Péssima Ideia escrita por rosatais


Capítulo 11
Epílogo


Notas iniciais do capítulo

gente eu cometi um erro e pulei um capitulo, então voltem e leiam o capitulo 10



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/177142/chapter/11

"Péssima Idéia"

Capítulo 11

Epílogo

POV Carlisle

Eu peguei a vara e mostrei a todos eles, minha intensão não era constranger meu filho Edward na frente de sua namorada, mas a verdade é que eu já a considerava minha filha, eu já passara por isso antes com Edward doente no hospital, com Rosalie caída na rua e com Emmett rasgado pela pata de um urso, antes mesmo de transformá-los eu já os via como meus filhos.

Com Isabella não era muito diferente, ela podia não estar morrendo mas estava constantemente correndo risco de isso acontecer, e assim como quando transformei Emmett, eu não faria isso apenas para salvá-la, mas também para salvar outro filho da infelicidade Eterna.

Rose critica o irmão caçula agora, mas me lembro bem do seu desespero quando o sangue de Emmett apelava pra ela e sua vida se esvaía a cada segundo, sinceramente é difícil decidir qual dos dois traziam um olhar mais apavorado, provavelmente Rosalie, por Emmett estar em situação terminal, mas eu não estava na Itália pra ver o rosto do Edward quando pensou que Bella tinha morrido.

Eu me lembro de mim, quando Esme quebrou a perna e eu tive que fugir do apelo do seu sangue, na época eu já tinha ouvido falar sobre como são formados os casais, mas acreditava ser apenas lenda, Aro os chama de La tua cantante, eu achava que fosse apenas algo no sangue de Esme que o fazia mais atrativo, mas quando a vi quase sem vida eu soube que não poderia existir sem ela, eu não podia enterrar a razão da minha existência, por isso a transformei.

Com Alice e Jasper foi muito mais do que interessante, Jasper começou a viver em tormento desde que, em algum lugar La tua cantante havia nascido, então saiu sem rumo a procura de algo que ele nem sabia o que era, ela depois de transformada podia vê-lo, e mais do que isso, podia ver do que ele precisava pra ser feliz, foi assim que ela teve a visão da nossa família e estilo de vida, e conseguiu encontra-lo pra se juntarem a nós.

Eu arriscaria até dizer que a coisa todo do sangue que canta é mais forte até do que o imprint sofrido pelos lobos, já que não precisamos olhar nos olhos pra que aconteça.

Eu realmente já estava me sentindo responsável pela menina, não só por causa do meu filho, mas também por me sentir seu pai, não era mesma coisa dos outros, ela ainda tinha um pai, ela não era órfã, também não estava morrendo longe do seu biológico, mas por outro lado, o chefe Swan não tinha a menor condição de protegê-la das coisas que eu conhecia.

Aqui dentro de mim sem que ninguém mais soubesse, talvez Edward tenha ouvido alguma vez, mas nunca comentou por, quem sabe, concordar comigo, Eu me sentia muito mais pai dessas crianças do que qualquer pessoa pudesse sentir, não só isso, mas me sentia muito mais no direito do que os outros.

Eu tinha estado com eles por mais de cinqüenta anos no mínimo, enquanto os biológicos não estiveram mais do que, o que? Dezoito dezenove anos, no caso de Rose, praticamente vendendo a filha, no caso de Alice internando-a em um sanatório, no caso de Jazz usando como arma de guerra por algum orgulho patriota ridículo, Emmett e Edward não falam muito dos outros, o que me leva a pensar que não eram tão presentes assim.

Isabella estaria no topo dessa lista, desses dezoito anos, quantos Charlie passou com ela? Soa um tanto patético, mas não só me sinto pai, como tenho um pouco de ciúmes de pensar que outra pessoa desfrutou suas infâncias, apesar de que a adolescência será pra sempre minha.

Eu estava na ponta de uma mesa com minha esposa, diante de seis adolescentes, minha família estava crescendo, os Volture estavam com uma lupa em cima de nós, uma vampira pisicótica estava atrás da minha mais nova filha e eu precisava tomar o controle dessa situação, infelizmente pra colocar Bella na linha juntamente com os outros, Edward seria sacrificado, mas ele escolheu ser o primeiro a me desrespeitar e sabia que o primeiro sempre serve de exemplo, ele teve foi sorte de não levar uma surra na frente dos outros, comecei o meu discurso quando todos olharam assustado para a vara destruída em minhas mãos.

"Sabem o que é isso? É uma antiga promessa cumprida, Edward passou dos limites, e conseguiu uma nova punição, que fique sabido a partir de hoje, que o próximo a se aventurar em levantar a voz pra mim e me virar as costas, terá o mesmo resultado, uma vara totalmente destruída, eu respeito a todos nessa casa, quando tenho que puni-los, sempre os ouço primeiro, mesmo sabendo que não tem muito a explicar, nunca admito que gritem uns com os outros ou com sua mãe, acho justo que não gritem comigo e me permitam terminar de dizer o que estou dizendo, corrijam-me se estiver errado."

Logicamente ficaram calados diante de uma questão totalmente retórica.

"Bom, primeiro: Sendo assim fica estabelecida a regra, qualquer das crianças Cullen que levantar a voz pra mim ou Esme nessa casa apanhará com a vara do respeito, que diferente do cinto da disciplina não restará nada pra contar a história, e por falar em história, os garotos perguntem ao Edward como foi, pois quem repetir a façanha vai apanhar nas mesmas condições, com exceção das garotas."

Edward estava escorregando na cadeira de vergonha, ele sabia que me referia ao fato de ele ter apanhado completamente pelado.

Bella olhou pra ele com uma cara de questionamento, Alice baixou a cabeça de vergonha pois ela vira tudo ou pelo menos parte, Rosalie fez uma cara de alívio por ser garota, pois sabia que o que quer que fosse não era bom, Jasper ficou parado olhando para o irmão e Emmett como sempre teve que abrir a boca.

"Não é justo, as meninas sempre se safam!"

Eu olhei pra ele com firmeza, e ele se encolheu.

"Já calei!"

"A segunda regra é: A próxima vez que as visões de Alice forem utilizadas como ferramenta para safar qualquer um de vocês, ela vai apanhar também, porque nenhum de vocês procuram em suas visões o resultado de suas ações, somente um jeito de tentar me enrolar, quando aprontarem alguma das suas, enfrentem as consequências de sua ações sozinhos e não envolvam sua irmã nisso, a menos que queiram não só ouvi-la como vê-la apanhar."

Eu pude ouvir o suspiro de todos, e pude ver sete pares de olhos quase saltando das órbitas, Alice não só quase não apanha como nunca foi punida na frente de ninguém, somente no dia do racha com os carros roubados que ela ganhou uma cintada, a única de sua existência, mas todos ganharam uma também.

Ela encheu os olhinhos de lágrima com a declaração da segunda regra, mas eu estava ensinando a eles como serem responsáveis, e correr para as visões de Alice sempre que estavam em apuros definitivamente não era uma forma de repensar suas ações, nenhum deles iriam querer vê-la ganhando uma palmada, sendo assim eu estava eliminando a segurança que eles tinha em sair por aí fazendo besteira, uma vez que não contariam mais com suas visões pra fugir da punição, talvez pensassem melhor.

Quando uma lágrima caiu, eu não pude resisti, fui até ela e limpei do seu rosto com carinho.

"Minha bonequinha... o papai só está fazendo isso para o seu bem, para bem de seus irmãos, eu te amo, amo todos vocês."

Eu tinha me agachado pra olhar nos seus olhos, então me levantei pra olha-los um a um confirmando o que sentia por eles parei no olhar de Bella.

"Fiquem todos aqui, Bella venha comigo até o meu escritório preciso falar com você antes de continuar essa reunião."

Edward agarrou o braço dela antes que ela se levantasse, eu lancei um olhar firme antes que ele abrisse a boca para protestar, olhei para Esme sutilmente convidando-a para que viesse junto, ela passou o braço por sobre o ombro de sua nova filha e a guiou escada a cima enquanto todos olhavam apreensivos.

"Todos para a garagem, até que eu os chame de volta, queremos privacidade."

A distância entre a garagem não era capaz de isolar totalmente o som mas transformaria nossa conversa em sussurros inaudíveis se mantivéssemos um tom baixo de voz.

Bella trazia um rosto apavorado quando atravessamos a porta do escritório eu notei que ela estava deslocada, então indiquei o local para que ela se sentasse, eu quis que ela se sentasse no sofá, assim Esme e eu poderíamos sentar ao seu lado, ela pôs as mãos entre os joelhos assim como meus filhos fazem quando estão em apuros.

"Bella eu estou me sentindo mal em fazer você descobrir isso dessa forma, mas pior que isso, estou triste que você não teve uma explicação antes do que ia acontecer, e nem um consolo depois, eu nunca dei uma palmada se quer em nenhum dos meus filhos sem conversar primeiro e sempre os consolo depois, embora tenho sido só duas palmadinhas, não quero que você sinta que eu estava chateado com você, eu só fiz o que fiz com Rosalie e você para apontar o erro que vocês duas cometeram."

Ela continuava calada olhando pra baixo, de repente percebi que sua cabeça ergueu alguns milímetros e eu podia jurar que seus olhos miraram o cinto da disciplina atrás da porta, certamente os outros disseram tudo sobre ele, esme passou a mão no cabelo dela tirando do rosto e continuou a explicação.

"Querida não queremos que você pense que somos cruéis, eu sei que você não está está acostumada a isso, mas nós viemos de um tempo em que crianças e adolescentes eram punidos até mesmo na escola, e a nossa família é uma família comum como outra qualquer, você não tem idéia do quanto é difícil criar cinco adolescentes cheios de poderes em meio aos humanos, temos leis humanas, temos as leis dos Volture, e temos que manter o mínimo de civilidade aqui em casa, coisa limpas, em ordem, inteiras, eles não são tão educados à toa, eles também obedecem regras, são punidos ou recompensados quando merecem."

Ficamos ali falando e falando enquanto ela permanecia calada, com olhos assustados, explicamos tudo a ela, de por que tenho esse direito, de como me sentia pai de cada um deles, contei a minha versão e meus sentimentos ao me tornar pai de cada um deles, história por história. Contei da primeira vez que bati no Edward e porque me sentia culpado por não tê-lo feito antes, disse como eu já me sentia responsável por ela por seu pai não ter consciência dessa vida, e não consegui nada além de silêncio, então eu perguntei.

"Sabe por que a trouxemos aqui?"

Eu já estava ficando apreensivo quando uma simples pergunta a fez pular do sofá pra nossa surpresa.

"Por favor! Eu prometo que não faço nunca mais, eu não sabia!"

Ela estava apavorada, cobrindo o traseiro com as mãos.

Foi então que eu sorri com a realização de tudo, seu silêncio não era de indignação e sim de aceitação, ela estava pensando que toda essa conversa era pra ela receber uma palmada.

"Meu docinho, você não vai apanhar, pelo menos não hoje, não agora."

Esme disse se derretendo em sorrisos.

"Nós te trouxemos aqui pra explicar como funciona a disciplina na nossa casa e perguntar se você ainda quer ser nossa filha mesmo assim, você um dia veio até nós perguntar se a queríamos como filha e se nossos filhos a queriam como irmã, achamos que após essa descoberta você mudaria de opinião, já que os pais hoje estão tão mudados."

Foi então que ela corou e revelou algo totalmente novo pramim.

"Talvez Renê mas não Charlie..."

"O que você quer dizer com isso docinho?"

Esme perguntou e eu percebi que Docinho seria o apelido carinhoso da nossa terceira filha, Bella se dirigiu a ela e citou algo que elas conversaram mais cedo.

"As motos... eu apanhei por causa das motos."

Ela olhou para o chão como se procurasse um buraco pra se enfiar dentro.

Eu tinha que perguntar ou seria o primeiro Vampiro a literalmente morrer de curiosidade.

"Por que você pensou que iria apanhar? Você fez algo errado?"

"Não, é que Rose me disse que você não permite que companheiros defendam um ao outro de você, e Emmett disse que sempre que são mandados ao escritório a coisa vai esquentar, e Jasper disse que você fez um discurso sobre ser pai pra ele em sua primeira surra, então eu pensei..."

Eu a peguei pelo braço e a sentei de volta no sofá, levantei seu queixo com um dedo e quis saber.

"Querida, isso quer dizer que ainda quer ser nossa filha?"

"Sim eu quero, eu não gosto de apanhar, ninguém gosta, mas nunca apanhei sem motivo e pelo visto nenhum dos seus filhos também."

"Oh filha... eu estou tão feliz por isso, eu nunca me perdoaria por dar-lhe aquelas duas palmadas se isso a tivesse tirado de nós."

"Na verdade nunca me senti tão sua filha, quanto quando meu traseiro ardeu com aquelas palmadas, eu me senti como Rosalie quando você disse, vai pra perto da sua mãe, Isabella!" e olha que Esme já tinha me chamado de Isabella Swan Cullen."

Ela deu um risinho, um risinho nervoso, mas estava mais tranqüila, eu continuei esclarecendo a ela.

"Meu bem, o que Rose disse é verdade, mas você não sabia, nunca será punida se um aviso, nunca será punida por algo que não sabe, como Jasper te contou, tudo é sempre explicado antes, então a senhorita já está avisada, e quanto ao que Emmett disse, como sempre foi um exagero, é verdade que somente os assuntos mais sérios são discutidos aqui, mas nem sempre acabam com uma surra, esse é o motivo do cinto da disciplina ficar aqui, quem é trazido aqui sempre se lembra que está empurrando os limites."

Ela me olhou acenando com entendimento mordendo o lábio inferior, naquele momento eu soube que esse pequeno gesto seria equivalente ao beicinho de Edward e os olhos brilhantes de Alice, só estava faltando um detalhe para pormos um fim a essa discussão.

"Estou te devendo uma explicação depois daquelas duas palmadinhas, você as ganhou por ter interrompido daquele jeito, foi imprudente e desrespeitoso, dizer que queria apanhar."

"Desculpe-me."

Ela disse mordendo o lábio, inclinando a cabeça para o lado e olhando com uma rabo de olho para o chão, me derretendo completamente, eu a puxei para um abraço.

"Claro que está desculpada meu bebê, você foi punida e esta desculpada, mas não repita, por que a punição pra isso não é nem de longe dois tapinhas no bumbum."

"Carlisle..."

Ela me chamou baixinho, mas não soltou o meu abraço, deixei que dissesse o que quer que fosse sem forçá-la a olhar pra mim.

"Sim Docinho..."

"Eu nunca me senti tão segura, eu cuidava de Renê e agora praticamente cuido de Charlie, mas sei que você cuidará de mim pra sempre."

Esme nos envolveu num abraço beijando o topo da cabeça de Bella, dando as boas vindas a nossa família mais uma vez.

"Precisamos descer antes que Edward tenha um colapso",

Sorrimos os três e descemos, antes que eu completasse o chamado já estavam todos à volta da mesa.

Bella correu para os braços abertos de Edward assim que o viu, Alice estava nos braços e Jasper e Rose nos braços de Emmett, finalmente o quadro estava completo, Bella não era mais uma exceção nem desculpa, nós só precisamos manter a calma até a formatura e tudo ficaria bem.

"Meninas do lado direito da mesa, e meninos do lado esquerdo."

Fizeram todos uma cara de o fim do mundo está chegando, principalmente Alice que estava de castigo e estava aproveitando a reunião pra ficar com Jasper.

"Voltando às regras, já que Isabella se juntou a vocês, aqui vai a terceira, mais pra Edward e Rosalie, mas vale para todos. Devo dizer que amo quando vocês se defendem, é como ver um lindo fenômeno da natureza, mas eu não admitirei mais que nenhum de vocês interfiram na punição um do outro, sendo parceiros ou não, uma vez que nunca é injusta ou sem motivo, eu passo a considerar como falta de respeito, não aceitarei ser tratado como um carcereiro cruel que precisa ser detido, qualquer coisa que tiver que ser dita a favor de um irmão poderá ser dita, mas nada de entrar na frente, segurar cinto, vara, chinelo e nada dessas liberdades que tem sido tomadas ultimamente."

Frisei a palavra liberdades olhando para Rose e Edward, que coincidentemente estavam sentados de frente um para o outro e mais próximos de mim, os dois sabiam que não me referia somente a hoje mas também ao nosso primeiro problema em Forks, eles se encolheram de vergonha.

"Que fique claro, assim como a muito tempo o dom de Jasper pra me acalmar artificialmente está proibido, ficam proibidas as interferências das visões de Alice, as escutas de Edward e qualquer outro tipo de artifício, usem seus artifícios para não fazerem besteiras. Ok?"

Alice e Edward se entreolharam e eu sabia que estava perdendo algo, eu não sou um pai ingênuo ao ponto de pensar que essa lei recentemente estabelecida iria me livrar das tramóias desses cinco, agora seis, mas pelo menos estavam avisados pra quando eu descobrisse, quisera Deus que meus avisos funcionassem, eu seria poupado da parte ruim de ser um pai.

"Quarta regra, fica terminantemente proibido, eu repito proibido, passar por locais de acidentes com sangue seja qual for o motivo."

Assim que falei, Emmett Rosalie Jasper e Alice se moveram nas cadeiras.

"É isso aí, isso mesmo que vocês estão pensando, ouvi tudo, ouvi o plano, ouvi Alice na sala antes de chega rmos, ouvi Rosalie dizer que não sei o que fazer quando vocês dois se defendem, e sei que Edward não ouviu uma palavra se quer sobre a cirurgia."

Todos se encolheram olhando pra baixo.

"Quantas vezes eu preciso dizer, que eu sei de tudo, eu percebo tudo e eu descubro tudo, não por que eu melhor que qualquer outro vampiro, mas por que eu sou um pai, o pai de cinco vampiros muito espertinhos e eu tenho muita pratica em perceber cada movimento de cada um de vocês."

Eu realmente não podia acreditar em todas aquelas cabeças baixas.

"Olhem pra mim!"

Eles encontraram dificuldade em fazê-lo, mas o fizeram.

"E por falar em saber de tudo..."

"Eu quero Alice de volta ao seu quarto, e lembre-se de não sair mais, você está por um fil."

"Rosalie, me dê as chaves do seu carro pra aprender a me obedecer, quando eu mandar você voltar pra casa é exatamente o que eu quero dizer."

"Edward para o seu quarto, lembre-se que você está de castigo, eu quero o notebook, celular, TV, aparelho de som e todos os livros no armário da garagem, depois que tudo estiver lá você pode se despedir de Bella e subir."

"Bella, pra cozinha, Esme vai pedir o seu jantar, e nada de La Push até eu dizer que é seguro, eu vou analisar a situação de perto agora que a matilha de lobos aumentou."

"Jasper está dispensado e vai caçar comigo como recompensa por não desobedecer chegando ao local do acidente."

"E Emmett fica aqui, nós precisamos conversar sobre um tal sumiço do papel higiênico de Forks High."

Alice e Rose viraram-se rumo as escadas e Bella rumo à cozinha junto com Esme, mas os meninos encaravam um ao outro Edward disfarçava gestos sutis enquanto Jasper falava atravéz de pensamentos, as meninas já estavam no topo das escadas quando eles puseram os pés no primeiro degrau.

"A menos que..."

Eu disse e eles congelaram de costas pra mim encolhendo os ombros como se tivessem acendido o pavio de uma bomba.

"Alguém mais saiba do que houve na escola e queira ajudar a esclarecer, antes que eu descubra da pior forma."

Bingo! Foi como atirar num animal parado, os dois se viraram e voltaram devagar demais até pra um humano e sentaram-se de volta, Alice e Rosalie olharam pra trás com um olhar de compaixão, eu tive dar uma bronca pra que elas continuassem andando.

"Eu só vou perguntar uma vez, o que vocês três tem a ver com isso?"

Igênuidade minha achar que alguém fosse responder se que eu nomeasse um deles.

Jasper o que você tem a ver com isso?

"Eu comprei o remédio na farmácia escondi o papel higiênico no Jipe."

"Hum... sei..., e você Emmett o que fez?"

"Fingi interesse pelo time de futebol americano pra ter acesso ao galão de energético deles e despejei o Remédio que Jazz comprou."

"Humrrum... e você Edward?"

"Eu...eu...eu distraí o zelador pra que Jasper pegasse o papel, e de-p-pois fui ao campo dizer ao Emmett na frente do treinador que... queeee... o senhor não deu permissão pra ele jogar no time."

Jasper me respondeu com firmeza mas sem olhar pra mim, Emmett

respondeu tão baixo e oscilante que tive dificuldade pra para ouvir, e Edward começou gaguejar e seus olhos se encheram de veneno enquanto falava com dificuldade, o veneno das minhas veias já estava começando a borbulhar, mas eu prometera que seria razoável, manteria a calma e me lembraria de que eles estavam na escola por idéia minha.

"Vejo que vocês trabalham bem em equipe, devo deduzir que foi tudo planejado?"

"Eles não responderam ao meu sarcasmo somente balançaram a cabeça."

"Vocês roubaram, prejudicaram a saúde de um time inteiro de seres humanos e mentiram com o meu nome, eu entendi bem?"

Se eu tivesse feito essa pergunta a três estátuas talvez tivesse tido mais reação, fiquei um minuto calado olhando pra eles, meu silêncio causou pressão suficiente pra fazer as lágrimas que enchiam os olhos de Edward rolarem para as bochechas.

Apertei a ponte do nariz e fechei os olhos por um instante pra não olhar pra eles enquanto formulava a grande pergunta, respirei fundo e ainda de olhos fechados perguntei.

"Por que... Vocês... Fizeram... Isso?"

Eles ficaram nervosos, sabiam que tinham que responder, só não sabiam como, eu tive que insistir.

"Foi por diversão, foi alguma vingança, alguma aposta ou é só vontade de apanhar?"

"Edward meu filho, você quer responder ou o seu traseiro já está pronto pra outra surra?"

Ele arregalou os olhos, eles sabiam que eu estava blefando, sabem que eu não faria uma crueldade dessas com o garoto, mas ele preferiu não arriscar e respondeu limpando o rosto na tentativa de não debulhar em lágrimas.

"Eles estavam tendo pensamentos nojentos com as minhas irmãs, papai, e quando eu digo nojentos, eu quero dizer realmente nojentos, e depois eles assoviaram pra elas, e cometaram entre eles."

O moleque se agarrou ao seu álibi como se fosse uma grande porta após o naufrágio do Titanic.

"Então foi uma vingança...devo deduzir que Edward os informou de cada maldito pensamento privado dos Jogadores e Emmett provavelmente planejou toda a travessura, pra ficar mais divertida e emocionante?"

Emmett baixou a cabeça, era a resposta que eu precisava.

"Emmett para o seu quarto, fala pra Rosalie descer com as chaves do carro que eu estou esperando."

"Mas pap-..."

"Agora Emmett Cullen ! Jasper para o quarto de hóspedes!"

"Sim senhor."

Os dois subiram como um tiro, e Edward estava segurando o choro com todas as forças por ser deixado pra trás.

"O que é que eu faço com você, Edward Anthony?"

"Papai... não me bate não, por favor!"

"Edward eu não sei mais o que fazer, você está de castigo sem todas as coisas que gosta, acabou de levar uma surra histórica de cinto, de vara, minhas alternativas acabaram, eu já falei tantas vezes pra você parar de focar nos pensamentos das pessoas sem necessidade, meu filho, Já basta os pensamentos que você tem que vigiar pela segurança da nossa história."

"Eu não pude evitar papai eles estavam engolindo a Rose com os olhos, depois a Lice chegou e eles começaram a falar das garotas Cullen como se fossem algo pra devorar."

Eu não vou te dizer mais nada, eu nem posso te dar umas palmadas por isso, por que seria crueldade, vamos fazer assim, você vai pegar as coisas que eu mandei você tirar do seu quarto eu vou falar com a sua mãe e amanhã agente conversa, e eu vou lidar com seus irmãos agora."

"Não papai a mamãe não por favor papai a mamãe não!"

Eu fiquei chocado, por algum motivo ele estava com medo de Esme, eu precisava descobrir, mas eu realmente tinha que lidar com ele outro dia, eu não seria capaz de fazer mais nada com o meu Bebê, e cá entre nós isso foi só uma travessura dos três, é lógico que não passaria em branco, mas ninguém se feriu ou foi posto em risco, era só uma questão de comportamento, nada que umas boas palmadas não resolva."

continua...


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Medo de Esme? Isso te lembra alguma coisa?



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Péssima Ideia" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.