Evidências escrita por Maitê Miasi


Capítulo 42
Capítulo 42


Notas iniciais do capítulo

"Llévate mis sueños, y el universo
Que se vuelve ta pequeño,
No tengo a donde ir...
Me desbarata tu amor fugaz
Que a veces hiere, a veces mata.
Llévate el sur... y el sol.
Estoy desorientado que vivo congelado." -Camila



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/698752/chapter/42

Depois de muito pensar e chegar a uma conclusão, ele resolver ligar para o arquiteto.
Gustavo: (com o telefone no ouvido) Não atende, não atende...
Arquiteto: (atende) Gustavo meu caro, estava esperando pela sua ligação!
Gustavo: Então, estive pensando sobre sua proposta o dia todo, e cheguei à conclusão.
Arquiteto: Então me faça feliz Gustavo!
Gustavo: (ri) Eu vou aceitar sua proposta, e vou pra Austrália!
Arquiteto: Ah, sabia que você não iria me decepcionar! Então já pode preparar suas malas, que amanhã mesmo você viaja!
Gustavo: Amanhã? Tão rápido!
Arquiteto: O quanto antes começarmos, melhor!
Gustavo: Sem problemas, não existe nada mais que me faça ficar (pensa em Viviane). Amanhã estarei pronto!
Arquiteto: Ótimo. Até amanhã, e uma boa noite!
Gustavo: Idem... (desliga o telefone) (falando sozinho) Pronto, agora não tem como voltar mais atrás...
Dito isso, ele suspira, se jogando no sofá.
***Casa Verde***
Jardim.
Manuela: Tô vendo que hoje a senhora está melhor, tá até sorrindo!
Viviane: Ainda não estou como queria, mas tô melhor! Fui falar com seu pai hoje, e pedir desculpas pela forma que tenho agido com ele.
Manuela: Então quer dizer que vocês dois voltaram?
Viviane: Não... Quer dizer, eu não consegui falar com ele.
Manuela: Poxa...
Viviane: Mas não estou pensando em desistir. Amanhã vou tentar de novo, e a Ana ficou de avisá-lo que eu quero falar com ele, e se ele me perdoar, em breve voltaremos a ser uma família!
Manuela: Como tem que ser! (a abraça) Vai dar certo mãe, vocês se amam, e vão ficar juntos, aqui, ou em qualquer outro lugar do mundo, até mesmo na Austrália!
Viviane: Austrália filha? É muito longe (ri)!
Manuela: Foi só uma forma de dizer. Realmente Austrália é muito longe!
Viviane: E como anda essa menininha aí (passa a mão na barriga dela)?
Manuela: Tá bem, chutando a beça!
Viviane: Teu pai tinha razão quando disse que teu irmão seria um jogador, pois ele também chuta pra caramba! (ri)
Manuela: E esses desejos estranhos? Hoje tive vontade de comer jaca, e eu odeio jaca! Miguel teve que se virar nos trinta pra conseguir jaca pra mim!
Viviane: Entendo como é. Nessa gravidez ainda não tive nenhum desejo estranho, mas em compensação na sua! Eu lembro que uma vez eu quis comer coxinha com cobertura de chocolate!
Manuela: Ah mãe, que nojo!
Viviane: Eu também acho nojento, mas fazer o quê, eu queria...
As duas ainda permanecem por mais algum tempo conversando sobre o quão prazeroso era carregar uma criança no ventre, e em como se sentiam realizadas.
Dia seguinte.
***Apartamento VyG***
Manuela: E então pai, o que o senhor quer falar comigo? (olha para um canto) E que malas são essas? Vai viajar?
Gustavo: É sobre isso que eu quero falar com você.
Ele se senta, e ela também.
Gustavo: Manu, eu recebi uma proposta de trabalho irrecusável, só que fora do Brasil.
Manuela: E obviamente, o senhor aceitou.
Gustavo: Sim. Eu saio de viagem hoje.
Manuela: Mas assim, tão rápido? Pra onde o senhor vai? E quanto tempo vai ficar fora?
Gustavo: Eu recebi a notícia em cima da hora. Bom, eu vou pra Austrália, e ficarei cinco anos por lá!
Manuela: Austrália? Cinco anos? (se levanta) O senhor só pode estar brincando!
Gustavo: Eu tô falando muito sério!
Manuela: Pai, o senhor não pode sair assim, sem mais nem menos. E a minha mãe? Ela tava maluca te procurando pra conversarem.
Gustavo: Eu não tenho mais nada o que falar com ela. Ela tomou uma decisão, e eu vou respeitar.
Manuela: E o filho que ela está esperando?
Gustavo: É por causa dele que meu coração dói, ao pensar que ficarei cinco anos fora, mas... vai ser melhor, tanto pra mim, quanto pra sua mãe!
Manuela: Ah pai, pensa direito se é isso que você quer.
Gustavo: Já pensei filha, e não vou voltar atrás. Quero que você se cuide, cuide da minha neta, cuide da sua mãe e do seu irmão (a abraça)!
Manuela: Isso já é uma despedida?
Gustavo: Talvez eu não te veja mais hoje. Eu vou falar com a minha mãe, e com meus irmãos ainda, e...
Manuela: (interrompe) Então quer dizer que o senhor vai falar com todo mundo, menos com a minha mãe?
Gustavo: Isso mesmo! Mas eu não quero falar nela agora. Vem cá, abraça teu pai (ela se aconchega em seus braços), eu vou sentir muita falta de você meu amor!
Manuela: Também pai... Eu te amo muito, e você é o melhor pai do mundo!
Eles ficam abraçados por alguns segundos.
Gustavo: (saindo do abraço) Bom, eu tenho que resolver umas coisas antes de ir, e é melhor eu fazer isso agora, senão vai ficar tudo em cima da hora!
Manuela: Tudo bem, vai lá.
Eles se abraçam mais uma vez, ele beija sua testa, sorri e sai.
Sem perder tempo, Manuela pega seu celular, e tenta entrar em contato com a mãe.
Manuela: (com o celular no ouvido) Atende mãe, atende...
Após alguns segundos chamando.
Secretaria eletrônica: Esse celular encontra-se desligado, ou fora da área de cobertura, por favor, tente novamente, mais tarde.
Ligação cai.
Manuela: Droga! Ela deve estar em alguma reunião...
***Em alguma lanchonete***
Como havia dito à Manuela, Gustavo se encontra com sua mãe e irmãos para se despedir.
Joana: Meu filho está indo pra longe de mim? Eu não consigo acreditar nisso!
Carlos Eduardo: Você tem certeza disso? Está decidido?
Gustavo: Sim, já pensei, repensei, e cheguei a conclusão que é isso que eu quero.
Victor: A Vivi tem a ver com essa decisão?
Gustavo: Eu não quero falar dela.
Joana: Então você vai hoje a noite.
Gustavo: Sim.
Victor: E vai sem falar com a Vivi? Com as meninas (se referia a Bruna e Angélica), e com Alex que é teu amigão?
Gustavo: Eu prefiro não falar com elas, e eu ainda vejo o Alex hoje no trabalho, pois eu quero que ele fique no meu lugar, e me despeço dele e da Ana.
Joana: Não há nada que te faça mudar de ideia?
Gustavo: A Manu já tentou e não conseguiu mãe (solta um sorriso).
Carlos Eduardo: Acho que então teremos que nos confirmar com a sua ausência.
Gustavo: São só cinco anos!
Joana: Que serão intermináveis pra mim!
Gustavo: A senhora tá muito bem casada, mal terá tempo de pensar em mim!
Joana: Você se engana! Eu jamais deixarei de pensar em vocês três!
Victor: Se, ao invés de ficarmos choramingando a partida do Guga, coméssemos e bebéssemos?
Gustavo: Tá aí, uma boa ideia! Nada de chorar, curtam o tempo que eu ainda estou aqui!
Carlos Eduardo: Isso aí! (falando com o garçom) Garçom, mais uma rodada de chopp, hoje até dona Joana vai beber!
Joana: Isso, vou encher a cara hoje com meus filhos lindos!...
E assim eles fazem, festejam, e se despedem de Gustavo em alto estilo.
Mais tarde, por volta das 15:00.
***Em algum lugar***
Manuela ainda tentava ligar para sua mãe, na esperança que ela atendesse.
Secretaria eletrônica: Esse celular encontra-se desligado ou fora da área de cobertura, tente novamente mais tarde.
Ligação cai.
Manuela: Ah mãe, eu não acredito que a senhora não vai atender esse telefone! Ai, o que eu faço?...
Mais tarde, por volta das 17:00.
***Projects***
Gustavo aparece na empresa para se despedir dos amigos, e delegar sua função à Alex.
Alex: Poxa cara, valeu pela consideração, todos vamos sentir sua falta!
Gustavo: Eu também vou, mas cinco anos passam rápido! Enquanto a você Miguel, cuida bem da minha filha, da minha neta, e seja um pai e um marido melhor que eu!
Miguel: A Manu e a minha filha são minhas prioridades agora!
Gustavo: Assim seja! (olhando para os lados) Cadê a Ana?
Ana Flávia aparece.
Ana Flávia: (respiração ofegante) Estou aqui, e consegui chegar a tempo de me despedir!
Gustavo: Ah que bom que você chegou, não te perdoaria se eu fosse embora sem me despedir de você!
Alex: Ah, agora você terá a mim como parceiro direto de trabalho!
Ana Flávia: Sério isso?
Miguel: Alex vai ser o substituto do Gustavo.
Ana Flávia: Não vejo pessoa melhor pra assumir esse cargo.
Gustavo: Bom, já falei com vocês, agora vou pra casa me arrumar, e daqui a pouco ir para o aeroporto.
Alex: Então isso é um adeus?
Gustavo: Não, é um até mais!
Gustavo abraça cada um deles, até o Miguel, já que não guardava mais nenhum rancor dele. Com lágrimas nos olhos, ele sai dali aplaudidos pelos seus companheiros de trabalho, que não eram somente isso, eram amigos, íntimos.
Mais tarde, por volta das 19:00.
***Madeline's***
Sala de reuniões.
Sócio: A reunião está encerrada!
Todos saem da sala. A primeira coisa que Viviane faz ao sair da sala, e pegar seu celular, e logo se preocupa.
Viviane: Quantas ligações da Manu! Será que aconteceu alguma coisa?
Ela liga, mais que depressa para a filha.
Viviane: Oi filha, aconteceu alguma coisa?
Manuela: Até que enfim atendeu esse celular, tô desde manhã tentando falar com a senhora!
Viviane: Fiquei o dia todo numa reunião, que só acabou agora. Mas o que você quer?
Manuela: Mãe, sai daí agora é vai atrás do meu pai, antes que seja tarde! Viviane: Do que você tá falando Manu?
Manuela: Meu pai vai sair de viagem pra Austrália, irônico né? Pois é, ele tá indo à trabalho, e vai ficar cinco anos fora!
Viviane: Como?!
Manuela: Exatamente o que a senhora ouviu! Vai atrás dele, antes que ele embarque naquele avião!
Viviane: Vou sair daqui agora! Obrigada filha.
Manuela: Me agradeça depois que vocês se acertarem!
Viviane ri, desliga o celular, e sai as pressas afim de impedir que Gustavo viajasse.
Alguns minutos depois, ela chega na Projects. Ao entrar, ela encontra um silêncio absoluto, pois só Ana Flávia se encontrava ali.
Viviane: (ofegante) Ana, me diz que o Gustavo está aqui!
Ana Flávia: Vivi, sinto te desapontar, mas ele já foi, e já tem um tempo que ele saiu daqui.
Viviane: Droga (soca a mesa)! Me diz, pelo menos, que você avisou a ele que eu queria falar com ele.
Ana Flávia: Se eu disser que esqueci, você vai me matar?
Viviane: Ah não Ana, não acredito que você não fez isso!
Ana Flávia: Por que você não liga pra ele?
Viviane: Você acha que eu não já tentei fazer isso um milhão de vezes? Ele não atende o celular!
Ana Flávia: Ah, então corre atrás dele, antes que ele embarque!
Viviane: Que horas sai o vôo?
Ana Flávia: 22:00.
Viviane: (olhando para o relógio) Acho que ele não saiu de casa ainda. Vou até ao apartamento, vê se o encontro por lá.
Ana Flávia: Boa sorte! Não deixe ele escapar de novo não!
Viviane: Pode deixar. Eu só volto pra casa com ele comigo!
Ana Flávia: Vai logo, não perde mais tempo!
Viviane sorri, e vai atrás do seu amado.
Da Projects até o apartamento dos dois, era bastante contra mão, o que fez com que Viviane demorasse um pouco para chegar, mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca, ela, por fim, consegue chegar.
Ao entrar no apartamento, ela se depara com todas as luzes apagadas, e um completo silêncio, o que dava a entender que Gustavo já teria partido.
Viviane: (socando a parede) Droga, ele já foi!...
Ela sente seu celular vibrando, e imediatamente pega-o, e se depara com um mensagem de Gustavo, que dizia:
"Saiba que este é meu último pedido.
Estou desesperado, sigo meus instintos.
Não me resta muito tempo a favor.
E antes de ir embora, seguir o meu caminho,
Quero te olhar um pouco e sonhar que o destino
É junto a ti, amor.
Fica um segundo aqui e me faz companhia,
Quero adiar a dor de me sentir sozinha...
Jamais deixarei de te amar, mas talvez você não sinta por mim, o que eu sinto por vc. Vai ser melhor assim, pra mim, e pra vc. Seja feliz...
Viviane: (chorando) Não, não diga isso, eu te amo!... Eu não vou deixar você sair da minha vida assim tão fácil (diz decidida)
Ela pega sua bolsa, e sai dali correndo, pois não tinha muito tempo a seu favor.
Alguns minutos depois.
***Carro de Viviane***
Viviane: (socando o volante, e gritando) Não acredito! Até esse maldito trânsito tá contra mim!
O trânsito realmente estava contra ela, pois o fluxo era muito lento, a ponto dela ficar parado no mesmo lugar por, mais ou menos, uns quinze minutos, mas ela não estava disposta a desistir.
Mais tarde, por volta das 21:30.
***Aeroporto Internacional Tom Jobim***
Voz: Passageiros do vôo 727, com destino à Austrália, favor embarcar...
A voz repete aquela frase mais duas vezes, e cada vez que ela dizia, o coração de Gustavo batia mais forte.
Ele estava prestes a entrar, quando dá mais uma parada, olha para o celular, e não vê nenhuma mensagem de Viviane.
Gustavo: (respira fundo) É... Chegou a hora.
Alguns minutos depois.
Viviane, por fim, chega ao aeroporto, toda esbaforida.
Viviane: Moça...
Funcionária: Calma senhora, respira!
Viviane: Eu não tenho tempo pra me acalmar! O vôo para Austrália já decolou?
Funcionária: Hum... Deixa eu checar (olha no computador)... Lamento senhora, ele acabou de decolar!
Viviane: (chorando) Não, não, não... (se iclina na bancada) Droga, eu o perdi...
Continua...


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Devido a minha demora, aí está mais um capítulo de brinde, espero que gostem. Bjs!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Evidências" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.