Conceitos do Cotidiano escrita por Saitoshiba


Capítulo 3
Capítulo 3-Moral,ética e o senso


Notas iniciais do capítulo

Mais um capítulo.Eu tive aula de moral e ética e consegui entender bem o bagulho.Tudo isso é minha opinião sobre o assunto e não verdade absoluta.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/26042/chapter/3

A moral é quase o mesmo que o senso comum, porém é algo maior que ele. Senso moral é o que uma pessoa que pensa autonomamente, ou seja, uma pessoa autônoma, uma pessoa que age segundo o certo ou errado para formar um mundo mais justo. Uma criança age heteronomamente, ou seja, se ela bater no amiguinho, será castigada, se ela fizer os deveres da escola, será elogiada. Uma criança, não tem a noção do certo ou errado totalmente formada na cabeça. Se, por exemplo, seu cachorro fez xixi ou cocô dentro de casa, você vai lá limpa o que ele fez e da um tapinha no focinho dele, ou castiga-lo. Da no mesmo. Ele, depois de muitas vezes, notará que com isso ele é castigado e se ele fizer fora ele é elogiado, e logo vai fazer o que é para o benefício próprio dele.

Agora uma pessoa autônoma não. Ela já tem a ideia certa ou não da coisa. Um sociólogo fez uma pesquisa em uma escola de que atrás de uma câmara tinha uns atores (pessoas treinadas para atuar e não pessoas famosas) com fios conectados no corpo. E ele mandava o aluno apertar o botão dizendo que as pessoas atrás iriam tomar um choque, que isso poderia machucar ou até matar a pessoa. Parte fez porque quis, outra parte fez porque o cara era um médico, pesquisador, ele sabe o que faz. E a minoria não fez porque era antiético. Segundo ele, essa minoria era a que agiu autonomamente. Ou seja, sã de que não é certo nem justo machucar uma pessoa simplesmente porque ela quer ou porque mandaram.

A ética, por sua vez, estuda a moral, como um todo, e como ela é imposta sobre nós. Ela vê que a moral existe e em vários estágios. Porque sem a moral, o homem agiria como quisesse. Se por exemplo você é uma pessoa boa, e mata alguém, o remorso que você sente é enorme. Já alguém que não pensa moralmente correto, para ajudar ao próximo e fazer do mundo um lugar justo e bom de viver, não iria sentir nada. A noção de bem e mal é tudo em base da moral que nos é imposta, assim como o senso comum. Só que o senso moral é algo maior ainda.Quando somos adolescentes,nós começamos a questionar esses valores morais.Existem mais ou menos 3 níveis.O que começamos a compreender esses valores,mas ainda testando se são verdadeiros ou não.O que nós vimos que eles existem e que nós entendemos eles.E o ultimo,o que começamos a questionar esses valores.Porque que isso tem que ser assim?Porque que eu tenho que fazer isso e não isso?.E depois é quando alcançamos a autonomia.Eu não sei ao certo se eu ainda estou no segundo nível ou sou semi autônomo.Porque na maioria das vezes ajo heteronomamente e muitas vezes eu apenas entendendo que isso é assim e aquilo é assado.Mas não vejo o porquê de porque questionar.Isso é assim e pronto,tudo bem.Não sei ao certo.

Muitas das vezes ajo na de se eu fizer isso serei punido,porém no caso do teste do choque,eu não iria apertar mesmo se o cara fosse o presidente dos Estados Unidos.É totalmente antiético e sem sentido eu querer machucar alguém simplesmente porquê estão mandando ou porquê pode ser divertido.Não vejo o porquê de perguntar porque que é anti-ético,simplesmente é.Simplesmente ajo de acordo com os valores que são herdados de min e dos que eu aprendo no dia a dia.

Agora vimos que há dois sensos nos empurrando para baixo,não só o senso comum,mas como o senso moral.Não só do que é normal dentro da sociedade,mas do que é certo eticamente.

Se você machuca alguém,mesmo sem querer,a sociedade vai te punir.Você sabe disso,porém seria antiético punir uma pessoa que estava se defendendo?Mesmo se ela machucou a outra?Se a ética diz que machucar a outra pessoa,é errado,machucar a outra em defesa é anti-ético?Ou se mentir é errado,então mentir para se salvar é errado?Se por exemplo,você está numa esquina,e lá na frente vem uma mulher correndo de um cara que quer estupra-la.Ela vira a esquina e o cara te pergunta:"Onde a mulher foi?".Você mentiria? "Não porque mentir é anti-ético" Então você contaria a verdade para ser correto e não salvaria a mulher?Agir anti eticamente as vezes é necessário para que sobrevivamos,ou que salvemos algo anti eticamente maior,como o exemplo da mulher fugindo.

As pessoas sem noção,são aquelas pessoas que nem sequer notaram nessas barreiras,porém a barreira moral,com certeza não foi quebrada totalmente,por essa pessoa.Meu professor falou que eu sou ceticista,ou seja,acho que a verdade nunca será alcançada.Ou de que essa barreira de senso,nunca será quebrada.Por que?Simples,uma pessoa autônoma,numa agiria totalmente sem noção,mesmo porque uma pessoas nunca é sem noção.Uma pessoa chegar para outra pessoa que nunca viu na vida e pedir para tirar uma foto ou algo assim,é algo sem noção,e que o cara quebrou muitas barreiras do senso comum,mas socar a cara de um deles só para demonstrar que você não ta nem ai, é totalmente antiético.

Agir sem se importar com a opinião dos outros,é uma coisa.Agora agir sem noção para o certo e errado é outra.Se queremos agir fora dos padrões do bem,vai na fé.Se queremos agir dentro dos padrões do bem,tudo bem.Quem somos nós para dizer o que é certo ou errado.Só estamos estabelecendo regras para que o mundo seja um lugar justo e bom para se viver.O mal não é algo bom,não faz o mundo ser um lugar melhor,só piora e ninguém quer isso.Por isso que existe a moral.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Review é bom e não machuca.Espero que esse tema também seja interessante.Revissei um pouco se tiver erros me falem.Mais uma vez,tudo isso é minha opinião e não verdade absoluta.