Commentarius Angeli - Um Testemunho escrita por Francisco Lima


Capítulo 18
Capítulo 18 - Música e Bolachas.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/220992/chapter/18

Capitulo XVIII – Música e bolachas.


Sabe aquelas duvidas que você tinha quando era criança? Alguém as respondeu? É uma pergunta que eu me faço às vezes, acho que não encontrei a resposta para a maioria delas. Talvez eu tivesse me tornado uma pessoa diferente, melhor ou pior, ou talvez não tivesse feito nenhuma diferença. Mas uma coisa que acredito ser comum para a maioria das pessoas é a sensação de nostalgia, ou a ideia de “mini realização”. AS vezes eu acho que as respostas para duvidas simples e infantis pudessem ter sido definitivas nas vidas das pessoas. Se pensarmos por exemplo na duvida de uma criança que quer saber como uma nuvem se forma, por que ela flutua no céu e porque elas se transformam quando chove, talvez a linha tênue de sua historia que definira se ele se esforçará para ser um profissional bem instruído e que entenda os fenômenos da natureza estejam relacionados a como a resposta para essa pergunta lhe será oferecida. Mas só talvez.

            12 de Outubro de 2011, são 9h42min. Eu normalmente aproveitaria um dia de folga como esse acordando depois das dez horas, afinal eu já trabalho, então ao invés de ser criticado por dormir até tarde, as pessoas diriam que eu trabalho demais, e que devo aproveitar a oportunidade para descansar. Se bem que eu moro com meus pais, e eles não fariam comentários assim e não há ninguém com uma opinião consideravelmente importante além deles a quem eu deva prestar qualquer satisfação. Estou acordado a quase uma hora e já fiz tudo o que se normalmente faz durante a manha, de um feriado e não de um dia de trabalho é claro.

            Digo isso, ou melhor, escrevo isso não é diário?... Enfim, escrevo isso porque em dias de trabalho, eu e acredito que a maior parte das pessoas que trabalham desde o turno da manha, acordo muito cedo, como se a noite de sono anterior nunca fosse o suficiente, lavo o rosto para espantar o sono, porque prefiro fazer isso há acordar cinco minutos mais cedo para tomar um banho, até porque sair para a rua depois de um banho quente de madrugada não causa a melhor das sensações e pode comprometer a minha saúde. Tomo o café com leite oferecido pela empresa para a nossa primeira refeição do dia nos quinze minutos que são destinados para isso. E toda manha de trabalho, levo comigo um pacote de bolachas cream crackers que pode durar dois ou três cafés, o que me faz comer normalmente dois pacotes por semana.

            Tá ai uma curiosidade da minha infância para qual obtive resposta ontem, durante o café, Arthur que trabalha comigo, disse que já havia feito um trabalho de faculdade sobre processos indústrias de indústrias alimentícias e que desejava muito trabalhar em uma empresa desse ramo, acho que há algumas famosas não muito longe daqui na cidade de Guarulhos. Ele por acaso me perguntou se eu sabia a diferença entre a bolacha cream crackers e a de água e sal, o que é uma coisa que eu sempre quis saber, mas do tipo que não se fica procurando a resposta. Acho que todo mundo tem esse tipo de curiosidade sobre alguma coisa como essa, e esta curiosidade meio que nos acompanha ao longo de toda a vida, já que por mais que queiramos saber a resposta, é uma duvida tão banal que simplesmente não justifica o trabalho de umas simples clicadas no mouse para uma pesquisa rápida que esclareceria tudo.

            Segundo Arthur na verdade não existe diferença entre os ingredientes usados nos dois biscoitos, mas sim apenas em sua porcentagem de gordura que é normalmente pouco maior, no caso da cream crackers, do que o dobro da usada na bolacha de água e sal. A quantidade maior de gordura é necessária para fazer com que a massa do cream crackers seja mais cremosa e crocante, e é claro que ele também é mais calórico do que o outro biscoito, mas a diferença é muito pequena neste aspecto. Para uma pessoa com o paladar “muito apurado” como o meu, a diferença no sabor entre ambas é... Nenhuma, ao menos para mim, eu gosto das duas.

            Mas em manhas de feriado tudo muda, nós podemos acordar tarde, comer de tudo no café, pizza fria, por exemplo, ou requentada no micro-ondas, e fazemos isso assistindo programas matutinos na televisão, desses que aproveitam o horário justamente para falar de receitas de bolos, tortas, doces, salgados, de tudo que se possa imaginar para incrementar não só sua primeira mas todas as suas refeições, além de programas que falam de seus hábitos diários, sua saúde e seu bem estar. Pode se acordar e começar o dia ouvindo musica alta, e ainda há aqueles feriados mais marcantes, que começam em suas vésperas com a saída do trabalho e o encontro com os amigos e parentes, nestes feriados normalmente tentamos acordar cedo para aproveitar o máximo de tempo possível, mas em compensação, temos a deliciosa experiência de realizar a primeira refeição do dia a beira da praia.

            Depois do encontro com Ademar, Pascal e Vinicius decidiram modificar o método de treino, tanto para mim quanto para Thomas, de lá pra cá as coisas estão cada vez mais ganhando mais detalhes e complicações, mas surpreendentemente hoje estarei verdadeiramente de folga, isso porque todos recebemos um convite especial de Thais, neste feriado ela ira tocar em um concerto que será regido ao ar livre no Parque do Ibirapuera. Pelo que ela disse a algo de especial neste concerto, além dele ser de graça, a céu aberto. Parece que haverá a participação de uns cinco músicos estrangeiros com sobrenomes franceses, italianos e alemães. Mas o mais interessante é um antigo membro muito talentoso do grupo que trabalhava como operador de caixa em uma grande rede de varejo e conseguiu se formar músico se tornando um violoncelista. Depois do reconhecimento e da mudança total de sua realidade, ele viajou para a Espanha para complementar sua formação, e hoje, ele será o regente da orquestra e também um símbolo de popularização e difusão da musica clássica em nossa sociedade.

            Alfred A. Tomatis foi o medico francês que criou o termo “efeito Mozart”. Segundo ele crianças com menos de três anos que ouviam as músicas de Mozart tinham um melhor desenvolvimento cerebral. A quem diga que sua música aumenta o raciocínio espaciotemporal e com isso as aptidões matemáticas. Nada disso tem de fato comprovação científica, esta mais para estes mitos que acompanham a história das grandes sinfonias. Tem mesmo tudo na internet.

            Quando Thais me ligou me disse que Vinicius e Helena já confirmaram que irão assistir a orquestra, Marília também. Pascal me disse ontem que não poderia ir, pois estará em serviço, o que é uma pena, ele parecia querer assistir a apresentação da nossa flautista favorita. No fim da tarde vamos todos ao cinema, agora eu vou sair para encontrar o Allan, nós combinamos de nos encontrar para irmos juntos até o Parque do Ibirapuera. Eu nunca assisti a apresentação de uma orquestra, mas estou ansioso e acredito que hoje será um desse feriados que ficam marcados na memória.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Commentarius Angeli - Um Testemunho" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.