Comentários em O Diabo do Sertão

Matheus Braga

21/03/2019 às 21:53 • O sonho acabou
Eis-me aqui, outra vez ♪♪
Então.
Não sei exatamente o que comentar neste capítulo. Achei muito interessante o devaneio/flashback do Diabo no início, foi bom ter um vislumbre do passado macabro dele. Apesar do clichê, acredito num ato de redenção por parte dele. :)
José e Bia eu não quero nem saber, tô só observando o bonde andando pra ver onde vai dar. -_-
AE CACETE, os cangaceiros de novo!! *-* Muito muito muito legal essa cena no ambiente deles, foi bom pra dar uma situada na história. Nossa mano, juro que consegui imaginar cada ínfimo detalhe dessa cena. Início de noite, a fogueira crepitando, até os preás assando. *-*
E olha, já tô soltando minha TEORIA aqui: o "chefe" contratante do grupo é um dos dois, Marcondes ou Breno. Marcondes pelo fato de ser um político que não mede esforços para chegar e se manter no poder (algo bem petista, né cof cof), e o Breno porque (apesar de eu gostar dele) ele também não parece ser nenhum santo. Tá evidente as ambições políticas dele também. Então SIM, me apaguei a essa teoria e não vou largar. Obrigado, de nada.
ETA CARALEO, BRENO TOMOU TIRO
Mas sei não, tá com cara de fake news isso aí. Tô amando e já quero o próximo, CADÊÊÊ 


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá, meu bom. Que honra vê-lo aqui novamente.
Eu claramente adoro cenas de sonhos/flashbacks, mas tento segurar a mão pra não exagerar na exposição. Fico feliz que tenha achado legal ter essa breve "visualizada" do passado do Diabo. É legal também saber quais suas expectativas, exatamente para eu saber como frustrá-las (BRINCADEIRA HAHAHA).
Bia e Zé ♥ E sim, CANGACEIROS são IRADOS. Adoro escrever cenas deles e foi beeem divertida essa especificamente. Lembrou-me do acampamento em Red Dead Redemption 2 (sempre vou falar e amar esse jogo). Que foooda que você conseguiu visualizar a cena. Sério, essa é uma das melhores coisas que um autor pode ler, e você sabe bem disso HAHAHA. Obrigado ♥
Olha, eu aprovo sua teoria. Político quase (ou em 100% das vezes) sempre representa problema. Então eu entendo perfeitamente que você suspeite tanto do Marcondes como do Breno. Eu também suspeitaria. Aliás, política e cangaço sempre estiveram ligados ao longo dos anos, então faz todo sentido ;)
Fico feliz demais que esteja gostando! Até breve o/


Helen

15/06/2019 às 21:38 • O sonho acabou
O que acha que precisa ser melhorado?
"já estavam ocupando brincando com bonecos de palha" acho que tá faltando alguma coisa aqui

O que mais gostou no capítulo?
"mas aquele deus não ajudava em nada, afinal"; "Se acalme, homi!"; "[...] e o mais novo convidado"; "Essa é a nossa missão. Essa é a minha missão"; "...alguma coisa de Brás Cubas";

Olha eu de novo~
Eu sou de Parnamirim (aliás, tenho até uma one-shot que se passa aqui kdjms), mas também vou pra Natal por causa da facul KJMDSKJDSM
Gostei das sacadas da narrativa nesse sonho. "O ar cantava uma canção fúnebre, uma canção de silêncio, desespero e dor" se referindo aos corpos que ele ainda não tinha visto, "mas poderia dizer que sentia-se em casa", sendo que ele na verdade, estava em casa, e claro "olhou pra cima, como se suplicasse ajuda divina", e em seguida chega Socorro de Deus kjsmdskjdmsd; acho interessante como o Diabo aparenta estar confuso com a própria infância, confuso consigo mesmo, de certa forma. É o que acontece em sonhos, né? Aparece um monte de coisa maluca e a gente não entende o porquê das coisas estarem acontecendo, até que a gente acorda e, se ainda lembra do que sonhou, consegue associar com alguma coisa que aconteceu. Louco demais.
A voz do calmíssimo Antonho acalma até o Diabo. Gostei de como ele deixa claro que "estamos todos no mesmo barco, mas nem por isso precisamos ser amigos. Pelo menos deixe a gente te ajudar".
José vai ler logo quem, homi, Machado de Assis KDJSMKDJSDM esse tem coragem
Esse "confio" do zé tá mais pra um "Deus nos acuda" kjsmdskjdm
É estranho quando você para pra pensar que existem famílias dentro do cangaço. Lúcio sai por aí ameaçando o mundo como se não tivessem nada a perder, sendo que tem três meninos dentro de casa esperando o painho voltar. Mas, pensando melhor, é assim que as coisas precisam ser. Se o cara se apega demais, ele acaba não fazendo as coisas direito. (sei lá, to viajando aqui dksjmdsj)
Por um segundo eu me confundi aqui e pensei que dona Joana tinha chamado Levy de filho KDJSKDSM quase ia comentando besteira
Que dúvidas são essas de Lúcio Arcanjo? Eu não sei. Ou talvez eu não tenha prestado atenção direito no capítulo dkmskjdms
É engraçado e triste como o povo simplesmente vai na onda de uns e acaba "apoiando" o Breno sem nem entender direito o que tá acontecendo. Mas, parando pra pensar, isso é mais comum do que parece.
"Mas havia quem queria mudar isso, ou ao menos era o que parecia." De novo esse apito de paranoia. Se não fosse o homem ter levado um tiro, eu achava que ele que iria atirar no Marcondes KJDSKJDSM
Marrapais, e agora? Será que vão roubar os papéis? Quem é esse homi no cavalo, ansioso pra matar? Caio, Carmen e Carla se tornarão o primeiro trio de tocadores de sanfona? Os próximos capítulos prometem.
Até a próxima~


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá, Helen!
Antes de tudo, venho dizer que a demora para trazer uma resposta se deu em decorrência do TCC. Finalmente estou de férias, então poderei dedicar mais tempo ao site sem peso na consciência hehehe.
Agradeço desde já pelo seu apontamento. Tem coisas que, por mais que a gente revise, acabam passando em branco. Já corrigi o errinho hehehe.
Não tenho nenhuma história se passando em Natal ou em Caicó, mas tá aí uma boa ideia hsuahsaus. Olha, seja bem-vinda a Natal. Menos mau que fica muito perto de Parnamirim, então imagino que seja mais de boa pra você ver sua família e tudo mais.
Olha, essa questão de sonhos e memórias me fascina. Vez ou outra eu me vejo pensando se várias das minhas memórias não são só construção da minha cabeça HAHAHHAHA. Quer dizer, com o passsar dos anos, certas memórias ganham força, enquanto outras ganham um ar de fantasia e distanciamento. Não sei se você já sentiu isso, mas existem alguns elementos das minhas memórias que tem esse tom. Loucura? Talvez hsuahsuahsa.
Fico feliz que tenha gostado da maneira que narrei. É sempre um desafio trabalhar nessa linha entre a realidade e o sonho, a memória e a "construção". Então é sempre bom saber que as palavras foram bem escolhidas.
Vez ou outra eu encontro pessoas bem calmas que conseguem transmitir esse sentimento simplesmente com a voz. É algo que eu amo principalmente por eu vez ou outra ser meio "acelerado". Então achar esse ponto de "descanso", essa tranquilidade, uau. É muito bom. Consigo ver Antônio como esse tipo de pessoa, esse tipo de voz.
José quer começar no nível hard. Admirável, mas provavelmente vai quebrar a cara HAHAHAHA. Ao menos ele está se esforçando hehehe.
É interessante esse conflito do Lúcio entre família e "trabalho". Ele sempre se arrisca, claro, mas faz isso - de certa forma - para garantir a sobrevivência deles. Também tem um componente familiar no meio, mas isso vai ser tratado mais a frente. No fim, mesmo quem tá no crime pode acabar se apaixonando e tendo filhos. E a vida segue (ainda que o preferível seja ninguém ficar no crime, né HAHAHAHHA).
Acredito que você compreenderá melhor a questão de Lúcio Arcanjo ao longo dos capítulos. :)
Política é um negócio complicado. Em quem confiar? Ou melhor: você realmente tem que escolher confiar em alguém? O fato é que Breno pode ser bom, assim como pode ser muito mau. Praticamente o político de schrodinger hsuahsuahsuahs.
Acho que toda a paranoia é justificável. E sim, as tretas começam agora, mas só vão piorar, não se preocupe.
"Caio, Carmen e Carla se tornarão o primeiro trio de tocadores de sanfona?"
EXCELENTE HSUAHSUAHSUAUSAHS
Muito obrigado pela leitura, pelo comentário e pela paciência! Até o próximo capítulo o/
 


Danilo Alex

20/03/2021 às 13:50 • O sonho acabou
Que reviravolta heim?
Cara, sua narrativa é muito boa, gruda na gente que nem chiclete kkk Parabéns! Ansioso para os acontecimentos do próximo capítulo. 


Resposta do Autor [Júlio Oliveira]: Opa, muuuito obrigado, Alex! Fico muito feliz que esteja gostando da história :D
Aguardo suas impressões dos eventos seguintes. Até mais o/


Yokichan

25/03/2019 às 15:17 • Que os jogos comecem
Olá!
Que coisa, não deu pra ler o capítulo hoje cedinho, mas cá estou. Ainda é segunda-feira, afinal, HAHAH. Gostei bastante do capítulo. Foi uma leitura que fluiu. Minha mente anda meio esgotada ultimamente por conta de uns trabalhos, mas me senti envolvida pela narrativa e, quando me dei conta, o capítulo já tinha acabado. Acho que tuas histórias têm a capacidade de superar esse tipo de barreira, HAHAHAH.
O Diabo me pareceu meio que como um animal acuado nesse capítulo. Embora todos o estejam tratando muito bem, por estar em um lugar estranho, com pessoas desconhecidas, ele ainda se sente inseguro e meio raivoso, HAHAHA. Muito bom esse contraste. Acho que, no começo, eu o via como um tipo de cangaceiro durão e matador, HAHAHA, e agora mais como um homem. Porém, ainda estou muito curiosa pra saber mais sobre a história dele - principalmente com esse final de capítulo, em que se sugere alguma relação com o Marcondes.
E por falar em Marcondes, muito bom esse encontro com o Lúcio Arcanjo. Esse negócio de ele meter o pé na porta foi muito coisa de cidade sem lei, HAHAHAH. Adorei essa parte. Ah, e com certeza o Lúcio tem todo o aspecto de um funcionário da prefeitura, HAHAHAHHA. Esse é o tipo de resposta que você dá quando está com preguiça de ser criativo, me parece. O mesmo tipo de resposta que o Breno Farias deu para o delegado sobre os documentos que "encontrou", AHAHAH.
Essa cena no hospital também ficou ótima. Ao ler sobre todo esse povo amontoado, querendo saber da fofoca da vez, pensei: meu deus, isso é muito típico de cidade do interior, HAHAHAH. O namorado da minha irmã, que trabalha como médico em uma cidadezinha lá onde Judas perdeu as botas, esses tempos contou que os moradores dessa tal cidadezinha têm o costume de ir ao hospital só pra matar o tédio, HAHAHAH. Tipo, inventam uma dor de barriga e ficam lá conversando com o médico e as enfermeiras. HAHAHAHAH. Moral da história: hospital pode virar diversão. Enfim, esse trecho do capítulo me lembrou disso.
Como revisão, só sugiro dar uma repensada no primeiro parágrafo porque acho que você repetiu "por mais" ali umas 3x, HAHAHA. E também tem um "fumasse" em outro momento do capítulo que acho que era pra ser "fumaça". Apenas detalhes mesmo.
Adorei o capítulo! ♥
Até o próximo!


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá!
Não se preocupe. Eu entendo bem como é estar com a cabeça cheia. Ou o dia. Ou tudo. A cada semana o TCC fica mais pesado, mas tô conseguindo lidar bem com o bendito. Confesso que muitas vezes minha cabeça fica cansada e se torna complicado escrever. Mas com descanso, eu sempre consigo ficar tranquilo pra prosseguir com a história. Agradeço demais por você continuar aqui lendo a obra e sempre comentar dessa forma ♥
Acho que Diabo está passando por uma espécie de choque em decorrência do ambiente. Pense que ele vivia num clima de violência intensa, ação e de pessoas pouco confiáveis (ao menos pros padrões "tradicionais"). Então vários rostos estranhos vão mesmo causar um medo. A questão é: ele irá superar isso? Se manterá fiel ao pessoal do assentamento?
E sim, eu pretendo contar as histórias dos principais personagens aos poucos. Estou ansioso para mostrar um pouco mais de cada um deles :3
Eu gosto muito de brincar com certos clichês do gênero western e cangaço (sempre vou comparar os dois). Tem alguns marcos que são sempre bem divertidos de se escrever e que contribuem para a história sem ficar maçante. E olha, ontem eu quase entreguei para minha mãe que ela ganharia uma festa surpresa (foi sem querer, juro). Eu soltei uma desculpa tão boa quanto a do Marcondes. Funcionou (ou ela fingiu que acreditou) HAHAHAHA.
Ah, é muito legal quando você traz "testemunhos" de amigos e conhecidos. É bem interessante você perceber esses links entre as histórias que lemos e a própria realidade. No interior do nordeste ocorre da mesma forma. Eu vejo que esse pessoal tem uma vida social muito mais interessante que a minha, sem brincadeira HAHAHAHA.
Eu agradeço demais pelos seus apontamentos ♥ E peço desculpas pela demora para responder. Você já sabe a justificativa: TCC. De toda forma, você sempre foi muito paciente e eu agradeço muito por isso. Tenho alguns capítulos guardados e tem muita coisa boa por vir. Espero que você se divirta bastante (e também possa relaxar sua mente) :3
Obrigado pelo comentário ♥
Até logo!


Matheus Braga

28/03/2019 às 20:59 • Que os jogos comecem
CHEGUEI DE NOVO, PÍPOU, DÁ LICENÇA
Ah lá, já tá a Bia com cara azeda de novo, PQP vai tomar um boldo, filha, que você melhora rapidinho, QUE SACO -_-
Uai, mas calma aí, Diabo já pode ser chamado de ex-cangaceiro? Sei não, viu, a história de superação dele ainda não tá tão bem formada assim. Você não engana o tio Matheus, Diabo, você ainda é um patife mequetrefe SIM. ô_õ
Outro personagem novo, aeeeeeeeeeeeeeeeee, mas sei não, esse Augusto também não me engana. Ele é um tirano SIM, essa educação aí é mais falsa que nota de três reais. -_-
O BRENO TÁ VIVO CARALEO AEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Mas nada que me surpreenda, ele não ia simplesmente morrer assim, na base da farofa. Já tô vacinado demais na receita Sidney-sheldoniana pra cair nesses suspenses. #TurnDownForWhat 8) Mas tô com uma pulguinha aqui me dizendo que esse "atentado" não é o que parece ser. Vou segurar minhas teorias por enquanto.
Marcondes, deixa eu te falar uma coisa: assassino ou não, você é DESPREZÍVEL com D de DEMÔNIO. Merece uns tapas na cara e um cacto enfiado no cool, porque SIM. -_- Ainnn, e as crianças são tão chatas quanto o pai, PQP joga essas caralha dentro dum poço e enterra. -_-'
AI CARALEO, JÁ TO ATÉ VENDO O GUILHERME INDO ATRÁS DO LÚCIO E AUMENTAR AINDA MAIS A CONFUSÃO, PQP
Júlio, eu te odeio por terminar seus capítulos assim, mas eu te amo por terminar seus capítulos assim. ♥
Ansioso pelo próximo. :)


Resposta do Autor [Oliveirando]: Eae, meu bom.
Coitada da Bia. Ela é meio azeda, mas tem algo de fofo nela. Ou eu que sou cego mesmo MUAHAHAHA.
Olha, ele pode até ser chamado de ex-cangaceiro, mas o nome continua sendo Diabo hehehe. Se ele mudou ou não, isso é uma coisa que veremos ao longo da história. Na real, nem sabemos quem ele REALMENTE era. Ouvimos histórias sobre o homem, mas nenhuma prova concreta. Ela era o Diabo mesmo? Talvez fosse. Talvez não.
Acho bacana ver a reação das pessoas a cada novo personagem que aparece. É interessante o fato de você desconfiar de todo mundo, e isso combina com o próprio gênero que você mais escreve. E, olhando para o contexto de "O Diabo do Sertão", eu também desconfiaria. Nós dois concordamos nessa hehehe.
Vaso ruim não quebra fácil. Quer dizer, político. Quer dizer, Breno. Não, pera. O fato é que ele ainda tem muita coisa para fazer e você talvez se surpreenda (ou não) com o há para acontecer. Vamos ver qual o nível de força das suas vacinas HUAAHUAHUA.
Olha, concordo contigo: Marcondes é um demônio. Tinha mais era que se lascar. Mas coitadinhas das crianças. Não tem culpa do pai que tem
Confusão é meu sobrenome. Pode aguardar que as tretas nem começaram. E eu agradeço o elogio HAHAHA.
Muito obrigado pelo comentário e até breve :D


Helen

25/06/2019 às 18:06 • Que os jogos comecem
O que acha que precisa ser melhorado?
"e assistia aquela cena com um sorris discreto" (apesar de que, lendo em voz alta, ninguém percebe a falta do "o" KJDSKJDM)

O que mais gostou no capítulo?
"Antônio apareceu como um cavaleiro negro e cheio de luz para Larissa"; "Ah, ele é a causa dessa cara"; "Antônio soltou um riso abafado"; "flertava com a raiva"; "Mas é um fresco mesmo";

Antonhoooooo ♥ ♥
Estava refletindo enquanto lia o capítulo, principalmente na parte em que ele conversa com Diabo. Como um cara que sofreu tanto na vida consegue ser tão otimista, esperançoso e calmo? É interessante pensar que, apesar de todo o passado terrivelmente traumático que ele teve, ainda tem vontade de viver e de trazer alegria aos outros. (fiquei curiosa em saber o passado dele antes da escravidão, aliás KJDSKMDS)
Poxa vida, esse Saulo me lembra muito quando eu era pequena e a sobrinha da minha mãe passava o dia em casa me enchendo o saco. Uma pena que não tinha um Antônio lá skjdmskjdms ;w;
Quando penso que já conheço os personagens do assentamento, me aparecem mais. Não que isso seja ruim, pelo contrário, é maravilhoso. Gosto de como eles vão surgindo pouco a pouco.
Se por algum acaso Socorro de Deus fosse pro purgatório, ela quem iria purificar o lugar DKJSMKSJMD
Eu podia jurar que João Cego era magricela. Marrapais, até pesquisei a palavra "roliço" pra ter certeza do significado KJDSKDJSMD
Achei interessante que, quando o Diabo disse que seu nome era esse, o narrador pontuou que a sua voz estava cansada. Pode ser coisa da minha cabeça, mas não faz sentido o cara estar cansado fisicamente depois de uns dias deitado recebendo cuidados. Ora, então não é cansaço do corpo, mas da alma. Talvez ele continue com esse nome porque cansou-se de procurar outro. Ou porque cansou-se de tentar fugir desse histórico do cangaço que ele tem... Sei lá, tô viajando aqui dksjmdjs
Augusto Nunes, que homem! Seria um Antônio versão 2.0?
Esse Breno, viu. Todo calmo mas quando leva um tiro chega acaba a paciência KSMKSMS (compreensível, no entanto). Pior que, do jeito que ele usou documentos roubados e está mentindo descaradamente pra tentar se safar, acho que a falta de paciência dele só tende a aumentar. É muito o que tu disse do "político de schrodinger". Se ele continuar assim, vai acabar subindo no poder facinho KDJSMKJDMSKJDMK  aiai, a política brasileira...
AUGUSTO TEM QUE DESCONFIAR MESMO! Político não se confia não, homi. Eu até temo pela vida desse personagem, namoral. Eu gostei dele, quero que ele morra não ;w;
Pior coisa do mundo é estar numa casa onde você não se sente bem. Nossa...
Às vezes eu me pego pensando como é que os bandidos (no caso da história, os cangaceiros) acabam trabalhando pros políticos. Tipo, como tudo isso começa. Sei lá, minha mente inocente não consegue conectar as coisas.
Esse diálogo do Lúcio com o Marcondes foi um dos mais naturais que eu li na minha via, nossa, chega deu uma satisfação aqui *aspira*
Guilherme, Guilherme, meus pêsames por você ter um pai desses. (mas você bem que podia fazer algo melhor que ficar bêbado e perder dinheiro, né? KJDMSKDJSM)
Rapaz, se tu dissesse que tava fazendo TCC antes eu teria te mandado boa sorte. Mas agora que você já terminou, não tem nem o que eu falar. Mesmo assim, fico feliz. Agora é só alegria! (ou não) ((Ah, e eu ainda moro em Parnamirim, então vivo perto da minha família ^w^ yay))
Até o próximo capítulo~


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá, Helen! É muito bom ver que você está gostando da história. Desde já, agradeço pela sua leitura e pelos seus comentários recorrentes :D
É realmente interessante ver como as pessoas conseguem reagir de forma diferente às provações da vida. Quer dizer, temos vários personagens sofridos na história, mas cada um tem uma abordagem bem própria quanto ao seu próprio passado. A visão de Antônio e o seu otimismo são dois elementos que podem até mesmo ser surpreendentes, mas que têm o seu charme, digamos assim. Provavelmente ele encontra forças focando nos problemas dos outros. Talvez assim ele consiga se esquecer um pouco dos seus próprios. É um tema interessante de refletir.
Crianças/adolescentes podem ser bem irritantes, como é o caso do Saulo HAHAHAHA. Mas tudo bem, uma hora passa (ou não). E eu acho muito massa esse processo de descoberta de novos personagens e suas interações. Foi uma das coisas que eu mais gostei quando li "Guerra dos Tronos", só que lá isso ocorre numa escala muito maior, óbvio HAHAHAHA. Acho que isso tem até um reflexo na nossa vida sobre como pessoas vão "aparecendo" do nada, cada uma nos ajudando a crescer (ou as vezes são figurantes, mas acontece HAHAHA).
Sobre Socorro de Deus e João Cego: ri demais HSUHAUSHAUHS. Eu também quase sempre começo com uma visão pré-estabelecida dos personagens. Às vezes essa visão coincide com a descrição dada pelo autor, outras vezes não HAHSUAHSUAH.
Olha, eu gosto muito dessas viagens, então pode viajar sem medo quando for comentar HSUAHSUAHS. Sobre o cansaço de Diabo, acho que você trouxe uma visão muito legal. Talvez seja muito mais sobre o cansaço da alma do que o cansaço físico. Então sim, é possível estar fisicamente disposto e cansado ao mesmo tempo. Quer dizer, acho que todo mundo já passou por isso em algum momento (não no nível de desgaste do Diabo, mas você entendeu hsuahsaus).
Uma coisa bacana que eu gostaria de pontuar: Augusto e Antônio são dois personagens que dividem opiniões. Tem gente que desgosta de um, desconfia do outro, etc HSUAHSUAHS. E isso é muuuuito massa! Como cada pessoa enxerga algo diferente em cada personagem, sendo que o texto é o mesmo pra todos. Eu mesmo como autor sinto que aprendo alguma coisa nova em relação aos personagens com a ajuda dos leitores. Então muito obrigado por opinar nesse ponto!
Quanto ao Breno: acho que ele tem muito futuro na política brasileira. Se isso é bom sinal? Interprete como quiser hsaushaushaus.
Eu também gosto do Augusto e torço para que ele sobreviva. Não garanto, mas torço por ele HSUAHSUAHSA.
Existe muita ligação entre crime (no sentido de grupos criminosos de assalto, tráfico, etc) e política (no sentido dos políticos mesmo). No RJ existe realmente uma parceria entre políticos e grupos do tráfico, de forma que os caras possam fazer campanhas em algumas comunidades e conseguir votos com a ajuda dos traficantes. É bizarro, mas infelizmente real. Com o cangaço, algo semelhante pode ser aplicado. Até porque, se for parar pra pensar, os dois lados saem ganhando: o criminoso "tradicional" ganha carta branca pra atuar (e vista grossa das autoridades), enquanto o político ganha um braço armado para intimidar opositores. É triste, mas real e bem atual.
"Esse diálogo do Lúcio com o Marcondes foi um dos mais naturais que eu li na minha via, nossa, chega deu uma satisfação aqui *aspira*". SÉRIO, QUE FELICIDADE LER ISSO AQUI! MUUUUUITO OBRIGADO ♥ ♥ ♥
Guilherme ás vezes me dá pena, mas em outros momentos me dá raiva. Vamos ver o que esse garoto vai aprontar nos próximos capítulos (inspirei-me no carinha da sessão da tarde, show de bola).
Ah, eu agradeço pelo desejo de boa sorte atrasado HSUAHSUAS. Na verdade, ele ainda é bem válido porque eu ainda tenho o TCC II (curso arquitetura, e o TCC II é referente ao projeto em si, ou seja, a prática ao invés da teoria que é o TCC I). Vai dar tudo certo, amém? Amém!
Mais uma vez: muito obrigado por empregar seu tempo lendo e comentando a história. Fico muito feliz aprendendo mais sobre a história com os leitores. E obrigado pelo apontamento do errinho, essas coisas quase sempre acabam passando HSAUHSUAS.
Até breve o/


Yokichan

01/04/2019 às 13:31 • Muito a perder
Eeeeeeta!
Esse capítulo deu uma boa de uma reviravolta na percepção que eu tinha de algumas personagens, HAHAHH. Sempre me pergunto se existe, afinal, alguma pessoa boa nesse meio político, alguém não contaminado pela podridão da coisa... Mas é um cenário que se mostra cada vez pior. Assim fica difícil de acreditar em qualquer proposta de mudança.
Então nem o Breno escapa a essa sujeirada por baixo dos panos. Confesso que me deixei enganar pela conversinha dele. O cara parecia tão promissor... Mas aí a gente se dá conta de que ele é apenas outro ator nesse baile de máscaras, socorro. Coitado do povo, enganado de todos os lados. Fiquei tão perplexa com a virada de perspectivas desse capítulo que já começo a desconfiar até mesmo do padre, HAHAHAH. Será que ele anda mexendo seus pauzinhos de formas ilícitas também ou apenas acreditou nas boas intenções do Breno Farias? Ou talvez ele saiba que o homem não é flor que se cheire, mas mesmo assim resolveu se aproveitar da oposição política pra expor a verdade sobre os contratos privilegiados... A sensação é de que estou pisando em ovos aqui, HAHAH.
E essa enrolação toda da Bia?! E daí que o José é um desmiolado? Até parece que ele vai criar algum juízo se ela ficar esperando o melhor momento, HAHAHAH. Se ele será um bom pai ou não, apenas o tempo e a experiência dirão. ENTÃO DESEMBUCHA, MULHER. AHHHH, tô ficando agoniada com isso, HAHAHAHHA. A Socorro deu a oportunidade perfeita pra eles terem essa conversa e os dois ficam mudos, oh senhor. Acho que a Socorro vai precisar dar um empurrãozinho com mais força, porque esses dois estão muito lerdos. De todo modo, estou muito curiosa pra saber qual será a reação do José, HAHAHA.
Sei que é apenas uma ficção, mas fiquei com dó do povo que vai encontrar mais dificuldades agora pra ter água. Na verdade, não é apenas uma ficção, pois sei que em muitos lugares do Brasil as pessoas ainda sofrem por causa disso... É muito triste não ter acesso a uma coisa tão básica e essencial quanto a água. Tô aqui imaginando que ainda vai surgir nessa história alguém pra mudar isso. Bem que podia ser o Diabo, hein... Imagina que louco se ele de bandido passasse a vingador do povo, uma espécie de Robin Wood do sertão, HAHAHAHHA. Mas né, vamos ver o que guardam os próximos capítulos.
Estou amando a história! ♥
É, essa sensação de cabeça cheia é péssima. Imagino o quanto deve atrapalhar na hora de escrever a história, tendo que dividir o tempo entre TCC e literatura. Na real, tu não deve ter vida social, né HAHAHAH. Não tem como. Mas tá ótimo, continue assim e não deixe de escrever novos capítulos, HAHAHAHAH. Leitores são maus, meu deus.
Enfim, até mais!


Resposta do Autor [Oliveirando]: Aaah, como é bom receber esses textões ♥
Eu sempre me divirto quando chegam esses momentos de "virada". Tem sempre uma coisinha que nos engana, que nos mostra uma direção que parece certa, mas está errada. Fico feliz em saber que Breno conseguiu te enganar, ainda que levemente HAHAHA. Infelizmente temos que admitir que o rapaz fala bem. Ele é carismático, tem boa aparência e diz o que as pessoas querem ouvir. Não que isso seja novidade. É a receita da política desde... sempre? Difícil acreditar em mudança. Parece algo muito mais atrelado ao próprio ser humano que qualquer estrutura externa, sei lá. Complicado.
A melhor coisa que você pode fazer é desconfiar de todos. É interessante encontrar os 50 tons de cinza (piadinha horrorosa) da moralidade de alguns personagens. Até onde se pode ir para conquistar algo supostamente bom? Talvez o padre seja uma pessoa verdadeiramente boa, talvez não. Eu tenho meus pontos, mas acredito que cabe ao leitor decidir. Estou curioso para descobrir o que você achará das decisões dele nos capítulos seguintes. Digamos que os problemas e desafios estão apenas começando hehehe. E sim, todos estão pisando em ovos. É difícil tomar uma decisão definitiva diante dessa situação, mas a graça é exatamente essa HAHAHAHA. Eu adoro narrativas que me fazem pensar sobre o que eu faria em determinada situação. Muitas vezes a resposta é "não faço ideia", e isso é algo que eu admiro HAHAHA.
Olha, eu amo a Bia, mas ela está irritando até mesmo a mim, o criador dela HAHAHAHA. É muito interessante como - muitas vezes - somos irracionais. Do lado de fora, tudo parece simples e existe um caminho lógico a seguir. Mas quantas vezes não nos encontramos com inseguranças estúpidas que nos impedem de seguir em frente? Sabe aquela historinha de que é mais fácil dar conselhos do que aplicá-los a sua própria vida? Acho que é algo que se encaixa na situação. Mas eu realmente espero que Bia crie vergonha na cara e conta toda a verdade a José. Eu gosto dele e vejo um bom coração no meio de tanto abestalhamento HAHAHA.
Olha, infelizmente esse lance da água é muito real. Queria que fosse só história, mas é perceptível aqui no interior. O povo sempre dá um jeito de sobreviver, mas muito dessa sobrevida é a base de uma verdadeira escravidão cujo governo e empresas amigas são responsáveis. Sério, que raiva.
Diabo bem que poderia ser um anjo para esse povo HAHAHA. Olha, não vou falar muito, mas a gente vai conhecer um pouco mais dele nos capítulos seguintes. Não a sua história de vida, mas um pouco mais da sua personalidade e crenças debaixo de todas aquelas cicatrizes HAHAHA. Acho que existem vários momentos que você vai gostar :3.
Que felicidade ler isso! ♥ Confesso que "O Diabo do Sertão" está me dando um trabalhinho. Não pela história em si, mas pelo contexto deste ano para mim. É TCC e alguns projetos externos que sugam minha energia, mas, no fim, escrever é sempre uma felicidade. Sinto-me realizado em entregar essa história e espero poder evoluir a cada capítulo. Obrigado por ajudar nessa caminhada ♥
Por incrível que pareça, eu tenho vida social. Bem básica, mas é o suficiente para eu não enlouquecer HAHAHAHAHA. Eu já me acostumei com leitores psicopatas, então isso que você disse foi bem tranquilo HAHAHAHA.
Agradeço demais pelos seus comentários. Espero continuar escrevendo e postando da melhor forma possível. Atualmente, eu tenho até o capítulo 8 escrito, tendo feito parcialmente do 9. No entanto, estou tirando uma folguinha para descansar a cabeça. Espero retornar logo e seguir com a escrita. Não se preocupe, eu não planejo que hajam atrasos, mas caso eles surjam, eu vou avisar com antecedência (e pedir aquela compreensão de sempre).
Nos vemos em breve ♥
 


Matheus Braga

07/05/2019 às 23:49 • Muito a perder
Eu tô desistindo de prometer as coisas às pessoas, sabe?? Tipo, "Ah, eu vou ler e comentar sua fic", mas aí minha vida vai lá e desanda toda, e fico aqui sem saber como lidar com meus problemas e só querendo erguer as mãos pro céu pra ver se Deus me leva logo, PQP. -_-'
Mas enfim, voltei e vou maratonar, PRONTO. Com direito a comentários surtados e tudo mais, porque SIM.
Mas PQP, já começa assim, com comida?? CARALEO EU ADORO CUSCUZ, deu até fome. o_o
Eu tô gostando muito da Socorro. Uma doninha simpática e agradável. Geralmente essas pessoas são as que têm as histórias de vida mais sofridas, mas também mais bonitas para contar. ♥
E pronto, lá vem a historinha de amor de Zé e Bia. Sei não, viu, esses dois estão pior que os casaizinhos de Malhação, fica nesse gosta-não-gosta, indecisão, conta ou não conta da gravidez, PQP. Tomara que essa deixa gerada pelo assunto "casa própria" amenize e ajeite um pouco as coisas entre os dois. 
UAI COMASSIM TÃO CONTROLANDO O POÇO?????????? Se bem que zero surpresa, né, já que o Marcondes tá querendo monopolizar o controle da água pra se fazer de santo ajudador dos pobres. PQP QUE ÓDIO -_- Pra esse Marcondes eu só desejo uma morte bem lenta e dolorosa no meio do sertão. Só isso mesmo.
AH LÁ, EU FALEI QUE ESSE GUSTAVO TAMBÉM ERA UM TIRANO, PQP, QUE ÓDIO DESSE POVO, NÃO SEI LIDAR COM FILHOS DA PUTA, PRA QUÊ QUE EU TO LENDO ESSA FIC ò_ó
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
EU NÃO TO ACREDITANDOOOOOOO QUE FOI O BRENO QUE MANDOU INTERDITAR O POÇO, PQP PQP PQP, QUE ÓDIOOOOOOOOOOOOOOO, QUE VONTADE DE MATAR AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
INFERNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
CADÊ O PRÓXIMO, CARALEO


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá, meu amigo!
Não se preocupe com questões de tempo: eu também tenho minhas dificuldades. Dei uma pausa na história por questões pessoais, mas estou próximo de voltar, então nada de desespero. Irei respondendo os comentários aos poucos, como faço de costume. Peço apenas paciência hehehe.
Nada melhor do que começar com comida HAHAHA. E cuscuz é bom demais =D
Eu também adoro a Socorro ♥ Ela é muito legal e é, sem dúvidas, uma das personagens mais sábias da obra. Espero que eu consiga escrevê-la de maneira boa pra sempre, amém HAHAHA.
Bia e Zé dão nos nervos mesmo, eu não te julgo por isso HAHAHA. Espero que eles possam se ajeitar ao longo da história de vida deles. Será? Eu tenho confiança, mas jamais darei spoiler HAHAHA.
Cara, monopólio é um negócio ferrado. E, obviamente, é algo que precisa da presença de um político no mesmo. Eu odeio Marcondes tanto (ou mais) que você, então super entendo seus sentimentos e desejos quanto a ele. Será que ele tem chance de redenção, ou vai viver (e, possivelmente, morrer) na desgraça e corrupção? Político é um negócio complicado mesmo HAHAHA.
HASUHAUSAUHSUSUAHS. Morrendo de rir com sua reação em relação ao Gustavo. É, no fim do dia todo mundo tem seu nível de tirania. Uns maiores, outros menores. Mas no fim, é tirania mesmo. Deus salve o sertão e a todos nós.
TRETAS EVERYWHERE
 
Até logo o/
 


Helen

29/06/2019 às 13:08 • Muito a perder
O que mais gostou no capítulo?
"a mulher mais querida do acampamento"; "O jumento não respondeu, mas Zé juraria ter ouvido um "sim"; "elegância inventada"; "Minha nossa Sinhora"; "Fi duma quenga";

Vou botar logo no início do comentário, pra não esquecer de perguntar, de novo: Foi tu que fez essa capa, ou tirou os desenho de algum lugar?
Cuscuz temperado é bom demais, homi! Até eu fiquei com fome lendo as comidas (quem manda ler antes do almoço, né)
Ôô modeus, essa cena do Zé com o Carlinhos, da Socorro com o Zé e posteriormente do Zé com a Bia foi muito fofinhooooooo aaaaaaaaaaaaaaa
"Maldito silêncio!". Eu que o diga. Ser quieto tem suas vantagens, mas quando a pessoa tá mal mas não sabe explicar... aí é só tristeza ;w;
Bia, mulher, é o pai dessa criança, vai fazer o que? Pode ser tudo no mundo, mas é o pai e tá aí, tem que contar, criatura!
Esse Gustavo, viu. Digo é nada.
Acho interessante como Marcondes não se toca de uma coisa chamada karma. Ele até lembra de uns ditos de sabedoria, mas ignora tudo isso como se não lhe servisse. Aí não dá, né.
Valter, Valter. Também não digo nada. Só observo. (apesar de que eu não digo nada porque não entendi direito o motivo do cara estar impedindo os poços, nem se foi antes ou depois da conversa dos dois ricassos)
Bem que eu já desconfiava do Breno. Agora só falta saber o que é que ele anda aprontando com o Valter.
Foi Valter que atirou em Breno? A casa de Marcondes vai pegar fogo? Carlinhos um dia terá sossego, sombra e água fresca? Isso só o tempo e o autor podem responder skjdskj
Até logo~


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá, Helen! Tudo bem contigo?
Respondendo a sua pergunta: a arte da capa é esta daqui: http://casadaarteloja.blogspot.com/2012/07/rosangela-borges-tema-sertao-e-assim.html . O trabalho de edição em si eu fiz no Canvas :)
Olha, tem livro que não é bom ler de barriga vazia. Eu sofria direto com GoT citando grandes banquetes e comidas apetitosas. Acho que fiz a mesma maldade agora. Cuscuz é muito bom e é um negócio que sempre cai bem pra uma janta ou café da manhã hahsuahsa.
Eu gosto muito desse relacionamento entre os personagens, sejam eles humanos ou não husahsuahs. Fico feliz que tenha achado tudo muito fofinho, porque foi realmente o que eu quis passar (e é o mesmo que sinto em relação a eles). E sim, Bia está fora de si. É bem óbvio que Zé deve saber que vai ser pai, mas a garota parece meio perdido no momento. Tomara que ela não se demore muito com essas dúvidas, né? hsuahsuas
Olha, político é uma espécie engraçada. Prega mil coisas pros outros, mas não aceita nada para si mesmo (com exceção do dinheiro dos pagadores de impostos, né? hsuahsaus). Com Marcondes não seria diferente. Karma é algo que não existe pra ele. A fé que o homem tem no próprio poder é bem grande, devo dizer.
Quanto a Valter, ele é mais um homem trabalhando pra política, seja de um lado como o outro. A questão dos poços se dá mais num sentido de legalidade, de forma que o município unido a empresas do ramo (no caso a de Gustavo) monopoliza o acesso à água, basicamente. Valter é só um funcionário nisso tudo HSUAHSUAHSAU.
E Breno, o que dizer? A cada capítulo se mostrando mais um político "tradicional" (no pior sentido possível da palavra). E sim, ele pagou Valter pra dar um tiro nele e, com isso, instalar-se um pequeno escândalo (pequeno, pois quem é que nunca levou um tiro de um suposto cangaceiro? Eu, mas em Água Funda a galera já se acostumou hsuahs).
Se vai ter fogo no sertão, água e sossego, isso apenas o tempo dirá. Tecnicamente, eu também direi, mas não agora HSUAHSAUS.
Muito obrigado pelo comentário! Até logo :D


Danilo Alex

23/04/2021 às 18:44 • Muito a perder
Quanta sujeirada, heim? E pensar que tudo no Brasil é exatamente assim na política. Entre revoltado e curioso, sigo para o próximo kkk


Resposta do Autor [Júlio Oliveira]: Não tem pra onde correr nesse nosso Brasil hahaha.
Fico feliz que esteja curtindo!