Será que somos mesmo tão diferentes assim? escrita por Anaju


Capítulo 23
O Concurso


Notas iniciais do capítulo

A diretora vai lançar um concurso, será que esse concurso agradará a turma?



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/703057/chapter/23

Anteriormente:

Eu e Mário nos afastamos de onde Marce estava, pois, dançar com o Mário é uma coisa, esfregar na cara da Marce que eu estou dançando com ele é outra.

Continuação:

Depois de dançarmos várias músicas juntos, pedi para ele convidar a Marce para a próxima música. Eu dancei uma música sozinha até que Daniel me convidou para dançar.

A segunda música que eu estava dançando com o Daniel terminou e Paulo se aproximou de nós e disse:

— Agora é minha vez de dançar com a Lulinda!

— Tudo bem, depois a gente dança mais uma música, Luiza. – Daniel, falou.

— Ok.

Daniel se afastou de nós e eu e Paulo começamos a dançar juntos.

Luiza off

Maria Joaquina:

Alguns minutos antes:

O ruim de ter um namorado é ter que dançar com ele a festa toda, sorte tem a Luiza que já dançou com o Mário e agora está dançando com o Daniel e com certeza dançará com outros meninos também, enquanto eu estou dançando com o Jaime desde que a pista de dança abriu.

A música terminou e Luiza trocou o Daniel pelo Paulo, desculpe, mas ela fez uma troca horrível, eu queria tanto dançar com o Dani.

Se fosse o Daniel o meu par de dança a noite toda eu não reclamava, eu sei que ele me desprezou no passado e eu já disse mil vezes que vou esquecê-lo, mas eu não consigo não gostar dele.

Como eu estava cansada de dançar com o Jaime fui dançar com as meninas, a Marce, a Margarida e a Laura, logo Luiza cansou de dançar com o chato do Paulo e se juntou a nós.

Maria Joaquina off

Luiza:

Como não estava dando para conversar na pista de dança, por causa da música ninguém se escutava, então eu, Marce, Margarida, Maria Joaquina e Laura sentamos em uma mesa que estava vazia no canto do salão.

— Vocês viram como o Dani está lindo! – Margarida nos disse.

— Para você ele sempre está lindooooo! – Laura disse para Margarida.

— Me deixa, Laura. – Margarida pediu.

— Meninas, vamos mudar de assunto, eu dormi na casa da Marce ontem, foi muito legal, né? Marce, a gente conversou.... – Eu ia falando quando Laura me interrompeu.

— Pera aí, Luiza? Você dormiu na casa da Marcelina? – Laura me perguntou.

— Sim, por que?

— Marcelina, eu pensei que eu fosse sua melhor amiga, você me substitui pela Luiza? – Laura perguntou para Marce.

— Imagina? Você ainda é a minha melhor amiga, as duas são, desculpa não ter te convidado também. – Marce se defendeu.

— Ah... que susto, se é assim tudo bem, não precisa pedir desculpas.

— Tudo certo então? – Marce perguntou à Laura.

— Sim, tudo certo.

Depois disso a conversa voltou ao normal.

Após alguns minutos voltamos para a pista de dança.

Dançamos até a festa terminar.

Luiza off

Maria Joaquina:

Segunda de manhã:

O tema central das conversas na escola entre a nossa turma era como a festa da Alícia e da Carmen foi maneira, até que a diretora nos chamou para nos informar alguma coisa.

— Bom dia! Alunos, chamei vocês para informar que teremos um concurso de culinária, em que participarão o primeiro e o segundo ano do ensino médio, mas não será o primeiro ano contra o segundo, vocês competirão entre si em duplas e só uma dupla de cada ano irá vencer.

Amei a notícia, pois apesar de não saber cozinhar eu amo ver as pessoas cozinhando.

— As duplas vencedoras de cada ano vão competir? – Marcelina perguntou.

— Não, e a premiação será em dias diferentes. – A diretora respondeu.

— Podemos escolher as nossas duplas? – Eu perguntei.

— Não, será sorteio que será realizado hoje no recreio. – A diretora me respondeu.

— E as duplas mesmo sendo por sorteio podem ser mistas? – Marcelina perguntou olhando Mário que por sua vez olhava Luiza, bem que a Luiza e o Mário podiam ficar juntos, pois assim ela deixava o Dani em paz.

— Se a sorte quiser sim.

— Onde nós faremos os pratos? – Alícia perguntou.

— Vocês farão os pratos na cozinha que é utilizada pela aula extra de culinária.

— Quantos pratos serão por etapa? – Daniel perguntou.

— Três, vocês farão um prato de entrada, um prato principal e uma sobremesa.

— Quantas etapas serão? – Carmen perguntou.

— Serão nove etapas e dez duplas, uma etapa por semana e a casa semana uma dupla sairá.

— Teremos que vir de uniforme nos dias das etapas?

— Não.

— Quem serão os jurados? – Jaime perguntou.

— Eu, o professor de música René, a professora de educação física Suzana e a professora de língua portuguesa Julieta.

— Vocês vão divulgar uma lista dos pratos das etapas? – Valéria perguntou.

— Não, será surpresa, no dia de cada etapa vocês descobrirão quais serão os pratos.

— A escola disponibilizará os ingredientes? – Margarida perguntou.

— Sim, seus pais concordaram em doar uma verba para o nosso concurso.

— Então nossos pais já estavam sabendo do concurso? – Laura perguntou.

— Sim, mas eu pedi que não contassem para vocês, pois queria que fosse surpresa, só tem uma coisa alunos, as etapas acontecerão no sábado, seus pais já concordaram que vocês venham para a escola no sábado, mas eu entenderei se alguns de vocês não quiserem ou não puderem participar, o que vocês me dizem?

Todos concordaram em participar, até Paulo que não queria, porém, Abelardo e Mário seus melhores amigos o convenceram.

— Qual será o prêmio de quem vencer o concurso?

— Os vencedores ganharão uma medalha de primeiro lugar no concurso cada um e um exemplar de um livro de culinária também um para cada um.

— Vai ter tempo para preparar as receitas? – Daniel, perguntou.

— Sim, cinco horas.

— Diretora como não saberemos o que vamos cozinhar como saberemos os ingredientes, o modo de preparo, essas coisas? – Laura perguntou.

— Vocês terão as receitas em cima da bancada de cada dupla.

Aí fica fácil.

O sinal tocou indicando que teríamos que ir para a sala.

— Estão liberados, até o recreio. – A diretora nos falou.

— Até, Diretora Helena. – Todos gritamos.

— Não gritem, cri.... Alunos.

Tive uma sensação de déjà vu.

Estou ansiosa para saber quem será minha dupla, eu espero que seja o Daniel.

Assim que chegamos na sala, eu perguntei para as meninas o que elas tinham achado do concurso, perguntei até para a Luinsuportável, pois eu não quis excluir ninguém e todas disseram que acharam uma ótima ideia, até os meninos que eu não perguntei nada, porém eles deram sua opinião mesmo assim gostaram da ideia da diretora, menos o Paulo que acha que cozinhar é coisa de menininha.

Após algumas horas, o sinal indicando que o recreio havia começado tocou.

Depois de terminarmos o lanche acompanhamos a diretora Helena até a cozinha que é utilizada pela aula extra de culinária onde acontecerá o concurso de culinária para o sorteio das duplas.

— Atenção alunos, a primeira dupla será Maria Joaquina e.... – A diretora pegou um nome da caixa.

Depois pegou outro nome e disse:

— Luiza, a primeira dupla será Maria Joaquina e Luiza.

O que? Como assim eu vou competir com a Luiza e não contra ela.

Pelo que pude perceber não fui só eu que não gostou da notícia, pois a cara da Luiza de espanto estava bem pior que a minha.

— A segunda dupla será Daniel e....  – Ela tirou um nome

— Mário. – E depois outro.

Os dois parecem felizes por fazer dupla.

O sorteio terminou rápido e as duplas ficaram assim:

Maria Joaquina – Luiza.

Daniel – Mário.

Clementina- Abelardo.

Marcelina – Cirilo.

Valéria – Davi. – Sortudos!

Alícia – Jaime.

Carmen – kokimoto.

Laura – Paulo.  – Outra dupla improvável, uma fera na cozinha e um que nem sabe fritar um ovo, posso falar nada, afinal também não sei.

Bibi – Jorge.

Margarida – Adriano.

Luiza veio falar comigo.

— Na sexta feira de tarde podemos cozinhar um bolo juntas, para saber se conseguimos formar uma boa dupla?

— Tudo bem, pode ser hás quinze horas na sua casa?

— Sim!

Se a Luiza acha que vai virar minha amiga, por causa de um concursinho, ela está muitíssimo enganada.

Mal a Luiza sabe que eu nem sei fritar um ovo, eu vou contar isso para ela só na sexta feira, será que pelo menos ela sabe cozinhar?

Maria Joaquina off

Luiza:

Sinto que este concurso vai ser muito divertido mesmo eu fazendo dupla com a Maria Joaquina.

É muita sorte eu ter feito aulas extras de culinária no internato, vou tirar esse concurso de letra, a Maria Joaquina deve saber cozinhar também, eu espero.

Daniel e Mário se aproximaram de mim e de Maria Joaquina.

— Que legal que vocês vão fazer dupla. – Daniel nos disse.

— É muito legal. – Maria Joaquina falou sem a menor animação.

— Tenho certeza que vocês irão formar uma ótima dupla também, a gente vai cozinhar juntas na minha casa sexta à tarde, vocês querem cozinhar junto com a gente?

— Com a concorrência? Sei, não...estou brincando, eu quero, e você Daniel?

— Eu também, Mário, contem com a gente, mal posso esperar para cozinhar com você, Luiza... quer dizer com a Luiza, Maria Joaquina, o Mário.

Será que o Daniel gosta de mim? Não.

E eu mal posso esperar para ficar pertinho do Mário.

— Que horas que devemos estar lá na sua casa? – Mário perguntou.

— Três da tarde.

— Ok. – Mário, falou.

— Estaremos lá. – Daniel, disse.

Daniel e Mário se afastaram de nós e eu fui conversar com a Marce.

Luiza off

Maria Joaquina:

A Luiza é muito oferecida mesmo, está na cara que ela está a fim do Daniel, mas se ela acha que vai conquistar ele com bolinho, ela está muito enganada, pois o Dani é meu, eu sei que eu namoro o Jaime, porém se o Dani não for meu, da Luiza é que não vai ser.

Eu vi bem como eles dançaram na festa da Alícia e da Carmen, com qualquer uma, mas com a Luiza ele não namora.

Maria Joaquina off

Laura:

— Eu dei muita sorte de fazer dupla com você, pois todo mundo sabe que você manda muito bem na cozinha. – Paulo me falou.

— Não adianta puxar meu saco, eu não vou cozinhar tudo sozinha.

— Eu nunca te pediria isso.

— Vou fingir que acredito nisso, vou lá conversar com a sua irmã.

— Ok.

Laura off

Abelardo:

Eu queria tanto fazer dupla com a Marcelina mais quer saber a Clementina é bem legal.

Quem não se deu bem foi a Luiza e a Maria Joaquina, pois elas não se gostam nem um pouco, como vão cozinhar juntas?

Abelardo off

Quinta – Feira:

De manhã:

Luiza:

O professor de história, o Augusto entrou na sala e eu peguei meu caderno.

— Bom dia, alunos. – O professor nos falou.

— Bom dia, professor. – Todo mundo respondeu.

Após isso ele passou alguns exercícios no quadro.

Algumas das meninas da minha sala suspiram toda a vez que ele abre a boca, sorri, respira, enfim, por qualquer coisa que ele faça, por achar ele muito bonito, mas eu não acho ele isso tudo não.

Luiza off

 19:00

Jaime:

Eu estava terminando de falar ao celular com a Maria Joaquina, quando minha mãe entrou em meu quarto falando com meu irmão Jonas também ao celular.

— Seu irmão quer falar com você. – Minha mãe me falou.

— Só um minuto.

Me despedi da Maria Joaquina e desliguei.

— Pronto já posso falar.

— Ok, aqui o celular. – Minha mãe me entregou o celular dela.

— Eu vou lá terminar o jantar filho, depois me entrega meu celular.

— Tudo bem.

Ligação on:

— Oi, sumido.

— E aí pirralho, tudo certo?

— Eu não sou nenhum pirralho, Jonas.

— Não, é mesmo, está até pegando a Maria Joaquina.

— Pegando, não, namorando e já faz tempo, e a faculdade como vai?

— Está ótima, muitas festas, muitas meninas e principalmente muita bebida.

— E só...

— Sim, por que?

— E o estudo?

— Ah, claro, muito estudo também. – Jonas riu.

— Já conheceu alguém especial?

— Meu irmão você é muito romântico. Eu tenho que desligar por que tenho que terminar de me arrumar para um fes... quer dizer tenho que arrumar meus livros para estudar.

— Sei... tchau mano.

— Tchau. — Jonas desligou.

Ligação off

Esse Jonas é mesmo uma figura.

Fui até a cozinha e devolvi o celular para minha mãe.

Jaime off

Luiza:

21:30

Após o jantar:

Mãe, eu me esqueci de te pedir permissão....

— Permissão para que? Luiza.

— Para cozinhar aqui em casa amanhã com uns amigos.

— Que amigos?

— A Maria Joaquina, o Mário e o Daniel.

— Hun... andei pesquisando a vida de seus amigos e sei que a Maria Joaquina e o Daniel têm boas famílias, mas esse Mário não tem uma boa família.

— Pesquisando? Para que? E por que que ele não tem uma boa família? Só porque é órfão de mãe e não tem a mesma classe social que a nossa?

— Eu tenho que saber com quem minha filha anda, não por ele ser órfão mais sim por ser pobre.

— Você é muito preconceituosa, sabia?

— Preconceituosa, nada, realista, por acaso você está interessada nesse tal de Mário? Eu espero que não.

— Não, mãe, eu não estou interessada no Mário. – Eu menti.

— E no Daniel? Por que é por ele que você devia se apaixonar.

— Também não, mãe, mas voltando, eles podem vir ou não?

— Podem sim, mas sem bagunça.

— Ok.

Fui ardendo de ódio para meu quarto, como assim eu não posso gostar do Mário só por que ele é pobre, e os sentimentos não interessam?

Luiza off

Maria Joaquina:

Estou doida para ficar perto do Daniel de manhã e de tarde também.

Maria Joaquina off


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

No próximo capítulo: Daniel, Luiza, Maria Joaquina e Mário irão cozinhar juntos na casa de Luiza.