Kevin

24/04/2020 às 16:37 • Um finalmente muito esperado
 Gosto da cena Original de Serena e Ash no aeroporto rolando o Beijo na escada. Combina com o clima e o Estilo Anime (ainda que ele sempre regrida depois tantos amadurecimentos). Fica a cargo dos dois, ninguém forçando ou interferindo sabe... A sua é divertida, mas faz parecer que Misty e Ash terminariam juntos se ninguém ajudasse Serena (E Ash não termina com Misty mesmo... eles brigam e a ruiva vem atrás de vingança como mulher traída hauhauahuaha... minha visão rsrs).
Eu confesso que entendi pouquissimo sobre o que Caly quer do combate com Cinthia. Passou pela minha cabeça usar os pokémon nas mesmas circunstâncias que na sua batalha anterior, mas ainda assim não faria tanto sentido já que não foi o combinado pela campeã (ela pode vir com qualquer coisa diferente da ultima batalha). Ficou confuso... mas, vamos acompanahr essa situação que se desenrola por 3 capítulos, né? auahua
Um belo episódio sem duvida alguma! Estruturado e cheio de ideias interessantes!
 
 
 


Resposta do Autor [Fire Master]: É, eu confesso, também prefiro a cena original do aeroporto. Aquele beijo na escapa foi épico no anime. E agora vou ter que defender a Serena: ela e Ash teriam terminado juntos de qualquer jeito, independentemente de Misty se envolver ou não. Pode colocar isso na conta da "burrice romântica" do Ash, que todos os fãs conhecem tão bem.
Ok, explicando sobre a batalha então, já que acabei deixando isso meio no ar. A batalha anterior em Sinnoh citada na história na verdade não foi o começo, foi meio que a gota d'água entre as duas (algo que não citei nas duas primeiras temporadas, estava guardando pra terceira). Enfim, a revanche concedida pela campeã foi mais um modo de tentar mudar a opinião que Caly tinha dela, de mostrar que não era tão ruim quanto ela pensava. O fato de ter usado exatamente o mesmo time era para ter se adicionado a isso, mostrar que a campeã realmente falou sério sobre ter tido a intenção de se tornarem amigas desde o começo.
Enfim, explicação ruim, eu sei. :)


Kevin

24/04/2020 às 18:13 • Calista vs Cynthia - Revanche de Rivais
Sinceramente até a batalha começar foi um excelente episódio. Criar um passado para a mãe de Ash que sempre fora só mãe de ash foi muito bom, sem contar ela se mostrar como o filho da TV, teimoso em fazer as coisas do jeito dela (não digo teimosa em fazer como Calista porque não é bem isso que Calista é pela fic. Ela é uma pessoa impulsiva, mas que vive irritada com seus traumas e acaba fazendo burrada... rsrs não é teimosa em fazer as coisas como ela quer, ao menos essa não foi a característica mais forte dela mostrada).
Sem dúvida a exploração com a mãe foi excelente. Depois que a batalha começa... Não é tão interessante. Tem uma campeã na pequena cidade e ninguém ta nem aí... a campeã vai para uma luta anunciada com uma habitante da cidade e ninguém ta nem aí... Só o irmão e a mãe estão assistindo... 
Eu não vou comentar da escolha de batalhas em si... iria soar como crítica nada construtiva. Mas, prefiro comentar que achei interessante colocar que de alguma forma a Calis se aguenta alguns rounds com uma campeã e quer colocar que as duas teriam uma rivalidade que talvez nem exista de verdade por nenhum lado (afinal um lado odiava e não queria saber de nada e o outro nem sabia que existia problema). Achei divertido essa visão porque acaba dando uma clareada sobre o que foi as batalhas de vida ou morte com Jessie e os conflitos com a mãe.
Sucessos com a Fic!


Resposta do Autor [Fire Master]: Pois é, sempre me incomodou o modo como exploravam a mãe do Ash no anime. Quer dizer, ela aparece bem poucas vezes, e por bem pouco tempo, apesar de ter conexão direta com o protagonista e um ótimo potencial na história. E faz sentido que Dehlia também seja uma treinadora, afinal, já que é praticamente um costume (por falta de palavra melhor) na região de Kanto.
E sim, você fez uma excelente descrição da Calista. É bem por aí mesmo. Impulsiva, cabeça quente, teimosa e que sempre acaba fazendo burrada.
Sobre a batalha, de novo: dessa vez a culpa foi da pressa. Havia uma explicação a ser inserida (e vai, quando eu reescrever esse cap) de que Caly sugeriria uma luta fora dos limites da cidade, de modo a terem privacidade. E sim, a rivalidade existe, pode acreditar. 


Kevin

24/04/2020 às 19:39 • O pokémon sombrio
Gosto de reviravoltas! São elas que deixam as estórias e fics tão interessantes de acompanhar. Surpreender a campeã usando a dança foi notável (Novamente me reservarei ao direito de não falar da batalha, seria só crítica e nada construtiva).
Infelizmente esse episódio que caminhava tão bem começou a voltar para o estilo dos 11 primeiros capítulos. Correria, ações e falas que parecem não precisar de explicação e gente aparecendo do nada para dar continuidade e solução (e não falo do pokémon negro não).
Mas, gosto muito da ideia de um pokémon literalmente das trevas e não apenas noturno sabe. A ideia muito me fascina, não só por explorar isso em minhas fics, mas porque acaba sendo um pouco lógico a existência de criaturas como essas no mundo poklémon. O Anime retrata pokémon sempre sendo as criaturas boas e em harmonia. Somente aqueles que tiveram contato ruim com os humanos se perturbam do equilíbrio da paz. Mas, se a mitologia deles é a os pokémons serem milenares, terem até criado o mundo e já ter sido mostrado que espíritos malignos existem... Por que só os humanos é que são mals? Por que não existe algo semelhante a um pokémon que seja cruel pela sua própria natureza ou pela natureza dos próprios pokemons, né?
Quando vejo alguém resolver dizer que tem um pokémon maligno por ele próprio eu me animo todo! ^^ Agora imagino o que venha a ser as outras temporadas!
Sucesso com as fics!
 
 


Resposta do Autor [Fire Master]: Exatamente, sempre achei que não fazia sentido a retratação do anime de que todos os pokemons são bons e os humanos são maus. Nunca fez sentido pra mim. E, convenhamos, quem melhor do que Drakrai pra retratar isso?
Sei que o capítulo ficou meio confuso. Já deu pra perceber que não sou muito boa com cenas de ação, não é? Mas, enfim, ainda tentando melhorar nisso.


Kevin

27/04/2020 às 14:11 • Uma luta nas sombras
Então... Você voltou a escrever episódios confusos.
A ideia é até perceptível, mas está até mais confuso do que seus 11 primeiros. (E olha que admito que já ter feitos episódios nesse ritmo/estilo de de detalhamento e corrida).
Vou ressaltar alguns pontos... a hora que parece que Calista trai o grupo saltando para o lado de James junto com Jessie e depois de pegar um endereço salta de volta como se tudo tivesse sido explicado e a pancadaria começa com Darkrai e mais tarde parece que enfrentam é a equipe Rocket que usao Darkrai e a Creselia (falta explicação pra alguém entender qualquer coisa... talvez até mesmo falar que ninguém está entendendo nada e que que Calista mais tarde explicaria)
Outro ponto que ressaltarei é depois que diversos lendários chegam eles meio que assumem posições como aceitando alguns como treinadores, mas a que Giratina se curva? Você escreve que ela faz mas não a quem... seria a Cinthia ou a Gary? Nossa isso fez uma diferença na confusão do capítulo... sabe que se fosse só isso não faria, mas... vamos lá
Eu preciso dizer que entendo a ideia do capítulo de mostrar a importância de cada um que está ali. Você faz no estilo final de temporada onde os herois se juntam e coisas milagrosas acontecem para ganharem os maiores poderes imagináveis e assim derrotarem a ameaça que sequer havia se mostrado ameaça durante toda a saga. Eu entendo e acho bacaninha... é a o roteiro de final de muitos animes, desenhos e outros. Mas, você faz corrido e como isso não se liga ao restante da fic fica bem consufo e esquisito. Mas, eu sei que também estava tentando dar importância ao povo ali, ou não teria feito Gary aparecer para ele ser importante... nesse caso... A quem Giratina se curva talvez venha a ser o de menos, mas abre mais espaço para confusão pq se Giratina se curvou a campeã... gary ta ali fazendo o que? NADA! Está ali por estar. Mas, se ficou com Gary... a importância da Cinthya é que fica reduzida, mas ela tem seu valor nesse pedaço.
Enfim... deu para "sentir" o que vc queria fazer, mas não deu para ler e entender e dize que ficou bom não.
Mas, nem tudo são lagrimas, gosto da ideia que Darkrai é tecnicamente maligno (vou esquecer a equipe rocket). Porque faz aquele comentário meu anterior elogiando que há criaturas ruins por natureza no mundo pokémon existirem permanecer válido e você ter pego-o para tanto fica extremamente interessante. Calista ter sacrificado-se por Cinthya é outra ideia muito legal (não sei se explora isso ainda), porque mostra que ela se arrependeu da rivalidade hostil inadequada que estava tendo. OU seja não ficou bom, mas tem seu potencial certamente!! ^^
Sorte com as fics!
 
 


Resposta do Autor [Fire Master]: É, eu sei. Mais uma vez, cenas de ação não são bem o meu forte. Você vai ver muito disso no resto da fic, embora eu ainda esteja tentando melhorar nisso. Um dos maiores erros que cometi (não só nesse cap, na fic mesmo) foi ter deixado no ar a história de Darkrai e Cresselia. Mas talvez eu faça um capítulo sobre isso na terceira temporada para explicar melhor.
Respondendo: Gary. É a ele que o Giratina se curva. Sobre Cynthia, eu tentei dar a ela um papel parecido com o do jogo Platinum, ou seja, usando seu conhecimento para ajudar o grupo. Afinal, mitologia pokemon é a especialidade dela, tanto os jogos quanto o anime mostram isso.
Pode ter certeza de que exploro o sacrifício de Caly por Cynthia (talvez mais do que deveria). Já deve ter percebido isso no correr da história ^^
 
 
 
 
Mas, nem tudo são lagrimas, gosto da ideia que Darkrai é tecnicamente maligno (vou esquecer a equipe rocket). Porque faz aquele comentário meu anterior elogiando que há criaturas ruins por natureza no mundo pokémon existirem permanecer válido e você ter pego-o para tanto fica extremamente interessante. Calista ter sacrificado-se por Cinthya é outra ideia muito legal (não sei se explora isso ainda), porque mostra que ela se arrependeu da rivalidade hostil inadequada que estava tendo. OU seja não ficou bom, mas tem seu potencial certamente!! ^^
Sorte com as fics!


Kevin

27/04/2020 às 14:37 • Névoa
Esse assim já foi um capítulo Pós os 11 primeiros. rsrs
Mais detalhado, menos corrido, com muito mais carga emotiva e e com explicações e estrutura muito melhores. Foi sensacional a forma como coloca ela consciente (parcialmente) a cada instante e lutando para se libertar do movimento que lhe a atingiu.
Em meio a duas revelações e ao surgimento de novos segredos o capítulo trouxe a fic de volta aos rumos!
Recuperação excelente!
Sucessos com a fic!


Kevin

27/04/2020 às 17:27 • Rivais? Nunca mais.
Um episódio bacana. Esperava algumas revelações, mas acabou apenas explorando um pouco mais do movimento avassalador de Darkrai e ao mesmo tempo aumentando o mistério em cima de alguns segredos.
Confesso que com isso acabo não tendo muito o que comentar como das outras vezes. rsrs Mas, não posso deixar de fazer ao menos um elogio, né? sempre temos algo bom para aproveitar em tudo! E certamente o emprego da Asa lunas (que vemos tanto no anime quanto nos jogos) é algo interessante sim! Afinal, não é todo dia que conseguimos usar os itens dos jogos nas fics (ou mesmo os vemos em ação no anime).
Sorte com a fic!


Kevin

27/04/2020 às 18:04 • Amizade
Uma nova evolução!
Sim! O capítulo quanto a enredo, trama e falas permaneceu no mesmo nível, no entanto quando falamos de narração ele deu um novo salto na fic. Talvez tenha sido só esse (veremos no próximo), mas percebesse lofo de cara como o estilo de narração deu um salto. As palavras a ortografia e a organização ganharam um nível novo nível novamente (sim ele evoluiu hauhauhau).
Gosto também da tentativa de dar outras camadas a personalidade da campeã, algumas parecem bem artificiais e sinceramente acaba reforçando uma ideia de que todos os personagens agem da mesma maneira em algumas situações, no entanto outras camadas tem o poder de mostrar muito mais dela (Ao mostrar que ela não gosta tanto de ser chamada de campeã o tempo todo, deixa-a mais humilde ao mesmo tempo até desconfortável com sua posição e quem sabe até mesmo preocupada sobre como as pessoas a vem... São ótimas camadas para a personagem).
 
Sucesso com a fic!


Kevin

28/04/2020 às 12:58 • O (re) começo da estrada
Fim do episódio! Foi um episódio sem muita empolgação, bem suave, apenas para fazer a passagem da protagonista indo para nova aventura, ainda assim bem escrito e fazendo algo que ouso dizer, não foi feito nenhuma vez ao longo dos outros 32 episódios, passar o clima pela leitura do que estava acontecendo.
Clima do que estava acontecendo? SIM! parece complicado e estranho... Talvez de fazer sim, mas de entender não. Quando você lê uma carta de amor ou um trecho de alguém de carta suicídio você sente a menção que a pessoa está sentindo e transmitindo pelas palavras que ela usa e a forma como escreve. Filmes e séries usam muito da música para isso, mas quando falamos de livro e escrita são as palavras (quais palavras) que nos induzem a sentir o clima do que está acontecendo ou apenas ler sabendo que é amor e medo. Não é legal quando lemos uma história de terror e chegamos a sentir medo? rsrs E por toda a fic eu dizia, você evoluiu do capítulo 12 em diante... UAU aqui você deu um salto de evolução novamente.... Em seu último capítulo eu posso dizer, talvez não saiba o que tenha feito rsrs mas, apresentou algo que não conseguia fazer antes, passar esse clima de despedida.
 
E agora....
Vamos saltar umas linhas...
E falar da fic em geral.
 
Olha... Maratonei sua fanfic! Sim alguém maratonou algo que você escreveu rsrs. E posso dizer para começar que te dou os parabéns, primeiro por ter terminado uma fanfic, segundo por ter terminado-a mesmo com uma evasão (ou falta) de leitores. Você pode achar que isso não é motivos para dar parabéns a ninguém, mas a verdade é que é sim. Se sairmos vasculhando vários perfis aqui na Nyah vamos ver que muita gente começa fanfic e não termina (mesmo tendo muitos leitores), sem contar aqueles que desanimam por falta de gente comentando. Então terminar independente da falta de leitores, bloqueio criativo e outros mais é sim coisa a se parabenizar e orgulhar. (fics incompletas são um saco... o pobre leitor se empolga com a leitura e nunca tem um fim daquela trama).
Sua fanfic não teve aquela qualidade maravilhosa em nenhum ponto e até o capítulo 11 ela era até complicada de se acompanhar. Inicialmente eu achava que era meu problema com realidades alternativas, mas aos poucos percebi que era mais a questão da fic em si fazer uma salada e não se organizar para passar as informações ao leitor. Mas, se falta qualidade nas abordagens (de enredo e tecnicas) esbanjava em em melhorar a cada instante (caramba parecia um digimon evoluindo, super-evoluindo e mega-evoluindo...). É real que a cada capítulo (a partir do 12º) havia evolução constante na fic nos quesitos técnicos o que permitia os fatores da trama começarem a ficar melhores por tabela.
Um exemplo de parte técnica era a narração, Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço como fatos e acontecimentos. O problema é que precisa ser feito de uma maneira que o leitor se ache na leitura, que ele consiga acompanhar os fatos e nem sempre isso era possível (talvez porque seu estilo era tentar passar muito da fanfic por falar... adoro! Sério! Mas, as vezes fica difícil passar tudo por este meio). A partir do 12 começou a ocorrer um equilíbrio de falas e da narração (as palavras usadas para descrever quando não era fala começaram a ser diferentes... tanto que em um capítulo conseguiu jogar mais com as descrições narrativas do que com falas o que deu um salto evolutivo de novo (e talvez isso venha a ser gosto de cada leitor, mas podemos pegar que muitos livros são assim). Então sim... a narração e o estilo narrativo deixavam confusos o texto (especialmente porque estamos falando de uma fanfic, ou seja assim como eu e quase todos da Nyah você é uma autora amadora, escreve por diversão... então é comum que palavras acabem sendo comidas, escritas erradas ou coisas assim e ai... o que já não tem aquela clareza acaba sendo afetado pela escrita em si.)
Um quesito da trama é a exploração das personagens. Deixando de lado centralização, personalizada e o que for... A fic é sobre Calista e se não tiver Calista envolvida, não existe trama para outros personagens ou mesmo exploração. Isso é ruim? Nao serei eu a dizer isso... desde quando sou avaliador ou crítico de fanfic alheia sem me pedirem, né? hauhaua Só estou dando dicas sobre o que vi no geral da fic.  Mas, indo a exploração.... Foi falha já que muitas ideias existiam e pareciam ser inseridas só para Calista interagir com alguém, sendo que era muito mais "interessante" que a pessoa tivesse aquela interação com outra pessoa. Exemplo... Clement interagindo com programação com Calista. Quando foi que ela mostrou habilidades com computação novamente? Pareceu uma desculpa para eles interagirem (e não se preocupe não voltarei a falar sobre romance... vc já tem um comentário enorme sobre rsrs), seria mais interessante e natural que ele tivesse essa mesma interação com Jessie (eles constroem trocentas engenhocas... imagina o quanto não poderia se explorar sobre confiança, perdão, os olhares julgadores dos demais do grupo... com essa interação dos dois?).
Não deu para entender? Eu digo de outra forma e com outro exemplo. Quando você explora os personagens você está ali pegando uma ideia para usar e usa-a de forma estranha (por querer envolver Calista nisso) e no final o resultado é aquela ideia foi usada e a exploração acabou, sendo que muito mais podia ter rendido daquela situação (fosse de profundidade ou das ideias que surgiram ao redor) mesmo com Calista envolvida... e se não tivesse usado Calista, muito mais! Exemplo com calista envolvida: Cinthya aparece para o aniversário de Ash, mas tudo fica em cima de Calista. OK! Não vamos tirar o foco da protagonista (ainda que o treinador que sonha em ser mestre pokémon recebe a visita de uma mestra campeã no aniversário e nem uma mera batalha ele ganhe). É legal que a campeã fale do aniversário de ash e que não podem perder o foco (jogada genial para amenizar), mas ali estava o aniversariante que tinha a chance de passar um tempo com a campeã sendo impedido pela pirraça da irmã (vamos chamar assim) ele poderia ter reagido ala Ketchum revoltado com a situação (este é uma ideia que perdeu a oportunidade de explorar) ou poderia ter aprofundado a sua visão da personagem (a visão que vc autora tem dela) fazendo os diversos personagem falarem o que estavam achando daquilo tudo (Como cada um vê calista e suas atitudes). O exemplo retirando calista do centro poderia ser Ash batalhando com a campeã feliz da vida e Calista vendo aquilo e surtando, interrompendo a luta dizendo que estava protegendo o irmão da campeã que iria ridicularizá-lo (veja que a exploração aqui vem com Ash recebendo atenção da campeã... e logo depois a protagonista entrando e tudo podendo seguir como antes ou tendo a  possibilidade de explorar aqueles ideias que surgem por ela confrontar a campeã logo de cara).
Em resumo das explorações... algumas vezes sua centralização deixava os demais personagens apáticos, como se tudo tivesse que ser feito por Calista e isso retirava personalidade deles e outros mais (que comentei ao decorrer da fic).
Mas, veja... ainda assim as ideias estavam lá e foram usadas. E o o grande charme da fic são as diversas ideias que você insere neças. Se foram usadas, deixadas de lado, exploradas bem ou mal, não importa. Ela ficou charmosa com tantas ideias. Uma fic sobre uma irmã mais velha de Ash que fugiu de cada traumatizada com a perda do pai fazendo com que conflitos surjam com a mãe (que também está traumatizada) e quando ela finalmente volta, descobre que temos ela envolvida com os Rockets, com alguns amigos antigos de ash e começando um romance com o amiguinho de infância que é rival do irmão, isso tudo enquanto o conflito e segredos familiares vão se revelando. Claro que é algo recheado de ideias legais!!
Foi uma Boa fic! Começou frágil, mas amadureceu pelos capítulos tornando-se charmosa com suas ideias, curiosa pela evolução e admirável pela conclusão dela. Certamente a próxima fic sua terá um nível surpreendente!


Resposta do Autor [Fire Master]: Oi! Tudo bem? Desculpe demorar tanto tempo para responder seus comentários (e só responder no final rsrsrs), mas honestamente eu nem sabia o que dizer.
O que dizer agora? Obrigada. Muito obrigada por ter acompanhado a fic, por todas as ideias e sugestões. Eu estava meio parada nesse projeto, e acabei me inspirando a revisar e reescrever depois de todos os seus comentários. Levei algumas sugestões suas em consideração, e muitas mudanças serão feitas na primeira temporada. Afinal, nunca podemos deixar de tentar melhorar, não é? Obrigada de novo!