Comentários em As quatro testemunhas

Lyn Black

24/07/2017 às 11:01 • Capítulo Único
Uau. Estou super impressionada, esse conto (posso assim chamá-lo?) surpreendeu qualquer expectativa que eu guardava. Poesia e crítica, rapidamente com suas palavras balanceadas e ao mesma tempo parecendo o fio de uma navalha, me conquistou. Parabéns pelas 1000 palavras, elas foram excepcionalmente orquestradas aqui.


Resposta do Autor [Hunter Pri Rosen]: Oieee! Obrigada por ter lido esse conto (sim, acho que é um conto :v) e por ter marcado presença ♥
Fico muito feliz que tenha te surpreendido!
Quis fazer algo balanceado mesmo e deixei os elementos contarem essa triste história que acontece em tantos lugares por esse mundo :-(
Super obrigada pelo feedback e por ter favoritado ^^ Bjs!
 


SBFernanda

16/08/2017 às 13:34 • Capítulo Único
[Projeto Critique-me, SBLAN]
Olá, sou a SBFernanda, a responsável pela crítica a sua história nessa fase do projeto.
Primeiramente devo dizer que adorei a sua ideia. Quando li sobre o que se tratava essa história, eu fiquei encantada.
A ideia de usar elementos naturais, mas que, em sua maioria dependem do nosso manuseio para fazer mal, pelo menos no caso dos moradores de rua (apesar de nem sempre), para retratar de forma mais impactante a nossa realidade, que muitas vezes não pretamos atenção, é, realmente, muito impactante e criativo.
Sua sinopse é algo bem curta e bem direta, mas se tratando do que a história fala, não acho que precisaria ser algo maior ou mais detalhado. Na verdade, acho que está muito boa. Talvez não precisasse nem mesmo colocar quais os elementos se tratam. A imagem da capa já diz muito e o leitor pode assimilar isso, especialmente lendo a história.
Uma das coisas que observei foi que teve a necessidade de dizer qual elemento estava narrando determinada parte "Sou o(a)...", mas não há essa necessidade. Conforme vai descrevendo como cada um é, como cada um está, eles se fazem auto-explicativos. O que mais me pareceu natural nessa apresentação foi a Água, que primeiro de descreveu e só então veio dizendo quem era, como uma confirmação do leito. Acho que desta forma, sem dizer logo de início quem é em cada parte, mas confirmando depois, pode deixar o leitor mais instigado. Afinal, você dará a informação, mas não a definição logo de cara.
Outra coisa que achei muito interessante é que mostrou como se fosse um dia na vida de um grupo de moradores de rua. Primeiro, a água que os acordou e molhou seus cobertores, depois, o testemunho da terra em onde eles vão, constatando o frio que faz com que eles se encolham a procura de um lugar, seguido do fogo, que é usado para aquecer, mas que, por vezes, como aqui, simplesmente não consegue resistir; e finalizando com o ar, o que demonstra a vida, que constata o fim.
Gostei imensamente de como interligou tudo e de como tratou esses personagens de forma tão benevolente. Mas, sem dúvidas, o final foi o que mais me chamou a atenção, pois foi emocionante.
Por fim, devo dizer que sua narrativa é cativante, fluída e fácil de acompanhar, por isso, rápida de entender e terminar. Além de ser muito bem feita, com uma ortografia muito boa também, sem desvios gramaticais.
No mais, ressalto apenas a ideia da apresentação dos elementos aqui, para que a história possa ser um pouco mais "dedutiva" para o leitor e, assim, também, instigante.
Agradeço a sua participação no projeto e espero que tenha sido prazerosa e satisfatória.
Peço que nos dê o feedback sobre a crítica (https://goo.gl/forms/vZiDke4h6cRBtgAH2), mas não se preocupe, apenas os coordenadores têm acesso, então, caso não se sinta confortável para que eu veja o que disse, isso não acontecerá.
 
Um grande abraço,
SBFernanda.


Resposta do Autor [Hunter Pri Rosen]: Olá, Fernanda :-)
Primeiramente, obrigada por dispor do seu tempo para fazer uma crítica maravilhosa dessas. Fiquei muito feliz com o que li aqui, obrigada mesmo.
Saber que gostou da ideia para o enredo me deixa muito orgulhosa porque eu quis mesmo propor uma reflexão sobre a dura vida dos moradores de rua e foi um desafio mostrar essa realidade pela visão dos elementos. Obrigada pelos elogios que me deixaram muito feliz, com um sorriso bobo e com a sensação de dever cumprido ^^
Sobre a sinopse, eu quis que fosse algo curto e direto mesmo. Também não achei necessário escrever mais do que isso. A ideia é dizer sobre o que a história se trata de forma nua e crua.
Concordo com você, olhando agora não é mesmo preciso colocar os nomes dos elementos na sinopse. Todo mundo sabe o que são os quatro elementos e tem na capa também, então editei aqui. Obrigada pela sugestão ♥
Nada como um segundo olhar, mano do céu! Eu nunca ia perceber que a narrativa ficaria melhor sem o lance de "Eu sou o(a)...". Realmente, não anunciar logo de cara quem é a testemunha deixa o texto mais dedutivo e envolvente. Obrigada pela valiosa dica! Eu amei e já fiz minhas alterações no texto para adequar. Achei que ficou muito melhor assim ♥
Sim, eu quis usar os quatro testemunhos e, ao mesmo tempo, interligá-los. Achei que mostrar um único dia (e inteiro) ia dar essa ligação sequencial. Fico feliz que tenha aprovado, muchas gracias!
Eita, o final foi uma das coisas mais tristes que já escrevi (e olha que aprecio drama/angst e afins), mas por ser baseado na vida real, achei que ficou com um peso maior. Ao mesmo tempo, quis dar um ar poético, literário, e gostei muito do resultado. Saber que te emocionou me deixa com uma sensação de dever cumprido :-)
Obrigada mais uma vez por tudo. Sua crítica foi muito completa e super válida, com certeza vou participar mais vezes do projeto ♥ Ter uma segunda opinião ajuda demais. E como tive pouco retorno com essa história, fiquei insegura, pensando que tinha viajado na maionese. Bom saber que era paranoia da minha cabeça.
Obrigada pelas dicas ♥
Bjs e já, já respondo o feedback.


17/09/2017 às 16:20 • Capítulo Único
OIEEEEE!!!
Mana, me perdoa a demora? Eu achei que já tinha comentado. Perdão :v 
Isso foi a coisa mais TRISTE que eu já li na minha vida, sério Pri. Mano, eu achei tão lindinho e tão forte ao mesmo tempo. 
Me fez refletir pra caramba. E ficar chocada com o fim.
Eu amei demais ♥
Mil beijinhos de luz,
Bia


Resposta do Autor [Hunter Pri Rosen]: Oi, amore! Obrigada por ter vindo comentar ♥
Fico muito feliz que tenha gostado desta one, eu amei escrevê-la apesar de toda a tristeza que ela carrega :-/ Foi algo para refletir mesmo.
Muito obrigada pela presença fofa, Bia!
Beijos!


Queen Hady

25/09/2017 às 19:52 • Capítulo Único
Que história linda e ainda sim tão triste. Amei como deu "vida" aos elementos, como transmitiu seus sentimentos, emoções e desejo. Infelizmente o homem é cruel e a vida injusta. O que mais me fez chorar foi a narração da água, imaginar que há pessoas que agiriam assim na vida real... É triste.


Resposta do Autor [Hunter Pri Rosen]: Muito obrigada por ter lido e deixado sua opinião ♥ Fico muito feliz que tenha gostado e desde já muchas gracias por recomendar ♥
Pois é, existem pessoas que agem assim... Muito triste.
Tenho um carinho muito especial por essa one, por isso foi a primeira que me veio na cabeça para indicar. O tema delicado e mostrar pela visão dos elementos foi uma experiência muito especial.
Obrigada por tudo!
Bjs!


Lice Lutz

18/01/2018 às 23:24 • Capítulo Único
Que ideia mais genial; que escrita encantadora! Eu realmente AMEI me deparar com algo ao mesmo tempo tão poético e com tamanha crítica social nesse site. Parabéns e obrigada!


Resposta do Autor [Hunter Pri Rosen]: Opa! Olá, Lice!
Muito obrigada por ter lido minha oneshot e por ter comentado ♥
Fico muito feliz que tenha curtido. Minha intenção foi justamente essa, fazer uma crítica social através de uma história com um tom meio lírico.
Que bom que gostou, muito obrigada pelo elogio :-D
Bjs!