Ir/Racional: Distorção Lógica escrita por Nano Breaker


Capítulo 8
Falácia




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/599608/chapter/8

A máquina manda uma tira de papel.

*Preocupação = Desnecessário // Continuando ciclo de Testes*

Mas que droga... Ter seus pensamentos avaliados pela máquina era seu maior problema... Como escapar de algo que sabe cada passo que você pretende dar?

*Escapar = Impossível // Meu programa é perfeito e Onisciente*

Não se pode dizer isso dos caracteres sem emoção numa pequena tira de papel, mas você percebe alguns traços de um tom orgulhoso. Você se pergunta: Isso seria uma pista relevante? Ou será apenas uma falácia? Será que a máquina sabe o que é uma falácia? Você sabe?

*Sim. Sim. Sim. Provavelmente*

Espere um minuto... A máquina acabou de se contrariar? Bem, você não tem certeza, mas está convencido de que pode derrotar sua lógica. Começa a escrever na parede.

1. Se a máquina se contrariou,

Então Ela não é perfeita.

2. ...

3. ...

4. Se...

E...

Então...

5. Logo, ...

6. Logo, Ela não é perfeita.

"Nossa... Praticamente um argumento inteiro para se formular... De novo... Seria mais fácil se eu não estivesse exausto... Brincadeira. Eu sempre tenho todas as respostas."

– Muito engraçado, senhor "Eu"...

"Começando do começo. Para provar que a máquina não é perfeita, temos que provar que ela se contrariou, então a linha 5 diz que ela se contrariou. è o único modo de alcançar nosso objetivo. Então... o que a máquina disse que soou contraditório? Depois é só conectar tudo na linha 4."

Sem nem dizer nada, você começa a rabiscar linhas na parede, fazendo desenhos desenhos de letras vagarosamente. Depois de muito tempo, quase uma hora, você preenche as lacunas.

1. Se a máquina se contrariou,

Então Ela não é perfeita.

2. A máquina diz que o orgulho faz parte de uma falácia.

3. A máquina diz que o orgulho é uma pista relevante.

4. Se a máquina diz que o orgulho faz parte de uma falácia

E a máquina diz que o orgulho é uma pista relevante,

Então a máquina se contrariou.

5. Logo, a máquina se contrariou.

6. Logo, Ela não é perfeita.

– Tenho quase certeza de que você se contrariou ali...

Pela primeira vez, a máquina simplesmente fez silencio.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Ir/Racional: Distorção Lógica" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.