Como Escrever Uma Fanfic escrita por Goth-Lady


Capítulo 2
Montagem




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/478150/chapter/2

Lita: No capítulo anterior, você aprendeu o que era preciso fazer antes de começar uma fanfic.

Ikki: Agora vamos te ensinar a montar essa bodega e ainda nem estamos na metade dessa joça de manual.

Zoro: Ainda não chegamos à metade?!

Título

Lita: O título é a primeira coisa a ser escrita.

Hidan: Ou a última, caso ainda não tenha pensado nele, mas tanto faz, quem decide quando vai botar essa porra é você.

Lita: Só se lembre de botar no alto da primeira folha do Word.

Ikki: E pelo amor de Atena, escreva essa coisa direito!

Zoro: Como assim? Não tem como errar no título.

Lita: Você que pensa.

Ikki: O que mais vejo é título começando com letra minúscula e erro de gramática e concordância em português e língua estrangeira.

Lita: Todo título começa com letra maiúscula e evite tais erros nos título.

Hidan: E pelo amor de Jashin-sama, não escreva qualquer coisa no título! Não dê títulos que não têm nada a ver com a sua fanfic. É cada coisa que se vê hoje em dia.

Sinopse

Uma sirene começa a tocar e luzes vermelhas aparecem piscando.

Hidan: Caralho!

Zoro: O prédio está pegando fogo! *correndo para a porta*

Hidan: Seguidores de Jashin primeiro! *idem*

Lita: Não é nada disso, suas bestas. *derruba os dois com uma força sobre-humana* A sirene tocou em uma parte em que muitos acham delicada.

Hidan: Caralho, essa garota é shoujo mesmo?

Zoro: Acho que ela é um shounen perdido em um shoujo.

Hidan: Então deve ser a mais macho do anime ou uma das mais machos do anime.

Lita: Ah, vão se fuder!

Ikki: Eu não sou pago para isso. Será que dá para voltar?

Todos: Sim senhor.

Ikki: Ótimo. A sinopse nada mais é do que uma apresentação da sua fanfic. Ela irá dizer sobre o que é a fanfic ou pelo menos dará uma ideia.

Lita: Muitos não sabem fazer uma sinopse, caso isso aconteça com você, tente fazer um resumo do enredo da sua fanfic SEM spoilar.

Ikki: A sinopse também é uma forma de divulgar a sua fanfic. Use a sua criatividade para torná-la atrativa.

Zoro: Não escreva “Sou péssimo em sinopses” na sua sinopse ou “Sinopse ruim, mas a fic boa”. Porra, custa queimar uns neurônios para escrever um pequeno resumo do enredo?!

Lita: Escrever isso que o Zoro disse não atrai leitores, além de mostrar que você não tem confiança no seu trabalho.

Ikki: Escreva alguma coisa, mesmo que seja algo simples, mesmo que fique uma merda, é melhor do que escrever que não é bom em sinopses.

Zoro: E nada de sinopses de uma linha. Elas não são nem um pouco atrativas. Escreva no mínimo duas ou três linhas.

Hidan: E por Jashin-sama, escreva essa porra direito! A sinopse é a propaganda da sua fanfic, então nada de erros de português!

Lita: Algumas sinopses têm erro de gramática, concordância, história, geografia e até lógica. Desse tipo de sinopse os leitores bons passam longe.

Ikki: As frases começam com letra maiúscula e terminam com ponto final, interrogação ou exclamação. Se não sabe disso, volte para o maternal.

Hidan: E não escreva errado, miguxês, AAA ou a porra que for. Escreva na norma culta ou coloquial, mas de forma correta e limpa e evite erros de lógica.

Zoro: Para quem não entendeu a parte do erro de lógica, aqui vai um exemplo.

“12. “o bafotro é tipu pegadinha. eles manda voce bebê mas num sai nada. a poliça devia ser mais séria”.”

Ikki, Hidan e Lita: QUE PORRA É ESSA?!

Zoro: Eu não estou brincando. Eu transcrevi isso das pérolas do ENEM de 2013, que estão pela internet. Não escrevam uma merda dessas na sua sinopse porque a reação dos seus possíveis leitores será essa e eles não vão se atrever a ler.

Hidan: Ok, mas alguém me explica a do erro de geografia?

Lita: Eu li uma sinopse em que a história se passaria em uma cidade dentro de Tókio.

Ikki, Hidan e Zoro: Puta que pariu, Tókio já é uma cidade!

Ikki: Antes de escrever qualquer coisa, consulte um atlas, um dicionário, uma enciclopédia, qualquer merda antes de escrever para não escrever besteira.

Hidan: E não faça sinopses em língua estrangeira.

Capa

Hidan: Se você sabe desenhar, desenhe, coloque em um site e use como capa para a sua fanfic, mas se você só sabe fazer boneco palito e mesmo assim faz torto, faça no photoshop, se não sabe usar, faça no paint. Se não sabe usar o paint, procure uma imagem no Google, mas se mesmo assim não encontrou nenhuma do seu gosto, vai se fuder!

Lita: Se for possível credite quem fez aquela imagem que você pegou.

História

Ikki: Fica a seu critério.

Zoro: Planeje o enredo direitinho, mas isso vamos explicar melhor mais para frente nos gêneros.

Notas da história

Ikki: Além de dizer que o anime/livro/game/o que for não te pertence, como se ninguém soubesse disso, esse campo serve para avisar os leitores de qualquer coisa que possa ocorrer na fic.

Lita: Se é própria para determinados tipos de público, se aborda algum tema polêmico, coisas do tipo, mas sempre lembrando de que é uma obra de ficção e que não deve ser levada a sério.

Zoro: Também serve para dizer de quais fontes você pegou, coisas do tipo.

Notas do autor

Zoro: Geralmente servem para o autor se explicar por que demorou a postar.

Ikki: Também servem para deixar algum recado para o leitor antes de começar a ler. Seja uma explicação sobre um personagem, a introdução de alguma coisa, o nome de uma música...

Notas finais

Hidan: Servem para mendigar por comentários.

Lita: Colocar a tradução de algumas palavras, expressões ou frases.

Zoro: Se despedir e dar recados.

Ikki: E pedir sugestões.

Lita: Lógico que esses três últimos campos não são obrigatórios.

O texto

Ikki: A sua fanfic deverá ter início, meio e fim, não importa se é uma oneshort ou um livro.

Lita: Há dois tipos de final, o fechado e o aberto. O aberto cabe à interpretação do leitor ou dá a ideia de continuidade e o fechado é aquele mesmo, acabou ali e não se fala mais nele.

Hidan: A não ser que crie uma segunda temporada.

Zoro: Há fanfics de diversos tamanhos e formas de escrever. Você é livre para escolher o que vai fazer e como vai fazer.

Nomenclatura

Ikki: Você pode criar uma nomenclatura própria dependendo da fanfic que for escrever. Pode colocar pensamentos, conversas por telefone, falas de animais entre [] ou {} em itálico, negrito, o que for.

Lita: No final de todo, capítulo, se você ainda não entendeu nada, aqui vai um pequeno resumo de como se deve montar no Word, já que o Nyah já tem a sua divisão e é só preencher os campos.

Montagem no Word:

Título (em tamanho 20)

Sinopse:

Anotações pessoais para a história:

Cap.1 Nome do capítulo (opcional)

Hidan: É, acho que já está bom.

Lita: Vamos deixar o resto para depois.

Zoro: Falta muito?

Ikki: E como.

Hidan: Porra, de quem foi a ideia de jerico de fazer esse manual?!

Lita e Ikki: Da autora dessa joça.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Hidan: Cacete, essa bodega tem 7 capítulos e alguns deles são enormes. Quero nem ver quando chegar na parte de português.
Zoro: Nem me fale.
Lita: Mas vocês só sabem reclamar!
Hidan: Nós somos sinceros com o nosso trabalho.
Zoro: Muito sinceros. Esse manual vai dar muito trabalho. Sabemos disso porque já gravamos tudo, só precisamos postar os capítulos.
Lita: A sinceridade de vocês é tocante. Cadê o Ikki?
Zoro: Deve estar invadindo o prédio da Toei pelo que fizeram com o anime dele.
—-----------------------------------------
Veja as pérolas do ENEM: http://www.macacovelho.com.br/as-grandes-perolas-do-enem-2013/