Comentários em Ferrorama

Júlio Oliveira

15/07/2018 às 00:27 • Capítulo único
Perdão, mas fui direto ao conto ao invés de terminar de ler o capítulo 19. Não é que eu não tenha gostado do capítulo, mas a sinopse chamou minha atenção. Como era curtinho, resolvi dar uma chance e me arrependo amargamente, o que na verdade mostra como seu conto foi efetivo.
Cara, que coisa barra pesada. Ainda assim, com uma leveza singular. Um pouco irônico, não? O pesado e o leve coexistindo no mesmo texto. Senti uma pegada semelhante a do filme "O Menino do Pijama-Listrado". Toda a situação horrenda sendo contada a partir do ponto de vista de uma criança. É incrível, é lindo e é muito triste. Creio que o mesmo possa ser dito do seu conto.
Apesar de todo peso que o abuso infantil traz e da força do tema, acredito que você trabalhou de uma forma muito correta. Mostrou o mal como mal e como ele pode destruir a vida de inocentes. Foi uma cena nojenta e agonizante, o que mostra usa habilidade como escritor. Ainda assim, seu talento foi muito maior que apenas isso: as primeiras e últimas cenas mostrando a pura visão inocente de uma criança foram encantadoras. Confesso que eu tinha vontade conhecer o tal do Ferrorama de tão fantástico e feliz ele parecia. Todo esse contraste trabalha de uma maneira que um pequeno conto de menos de mil palavras tenha um impacto gigante.
Então, meu amigo, pelos motivos que eu já disse, você está de parabéns! Não detectei erros de português e sua narrativa me pegou de jeito. Fiquei realmente mal com a metade e o fim do conto, mas nem todas as histórias devem ter final feliz. Então não tenho nada a reclamar.
Mais uma vez: parabéns! Você fez um trabalho excelente :) 


Resposta do Autor [Matheus Braga]: E aí, meu amigo?! Tutupom? :)
Demorei, mas cheguei. Não costumo deixar reviews sem resposta, mas confesso que foi quase. Essa oneshot repercutiu muito mais do que eu esperava e os reviews que recebi foram tão positivamente PESADOS que não sei como vou respondê-los. Mas enfim, eu não nasci quadrado. Vou me virar. :D
Sobre seu review, tudo que posso dizer é: CARAMBA. Consegui com estas poucas palavras fazer você se lembrar desse mega clássico que é O Menino do Pijama Listrado?? Que HONRA pra mim. É nessas horas que eu realmente acredito que levo jeito para escrever. Ter meu trabalho comparado aos clássicos da literatura mundial me traz um sentimento de realização tão grande que não consigo nem explicar. Muito obrigado mesmo!!
Obrigado também por interpretar meu texto tão bem e perceber todos os sentimentos implícitos nele. Como eu disse no disclaimer, não sei exatamente porque decidi escrever essa oneshot, mas eu SENTI que devia. Tentei fazer algo mais subjetivo, um texto que "brincasse" entre o real e o sublime, e vejo que você conseguir absorver e dissecar bem os sentimentos que pus em cada palavra. Estou MUITO feliz por isso.
Enfim, só tenho que te agradecer por tudo. Reviews como esse me inspiram a me dedicar cada vez mais a esse meu hobby como escritor.
Grande abraço, brother. ;)


Diamond

15/07/2018 às 10:44 • Capítulo único
Minha Nossa Senhora, that was so... Intense! Eu amei, de verdade. Quero dizer, foi uma história triste e trágica, sem dúvidas, mas a exploração dos sentimentos dessa criança em tão poucas palavras e de uma maneira tão condensada faz com que eu não tenha opção senão ficar encantada com a maestria dessa obra.Também adorei como as sensações foram sendo construídas pouco a pouco, de maneira gradativa. Primeiro, a expectativo, depois a euforia, então a frustração, o medo e, por fim, a libertação. 
Não sei quem foi esse monstro que ousou interromper esse momento tão íntimo do garoto, mas já o odeio com todas as forças. Íntimo porque, para uma criança, a hora de brincar é seu momento mais "egoísta", em que concentra todas as suas forças e atenção unicamente na busca de sua própria felicidade. E algo tão precioso foi destruido de maneira tão abrupta. A cena cumpre bem com a função de incitar raiva e revolta nos leitores.
Aqui vou inovar um pouco, então peço que não me ache esquisita demais. Eu gostei do final. Tipo, de verdade. Muitos podem julgá-lo como trágico, mas eu senti certo alívio em ver o fim reservado para ele. Como disse antes, não sei exatamente qual o papel do homem abusador (pai, padastro, irmão, tio, vizinho, desconhecido), mas sabendo que a criança poderia estar sujeita a outras experiências traumáticas e desagradáveis, a morte me soa muito mais como um alívio libertador do que como uma punição dolorosa. Gosto de pensar (e aplico tal ideologia aos meus próprios personagens) que algumas vidas são tão dolorosas e sofridas que a morte não é nada mais que a chave para a liberdade. Às vezes, morrer pode ser menos doroso do que viver. O importante agora é que, onde quer que ele esteja, sei que estará na companhia de seu ferrorama, numa viagem pelos circuitos da emoção.
Obrigada pela excelente obra, serviu para acalmar um pouco os ânimos antes do próximo capítulo de A Cidade de Prata. Beijos, nos vemos em breve ;)


Resposta do Autor [Matheus Braga]: Hey baby!! :)
Tudo que eu posso fazer é agradecer imensamente por esse review tão maravilhoso. Como eu já disse no disclaimer, nem sei porque escrevi essa oneshot, por isso é extremamente gratificante receber reviews lindos como o seu.
Eu tentei conduzir esse texto naquele espacinho que existe entre o real e o sublime, exatamente onde vive a mente imaginativa de uma criança, e partir daí para expor a situação retratada a partir dos olhos do menino, e os reviews que recebi deixaram claro que consegui passar essa imagem para os leitores.
Confesso que fiquei com medo de ser criticado pelo final da fic, pois tinha receio de que essa mensagem de "libertação" que você notou tão bem não fosse percebida pelos leitores, mas pelo visto fui bastante claro. Como você disse, infelizmente existem situações na vida real que são tão pesadas que quem as sofre não vê outra alternativa a não ser "se libertar".
Enfim, só tenho a agradecer. Obrigado por confiar no meu trabalho e dedicar um tempinho para ler esta oneshot. Vejo você em ACDP. ;)


IsaW

15/07/2018 às 13:15 • Capítulo único
O que acha que precisa ser melhorado?
EIIIIIITA POOO*&@&RA

O que mais gostou no capítulo?
EIIIIIITA POOO*&@&RA

NÃO ESTOU SABENDO LIDAR COM ESSE SEU LADO DARK MEU JESUS CRISTINHOOOOO
Meu, é mt esquisito dizer isso pra você, mas eu ADOREI esse seu lado, SOCOURROOOOO! Não sei se é porque eu sou da psicologia e amo mistério, suspense, coisas pesadas e intrigantes, mas pra mim você escreveu essa One Shot PERFEITAMENTE! 
Só sei dizer: CARALEOUWBDISHEIDNKSABW QUE COISA MAIS FODAAAAAAAAAAAAAAA
Math do céu, eu juro que não tô sabendo lidar, eu amei o jeito que você escreveu, amei como dá pra VER, realmente, os pensamentos do personagem, as memórias, os traumas... SEN-SA-CIO-NAL! Dizendo verdades apenas, você já escreve muiiito bem, e eu (secretamente) invejo essa sua capacidade de colocar detalhes nas suas histórias com tanto equilíbrio e perfeição, mas cara, explorando esse seu lado dark, eu acho que essas qualidades só se exaltaram mais ainda!!! 
AMEI AMEI AMEI AMEI!!
QUERO MAIS FICS DARK SIM!!! (Se quiser fazer uma de Jurassic eu aceito também). 
BEIJÃO AMORE, TIAMU! ♥ 
VOCÊ É DEMAISSSSSS
~Isa
 


Resposta do Autor [Matheus Braga]: Hey amore!! ♥
SURTA NÃO, FIA, QUE EU SURTO JUNTO, AAAAAAAAAAA
Sério que você curtiu?? Confesso que fiquei meio receoso, já que você é toda fofinha e tals. Mas enfim, né, que bom que você gostou. Isso me deixa muito satisfeito. :)
Não sei mais como agradecer por todos os elogios que você me faz, mas deixo meu MUITO OBRIGADO aqui de novo porque mamãe me deu educação e eu sou um amorzinho. :) Ter uma leitora assídua e bondosa como você é um perigo, na verdade, pois me força a sempre me dedicar mais e mais para sempre estar superando suas expectativas. Espero conseguir me manter assim. :9
Enfim.
Fics de Jurassic?? Anotado ✓
Beijos e queijos, amore. :*


Danilo Alex

16/07/2018 às 09:30 • Capítulo único
Caríssimo Matheus, estou literalmente sem palavras ou condições psicológicas para descrever o que essa fic me fez sentir.
Penso que nossos colegas já disseram tudo o que havia para ser dito nos comentários e acima, e eu concordo com cada vírgula do que eles disseram. Ainda assim, acho que vale a tentativa de me expressar. Você é um escritor muito talentoso, merece um review.
Acho que visceral é a palavra perfeita para descrever esse conto. Como sempre, você nos faz entrar na mente do personagem com você, viajar e enxergar o panorama por meio dos olhos dele. A facilidade com que você consegue nos transportar para o mundo infantil do menino é estonteante, e quem não se identifica com os encantos de um Ferrorama? Apesar de eu nunca ter tido um nos meus tempos de infância, brincava com meus primos que tinham Ferrorama; era realmente fantástico, tudo da forma como você disse.
O contraste da inocência da criança com a malícia do abusador compõe um quadro que nos choca, sobretudo por sabermos que isso é algo real e recorrente, que infelizmente faz milhares de vítimas anônimas todos os dias na nossa sociedade. O Ferrorama é um subterfúgio para a sanidade e a inocência, um abrigo seguro para as crueldades desse mundo, assim como a literatura muitas vezes é para nós, escritores.
Acho que não exagero se disser que pude sentir nessa One um peso dramático e sombrio muito maior do que em toda OLV (que sempre me assustou e impressionou bastante, obviamente); as Ones têm essa característica vital: fisgar já de início, ir direto ao ponto, assustar, chocar, virar o mundo leitor de ponta cabeça e caminhar para o fim, deixando a gente com a respiração suspensa, a cabeça a mil e o coração na mão. Muitas vezes enquanto conversamos você me disse que não gosta de finais felizes ou previsíveis porque prefere mais realismo, e é exatamente isso que Ferrorama nos traz: a dor de uma realidade nua e crua que muitas vezes preferimos não enxergar, mas sobre a qual precisamos urgentemente refletir. Afinal, o que é a literatura senão a arte da expressão e reflexão?
Matheusão, pelamordeDeus man, nos brinde mais vezes com fics tão darks, sim?
Parabéns, mais uma vez! Concluo esse review aplaudindo de pé.


Resposta do Autor [Matheus Braga]: Meu grande brother Danilo!! Como eu já disse 3249873487378413278 milhões de vezes, ter você como amigo e leitor é uma honra muito grande!! Que bom te ver por aqui. :)
Cara, não sei como responder esse review maravilindo. De verdade mesmo. A análise que você fez dessa oneshot deixa claro que você percebeu a mensagem que eu quis passar e conseguiu enxergar cada sentimento que deixei implícito no texto, e não sei nem como responder a isso. Tudo que posso fazer é agradecer por ser esse amigo/leitor/parceiro tão bacana que você é. :)
Mas esse finalzinho do review aí me chamou a atenção, porque é algo que conversamos com certa frequência. Realmente não gosto de nada do tipo "felizes para sempre", porque a vida não é assim. A vida é dura, é injusta, a gente apanha todo dia e temos que nos virar para encontrar motivos para permanecer de pé, e eu SEMPRE vou fazer o meu máximo para colocar isso nas minhas fics, independente do gênero. Obrigado por enxergar isso com bons olhos. ♥
Enfim. Obrigado por tudo! Até logo, amigão. ;)


Soffies

09/08/2018 às 01:21 • Capítulo único
Engraçado, porque não era nem pra eu estar aqui por conta daquele +18 ali, maaas, quando vi sua divulgação lá no grupo, resolvi vir só para ver como você tinha abordado esse tema. Confesso que resolvi ler porque imaginei mesmo que você não colocaria nada explícito, mesmo colocando vários avisos ali em cima. Mas enfim...
Que dizer? Mano... foi... Bad. Foi triste, foi demais. Eu... sinceramente não sei nem como comentar nessa one. Acho que a única coisa que posso dizer é que sua escrita, como sempre, foi impecável e o tema... nossa... tá de parabéns, como sempre ♥


Resposta do Autor [Matheus Braga]: Hey baby!!
Nossa, falando assim parece até que sou algum tipo de autor maquiavélico cruel que adora espalhar morte, sangue e tripas pelas fics. ô_õ Se bem que sim, né?? Então deixa quieto, hehehehe.
Bom, se consegui te deixar confusa, então meu trabalho está bem feito. Como eu disse no post lá no Face, quero usar essa fic para debater sobre esse assunto de forma correta.
Obrigado por dar uma passadinha por aqui. ♥


Blackwood

09/08/2018 às 01:52 • Capítulo único
Não sei o que dizer sobre isso. Eu só estou... Triste. Triste porque isso acontece muito, infelizmente, porque a droga de ser humano é... Por que somos tão cruéis? Como é que pessoas assim conseguem deitar e dormir à noite? É uma pergunta que sempre me faço. 
Desculpe se ficou confuso, mas como disse antes eu não consigo articular nada, ao sentir. Espero que entenda.
 
Beijinhos.
—- Blackwood.


Resposta do Autor [Matheus Braga]: Hey baby!!
Como eu disse a outra leitora num comentário anterior, se eu consegui te deixar confusa é porque meu trabalho foi bem feito. Confesso que não sei porque senti a vontade de escrever esta oneshot, mas agora percebo que quero usá-la como fonte de debate para um assunto tão assustador e infelizmente tão comum em nossa sociedade.
Espero não ter te traumatizado. Me dê um voto de confiança em minhas outras fics, por favor. :)
Beijos e queijos. ♥


Leanan Moriartti

14/12/2018 às 00:23 • Capítulo único
Wow!
 
Apesar de poucas palavras, o conteúdo foi chocante D: