Pontos de vista, e teorias sobre tudo escrita por Paloma Her


Capítulo 14
Entre Filosofia e doutrina


Notas iniciais do capítulo

Platão deixou outras ideias inteligentes, quando analisou a sociedade humana de sua época. Ele falou que no topo da sociedade estão os mais inteligentes, quer dizer, os filósofos, em seguida, estariam os mercadores, os militares e no último patamar os escravos. Platão chegou a afirmar que existiam pessoas que nasciam com alma de escravos, ou seja, que possuíam condições natas para serem capachos.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/703366/chapter/14

Na Grécia antiga, a Filosofia era uma grande Ciência, pois ela abrangia todas as áreas do saber humano. Um filósofo era, ao mesmo tempo, questionador do mundo, profeta, astrólogo, médico, matemático e artista. Aconselhava Reis e Imperadores, pois sua sabedoria era requerida para governar o povo. Heráclito, inspirador da filosofia moderna, foi o homem que disse: - Eu sou e não sou, ao mesmo tempo! Falava que na vida tudo se transforma, pois as águas turbulentas de um rio estão, e não estão no mesmo lugar, por causa de seu movimento constante. O Sol, ele nunca está para onde os nossos olhos o contemplam.  O nosso corpo é, e não é, pois em cada instante de nossa vida as células morrem enquanto outras nascem.  Constantemente nosso corpo vai mudando, num caminho que, um dia, nos levará para a morte.

            Platão deixou outras ideias inteligentes, quando analisou a sociedade humana de sua época. Ele falou que no topo da sociedade estão os mais inteligentes, quer dizer, os filósofos, em seguida, estariam os mercadores, os militares e no último patamar os escravos. Platão chegou a afirmar que existiam pessoas que nasciam com alma de escravos, ou seja, que possuíam condições natas para serem capachos.

            Com o passar dos milênios, a Filosofia foi se desmembrando e dando lugar a novas ciências. Nasceu a medicina, a astrologia, a matemática, e nos tempos mais atuais, nasceram a Psicologia, Sociologia, e mais recentemente a Parapsicologia. Sobrou para a Filosofia apenas as áreas do saber que as outras ciências não conseguem explicar, como são as questões existenciais do: - Quem sou eu? Ou: - Para onde vou após a morte?

            A doutrina é diferente, embora ela se confunda com facilidade com a filosofia.

A doutrina pode estar ligada à Religião, ou a ideais políticos, como foi a doutrina alemã Nazista, e a doutrina fascista de Mussolini. A doutrina está amparada na fé, na crença cega de que AQUILO é a ÚNICA verdade absoluta na face da terra.

            Enquanto a filosofia faz o homem pensar e se questionar a si mesmo sobre as verdades humanas, a doutrina faz exatamente o contrário. A doutrina não permite questionamentos, nem divergências, e muito menos mudança de pensamento. Além do mais, TUDO que as outras pessoas acreditam, estaria ERRADO! Quem é doutrinado é absolutamente convencido de que a verdade está só com ele, e com aqueles que pensam iguais a ELE.

            Eu diria que a filosofia é aberta, imensurável, sem limites de tempo nem espaço, onde a mente do homem pode viajar pela imensidão das ideias, sem nenhuma censura.

Já a doutrina seria um pensamento quadrado, como um cubo que flutua sobre um mar cheio de ERROS humanos. A doutrina faz SOFRER! Um homem de fé sofre quando alguém que ele ama não acredita nas suas crenças. Sofre porque ele está convencido de que o OUTRO está condenado, perdido, na maioria das vezes ao fogo eterno.

O mais triste de tudo isto é que nesta época de grande sabedoria, os homens desprezam abertamente o caminho do pensamento. As pessoas deste tempo não gostam de pensar. Eles entram na Internet, leem pouco e nada, e ao fim do dia eles acreditam em algumas COISAS que os convenceram, apenas isso. As conversas entre amigos são na base do: - eu acho! Ou, EU não acredito! Sem nenhuma base filosófica que sustente o que está afirmando. Sem estudo dos grandes pensadores do passado nem do presente.

 

 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

O mais triste de tudo isto é que nesta época de grande sabedoria, os homens desprezam abertamente o caminho do pensamento. As pessoas deste tempo não gostam de pensar. Eles entram na Internet, leem pouco e nada, e ao fim do dia eles acreditam em algumas COISAS que os convenceram, apenas isso.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Pontos de vista, e teorias sobre tudo" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.