Entropia escrita por Reyna Voronova


Capítulo 42
Interlúdio - Efemeridade


Notas iniciais do capítulo

Terceiro Cântico - Atos



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/653186/chapter/42

Interlúdio

Efemeridade


A vida é feita de momentos e prazeres efêmeros.


O agora já passou; a cada milésimo de milésimo de milésimo, o momento passado deixou de acontecer dando lugar a um novo que já morreu e deu lugar a um novo, e assim até o momento em que esses milimomentos um dia vão terminar — com a morte.

Pensar nisso é como pensar sobre respirar ou piscar os olhos: por alguns instantes, você não irá conseguir parar de pensar no “agora”, assim como quando alguém pensa em piscar e fica sem conseguir fazê-lo automaticamente por alguns instantes até que a mente se ocupe com outra coisa.

Não é apenas isso, no entanto, que define o quão passageira é a vida: o que você faz nela, principalmente atividades prazerosas, parece passar num estalar de dedos. Dormir, algo tão apreciado e necessário para a manutenção do corpo, é algo que dura um simples piscar de olhos; no momento em que se perde a consciência, há apenas um brevíssimo vazio escuro, e depois, o acordar e a claridade. Comer igualmente. Corta-se a comida, coloca-a na boca, mastiga-a, engole-a e fim. Momentos que duram segundos ou, no máximo, pouco mais de um minuto, são tão bons e logo se acabam. Até mesmo escrever; palavras surgem no papel com segundos, e assim como os milimomentos, cada palavra que você deve escrever já foi escrita, dando lugar a uma nova palavra, e segue-se assim até o fim do texto [que já está terminando, aliás].


Toda essa lógica e pensamento serve para uma simples lógica sem números: se os momentos são efêmeros, logo a vida é igualmente efêmera.


No entanto, ela pode ser passageira como um piscar de olhos, mas também pode ser passageira como um sono pesado.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Entropia" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.