Janela escrita por o_arquiduque


Capítulo 8
Incêndio á meia noite




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/15779/chapter/8

- Vai começar á ser minha correspondente agora? – Alfredo sorri gentilmente ao pegar as folhas que Luiza estava lhe entregando.

A tarde estava terminando, mas ela não poderia deixar de entregar o texto que produzira àquela manhã, por isso pausou um pouco sua produção artística e correu até o jornal de seu amigo, afinal, enviar correspondências não era mais seguro, para nenhum dos dois.

- Possivelmente. Depois do que está acontecendo, não poderia ficar calada!

- Seu pseudônimo vai ser Carmelita Rodrigues?

- Sim.

- Ótimo, com isso eu dou a nova edição por encerrada e amanhã as pessoas já poderão ler um pouco de verdade.

- Você já está de saída?

Ele confirmou positivamente, enquanto terminava de organizar alguns papéis e entregar à Matilde. Depois pegou o casaco, a gravata mais uma vez ficou na mão mesmo, bateu a camisa e estava pronto:

- Vamos que eu te acompanho!

Os dois se despediram da assistente do editor e então saíram para a rua que começava à ficar escura, ganhando alguns poucos pontos de luz derivada da energia elétrica, ainda pouco aproveitada.

- Então quer dizer que Otto não possui as cartas... – Alfredo repete para entender certinho.

- Sim. E nem nós. Mas, juro, revirei meu jardim, hoje, dezenas de vezes! E principalmente perto da janela do ateliê! A carta não está lá! Se estivesse eu já teria achado! Conseguiu falar com Délia?

- Tentei encontrá-la em seu prédio, mas não tive sucesso! Enviei uma carta para o ultimo endereço de onde recebi uma correspondência dela... Mas provavelmente a carta nem vai chegar!

Enquanto os dois conversavam, as horas iam passando de forma que beirava à meia noite quando chegaram na casa da artista, uma construção grande, larga, com muito metal pintado de branco ao invés de madeira e árvores à frente, depois do portão alto.

- Eu vou indo, ou do contrário dormirei muito tarde!

- Claro. Vou aguardar ansiosa pelas notícias reais no seu jornal... e... – Antes que ela continuasse a frase, um menino a interrompe, fadigado de tanto correr.

- Dona, seu Horácio pediu que a dona fosse até a Galeria! Disse que não vai ter como seguir em frente com os planos de vocês!

Luiza quase arregalou os olhos. Alfredo arqueou as sobrancelhas.

- Vou pedir que preparem o automóvel! – Ela entrou na casa rapidamente.

- Menino, Horácio não te falou mais nada?

- Não, senhor! Ele apenas me pediu para passar essa mensagem e disse que vocês que acertariam as contas!

-... Todo bem, vai. Aqui está! – Retira algumas moedas.

Depois que o garoto se afastou, aproxima-se um automóvel barulhento, azul claro, um Aero Willys sendo guiado por uma Luiza toda desconfortável com a tecnologia tão avançada da época:

- Entra!

Alfredo sempre achou engraçado quando ela dirigia, mas a situação pedia urgência e não caberia uma boa risada, por mais que internamente estivesse rindo á beça. Apenas entrou no veículo e eles partiram com uma velocidade espantosamente superior aos 80 km/h.

Assim que entraram na nove de julho, de longe já podiam avistar a confusão. Um aglomerado de pessoas à frente de uma construção não muito grande, de onde emanava uma luz incandescente muito conhecida.

Luiza mal estacionou o carro e já deixou a chave com Alfredo para que ele o trancasse, e saiu correndo em meio à multidão para chegar até o centro da ocorrência, mas o cheiro seco, a nuvem cinza e o ar quente, além da luz, já confirmavam seus temores. A Galeria Velha estava em chamas.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!