Século XXI escrita por Ramon Cristian


Capítulo 7
Alimentação




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/345346/chapter/7

A alimentação atual é muito diversa. Tem lugares que os alimentos são bem saudáveis e outros são tem puro veneno, mas as pessoas comem mesmo assim pelo gosto bom.

Começarei pela parte da alimentação ruim que está disseminando, principalmente nos países mais desenvolvidos, com exceção de alguns. É muito popular nesses lugares comidas com alto teor de sal, açúcar, conservantes, gorduras trans, cafeína e muitas substâncias que fazem mal. Muitas vezes as pessoas não tem escolha porque estes alimentos são absurdamente mais baratos que os naturais, para mim é muito estranho estes produtos industriais serem mais baratos.

Tem lugares que há pouco tempo tinham a alimentação saudável e vários cidadãos estão adaptando a nova dieta fast-food, principalmente os mais jovens. Darei o exemplo daqui e do Japão. No Brasil é um país tropical que tem grande variedade de frutas, verduras e legumes que são muito bons, mas os alimentos industrializados tem um gosto muito forte e as pessoas se acostumam com esse gosto, assim não sentido o verdadeiro sabor dos alimentos naturais. A maioria da família ainda mantém uma alimentação saudável, mas cada dia “as tentações alimentícias” invadem o lar brasileiro. No Japão a alimentação é muito mais saudável do que a do brasileiro, base em peixes e algas, o governo de lá também está preocupado pelo aumento de obesidade dos jovens. Lá as coisas não são salgadas ou muito doces, as empresas tem que se adaptar a esse paladar, mas já estão aumentando o teor de química.

Um fato bem polêmico é o uso de produtos transgênicos que é clonar plantas e animais para a alimentação. Sou vegetariano e sou contra, pois são produtos de massa que pode causar muitos malefícios se caírem em mãos erradas. Animais transgênicos crescem duas vezes mais rápidos, plantas transgênicas são colhidas mais rapidamente e crescem maiores, tudo isso para produzir mais em menos tempo que resulta em dinheiro mais rápido. As pessoas se importam mais com dinheiro do que com a vida saudável. A comercialização de animais para a alimentação está ficando inviável pois precisam muito do produto da terra. Dizem que a alimentação do futuro vai ter como base carne de inseto e algas. Em alguns lugares da Ásia e da África já se comem insetos, mas isso é muito estranho para algumas culturas que terão que se adaptar.

Para mim um dos erros mais graves é da monocultura que empobrece muito a terra, a policultura seria a melhor forma de manter todo mundo bem alimentado. Por que será que os governos não incentivam a plantação de árvores frutíferas e num cardápio mais saudável?

Ainda com tantas tecnologias um sexto da população mundial passa fome. Muitas vezes o que impede a alimentação são as guerras, a pobreza extrema e distribuição desigual dos alimentos. A ONU ajuda, mas em lugares são muito perigosos e quando tem uma crise financeira é uma desculpa para a comunidade internacional não ajudar.

O paladar das pessoas também estão mudando muito. Antigamente cada região tinha seu prato gastronômico, ainda tem, mas não é tão influente. Uma mesma marca de milkshake que se toma aqui, se vê nos Estados Unidos, África do Sul, Rússia e outros países com um sabor bem idêntico. Essa alimentação está se globalizando perdendo a cultura gastronômica dos povos rapidamente, principalmente entre os mais jovens.

Pouco a pouco a indústria está tomando conta dessa necessidade básica humana. Além de produtos transgênicos, temos o uso extensivo de agrotóxicos e derrubada de florestas para plantações monoculturais.

Muitas doenças surgiram com os novos hábitos de vida. Hoje as pessoas tem diabetes, hipertensão, câncer (cancro), osteoporose, gastrite e muitas outras que é uma verdadeira calamidade.

Como será que vai ser a alimentação? Vai cumprir que os especialistas dizem que vai ser de inseto e algas? 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Século XXI" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.