Ceres

28/12/2016 às 04:41 • 1 Samuel 18:01
O que mais gostou no capítulo?
O nod ao Aerosmith ali hauahauah

Hey! Tinha alguma regra no amigo secreto que não podia ser One? Eu entreguei one shot mas parece que todo mundo entregou mais de uma e eu tô tipo desculpa N recebi o memorando??????? 
OK vamos ao review de verdade
Você comentou que usou a fic como escape e dá pra notar. A escrita tem um tom sincero, tanto que as palavras fluem naturalmente e as ações são mais naturais ainda. Dá pra visualizar muito bem os acontecimentos e compadecer com a história de Davi. Aliás, amei que o setting escolhido foi o Brasil. É tão raro usarem (disse a garota com personagem da República Democrática do Congo mas nenhum brasileiro mas vc entendeu). 
Achei bem sweet a história, mas nada que desse cárie ou fosse fluffy (senão eu teria te xingando pra kct agora). Dá pra sentir uma penumbra pairando, aquela certeza de que algo ruim vai acontecer mas sem saber o quê. Quer dizer eu sei que vai ficar pesado, mas a aura da história faz um desavisado tropeçar nela, sentir que é uma história fofa mas não, entende? 
(São 3h da manhã releva o que n faz sentido) 
On a side note, eu consigo visualizar essa história com alguns personagens meus, só que o pai, ao invés de pastor, é militar. Então ponto tb pela inconsciente nod HAUHAUAHAH
Agradeço de paixão pelo presente e tô louca pra ver full picture!


Humberto Cotrim

28/12/2016 às 16:25 • 1 Samuel 18:01
Pra que angst? Deixa o fluffy, é tão legal ç-ç 
Ai, menino, foi sofrido escrever, né? Mas tá ótimo ♥ O que posso comentar desse capítulo é que o karma beta pediu pra pergunta dos apóstrofes XD Na verdade,  ausência deles não me incomodou, porque o tom dos diálogos foi tão informal. Aliás, adorei a coloquialidade dos diálogos ♥ Um vez a Ana (a da Liga mesmo, a Bea XD) disse que dava pra ver o jeito da pessoa na escrita e esses diálogos me mostraram muito do que eu tô acostumado a ver de ti, foi bem legal ♥ 
Ah, um adendo para essa mãe que mal conheço e considero pakas XD Melhor pessoa, me lembra a minha, talvez :v  
Enfim, gostei demais :3
Até os próximos.


Grim o

28/12/2016 às 17:36 • 1 Samuel 18:01
OI :D
Então, parece que foi problema com o navegador. O site e o navegador da Asus não estão se dando bem. Triste, porque acho ele melhor que o Chrome pra celular. Enfim.
Sobre a história.
EU AMEI ACHEI TUDO Só to com uma pena no coração, porque eu sei o que vai rolar e eu não gosto nada nada disso. :(
Achei tão real o Davi E o Jonatas. Achei o relacionamento deles uma graça e até shippei. Queria eles juntos. Felizes. ç-ç Você vai me destruir com essa história. E o pior é que eu vou gostar. x.x
Vou ficar esperando por mais, Gabe.
Um beijão!


Salow

29/12/2016 às 02:28 • 1 Samuel 18:01

oi miga queria primeiramente dizer que senhora ahazou

como assim desaprendeu a escrever? olha que fofinho esse capítulo! que levinho, como tudo fluiu direitinho e encaixou. eu sou a maior preguiçosa pra ler qualquer coisa (sério faz meses) e parece que foi em 5 minutos isso aqui. tá tão fofinho que nem sei se vou terminar pra não ver o angst dsjopjfds

beijim ♥



Raven Hraesvelg

06/01/2017 às 23:29 • 1 Samuel 18:01
OI, TUDO BOM?
Finalmente vou ler tua ficzinha ♥
Eu vou comentando enquanto leio, então às vezes você vai achar uns comentários sérios e em outras vai ser só eu dando uma surtada básica rs
Tu já reparou que você usa bastante "porém" durante a narração? xD Não é uma crítica não, é que isso é muiiito você xD Achei fofo, confesso rs
OPA, EU LI FLORIANÓPOLIS? (ignora isso aqui)
Geeente, retratou direitinho as mães/tias/vós usando as tecnologias AHSUAHHAUS "A geladeira nunca esteve tão cheia" RI ALTO! xD
Eu adoro histórias assim, que mostram o cotidiano (e são tão difíceis de achar >< ou eu que tenho um péssimo dedo pra escolher histórias, né rs). É bom ter essa sensação de ler alguma coisa e pensar "Mano, isso super acontece', além da proximidade que se cria com a história em si e com os personagens envolvidos.
AAAAAAAAAAA que fofos ♥ Eu tinha tido a impressão errada da história, achava que tu ia contar mais sobre se descobrir e tal. Mas me surpreendi positivamente ♥ É TÃÃÃO bom pegar uma história com o casal (?) já formado. Traz um gostinho de intimidade tão gostoso ^^. Parece que eu tô falando da boca pra fora, mas mais pra frente eu comentei da minha intolerância à romances xD Então dá pra entender que, dos poucos que li/leio, essas características que tô destacando são difíceis de achar mesmo.
"E beijo essa tua boca desde os quinze" Menino rsrsrsrs adoro
Disse que ia postar logo, mas tá demorando mais do que levei pra ler! Já sabe, né? Não me arrasa PORQUE PRECISO DESSE ANGST para escurecer minha alma que foi levemente purpurinada por este capítulo. 
Mas então né, eu não sou adepta a romances, então essa pegada de drama, realismo e tudo o que já foi citado é só maravilhosa ♥ Não me dá vontade de revirar os olhos, mas sim de casar os dois logo xD 
Até mais! ♥ 


Bibi Gonzales

08/01/2017 às 13:10 • 1 Samuel 18:01
Oi, sou a menina que pediu fanfic sobre jovens desajustados ou yaoi no grupo e você mandou a sua. 
E aaaah, eu amei! Sério,  yaoi em família religiosa é tudo de bom se bem explorado,  e você pode ter certeza de que está fazendo um bom trabalho,  parabéns!  
 
Amei a sua escrita e a forma como abordou a personalidade do Davi tão simplesmente assim no primeiro capítulo,  como mostrou a confusão dele perante a idéia de namorar o melhor amigo e tudo mais.
Gostei muuuito da história e não posso me estender muito aqui,  mas continuarei acompanhando. :) 
No aguardo do próximo!  


canis

28/09/2017 às 11:35 • 1 Samuel 18:01
aaaaaaaeu gostei tanto de tudo. eu não sou boa com comentários... enfim, sei lá, ler a história me deu um sentimento de calor e animação, eu fiquei toda nervosa com os dois juntos e eles parecem tão bom um pro outro :((( quero que fiquem juntos! a escrita é muito fluída, não me deixa entediada, gosto dos tons mais coloquiais nas falas e de ser no brasil, acho isso 10/10 (porque raro achar historinha ambientadas aqui). eu adorei a smutzinha reli umas três vezes, é bem soft.
acho que meu favorito é o jo(jo), tenho carinho por personagens que tem nome com 'j', sem mais delongas posso dizer que vou acompanhar e estou ansiosa pros próximos cap!! ♥


Jan

31/12/2017 às 18:59 • 1 Samuel 18:01
(SBLAN – Critique-me)
Olá, Astaroth! Tudo bem com você? ^^
Como chefe de projeto do Critique-me, já gostaria de iniciar esse review pedindo minhas imensas e sinceras desculpas pelo longo atraso que ocorreu com a crítica da sua história. Apesar de nada justificar a demora, darei mais explicações sobre o que aconteceu pelo privado, no Facebook, mas posso assegurar que isso não acontecerá de novo, com você e com nenhum outro autor!
Enfim, devido ao atraso, eu decidi assumir como a crítica responsável pela sua fanfic, por isso, estou aqui hoje!
Além de pedir desculpas, preciso lhe agradecer por ter inscrito sua fic no projeto, afinal, essa é uma ação que requer muita coragem, uma vez que é bem difícil aceitarmos um olhar diferente do nosso sobre algo que criamos. No entanto, o que estou prestes a dizer (digitar) é apenas a minha opinião, nada aqui deve ser lido como uma verdade absoluta, só vou apontar e comentar o que EU considerei como os pontos fortes e fracos da história, com a intenção de lhe ajudar a evoluir como autor, lógico.
Chega de enrolação, let’s do this!
Costumo iniciar minhas críticas falando sobre o título, a capa e a sinopse, afinal, são esses os aspectos que atraem um leitor para a sua história. Antes de qualquer coisa, preciso lhe parabenizar pela relação que conseguiu firmar entre esses três pontos e o enredo, sério, após ler o primeiro capítulo, eles pareceram cair como uma luva para a fanfic.
Porém, quando estamos vagando pelo Nyah para encontrar uma boa história, só nos são mostrados o título, a capa e a sinopse, que, separados do resto da fanfic e do título do primeiro capítulo, não entregam quase nada do enredo, só sabemos que algum valor cristão conservador será “corrompido” de alguma forma. Logo, a pessoa que apenas bate o olho nesses aspectos pode achar que a fic fala sobre qualquer outro ato visto como pecado pela Igreja Católica.
É claro que o gênero de yaoi, junto com a interpretação do leitor, pode já oferecer uma boa pista do que está por vir, mesmo assim, penso que seria interessante acrescentar mais algumas informações sobre o enredo na sinopse, a fim de não deixa-la tão vaga, livre para diversas interpretações, e atrair mais leitores que se interessam sobre o tema.
De qualquer forma, o título não poderia ser mais criativo e, ao mesmo tempo, como disse anteriormente, tão condizente com a história que você apresentou, adorei a analogia criada! Muito interessante como você ligou a frase ao pensamento desses jovens criados dentro de lares muito conservadores e rigorosos, que, por causa disso, não conseguem se aceitar e se amar da forma que deveriam.
Talvez a relação da sinopse com um relacionamento homossexual “proibido” não tenha ficado tão clara para mim porque não sou católica, para falar a verdade, nem sei se já encostei em uma Bíblia. Por esses motivos, fui pesquisar na internet a passagem bíblica que nomeia o primeiro capítulo e, depois de entender o seu significado (logo, o de uma amizade forte entre dois homens que se amavam acima de tudo e o fato do pai de um deles não aprovar essa relação), todas as peças do quebra-cabeça foram se juntando na minha mente e, devo confessar, você arrasou com as referências, foi um ótimo trabalho, meus parabéns!
Agora, vamos para a história em si! 
Posso afirmar com toda certeza que o que eu mais gostei na fanfic foi a naturalidade dos personagens e das situações, através das falas informais e das suas ações, você fez com que eles se assemelhassem muito a pessoas reais. Toda a história ficou bastante verossímil e crível, Davi e Jonatas poderiam ser facilmente dois amigos meus!
Os diálogos foram realistas, você conseguiu captar muito bem o jeitinho de falar brasileiro, até colocou alguns memes em uma fala ou outra, como o “migo” e o “isso não existe” (ri muito com essa fala do Davi, inclusive). Tudo isso só deixou os personagens mais reais, que, dessa forma, podem ganhar facilmente a empatia do leitor.
Além disso, gostei muito de como os dois personagens principais parecem, de fato, dois adolescentes. Parece ser apenas o básico, adequar a idade de um personagem à forma como ele age no mundo, mas, infelizmente, muitos autores acabam se esquecendo disso quando escrevem. Você conseguiu captar a essência dos jovens em questões simples, como o Jonatas focando na espinha do Davi pela câmera, ou na cena em que ele bagunça os cabelos do amigo.
Outro ponto forte da história foi a descrição da personalidade dos personagens. Você conseguiu mostrar muito de cada um com apenas um capítulo e sem exagerar nos adjetivos, muito pelo contrário, fomos capazes de conhecê-los através de suas atitudes e suas falas. Inclusive, os pensamentos e as características do pai do Davi ficaram extremamente claras, sem que em nenhum momento fosse preciso dizer que ele é homofóbico ou rigoroso, com essas palavras exatas.
Penso que essa é uma forma muito interessante de trabalhar a empatia dos leitores, principalmente daqueles que estão enfrentando situações parecidas. Afinal, por vezes, jogar adjetivos em um texto só o torna vago e cansativo, é sempre melhor mostrar do que dizer, creio que as palavras e ações duras do André nos próximos capítulos terão muito impacto em quem está lendo.
Falando sobre a famosa regra dos escritores “show, don’t tell”, considerei algumas afirmações desnecessárias para a fanfic, que penso que poderiam ser facilmente retiradas, uma vez que já tinha sido possível chegar a algumas conclusões anteriormente.
Por exemplo, já tinha sido possível para o leitor concluir que o Jonatas não tinha muito dinheiro, por não ter condições de pagar um curso de faculdade particular e por ter que vender brigadeiros para pagar sua passagem, por isso, considerei desnecessária a frase: “Sua família não tinha muito dinheiro”. No mesmo parágrafo, também não era preciso escrever que ele estava animado e determinado a aproveitar a viagem, só o fato dele estar filmando tudo e ter decidido tão rápido pela viagem ao invés da festa de formatura transmitem essa impressão para os leitores.
Sobre o final, deu para perceber muito bem a intimidade de Davi e Jonatas, o que tornou a cena de pegação muito real e bem descrita. E, por causa de algumas frases, como “A verdade sempre vem à tona, afinal...”, foi possível deixar uma ponta solta para o leitor perceber que terá um conflito nos próximos capítulos.
De um modo geral, gostei bastante da história, creio que você alcançou seus objetivos, logo, foi capaz de criar uma história real que poderia acontecer com qualquer jovem da comunidade LGBT+ aqui no Brasil. Apenas com um capítulo, consegui me sentir muito próxima do Davi e do Jonatas, tanto que já estou torcendo para os dois ficarem juntos e com medo do que pode acontecer.
Sua escrita é muito fluída e gostosa, de fato, algumas cenas são bem engraçadas. Li todo o capítulo bem rapidinho, só acho que as afirmações desnecessárias que citei anteriormente podem travar a leitura de vez em quando. Devo dizer também que não encontrei nenhum errinho de Gramática ou de Ortografia.
Enfim, apesar de tudo que aconteceu, espero que você tenha gostado da minha crítica e que eu tenha lhe ajudado de alguma forma! Já peço desculpas se fui rude em algum momento, não foi minha intenção, e estou disposta a sanar qualquer dúvida via MP.
Por favor, peço que, se possível, responda o formulário de feedback do projeto (https://goo.gl/forms/vZiDke4h6cRBtgAH2), dessa forma, sempre podemos saber com o que melhorar! Pode informar todos os problemas com o atraso da crítica nesse formulário, inclusive!
Nós, betas do SBLAN, agradecemos sua participação ♥
Um abraço e uma ótima festa de fim de ano,
Jan