Conceitos do Cotidiano escrita por Saitoshiba


Capítulo 4
Capítulo 4 -Caverna de platão, realidade e verdade


Notas iniciais do capítulo

Espero que gostem, que leiam e que reflitão sobre os assuntos. Novamente digo, o que foi escrito é apenas como eu enxergo e me expresso sobre as coisas.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/26042/chapter/4

O doce velho porém conhecido mito da caverna de Platão. Existe a versão original de Platão, mas como cada um é livre para sua interpretação eu tenho a minha própria interpretação que não muda muito do sentido original. Segunda eu, existe uma grupo de pessoas que nasceram e foram criadas dentro da caverna, vendo apenas a sombra das coisas de fora. Para eles, a verdade do mundo é a sombra das pessoas do lado do fora, nada além disso, porém um deles resolve questionar isso e sair da caverna para ver a verdade. Quando ele vê do lado de fora, automaticamente se questiona se aquela é realmente a verdade do mundo ou o que ele acreditava dentro da caverna é a verdade. Agora a dúvida, se ele voltar para falar a verdade para as outras pessoas dentro da caverna ele será tratado como um louco e provavelmente morto. Então a partir daí que entra a questão: O que é verdade? Isso vem juntamente com o juízo de valores que nós temos sobre as coisas.

Então eu pergunto, até que ponto a humanidade tem a mente aberta para observar que estão todos presos nos mesmo valores incutidos da nossa geração passada. Qual é a verdade da Terra ? Será que realmente somos quem somos que achamos que somos?

Outro ponto é são os nossos sentidos, o nosso olho é apenas uma máquina de tirar fotos ( ou fazer vídeos) e o nosso cérebro grava esses "dados" no nosso HD ( memória) . O que eu quero dizer com isso é que nosso olho só interpreta esse mundo exterior, mas qual é a verdade dele? Existe coisas que não vemos com eles, um exemplo disso são os átomos e bactérias, não podemos pegar nem tocar, porém sabemos que existem e que estão em todo lugar.

Com relação ao filme matrix, ele é apenas uma interpretação do mito da caverna de Platão, ou seja, o que é verdade?  O que nós julgamos verdade? Com relação do Neo ser o escolhido para sair para ver a “verdade” é uma interpretação alucinógena do criador do roteiro,, mas continua a mesmo pergunta sem resposta, o que é a verdade? Eu particularmente, acredito que a gente não é capaz de enxergar a verdade, embora antigo professor de filosofia discorde. Tudo que vemos é apenas a casca das coisas.

E se alguém saiu da caverna e não quer dizer a verdade justamente para não ser considerada louca? Pois se for ver, muitas pessoas já saíram da caverna, mas tem medo de dizer que conseguiram sair e outras que acham que saíram e na verdade está lá no canto observando as sombras como se elas fossem a verdade absoluta, mas diferente da pessoas que não querem saber se existe algo por trás disso, essas pessoas acham que algo está errado, mas tem medo de ver se realmente é isso.

 Um dia desses eu resolvi fazer uma interpretação de jogos online onde você cria seu próprio personagem para jogar, o que quer dizer filosoficamente ? Ao jogar um jogo online você tenta se colocar dentro de uma outra realidade onde segundo os criadores do jogo, você tem uma certa liberdade porém com um limite ( o maldito limite que existe em todo lugar ) Você tenta se idealizar dentro do jogo, para fugir dessa realidade. Ao ver um personagem feminino, você automaticamente se interessa por como o personagem dela é e não por como ela é, embora depois você passe ou não a gostar do eu dela. Aplicando isso na vida real é exatamente a mesma coisa. Olhamos uma garota linda ( segundo o padrão de beleza ) uma garota loira de olhos azuis com os seios avantajados e extremamente linda, um tanto angelical. O que você vai fazer? Olhar pra ela e talvez falar com ela. Porque a beleza dela te atraiu, a mesma coisa do jogo online está sendo usada na vida real. Porém existe o mesmo problema, você não sabe como ela é por dentro, o "eu" dela.

Resumindo o parágrafo anterior: Ao criarmos um personagem no jogo estamos criando uma imagem idealizada de nós e nos interessamos pela imagem idealizada de uma garota, e na vida real? Somos nossa imagem, seja gorda ,magra, feio ,bonita , forte , fraca ( novamente padrão de beleza é outro assunto, pois o que é ser bonito e o que é ser feio?)  interessados pela imagem de uma garota ( geralmente de acordo com o padrão de beleza já aplicado nisso) sem saber o "eu" interior da pessoa, e o real "eu" dela? Será que não é também uma imagem idealizada? O que será nosso real "eu" ?

Por enquanto é só isso, vai ficar a pergunta sem resposta: O que é a verdade que vivemos? Já pararam para perceber isso? Vivemos cegamente sobre a mesmo rotina, mas isso tudo parece tão falso, parece ser um quadro pintado em uma parede de outra realidade.

Isso entra outro assunto, o que é realidade? Segundo a física quântica, você pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, por que?  Pois digamos que você acordou mais cedo e resolveu ir passar pela rua, em outra realidade você não escolheu acordar mais cedo, logo você não foi passear pela rua, irá continuar dormindo. Em outra realidade você acordou mais cedo mas não foi passear pela rua, resolveu fazer outra coisa. Eu estou escrevendo isso agora, mas em outra realidade existe outro eu dormindo ou fazendo outra coisa. Digamos que você está andando por uma floresta desconhecida e o caminho se abre para dois diferentes, você escolhe ir pela direita, em outra realidade existe outro eu seu indo pela esquerda, digamos que indo pela direita você foi atacado por um urso e morreu, o que foi pela esquerda achou uma cidade ou sobreviveu. Isso já entra na linha de pensamento chamado destino. Você nessa realidade morreu, mas o seu outro eu em outra realidade viveu.

Com essa reflexão, já entra outra coisa que se chama o que é estar morto? É apenas deixar esse corpo dessa realidade? Se você ficar atrelado a valores já predeterminado por outras pessoas você nunca vai crescer.

Sem mais delongas, termino isso dizendo: O que é verdade? Até que ponto nós podemos enxergar a verdade ou é realmente algo inalcançável? Estas serão algumas perguntas que ficaram sendo ouvidas na humanidade por alguns séculos ou talvez a eternidade, mas quem sou eu para julgar? Não dou o dono da verdade..... 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Entenderam o trocadilho no final ? xD Espero que alguém reflita e não tenha medo de comentar.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Conceitos do Cotidiano" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.