Como Escrever Uma Fanfic escrita por Goth-Lady


Capítulo 3
Tipos de fanfic




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/478150/chapter/3

Zoro: E aqui estamos nós de novo com mais um capítulo dessa bagaça para ensinar a você a escrever uma fanfic que preste.

Ikki: Lembrando que tipo não significa gênero.

Hidan: Mas então o que é essa porra?!

Lita: Vamos por parte. Primeiro iremos pelo básico.

Prosa

Lita: É o mais encontrado tanto em livros quanto em fanfics. Basta ler.

Ikki: As falas dos personagens podem tanto vir como estão nos livros que vocês leem como também como se fosse um roteiro de cinema, novela, filme, o que for.

Lita: Novamente será em norma culta, mas você poderá usar uma linguagem mais coloquial.

Ikki: E deixe as gírias para as falas dos personagens ou para as fanfics de primeira pessoa.

Poesia

Hidan: Puta que pariu, por que deixaram a gente com essa parte?

Zoro: Porque o Ikki e a Lita adoram nos ver sofrer, mas para tudo existe um roteiro. *pega o roteiro e os dois começam a ler*

Hidan: Se você já leu alguma poesia na vida, já sabe o que fazer. Use o que você leu como exemplo.

Zoro: Mas se você está como nós e não leu porra de poesia nenhuma, pega uma e vai ler.

Hidan: Para quem acha que é coisa de fresco, vá ler as poesias da época do Ultrarromantismo e do Simbolismo ou de Lord Byron ou de Edgar Allan Poe. Você encontrará poesias místicas ou macabras. Porra, só agora que me falam isso!

Zoro: Lembre-se poesia vem da alma, não adianta escrever qualquer coisa que vai ficar uma merda. Escreva de acordo com o estado da sua alma.

Hidan: Que viadagem é essa?!

Zoro: Está no roteiro.

Hidan: Roteiro maldito. Nem explicar isso ele explica!

Zoro: Explica sim. Você não deve escrever algo triste quando está feliz ou apaixonado, não deve escrever algo falando sobre calmaria quando se está furioso e nem algo romântico e feliz quando se está prestes a cortar os pulsos.

Hidan: Ah ta, agora entendi.

Primeira pessoa

Lita: Nesse tipo de fanfic você entra direto no psicológico do personagem.

Ikki: Além da narração dos acontecimentos, as apresentações e o que mais for, deverão ter APENAS os pensamentos desse personagem e poderão ter suas opiniões também.

Hidan: Opiniões do personagem e não suas.

Zoro: E não faça nada fora do foco desse personagem como colocar o pensamento de outros personagens na narração da história.

Hidan: Caso ele leia mentes, transcreva isso no parágrafo seguinte. Se ele for conversar por telepatia, faça isso no diálogo.

Lita: Só poderá ter mais de um pensamento caso seu personagem compartilhe seu corpo com alguma coisa.

Ikki: Pode ser um deus interior, seu lado ruim, alguém com quem ele se fundiu, se o personagem for receptáculo de um deus, coisas assim.

Hidan: É, a criatividade vai longe.

Lita: Você pode alternar os pontos de vista de seus personagens. Em uma hora você escreve com Fulano e em outra você muda para Ciclano. São os famosos POVs.

Zoro: Mas não escreva nada fora do ponto de vista dos personagens. Tipo, Fulano sabe quem matou Mariazinha e tenta pegar o assassino, mas Ciclano não sabe quem matou, Ciclano não pode correr atrás do assassino.

Ikki: É como se o seu irmão tivesse visto uma briga na rua e você não. Ele sabe quem brigou e o que aconteceu. Já você não sabe e tenta arrancar informações dele.

Zoro: Melhor dar um exemplo.

“Eu estava em casa navegando na internet quando o telefone tocou. Gritei para minha que mãe fosse atendê-lo, mas me lembrei de que ela tinha ido ao mercado. Me levantei e atendi ao telefone.”

Terceira pessoa

Lita: Essa é mais fácil. Enquanto na primeira pessoa o leitor só tem a visão do ponto de vista do personagem, aqui o leitor tem uma vista geral dos acontecimentos, já que não se centram em um só personagem e nem em seu ponto de vista.

Hidan: Você poderá colocar os pensamentos de cada personagem, para onde cada um foi mesmo que tenham se distanciado do protagonista, coisas do tipo.

Ikki: Para quem não entendeu, na primeira pessoa o personagem só sabe aonde o outro foi se ele o vir, o seguir ou através de um diálogo ou bilhete. Aqui o protagonista principal não precisa fazer nada disso para o leitor saber onde os outros personagens foram e o que estavam fazendo.

Zoro: Protagonista principal? Isso não é redundante?

Ikki: Não, há uma lista enorme de personagens e também há divisão de protagonismo. Só que vamos ter que esperar que o capítulo não é esse.

Hidan: Se ainda não entendeu, a primeira pessoa seria você vivendo a sua vida e a terceira seria você jogando The Sims. Na primeira você, ou o personagem, não sabe o que vai acontecer daqui a cinco minutos e na terceira você controla a vida dos personagens e o rumo da história.

Zoro: Um exemplo.

“Fulano estava em casa navegando na internet quando o telefone tocou. Gritei para que sua mãe fosse atendê-lo, mas ele se lembrou de que ela tinha ido ao mercado. Fulano se levantou e atendeu ao telefone.”

Segunda pessoa

Hidan: WTF?!

Zoro: Hei, não me ensinaram isso na escola!

Lita: É porque não se aprende na escola. A narração em segunda pessoa existe. É como se você estivesse jogando um MMOPG ou RPG. Alguns livros de RPG são escritos assim.

Ikki: Um grande exemplo disso são as fanfics personagem x reader. Nesse tipo de narrativa o personagem principal é o leitor.

Hidan e Zoro: O QUE?! Leitor personagem principal?!

Lita: É isso aí. O leitor também pode ser personagem. A criatividade never ends.

Ikki: A única coisa que você decide sobre o leitor personagem é se a fanfic é designada ao público masculino, feminino ou GLST. Não dê nome para o leitor ou coloque características pessoais, deixe que ele use sua mente e preencha as lacunas conforme suas características pessoais.

Zoro: Deem logo um exemplo disso para acabar com as nossas dúvidas.

“Você estava em casa navegando na internet quando o telefone tocou. Você grita para sua que mãe o atenda, mas você se lembra de que ela tinha ido ao mercado. Você se levanta e atende ao telefone.”

“– Olá, meu nome é _______. – Você diz.”

“Você se olha no espelho e vê seu cabelo (cor do cabelo e comprimento do cabelo) bagunçado e seus belos olhos (cor dos olhos) cansados.”

Hidan: Agora sim.

Lita: Ainda bem que vocês entenderam isso porque isso é só a introdução aos tipos de fanfic.

Hidan e Zoro: Só a introdução?!

Ikki: Estão reclamando de que? Estamos ganhando por hora.

Lita: Agora podemos realmente começar os tipos de fanfic.

Narrativa

Zoro: É o mais comum. Você cria uma história com início, meio e fim com um enredo elaborado ou a partir de um simples conceito. Pode usar qualquer tipo de narração.

Poética

Hidan: Você faz poesias. Veja o que falamos de poesias alguns tópicos atrás porque eu não vou falar essa porra de novo!

Show

Lita: Aqui você cria um programa de auditórios.

Hidan: Talk show, barraco show, reality show, qualquer merda dessas.

Lita: A maioria é feita em terceira pessoa, um ou outro é feito em primeira. Nunca vimos um em segunda, mas nunca se sabe. Alguém pode ter essa ideia algum dia.

Hidan: Uma ideia louca e ousada, mas foram os loucos e ousados que mudaram o rumo do mundo.

Lita: Como Galileu, Copérnico, Oscar Wilde, Brigitte Bardot e outros cientistas, literários e artistas.

Zoro: Há um manual também da nossa autora intitulado “Como Criar Um Programa de Loucos”. Se tiver interesse nesse tipo de fanfic, dê uma olhada.

http://fanfiction.com.br/historia/173179/Como_Criar_Um_Programa_De_Loucos/

Ikki: Não fomos nós que apresentamos, até porque se fossemos nós seria muito melhor.

Lita: A razão de não termos apresentado é que esse manual foi citado no talk show da autora e ela achou melhor que parte do elenco que compunha o ATS apresentasse esse manual.

Ikki e Hidan: Mas nós somos melhores!

Lita: Mas esse manual foi postado antes de “Como Fazer Vestibular”, o nosso primeiro manual.

Zoro: Por falar em manual...

Manual

Hidan: Sim, você pode fazer manuais.

Ikki: Mas não é qualquer um que pode fazer um manual.

Lita: Aqui a leitura e a pesquisa podem ficar em segundo ou terceiro plano e servem apenas para complementar.

Zoro: Só um segundo. Como assim?

Ikki: Para fazer um manual, primeiro você deve ter vivenciado uma situação. Manuais são legais quando você usa uma experiência sua para escrevê-lo.

Lita: Como o nosso primeiro manual que ensina a fazer vestibular. A nossa autora já prestou vestibular antes de quase todas as faculdades aderirem ao ENEM.

Ikki: Use algo que você já fez ou que você faz ou que você presencia ou presenciou como não ser pego dormindo no trabalho ou na aula, como se portar em uma entrevista de emprego, até manual culinário está valendo.

Zoro: Você pode fazer em forma de prosa ou artigo de jornal ou revista.

Hidan: Ou você pode contratar uma equipe para apresentar o seu manual. *sorriso de comercial de enxaguante bucal da Colgate*

Fichas

Lita: Nesse tipo de fanfic você faz uma breve apresentação da fanfic no primeiro capítulo e cria uma ficha. Os leitores preencherão essas fichas com seus personagens originais e enviarão para você ou por review ou por MP.

Ikki: Você vai ter que selecionar as fichas e decidir quais personagens irá usar na história.

Hidan: Certifique-se de ter um pote de calmantes ou antidepressivos por perto porque por mais que uma ficha seja bem elaborada e bem detalhada, vai ter gente escrevendo absurdos e você vai ter vontade de matar o filho da puta.

Zoro: Geralmente esse filho da puta que o Hidan mencionou nem lê a sinopse, o texto, a proposta da fic ou as instruções direito, vai direto para a parte da ficha.

Hidan: Sem falar nas fichas mal escritas e cheia de erros de tudo que você possa imaginar que nem uma equipe de médicos e criptógrafos consegue entender o que a criatura quer dizer.

Ikki: Já mandamos o Saga trancar a estufa da casa de gêmeos, mas parece que ele se esquece e deixa maluco fumar até o adubo.

Lita: Para escrever uma fanfic de fichas, é preciso ter muita paciência e muito remédio para dor de cabeça.

Zoro: A esmagadora maioria dos leitores lê a fic porque seu personagem está nela e não porque a história é interessante, a proposta é boa, enfim.

Hidan: A realidade dói, mas te ajuda a pegar experiência.

RPGfic

Zoro: Fanfic de RPG?

Lita: Claro e por que não? Você pode sim fazer uma RPGfic e o melhor, pode ser em qualquer pessoa.

Hidan: Tudo o que você tem que fazer é deixar opções no final de cada capítulo para que os leitores votem. A opção mais votada será aquela com qual você irá trabalhar.

Ikki: Se houver empate, decida na moeda, só não se esqueça de mencionar isso nas Notas da História antes. Assim você terá um argumento para se defender.

Lita: E não use esse manual como argumento. Não nos responsabilizaremos por nada.

Zoro: Lembre-se que cada escolha trará uma consequência ao personagem. Como se fosse realmente um jogo de RPG.

Em primeira pessoa

Hidan: Você apresenta o personagem e narra direitinho como explicamos no tópico da primeira pessoa.

Ikki: E no final coloque as opções que o personagem deve tomar.

“Ouvi de alguns viajantes que o que eu procuro pode estar na floresta, mas também há pistas que indicam estar na praia, mas está escurecendo e não é seguro andar sozinho à noite. O que devo fazer?

a) Ir à floresta

b) Ir à praia

c) Ir ao centro da cidade e procurar uma taverna”

Em segunda pessoa

Lita: É a mesma coisa que uma fanfic escrita em segunda pessoa, mas haverá opções para que os leitores escolham o caminho.

“Você ouviu de alguns viajantes que o que você procura pode estar na floresta, mas também há pistas que indicam estar na praia, mas está escurecendo e não é seguro andar sozinho à noite. O que você deve fazer?

a) Ir à floresta

b) Ir à praia

c) Ir ao centro da cidade e procurar uma taverna”

Em terceira pessoa

Zoro: A mesma merda de uma fic em terceira pessoa, mas tem as opções no final.

“Fulano ouvi de alguns viajantes que o que ele procura pode estar na floresta, mas também há pistas que indicam estar na praia, mas está escurecendo e não é seguro andar sozinho à noite. O que Fulano deve fazer?

a) Ir à floresta

b) Ir à praia

c) Ir ao centro da cidade e procurar uma taverna”

RPGfic de fichas

Hidan: Essa porra existe?!

Ikki: Pode existir.

Hidan: Caralho!

Zoro: Estou com sono e com fome!

Ikki: A Lita está fazendo bolo para a gente e também só falta esse tópico e mais três ou quatro.

Hidan: Bolo!

Zoro: Fala sério!

Hidan: O que foi? Shoujos cozinham bem.

Zoro: Estou falando do trabalho.

Ikki: Por falar em trabalho, vamos acabar logo com esse capítulo. As RPGfics de fichas são a fusão entre as RPGsfic e as fics de fichas.

Hidan e Zoro: FUUUUUUUUUSÃO! *imitam Goku e Vegeta ou Goten e Truks*

Ikki: *capota* Lita, vem me ajudar porque eu estou cercado de idiotas!

Lita: Já estou indo! *sai da cozinha* Melhor nem perguntar.

Ikki: Continuando de onde eu parei. Nesse tipo de fanfic além dos leitores escolherem o destino dos...

Hidan e Zoro: Choose your destiny! *imitando a voz do Shao Khan*

Lita: Vocês vão ficar sem bolo.

Hidan e Zoro: Não! A gente se comporta!

Lita: O que o Ikki estava falando é que além dos leitores escolherem o destino do personagem ou do grupo, eles ainda podem criar seus próprios personagens através de fichas que você irá elaborar.

Ikki: Elas poderão ser ou na primeira pessoa ou na terceira pessoa, nunca na segunda senão dá merda. Se for fazer algo assim na segunda pessoa, arrume um amigo programador e crie seu próprio MMOPG.

Lita: Geralmente é feita na terceira pessoa, mas dá para conciliar esse tipo de fic com a primeira pessoa tranquilamente. Tudo que você precisa é de habilidades de escrita, interpretação e de muita criatividade.

Categorias

Ikki: Você escolhe uma ÚNICA categoria e uma ÚNICA subcategoria. Seja um anime, um jogo, livro, filme, cartoon, a porra que for.

Zoro: Entenda subcategoria como One Piece, CDZ, Sailor Moon, Naruto, Bleach, Harry Potter...

Crossover

Lita: Você junta duas ou mais subcategorias. Pode juntar duas ou mais categorias também. Agora me deixem ir porque preciso terminar o bolo. *vai para a cozinha*

Originais

Hidan: Não há vínculos com qualquer categoria ou subcategoria. Você quem cria a história, os personagens, o enredo, o contexto, enfim, cria a porra toda!

Zoro: Ufa, até que enfim o capítulo acabou.

Lita: Voltei. *traz um bolo bem decorado e cheiroso*

Hidan e Zoro: Bolo! *avançam no bolo*

Lita: Nem pensar. *tira o bolo do caminho* Vão lavar as mãos primeiro.

Zoro: Mas eu não quero!

Hidan: Já parou para pensar que parecemos uma família?

Zoro: Sério?

Hidan: Sim. A Lita é a mãe, o Ikki é o pai e nós somos os filhos adolescentes que só dão trabalho.

Zoro: Vendo por esse lado, é verdade.

Ikki: Era só o que me faltava, ser casado com uma sailor macho.

Hidan: Agora só falta o cachorro.

Ikki: Vamos ter cachorro nenhum! Já bastam vocês dois! Agora, vão lavar as mãos para comer!

Lita: Você também, Ikki.

Ikki: Puta merda!

Após todo mundo larvar as mãos, podemos encontrá-los no sofa comendo bolo.

Lita: Até o próximo capítulo pessoal, onde nós iremos falar sobre os gêneros de fanfics.

Hidan: Caralho, isso está uma delícia!

Zoro: Mamãe cozinha bem!

Lita: Eu não sou mãe de vocês!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Hidan: Deixa a gente ter um cachorro!
Ikki: Não!
Zoro: Deixa. Tivemos que falar de poesia, merecemos um cachorro.
Ikki: Não!
Hidan: Qual é, pai!
Ikki: Eu não sou seu pai! Eu só tenho 15 anos, a Lita tem 16, você tem 400 e cacetada e o Zoro tem mais de 20! Nós não temos idade para sermos seus pais!
Hidan: Não, mas os animes de vocês são mais velhos que os nossos.
Zoro: E como vieram antes da gente, vocês são nossos pais.
Ikki: Puta merda!
Hidan: Podemos ter um cachorro?
Ikki: Não, caralho!