança. ( caso de urgência, acidentes naturais entre outros)

 

 

* 16 As industrias de alimento ( supermercado e outros ) terão apenas um certo numero de estoque em seus estabelecimentos, não poderão guardar alimentos em excessivo. Por ser um sistema automático não haverá embaladores, pessoas no caixa ou guarda volumes, as pessoas mesmo deverão fazer isso e no final pagarem com as maquinas de loja, no mesmo esquema utilizando seu BH. As compras seguem no mesmo modo explicado inicialmente, os produtos apenas simbólicos, os produtos serão entregues para as pessoas em suas casas, se houverem deficientes de qualquer natureza estes podem comunicar com comando de voz dos computadores, além de serão altamente visuais, auditivos e olfativos indicando de formas fáceis os produtos. No caso de estabelecimentos grandes como shopping e supermercados, se houverem deficientes eles poderão usar um fone de ouvido da loja que o computador comunicará diretamente com ele (para não ouvirem outros comandos de voz). Caso extremo se precisar de alguém que trabalha na loja ou indústria internamente deverá chamar um por comando de voz. Deverão ser chamados caso houver realmente necessidade, pois o funcionário interno poderá relatar ao governo caso estar sendo chamado inadequadamente, este pagará penalidade como serviços comunitários.

 

 

* 17 Em base de indústria de alimentação, as indústrias não poderão usar agrotóxicos nem qualquer produto que poderá ocasionar dano ao corpo humano ou animal. Caso houver pragas deverão combate-las de forma natural como outros animais que se alimentam delas. Só poderão usar tecnologias nos alimentos ou combates de pragas se não resultar em nenhum risco a saúde dos cidadãos ou de impacto ambiental.

 

 

* 18 Nas industrias de carne, criação de animais, também não deverão usar nenhum tipo de ração especial ao animal, ou métodos que o levem a produzirem mais rapidamente. Todo animal deverá ser criado com conforto (o mais próximo do seu ambiente natural, não poderão ser utilizados gaiolas, viveiros ou qualquer coisa que prenda os animais em áreas pequenas) deverão ser criados como se estivesse em vida selvagem, com grande área para sua formação territorial,( bandos) reprodução e alimentação. Nenhum animal deverá ser levado ao estresse deverá sempre ser respeitado em suas condições naturais. Sua alimentação também deverá ser natural com nenhum tipo de produto que leve fora da sua dieta natural. Os abates dos animais só deverão se feitos, após a chegada de sua velhice ou por qualquer acidente natural que levar a morte. Os animais só poderão ser tratados se for usados por medicamentos naturais ou pratica natural que leve sua melhoria e recuperação. O abate deverá ser feito, de modo que o animal não sofra, ou seja só quando estiver inconsciente. A reprodução de qualquer natural deverá ser feita do seu modo natural, não será permito chocadeiras para aves para sua rápida produção. Naturalmente com esses processos as pessoas não comerão carne todos os dias e sim irão chegar em suas casas de vez em quando. A ideia é que a carne, lentamente será substituída no mercado por alimentação mais saudável e de equivalente as suas mesmas proteínas, para que as pessoas possam estar cada vez mais saudáveis e os animais cada vez mais livres da exploração humana. Certamente os cidadãos poderão ver mais diariamente nos pratos as carnes de peixe onde serão permitidos grandes criadouros . A carne suína não deverá ser mais comercializada, estará proibida juntamente com seus produtos e derivados.

 

 

* 19 Não será permitida a importação nem exportação ( que quase não vai ter mesmo) de nenhum tipo de carne.

 

 

* 20 Todo cultivo de plantações será extremamente valorizado, e deverá ser feito em grande escala, em todos bairros, cidades e estados que servira de base a alimentação saudável humana, a carne só será completamente substituída, quando for possível a cultivação e distribuição por outras alimentos que contenha o mesmo valor da carne. Como por exemplo a cultivação de grilos( insetos) tem a mesma proteínas da carne vermelha, esta deverá ser aplicada, juntamente com outros alimentos que poderão substituir as outras carnes. O processo de substituição vai ser de forma natural sem susto na cultura das pessoas, pois as pessoas naturalmente comerão menos carne vermelha e branca a espera do tratamento natural dos animais, assim em seu tempo de espera começaram a usar alimentos naturais ( extremamente saudáveis e nutritivos) em suas dietas, na qual com o tempo fizeram parte da cultura das pessoas. Assim com o tempo os únicos alimentos naturais usado dos animais serão de origem dos seus derivados, exemplo o leite.

 

* 21 Em cada base de governo das cidades serão responsáveis pela alimentação de seus cidadãos.

 

* 22 Caso chegue a casos extremos, um cidadão acabar com a sua comida que o governo lhe dá por direito e por eventual situação não encontrar no supermercado, ou não tiver bônus horas para sua compra , este deverá se dirigir ao setor de alimentação do governo, na qual será abastecido novamente, mas como penalidade, todo alimento adquirido deverá ser pago por ele trabalhando nas plantações e criadouros do governo local. Assim alem do seu trabalho normal, ele terá que eventualmente trabalhar 4 horas dos seus dias restantes nas plantações, ate conseguir pela soma do seu trabalho, pagar toda sua divida.

 

* 23 As Empresas e lojas que já existem antes deste governo, serão analisadas pelo novo governo, se houver algum interesse nelas, ( por parte de tecnologia e serviço adequada ao novos valores ) o governo dará aos seu fundador ou fundadores uma quantia de BH considerável ( conforme o valor dos produtos ou serviços) para a posse desta empresa e os fundadores se optarem poderão continuar trabalhando na sua própria empresa ou loja em qualquer setor que desejar para a sua administração, mas independente do cargo ganhará 4 bônus horas por dia como qualquer cidadão.

 

* 24 As lojas ou indústrias já existentes que não aderirem aos interesses do governo ( aos novos valores da humanidade ) terão que ser fechadas, o cidadão fundador terá que trabalhar em qualquer outro lugar que preferir. Caso o governo tenha interesse em manter a loja ou indústria, mas que precise mudar algum serviço ou tecnologia, por poluir o ambiente ou por deferir os valores espirituais, os donos terão um prazo de 1 ano juntamente com o governo, para pensarem em uma solução e arrumarem novos serviços, equipamentos tecnologias, produtos para que possa entrar em legalidade a sua empresa. Os donos terão que projetar as idéias e o governo bancará com os custos. Enquanto os fundadores e governo estarem trabalhando para arrumarem a empresa ela deverá estar temporariamente fechada. Se no prazo de 1 ano a empresa conseguir voltar a sua legalidade o governo comprará a loja ou industria em seu valor baseado nos serviços para a população e assim dará a quantia igual para seus principais envolvidos da empresa. Se a empresa não conseguir voltar em 1 ano, mas tem um projeto mais a frente comprometedor que ajudará a ser legalizada, o governo a manterá fechada ate ser legalizada.

 

 

* 25 O valor Maximo que um cidadão poderá ganhar em bônus horas será de 500 mil BH. Ninguém poderá receber mais do que isso por premiação, serviço, reconhecimento entre outros situações. Valores mais altos que 100 mil Bônus horas serão reconhecidos pelo governo pelo mérito feito de grande utilidade a população por seus valores ou serviços, esses devem ser divulgados e reconhecidos entre todos em todas as mídias e meios de comunicação.

 

* 26 Nenhum produto ou serviço deverá custar mais de 500 mil BH, independentemente do seu valor a população.

 

* 27 Mesmo que um cidadão tenha muito BH acumulado em seu banco de horas ( No computador universal) ele não poderá comprar um produto ou serviço considerado acima de 100 mil BH em quantidade. Primeiro que grande maioria dos produtos considerados de grande valor precisarão ser encomendados para serem feitos e se alguém já o encomendou antes desse, este cidadão deverá esperar a próxima demanda. Assim mesmo que o produto ou serviço seja encomendado não poderá encomendá-lo em grande quantidade, apenas um por vez em intervalo de 3 meses a 1 ano. ( um ano se a procura for grande do mesmo produto ou serviço).

 

* 28 As empresas e lojas deverão ter seus produtos e serviços reservados e direcionados para o governo para a distribuição para a população, ( caso seja um estabelecimento que tenha produtos ou serviços básicos diários para o cidadão) ainda deverão dar uma pequena quantia para estocar o estabelecimento do governo, ( caso houver uma crise, catástrofe, acidentes naturais entre outros, o governo tenha algo para manter a população local) essa quantia não poderá ser excedida e deve ser trocada antes caso tenha data de validade. Nenhum produto deverá ser desperdiçado ou perdido, pois os responsáveis terão penalidades. Só depois dessa garantia de estoques para o governo as lojas e empresas poderão ter seu estoques para a venda livre para os cidadãos.

 

* 29 Nenhuma empresa, loja estabelecimento ou ate mesmo o governo não poderá ter nenhuma área restrita a população, todo cidadão será livre e ter o direito de estar e saber tudo que ele desejar. Caso seja uma área restrita pela segurança do individuo, ele deverá ser acompanhado por um responsável para frequentar o local. A transparência deverá existir em todos os sentidos.

 

* 30 Aos trabalhadores, cidadãos completarem 1 ano de serviço, terão direito a 2 semanas de folga. Caso houver alguma necessidade de serviço urgente, o governo poderá convocar os serviços deste cidadão e este poderá assim que acabar o trabalho solicitado repor seus dias de férias.

* 31 Cidadãos que tem como emprego a arte, musica, cinema, esporte entre outros empregos que gerem em torno de seu talento ou Don, estes deverão esperar serem contratados pelo governo por seus serviços aos públicos,( Já que não existe o dinheiro e este não é transferível, não haverá como fazer shows ou exibições independentes) o governo gerará uma lista de ordem por demanda dando chance a todos de se apresentarem. Por isso o cidadão, não poderá viver de apenas do seu talento, ele deverá arrumar um emprego de sua preferência pelo governo e assim trabalhando os dias obrigatórios esse poderá exercer sua profissão nos dias ou horas de folga, isto é claro, se for chamado pelo mesmo para uma apresentação ( que é claro ganhará BH por cada apresentação). O ganho de BH será estipulado por horas de apresentação e mais 4 bônus horas por evento participado.

 

* 32 O artista seja qual for sua área de trabalho, não terá como vender seus produtos individualmente, pois como já dito o BH não é transferível. Se quiser divulgar seus produtos ( musica) deverá usar as diversas mídias ( que serão gratuitas para ele), para que as pessoas possam disponibilizar gratuitamente pela internet e assim estrategicamente, para que as pessoas possam conhecer mais suas musicas e pedi-las mais vezes para eventos e shows. Se for produtos tangíveis como obras de arte, o setor do governo responsável pelas artes adquirira os produtos. Cada obra de arte feita valerá 4 BH, se ela for comprada nas lojas de artes do governo lhe acrescentará mais 8 BH. Se a Obra de arte for de procura grande ela poderá ser leiloada e o BH vai exclusivamente para o artista, fora os outros valores inicias já ganhos. Se a Obra de arte for pedida diretamente para o artista, nas lojas de artes do governo, o valor do BH deve ser combinado entre eles, assim o cliente paga o produto na loja do governo e o governo repassa tudo para o artista.

 

* 33 Os atletas esportivos, só poderão ganhar BH, quando estiverem participando de um campeonato realizado pelo setor do governo responsável pelos esportes. Qualquer um terá chance de participar, ninguém fica de fora, o campeonato dura o ano inteiro assim a chance de todos participarem em diversas modalidades, mas suas apresentações serão apenas 4 vezes ao mês, assim para a sua comodidade social, qualquer artista, atleta deverá ter outro emprego que desejar ( que possa ajudar no seu orçamento diário), pois se esperarem o BH esportivo ganharam apenas 16 BH por mês o que é relativamente pouco. Assim cada participação no campeonato soma mais 4 BH ( quanto mais o atleta durar no campeonato , mais ele ganhará BH). Para os vencedores do campeonato de primeiro a terceiro lugar, claro receberão o premio em quantia de BH no final do ano. Para o primeiro lugar receberá 100 mil BH, para o segundo 80 mil BH e para o terceiro 50 mil BH.

 

* 34 Pela lei mesmo que um cidadão, tenha muito BH acumulado para toda sua vida, ele deverá trabalhar os dias e horas obrigatórias, se deixar de cumprir esta lei sem justificativa ( doença, invalidez entre outros fatores que o impossibilitem), será preso, trabalhará muito em cárcere, não ganhará nenhum BH e seu BH já existente antes de ser preso será desativado ate a sua volta a liberdade. Se um cidadão que trabalha em qualquer setor do governo for preso por espécie roubo ou qualquer ação que desonre ou suje a transparência do governo, será preso por 10 anos, seu BH acumulado deverá ser corrigido ao sistema ( ou de quem pertencia) e seu BH adquirido justamente em toda sua vida será zerado totalmente e quando sair da prisão terá que começar sua vida novamente. Este não poderá voltar ao seu cargo antigo, depois de mais 10 anos confirmados de serviços (qualquer emprego) sem nenhuma queixa de indisciplina e ética aos valores da sociedade em seu histórico de trabalho, após esses anos confirmados poderá voltar ao seu antigo cargo se ele desejar.

 

* 35 Ao Artista, atleta entre outros que seguem também como profissão seu talento, terão mais chance de se apresentarem mais vezes e serem contratados pelo governo, se o publico votarem nesse profissional. Uma vez por semana o governo disponibiliza na internet, através dos shows que disponibiliza. uma enquete para escolha dos artistas preferidos na região local. Assim o artista, se na tabela da semana for chamado, apresentará mais uma vez na semana por votação do publico. Caso for eleito em outros estados ou cidades ele terá o direito de ir La e se apresentar. Se sua demanda em outros locais for grande, ela não poderá fazer mais de três apresentações durante a semana. Assim de acumularem ele terá que agendar com o governo em outra semana ate cumprir toda suas contratações restantes.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

OBS:


Toda vez que o texto aparecer as letras BH é o significado de Bônus horas, que é a referencia do novo tipo de moeda (dinheiro) sugerido.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Por um mundo melhor" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.