Século XXI escrita por Ramon Cristian


Capítulo 6
Comércio




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/345346/chapter/6

O comércio usa muitos meios para vender. Temos as lojas físicas que a cidadão vai na loja compra seu produto e paga e as lojas virtuais que podemos ver pela internet. Temos vantagens e desvantagens, no tradicional podemos ver o produto pessoalmente e ter uma dimensão mais próxima do real de como aquele objeto vai ficar na casa, o problema que tem muita burocracia e pesquisar preço de loja em loja é cansativo. Na internet os preços são um pouco mais baratos, a vantagem é que se pode verificar várias lojas sem grandes deslocamentos, a desvantagem é que você só vê o produto quando ele chega e isso dependendo do que se compra não é muita vantagem.

Tem muitas formas de pagamento tanto nas lojas físicas como nas online. Pode pagar com dinheiro, cheques (que já está deixando de existir), cartão de crédito, boleto e outros. No futuro penso que dinheiro de papel e moedas não vai o principal meio de negócio e sim tudo eletrônico.

Com as incríveis mudanças que acontecem de maneira muito rápida as empresas estão tendo que se adaptar. O mercado tradicional já está ficando obsoleto e muitos estão investido nos dois ramos. A cada dia as pessoas estão tendo acesso a rede e comprando online que dá alguma desvantagem para os comerciantes que tem apenas lojas físicas. O preço da internet tende a ser mais baixo e isso atrai a atenção das pessoas. Daqui alguns anos quem não se adaptou ao meio eletrônico e não se adaptar com certeza vai ter grandes problemas até chegar a falência.

Como é a rede de consumo?

Os lançamentos são disponibilizados primeiro na Europa, Estados Unidos e algumas partes da Ásia, principalmente porque vivem mais pessoas com poder aquisitivo maior. Depois chega para outras partes do mundo como aqui na América do Sul e outras partes do continente, em partes da Ásia e África. Na África os produtos demoram muito para chegar, principalmente porque tem poucas pessoas que tem poder aquisitivo e lugares mais difíceis no interior do país, mesma coisa acontece em partes da Ásia.

No Brasil tem rápido crescimento econômico e as pessoas compram mais. Mas ainda demora algum tempo para novidades chegarem aqui principalmente por causa da burocracia e a alta taxação de impostos do produto estrangeiro.

Onde é a fabricação?

A maioria dos produtos é fabricado na China, que já é a segunda potência econômica e os especialistas dizem que vai ser a primeira potência econômica do século XXII. Muitas empresas mundiais se instalam lá por mão de obra barata e pela alta carga horária. Muitos trabalhadores chineses são verdadeiros escravos do século XXI, trabalham o dia todo. Eles não tem nem tempo para dormir direito, a vida deles é trabalhar para ganhar um pequeno salário que é quase impossível sair da situação de tão pouco dinheiro que eles ganham. O mundo se fecha com essa situação. Em Bangladesh acontece uma situação semelhante, lá já é mais especializado em roupas.

Em outros países com aqui no Brasil a lei de trabalho é muito boa, em alguns países o salário é maior, só que a maioria da população tem a escolaridade alta.

Empresas estão se unificando e fazendo empresas cada vez maiores sufocando as pequenas. Isso na minha visão pode ser muito perigoso para o futuro da humanidade porque se continuar como está apenas duas ou uma empresa vai ter o controle de tudo!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Século XXI" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.