Comentários em Bentinho

Iuri Alves

19/07/2016 às 22:28 • Bentinho (Capítulo único)
O que acha que precisa ser melhorado?
Poderia render uma ótima fanfic, muitos capítulos mais. Adorei mesmo assim.

O que mais gostou no capítulo?
A construção das frases e detalhes.

.

Resposta do Autor [Paloma]: A minha ideia, originalmente, era fazer algo maior, mas eu tenho andado tão sem tempo. rsrs. Talvez um dia.
Fico extremamente feliz que gostou. :) 
Um forte abraço e obrigada por comentar! 


Ag Bitten

27/10/2016 às 21:28 • Bentinho (Capítulo único)
Ai que lindo! Mas que medroso esse menino!
Mas eu ate entendo ele brancos nessa época, sempre se puseram como algo a não se tocar ... Acaba ficando na cabeça do menino linda estória parabéns!


Resposta do Autor [Paloma]: Fico feliz que tenha gostado. É preciso entender o pensamento da época, mas, ao contrário do que se acredita popularmente, os negros não eram tão indefesos assim. Claro que os brancos chegavam a ser muito piores. 
Para se ter uma ideia, alguns negros escravos também tinham seus próprios escravos. Essa era uma pratica comum da época. Ás vezes o negro juntava o dinheiro para comprar sua alforria, mas o senhor dele não permitia, então, ele fazia um trato com o senhor para comprar os seus próprios escravos. 
Com relação ao comportamento dos brancos, havia sim muitos casos de senhores se relacionarem com escravas, mas o oposto, senhoras com escravos, era mais raro de acontecer. 
Nesse caso que eu retratei, Bentinho era alguém que sofreu bastante e tinha medo de sofrer castigos por estar apaixonado por sua senhora. Quando eles poderiam ficar juntos, ele preferiu não arriscar por medo de destruir a reputação da sua senhora. Afinal, relacionar-se abertamente com alguém de cor negra, significaria a ruína daquela pessoa nesse momento da história. ( Ainda existe muito preconceito, mas, felizmente, os tempos hoje mudaram).
Um forte abraço e obrigada por comentar! :)
 
 
 
 
 
 
 
 


Gisele Alvares Gonçalves

18/06/2017 às 23:04 • Bentinho (Capítulo único)
Muito legal a tua história! Pena que teve um final triste... Mas a vida era assim mesmo, o homem podia fazer o que queria, e a mulher tinha que seguir rigidamente os preceitos sociais. Eu retrato isto também em minha fic, uma garota que ousou fazer aquilo o que queria e sofreu a represália por seu "crime": não casar-se na igreja. Enfim, consegui sentir todo o espírito da época na tua one, porém deixou-me com gostinho de quero mais! Não há chance de tu escrever uma longshot sobre o tema?
Beijin moça, parabéns pelo texto! Até a próxima :*


Resposta do Autor [Paloma]: Eu geralmente não faço finais tristes, mas essa eu quis seguir mais com a realidade da época. A mulher era a mais prejudicada. Os homens compravam as escravas mais bonitas para ter relações com elas, havia até uma crença que eles poderiam curar-se de suas sífilis e outras dsts se dormissem com uma virgem, tinham a crença que seus males iria passar para elas. Já no caso de mulheres brancas, elas não poderiam manter relações com nenhum escravo, até homem de cor livre não era bem visto. Eu fiquei muito interessada em sua história. Pretendo ver se consigo começar a ler ainda hoje. Só estou terminando umas coisinhas de um trabalho em dupla (na verdade, estou esperando meu parceiro me mandar para poder juntar com minha parte e formatar) para pegar para ler. Eu já pensei em fazer uma longshot com esse tema, mas é algo que está no futuro. Quero acabar as que está em andamento primeiro. :)
Beijo e muito obrigada pelo adorável comentário. Até mais! :)  


Menta

19/06/2017 às 11:00 • Bentinho (Capítulo único)
O que mais gostou no capítulo?
A perspectiva histórica, a escrita fluida, o romance.

POiê, Paloma! Aqui é a Menta do grupo das fics históricas. Assim como a Gi e você, eu também escrevo uma fic que se passa em tempos antigos e vivo fazendo pesquisas para mantê-la fidedigna com a época retratada e as culturas abordadas! Por isso, vi seu post e resolvi dar uma conferida.
Eu gostei da sua one! Primeiro porque Bento é um nome que eu amo. Adoro Dom Casmurro, é meu livro favorito da literatura brasileira, e Bentinho pra mim é O personagem do livro, não Capitu. Não fosse nosso narrador-personagem, a história perderia toda a sua graça, é ele quem amarra as emoções envolvendo a trama trágica de ciúmes e obsessão. Segundo porque o romance foi plausível e bem desenvolvido. Terceiro porque a sua retratação histórica, tanto do ambiente quanto dos personagens, seu relacionamento, suas responsabilidades, a maneira como se encaixavam na sociedade da época, tudo foi muito bem feito! Minha única sugestão é: porque você não revisita essa história em um formato mais longo? Não é que ela não funcione como one. Mas é que há TANTO que poderia ser explorado nessa trama que posso lhe adiantar que, como leitora, dá vontade de saber mais sobre os personagens. Sobre a fazenda, sobre a capitania, sobre a mãe de Bentinho, sobre suas origens... É apenas uma sugestão, mas, se decidir acatá-la, eu virei aqui com certeza para conferir essa história em um formato maior. Acho que ficaria muito melhor desenvolvida, há tanto potencial!
Beijos!


Resposta do Autor [Paloma]: Olá! Seja bem vinda! Eu também tive que pesquisar bastante para fazer essa, hehe. É um trabalho cansativo, mas recompensador. 
Posso confessar que Bento também é o personagem que eu amo em Dom Casmurro? Ele que dá vida para a história. Concordo totalmente com você. Eu fico feliz em saber que você gostou. Quando eu escrevi essa one era um momento um tanto corrido da minha vida. Eu tive que elaborar uma palestra, como presente para um amigo professor que estava envolvido em um projeto e convidou-me, que retratasse os poemas de Cecília Meireles com a realidade presente nas Minas oitocentistas. Eu queria ter desenvolvido mais a história, mas essa ideia ficava pipocando na minha cabeça e terminei por escrever essa one. Essa é uma que eu pretendo revisitar, talvez com outros personagens, ainda não me decidi, e desenvolver mais a questão da extração do ouro e costumes e preconceitos da época e, claro, o romance entre Bentinho e Maria (quem sabe, agora, com um final diferente?). A única coisa que quero antes disso é dar um final para as outras histórias que tenho em andamento. 
Um muito obrigada pelo adorável comentário! 
Beijos! Espero que nos esbarremos de novo por aí. :) 


Writer

10/09/2017 às 20:55 • Bentinho (Capítulo único)
 Hey!
Achei sua história muito bonita. Retratar o séc. XVIII no Brasil com um romance tão puro e inalcançável deu um sabor encantador ao aprendizado da nossa história brasileira.
É triste ver como um amor correspondido por ambas as partes não tenha se concretizado por causa do racismo e as imposições sociais da época. Citar Xica da Silva foi um grandioso exemplo.
Parabéns por esta fic! Ela é muito original e singela. Eu gostei muito '3'


Resposta do Autor [Paloma]: Olá! 
Fico muito agradecida por suas gentis palavras! 
Sim, era um amor correspondido, mas que nunca poderia se concretizar perante os olhos e costumes de uma sociedade de um outro tempo. Inicialmente pensei em dar um final considerado feliz para eles, mas não iria condizer muito com a realidade que pensei em retratar. Quis fazer algo mais próximo ao que ela. Xica da Silva foi apenas uma das poucas que tiveram uma história um pouco melhor da época e não poderia deixar de citá-la já que estava lendo um livro que relatava um pouco de sua história. 
Muito obrigada. Fico extremamente feliz em saber que gostou. :) 
Um imenso abraço e obrigada por comentar!