Ir/Racional: Distorção Lógica escrita por Nano Breaker


Capítulo 7
Oportunidade




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/599608/chapter/7

Você se sente desvalorizado, mesmo tendo se esforçado bastante e percorrido um longo caminho. Ainda assim, você não descobriu absolutamente nada sobre quem você é ou onde está... Mas ao menos sabe que Jack está doente e que algum idiota chamado Michael gosta de estacionar em vagas para deficientes. Depois de um tempo pensando, finalmente decide que se empenhará para se sair melhor do que qualquer um daí para frente.

Mas... O que deves desejar? Claramente a máquina quer que você deseje uma racionalidade de proporções divinas, mas não te convenceu que toda essa Onisciência seria, de algum modo, divertida. E, claro, você também não tem certeza das possíveis repercussões de desejar algo ficcional...

Então sua mente, sua pequena mente humana tenta imaginar todas as formas de sair dali. Sua imaginação cria uma suposição, onde usa dinamites para explodir uma das paredes, abrindo uma passagem para o outro lado. Claro, você não tem a mínima ideia de onde está escapando. Ou para onde está escapando... E, portanto, se deves ou não tentar escapar. Você começa a escrever por si só na parede.

1. Se e somente Se a máquina me matar quando me pegar,

E há uma grande chance de ser pego,

Então eu não deveria tentar escapar.

2. Ou eu sou um Escapista mundialmente famoso,

Ou há uma grande chance de eu ser pego.

3. Eu não sou um Escapista mundialmente famoso.

4. Logo, ...

5. Se a máquina me matar quando me pegar,

Então ela irá falhar em sua missão de me acessar.

6. A máquina não pode falhar em sua missão.

7. Logo, ...

8. Logo, ...

– Cérebro, Acorde!

"..."

– Eu preciso de você...

"..."

– Por favor...?

"..."

– Meleca...

"Ahn...? Ah, claro... Bem, ahm..."

– As preposições...

"Sim, isso... Ai... estou com dor de cabe... Dores... Nós fizemos muitos exercícios para um dia só... Estou quase no meu limite... Como sempre, comece com o que você ja sabe. A conclusão na linha 4 deve ser justificada por uma ou mais das linhas acima, assim como a linha 7 deve ser justificada na linha 5 e na linha 6. De fato, São apenas dois simples argumentos, nas linhas @ para 4 e 5 para 7, ambos informando a conclusão na linha 8. É tudo o que posso dizer, eu também não posso fazer tudo sozinho... Fui."

– Uau... Ele falou muito dessa vez... Mas eu ja sei o que fazer.

Não foi necessário muito tempo para resolver essa, visto que foi algo que saiu de sua cabeça inicialmente, mas... Enfim, com apenas um minuto ou dois, você rebisca palavras na parede, completando o processo lógico.

1. Se e somente Se a máquina me matar quando me pegar,

E há uma grande chance de ser pego,

Então eu não deveria tentar escapar.

2. Ou eu sou um Escapista mundialmente famoso,

Ou há uma grande chance de eu ser pego.

3. Eu não sou um Escapista mundialmente famoso.

4. Logo, há uma grande chance de eu ser pego.

5. Se a máquina me matar quando me pegar,

Então ela irá falhar em sua missão de me acessar.

6. A máquina não pode falhar em sua missão.

7. Logo, a máquina não vai me matar quando me pegar.

8. Logo, eu deveria tentar escapar.

Passar a eternidade nessa pequena sala, na companhia daquela maquininha talvez não seja tão ruim... Você poderia sentar num canto diferente a cada dia. Mas escapar e sobreviver não são suas únicas preocupações. Alem do mais, onde acharia dinamite?


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Ir/Racional: Distorção Lógica" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.