Nightmare

10/01/2018 às 15:32 • Capítulo 2 - Os céus escuros de Castelia
Adorei o capítulo. Mesmo que com pouca participação das três meninas, foi interessante conhecer mais sobre John e seus pokémons, além de termos a primeira batalha e apresentação de Lucas e parte de seu time.
Tenho algumas dicas, no entanto. Primeiramente, ressalto a importância de revisar o capítulo uma ou duas vezes antes da postagem; certos erros de gramática tornam a leitura um pouco cansativa. Outra sugestão que tenho é detalhar mais as situações; ao meu ver, por exemplo, a batalha poderia ter sido muito mais emocionante caso houvesse uma maior descrição dos ataques e das reações tanto de treinadores quanto de pokémon.
Bem, com esse final cliffhanger, fico ansiosa para ver o que ocorrerá no próximo capítulo. Será que o trio de garotas vai confrontar a equipe plasma? Estarei no aguardo!


Resposta do Autor [Black]: Oii, que bom que gostou. Na verdade eu revisei o capítulo, mas alguns erros acaba escapando, mas na próxima vez irei prestar muito mais atenção. Ok, no próximo capítulo irei detalhar muito mais as batalhas, os ataques e as reações. Novamente, fico feliz que tenha gostado, até o próximo capítulo. 


Persephone

10/01/2018 às 23:42 • Capítulo 2 - Os céus escuros de Castelia
Olá~ Como estás? Espero que bem.
 
O capítulo fora deveras bom, iniciando a básica apresentação com batalha e finalizando com Plasma à vista. A breve aparição das garotas não afetou negativamente o capítulo, e tal como dissestes elas terão um maior destaque no próximo então não há o que dizer muito sobre. São vários personagens e não se estresse com destaques, haverão capítulos futuros e aparições para todos. Assim são as histórias.
   Como já disseram, revisões são necessárias antes de se postar um capítulo. É claro que algum ou outro erro sempre escapa, então tente reler o capítulo depois de postá-lo afim de saber se um erro permaneceu. Há erros que cometes com certa frequência e que devo citar:
Deve haver um espaço entre o travessão e a fala. Tal como em:
"—Vocês estão aqui a quanto tempo? Não lembro de telos visto ontem."
O certo sendo "— Vocês [...]". E esta fala ainda possui mais dois erros. Um sendo o "a quanto tempo?", e que o correto seria "há quanto tempo?"; E o outro sendo "telos", correção: "tê-los". Resumindo: "— Vocês estão aqui há quanto tempo? Não lembro de tê-los visto ontem." 
E ainda usando a fala... Tu usas o hífen para separar fala de ação, e o travessão deveria ser usado para tal fim, e não terminas a fala com ponto final. Corrigindo toda este parágrafo, ficaria:
"— Oi, sou Sybil Brawen. — Ela diz sorridente, parecia bastante amigável. 
A garota ao seu lado [...]"
A descrição de Clarity não é fala nem ação, então deve ficar separada destas. Ah, note que usei pontos finais tanto na fala de Sybil quanto no pensamento de John, e tanto pensamentos (que são as descrições de terceira pessoa, e que não são ações como: disse Fulano, erguendo as mãos.) como ações devem ter um ponto final. Outra coisa que não é bem um erro, porém pode ser visto como um: Repetes demais "Ele/Ela disse". Tente mudar isso com "Disse Fulano/Fulana". Os nomes são menos cansativos por serem vários e diferentes. 
 
Por último, mas não menos importante...  Sempre que for escrever batalhas, escreva os nomes dos Pokémon e de seus movimentos em letras maiúsculas. Letras minúsculas deixam um ar amador, e tenho certeza que não és um. Agora, um conselho: Para não tornar a leitura cansativa por repetir os nomes dos monstrinhos, talvez seja interessante fazer uso de suas características. Em vez de escrever sempre Sawsbuck, por exemplo, descrevê-lo como um cervo.   
"[...] Ele surgiu bem ao lado da plataforma de Sawsbuck com sua boca coberta de gelo e quando menos esperei, ele fincou suas presas no cervo, o fazendo desmaiar. Só vi um sorriso de canto se formando na boca de Lucas. [...]"
Pode parecer algo pequeno, mas que ajuda bastante em uma cena com vários Pokémon, acredite. Usar o nome de cada um e repetir isto por cada movimento é cansativo tanto para escrever quanto para ler, e as características podem ajudar muito. 
 
E... Acabaram-se as críticas~ Espero ter ajudado e se não entendeu alguma delas, é só dizer que explico mais por MP, ou se não gostou, diga que não critico mais, ok?
Gostei muito da batalha, mesmo que Lucas tenha sido favorecido ao máximo pelo campo e pela Mega Evolução, isso demonstrou que não houve protagonismo por John ser teu personagem. Foi muito bacana de sua parte. Estou ansiosa para o próximo capítulo e o que ele guarda! 
Até mais~ 


Resposta do Autor [Black]: Oii, que bom que gostou do capítulo! Bom, são muitas críticas, então não vai dar a responder todas por nesse momento estar no celular, mas posso dizer que estou lendo e vendo realmente onde preciso melhorar, e não, por favor não pare de críticar, é bom saber onde tenho que melhorar. Que bom que gostou da batalha, eu realmente gostei de escreve-la :), e sempre que eu lia uma fanfic interativa, o personagem principal sempre tinha um protagonismo absurdo, quero evitar ao máximo isso aqui.
Até o proximo capítulo! Beijinhos


Hiero

06/02/2018 às 21:17 • Capítulo 2 - Os céus escuros de Castelia
O que acha que precisa ser melhorado?
alguns errinhos ortográficos, mas acho que nada que já não tenham mencionado aqui

a história é promissora! vou acompanhar fielmente ^_^ 
também gostei do fato de você não ter favorecido o seu personagem e ter feito ele perder, afinal não se pode ganhar todas, né?
o que eu tinha pra falar é bem pouco pra falar a verdade, mas vou deixar meu comentário aqui pra fortalecer a firma, mesmo assim :P 


Resposta do Autor [Black]: Bom, sim os erros eu estou me esforçando bastante para corrigir, e muito obrigado por estar lendo, isso realmente me inspira. Bom, sobre a parte do meu personagem perder, quando eu lia outras interativas eu odiava quando o personagem principal era completamente invencível, quero evitar isso aqui. Bom, ata o próximo. Beijos.


Bétia

11/02/2018 às 14:13 • Capítulo 2 - Os céus escuros de Castelia
O que acha que precisa ser melhorado?
Formatação, again :(

O que mais gostou no capítulo?
"'— Um tour? Eu não tive um tour!" ksdksdjk Pobre John John

 Hellooo there! kshdk Estou triste que o meu outro review bugou e ficou centralizado, porém segue o baile. Isso me faz lembrar pq eu não escrevia mais nada no word.
Aiiin, a gentileza do John John com os pokémons é muito bonitinha!! Essa cena com o Grownlithe me cativou muito! Até o cuidado dele com o Sawsbuck foi muito bonitinho. Me fez até lembrar do que eu tinha em black 2, sdds.
 Bom, a sua descrição melhorou muito. A melhor parte foi da a chegada em Castelia, sem dúvidas!! Você se superou, Black! Adorei que o resto ficou mais detalhado, porém o seguimento caiu um pouco :w;) Tipo esse início, que teve muitos detalhes até o primeiro ponto (.). A coisa toda ficaria bem mais fluida se fosse mais simplificada na visão do personagem, certo que ele parou um momento para observar as coisas enquanto tinha tempo, mas é bom lembrar não é sempre que isso acontece e que nem sempre a gente sabe de tudo. :D
Sobre os detalhes e quebras que falei antes, essa curta cena em Nimbasa poderia ser uma, tipo uma observação do John, que estaria imerso demais na viagem para notar horas e coisas mais, só fascinado, ou entediado. 
 (Último parágrafo falando de detalhes, eu juro kk) Diquinha: Você poderia focar nos detalhes mais das batalhas do que das roupas das pessoas e suas aparências. Eu sei, é ruim descrever pessoas, mas elas são quase permanentes nas histórias, então é o tipo da coisa que você pode fazer com um tempo, e mais espaçado, pois a gente não precisa imaginar tudo dos personagens no seu primeiro encontro. Uma coisa que você pode fazer é ir botando seus detalhes (personalidade, aparência e tudo mais) entre as falas, deixando a coisa toda mais discreta se preferir. Já das batalhas, pode fazer o negócio brilhar!! Enche de detalhes!!! Fala do clima, do campo (tipo esse de água, que eu adoreiiiii), dos pokémons, dos sentimentos do John, de medos, cortes, sangue, fraquezas, fugas, força... O que der na telha!! Essa liberdade é incrível, tenta! 
Focando na formatação outra vez, ela caiu um pouco. Tem umas palavras erradas, tipo "telos", que eu acho que era para ser "tê-los" e a falta de alguns pontos (.). Além de que o capítulo ficou todo grudado, de 8 à 80 não melhorou a fluidez da leitura, uma vez que não dá para selecionar um parágrafo (coisa que, ao menos eu, uso muito para me situar quando tenho que parar por algum motivo), e o aspecto que dá, depois de tudo, também não se fez agradável. 
Passando para Castelia, o Looker me intriga. Porém, gosto dele ksdsk O disfarce do prédio foi uma ideia muito boa também, mais um ponto comigo! Você ter se atentado em explicitar que o Lucas é de Alola foi muito legal. 
 Sou muito passiva com batalhas, não sei o que dizer dela (só que ela poderia ter sido um pouco mais longa, mas eu acho que isso é pq o Lucas já tinha a vantagem, de alguma forma) kshdsk Torci para o Golisopod? Torciii, mas ninguém precisa saber ksdhsk Coitado do John, torci para o Sawsbuck também. Mais para saber em que variação sazonal ele estava do que qualquer coisa, mas segue o baile skdks
 Outra coisa! O John ter perdido foi muito legal também! O fato dele ter fraquezas é muito bom, pois a gente (escritor) tem muita tendência em endeusar alguns personagens, e você não ter feito isso foi o meu 10/10 do dia (e do cap)!! 
 Menina moça Sybil veio arrumada para lá, adoro. E com um Mimikyu, aaa... Simpatizei!! Talvez por ter acabado de assistir tvd, mas tudo bem skdjsk Algo me diz que vou gostar dela. 
Mas o cap terminou bem, afinal! Estou esperando ansiosamente pela cena no esgoto. ADORO CENAS EM ESGOTOS, UHUUUUUUUL
Tchau, tchau! ♥
(Ps.: Estou no aguardo de ver o circo pegando fogo >u>)9


Resposta do Autor [Black]: Oii, bom, a maioria das diquinhas são as mesmas do outro capítulo, então as respostas são as mesmas, porém, o capítulo ter saido todo junto foi mais um bug do nyah na hora de passar do word pra cá, eu escrevi esse como eu escrevi o outro, alguma coisa deu errado, não sei o que, mas vida que segue. E bom, o disfarce do prédio eu achei que seria melhor não deixar óbvio demais, tanto pra equipe plasma quanto pros civis, e o Lucas ser de Alola é uma parte importante da história dele, não vou dar muitos spoilers sobre isso, mas a mudança dele pra Unova tem haver com as Ultra Beasts. E sim, o Lucas ja tinha vantagem, tanto pelo campo, quanto pela mega, John não esperava ver outra mega por ali, por isso achou melhor não usar. E quando eu lia outras interativas, os autores colocando seus próprios personagem em um pedestal me incomoda, então vou tentar ao máximo evitar isso por aqui. A forma do Sawsbuck eu vou revelar mais pra frente, quando eu estiver contando a história de John. E a Sybil realmente tem uma história interessante, tenho certeza que vai gostar dela. Até o próximo capítulo. Beijos.


Arbor Mortis

14/02/2018 às 10:18 • Capítulo 2 - Os céus escuros de Castelia
Oi. Sua historia realmente é interessante, nunca tinha visto uma parecida no Spirit. Já dou parabéns pela ideia otima e espero que o desenvolvimento seja tão bom quanto ela. Eu sou novo aqui nesse site e não sei como funciona as Mps, mas assim q eu descobrir te mando uma ficha o quanto antes, pode ser? Tem como reservar o tipo Metal? 


Resposta do Autor [Black]: Oii, sim, eu reservo o tipo metal e aguardo a sua fichaObrigado pelos elogios, e até mais.


Letty Akabane

08/03/2018 às 21:31 • Capítulo 2 - Os céus escuros de Castelia
Honestamente eu entendo o John eu so ansiosa demais, eu tento me conter mas não consigo. E também ia ficar brisando olha a paisagem, e como entendo ele.
Eu tava me imaginando no lugar deles ai pra serem treinados para lutar contra a team Plasma mano eu ia estar completamente perdida ia querer uma mapa do lugar.
Eu vo demorar um tempinho pra decorar o nome e especialidade de todos mas com o tempinho consigo.
Eu gostei bastante da batalha do Lucas e John, achei legal o John perder porque mostra que não tem aquele poder de protagonista de ganhar todas sempre por assim dizer.
No proximo cap, vamos ter ação pelo jeito gostei bastante disso.
Até.


Resposta do Autor [Black]: Eu também entendo o John, na verdade, parte da personalidade dele foi inspirada na minha. Eu também ficaria perdidão, e não se preocupe sobre demorar de decorar o nome, eu também tenho problemas com isso kkks. E sempre que eu lia uma fanfic interativa, o protagonista é intocável, quero evitar ao máximo isso aqui. Até o próximo capitulo. 


KaWalker

13/03/2018 às 18:27 • Capítulo 2 - Os céus escuros de Castelia
A proposta do primeiro capítulo foi tão instigante q não resisti. Continuei lendo até o final. Bom... Não há problemas em repetir palavras, a questão é o excesso... E parágrafos muitos longos é meio complicado de ler
Pra ser sincera, não tenho tanta experiência lendo ou escrevendo lutas Pokémon, mas (particularmente) gosto quando é bem detalhado... Só q eu sei q cada um tem seu estilo próprio
Acho q é tudo por enquanto... Não sou muito boa com comentário hehe

^w^/ até! 


Resposta do Autor [Black]: Oi, bom, primeiramente obrigado por estar gostando, segundamente, o excesso de palavras repetidas é realmente um problema, mas é complicado mudar, mas ainda sim estou fazendo melhor pra mudar. E os parágrafos serem muito longos foi mais um bug do Nyah que acabou juntando tudo em um só, haha. Bom, eu sei batalhas tem que ser detalhadas, mas realmente é uma coisa complicada de se fazer se não tiver experiências. A vida é assim, vivendo e aprendendo, haha. Novamente obrigado por estar gostando e acompanhado, e até o próximo capítulo.


Arbor Mortis

09/03/2018 às 13:52 • Capítulo 3 - Amizade
O que acha que precisa ser melhorado?
Repetição de palavras

Oi. Estava pensando que a fanfiction havia entrado em hiatus, que bom que ela foi atualizada. O capítulo foi rápido e curto. Não havia muita necessidade de narrar o começo como sendo parte do final do anterior, mas deu para relevar pela conversa das garotas, mesmo que essa pudesse ter acontecido durante o trajeto. Sobre Hugh e Nate, minha opinião é que isso poderá atrapalhar o seguimento do enredo. Já há muitos personagens de fichas, e se você focar em uma história a parte desses personagens para mostrar Hugh e Nate, sem dúvidas deixará de lado os personagens centrais. Há Melody, que é amiga de John e integrante da equipe Plasma, mas ela é apenas mais uma inimiga e futuro alvo de conflito para John, fazendo com que ela tenha sua relevância para a história. Mas Hugh e Nate, não. Pelo que vi, eles são irrelevantes, uma distração do seguimento central. Se você quiser continuar com eles, mesmo quem em foco secundário, em algum ponto do futuro poderá ter problemas com o fluxo do enredo. Já vi e tive problemas com esse tipo de irrelevância, então veja o que eu disse como um conselho. Não há muito porque escrever sobre eles, desde que já possui vários personagens para escrever. 
Sobre a batalha, foi rápida e seguiu o estilo dos jogos, pelo que pude ver. É um ponto negativo. Os personagens de ficha são especialistas, possuem um time forte com pokémons evoluídos, eles são poderosos. Em uma batalha, o que poderia ser dito de uma batalha, na verdade, o certo seria pokémons evoluídos contra pokémons evoluídos. Os grunts usam pokémons fracos, não evoluídos, contra especialistas. E a batalha de algum jeito perdura. Tente fazer algo mais desafiante para as personagens, Grunts são capangas menores, mas nem por isso todos usam pokémons fracos. E mais um ponto, tente detalhar mais as batalhas e movimentos. O estilo dos jogos que falei é sobre 'Scraggy usa Headbutt. Sylveon foi golpeado. Sylveon usa Hyper Voice. Scraggy foi derrotado.', abuse da criatividade, você é o escritor, não o jogador aqui. Histórias não limitam, use de cada maneira que conseguir as habilidades físicas de um pokémon. 
A repetição de palavras é principalmente por 'Diz'. Mude um pouco isso, coloque que a pessoa exclamou, apontou, sussurrou, murmurou, gritou, falou, explicou, etc. Há muitos 'Diz' neste capítulo, seria bom se editasse ele. 
Gostei do capítulo, mesmo que eu esperasse ver sobre os personagens novos no final do capítulo. Mas esperarei pelo próximo. 


Resposta do Autor [Black]: Oi, bom, eu entendo essa parte do Hugh e do Nate que você citou, e falou que eles poden ser um empecilho para a trama principal, e eu realmente achei que isso pode acontecer, mas eles realmente não vão aparecer muito ao decorrer da história, na verdade acho que só mais umas duas vezes, já que quase toda a fic vai se passar dentro da base, já que eles não podem ficar rondando Unova atrás da Team Plasma haha. Sobre a batalha eu tentei me manter fiel aos jogos, tanto que pesquisei os pokémon que os grunts usam, mas realmente, não faz sentido a batalha ter durado tanto com os pokémon em leveis tão baixos ainda, acho que não faz mal se eu "evoluir" os pokémon dos grunts. Eu vou tentar diminuir a repetição de palavras, mas isso é um pouco inconsciente. Bom, fico feliz que gostou do capítulo e espero que leia o próximo também, até lá!


echo3s

09/03/2018 às 18:37 • Capítulo 3 - Amizade
O capítulo está bom. Só achei que muitas vezes você trocava o nome das personagens, então eu ficava meio perdido e não sabia quem estava fazendo o quê. De resto eu achei bom, a atuação da minha personagem ficou boa, porém ela ainda ficou um pouco sem sal, pode fazer ela alegre, extrovertida, um pouco chata as vezes use a imaginação. Bom, era isso que eu tinha pra falar, até mais!


Resposta do Autor [Black]: Oi, que bom que gostou, vou tenrar não trocar tanto o nome das personagens nos próximos capítulos, sei que pode ficar um pouco confuso haha, eu também vou seguir seu conselho sobre sua personagem, vou tentar deixar ela um pouco mais dinâmica, mas acontece que eles estavam em uma missão, todos estavam tensos e sérios, mas vou tentar diminuir isso. Fico feliz que tenha gostado, até o próximo capítulo.


PikaGirl

09/03/2018 às 19:21 • Capítulo 3 - Amizade
Oi oi oi~
Li os dois últimos caps (e este, claro djdnndndnd), e me interessei. Uma amiga me aconselhou, sabe?~
E quero participar (espero que vá a tempo e que acabe a ficha  tempo :'3). E que coincidência: eu estou jogando de novo Pokémon black. Reiniciei o game~. Não sei porque tem gente que fala tão mal desta geração -_-"
Bem, vou madre minha fichinha~ ♥ (ah, e amo sua escrita, já agora :3)


Resposta do Autor [Black]: Oi, fico feliz que esteja gostando da fic, bem, que bom que sua amiga a recomendou ahsjahs. E eu também não sei como tem gente que não gosta de Unova, enfim, te espero no próximo capítulo.