Comentários em Captura em Le Cap

mokoli-me

25/02/2016 às 17:48 • Prólogo - Intensas Revoltas
[Projeto Critique-Me - SBLAN]
Olá, Gil
            Tudo bom?  Espero que eu possa ser útil de alguma forma a te ajudar a ter uma nova visão sobre a sua fic, porque esse é justamente o meu trabalho. Sou uma beta reader e apenas sugiro pontos, que ficariam melhores se mudados ou abolidos, na minha opinião, e comento os pontos que eu acho que deveriam ser conservados, através dessa crítica do projeto Critique-me.
            Desde já agradeço sua participação no projeto, pois isso é muito importante para todos os betas que o integram. Agora vamos à crítica, eis a seguir o review:
            Desde o prólogo deu pra perceber que você tinha muitos conhecimentos acerca da história de Assassin's Creed e sobre momentos históricos no geral. O bom foi o fato de que esse padrão foi mantido por todos os 5 capítulos que li e fiquei muito impressionada, pois você conseguiu capturar direitinho a essência dos livros, que serviram de base pro jogo.
            Cabe comentar nesse momento, que meu olhar foi voltado para o conhecimento que eu tinha construído nas leituras de alguns volumes da série, porém pesquisei bastante sobre o jogo e percebi que a base teórica é praticamente a mesma do livro. Enfim, aprendi coisas interessantes com os capítulos, como o fato de New York ter sido uma colônia britânica, o que é um ponto super positivo, porque apesar de a fic ser de ficção, os lugares no e a contextualização histórica refletem muita coisa que realmente aconteceu. Por isso, te peço (por favor kk) que continue escrevendo desse modo.
            Já adianto que a fic está muito bem escrita, apenas teve alguns desvios e pontos pouco explorados, que se incrementados, eu acho que poderiam melhorar ainda mais a sua história.
            Um desses pontos foi o que chamamos de emoção. Não sei se foi porque li apenas os capítulos iniciais, mas senti falta de aspectos dramáticos no sentido de frases de efeito, que provocam uma reação qualquer no leitor. Como assim? Bom, sabemos que os "caras" são durões, mas talvez caberia escrever os aspectos psicológicos dos personagens, seus medos, seus ressentimentos, algo que provoque algo. Exemplo: mudaria se você escrevesse que determinado personagem disse em voz alta que daria tudo certo, que enfrentaria todos e tudo, mas depois colocasse um adendo falando ele não conseguiu dormir de noite, pensando em como conseguiria tal feito. Meus exemplos são bem infantis kkk mas acredito que deu pra entender. 
            Ainda sobre o tema anterior, pois não sei se fui clara. Acredito que uma caracterização melhor dos personagens, seria um ótimo acréscimo para a história.       
            Você escreve muito bem e os capítulos que eu li seguiam uma estrutura muito parecida: o texto normal em um tom e uma única frase de efeito presente no fechamento do capítulo. Particularmente achei as suas frases de efeito bem bacanas, mas seria interessante que tivessem mais frases no mesmo estilo ao longo do texto, pois isso despertaria uma emoção no leitor e quebraria a monotonia do texto corrido. 
            Lembrando sempre que são sugestões minhas. Gostei da estrutura de todo o texto, segundo uma visão técnica, porém achei que faltaram umas coisinhas na construção do enredo, que poderiam ter deixado a fic mais atraente, e uma ou outra coisa relacionada à estrutura. Como já comentei sobre o enredo, passo então às considerações sobre a estrutura.
            Um erro bem comum é a substituição do travessão por outro sinal qualquer ao escrever um diálogo. Essa questão pode ser resolvida facilmente se você acrescentar o travessão ao teclado. Percebi que você usa outra pontuação, que creio ser o hífen, mas o correto é sempre usar o travessão nos diálogos, tanto pra escrever a fala, quanto para escrever um adendo dessa fala. Exemplo: — Você vai à feira hoje? — perguntou Maria. Perceba que o travessão é o único ponto usado e sempre há um espaço após o uso dele. Essa forma é considerada a forma correta de se escrever um diálogo.
            Deixo aqui um link com imagens, com um passo a passo de como acrescentar o travessão ao teclado do computador: http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2013/04/os-18-erros-mais-comuns-em-fanfics.html  Obs.: o item interessante é o 12, mas todos os itens trazem informações bem úteis, vale a pena ler.
            Ainda sobre a pontuação do diálogo. Uma coisa que poucas pessoas sabem é a série de regras usadas para pontuar os diálogos, então deixo aqui um link bastante explicativo. Basicamente o conteúdo do link é acerca de como usar ponto final, assim como letra maiúscula e minúscula na hora de escrever a frase complementar que vem depois de uma fala, ou seja, pontuações e regras que vão além do uso do travessão. Link: http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2014/11/como-pontuar-dialogos.html
            Quanto à gramática, é óbvio que a fic apresenta erros gramaticais, pois é praticamente impossível escrever um texto impecável (no sentido de não conter desvios da língua), contudo não observei a repetição de um mesmo erro e foram pouquíssimos os erros que eu encontrei. Para te auxiliar mais, eu teria que comentar cada palavra errada, o que não convém a essa crítica, por isso vou dar apenas uma dica que pode ajudar, ainda que pouco. Basicamente uma leitura mais atenta após a escrita do capítulo já ajudaria, uma vez que os erros tinham como característica comum o estranhamento da frase, quase como se você tivesse escrito uma coisa, mudado a frase e errado, como no exemplo a seguir:
             “—Você acha que ele é perigoso? Esses Templários?” (transcrevi já pontuando corretamente com o travessão). Nessa frase creio que você quis se referir a um único homem e na última hora acabou mudando de ideia e generalizado, por isso a frase ficou um tanto quanto estranha. O “esses” retoma um termo usado anteriormente, logo seria adequado que estivesse retomando um termo da frase anterior, mas o que se vê na primeira frase é uma referência a “ele” no singular e não a “eles” no plural (para se referir aos Templários). Por isso sugiro que você escreva tudo no singular ou no plural nesse caso específico.
            Ademais, gostaria de dizer que você escreve muito bem (mais uma vez só pra fixar haha), tem um excelente domínio sobre gramática, constrói muito bem as frases, sabe “costurar” os parágrafos e tem pleno domínio do tema da fanfic, por isso apenas sugeri acréscimos, assim como umas alterações na pontuação do diálogo. Eu diria até que você é um ótimo escritor, pois usa muito bem elementos essenciais em um texto. Peço que continue conservando esse estilo de escrita, principalmente o uso de fatos históricos reais e as frases de efeito no final dos capítulos, porque isso aguça o interesse e prende o leitor.
            Enfim, poderia me estender muito mais nos elogios, você realmente é bom no que faz, mas vou ter que encerrar por aqui. Agradeço pela gratificante leitura e espero que eu tenha atingido as suas expectativas. Não pare de escrever, viu.
            Att, Mokis.


Resposta do Autor [GilCAnjos]: Olá, Mokis, valeu pelo seu review :) . Atingiu minhas expectativas sim, vou anotar esses pontos para não cometer esses erros no futuro. Muito obrigado pelos elogios e, ainda mais importante, muito obrigado pelas críticas. Como todo artista, estou sempre tentando melhorar, e críticas dos pontos negativos são fundamentais para isso.
Já que vejo que você gostou dos cinco capítulos iniciais, sinta-se à vontade para ler o resto da história (que, aliás, conta com um bom número de frases de efeito). Quero agradecer também à equipe dos betas e à iniciativa do projeto Critique-me. Em breve terei outra história esperando por críticas ;)


Pandora Erika De Carmesim

24/08/2015 às 20:10 • Shay - Mais Espertos do que Pensamos
Olá o3o
Well,eu acho que eu nao poderia passar sem deixar pelo menos um comentario
faz tempo que nao gosto tanto de uma fic de assassins creed
ainda mais uma que tenha o Shay *-*
Ok,o rogue parecia mais um spin off do que qlqr outra coisa,mas pelo menos eu achei o Shay mais cativante do que o Arno #corre
Sério,gostei bastante,a unica pena foi o fato de nao darem tanta atenção para o Rogue ;w; e tb nao ter livros,eu adoraria ler uma historia do ponto de vista templario (Eu sei que tem o livro Renegado,mas...)
E acho que uma fanfic como a sua deveria ter mtos comentarios >< esta tao bem escrita e trabalhada
Eu ja falei que gosto do Shay :v?
Achei bem legal ele e o Haytham juntos no jogo (incluindo a bromance que eu acho que eles tem) e a unica coisa que me doeu a alma foi ter que matar o adewalé ;-;
E é legal ler uma historia do ponto de vista de outros templarios alem do Shay e do Haytham (digo,o Haytham ja teve bastante destaque no livro e um pouco no jogo,não o.o?)
Serio,parabens :v
E da um abraço no Shay pra mim u3u ele é o meu segundo templario favorito q


Alice Saavedra

02/04/2015 às 22:00 • Agaté - Menos Espertos do que Pensam Ser
Salve!
~enquanto isso, num futuro próximo~
Shay - Como assim a caixa não esta aqui? O.O
Assassino - Você se esqueceu que nada é verdade? =D
*Desculpas pela piadinha .>.<*
Abraços.


Alice Saavedra

12/04/2015 às 12:20 • Agaté - Três Coelhos
Salve!
hehehe, parece que as cordas então se apertando nos pescoços de todos.
Aguardando os próximos capítulos.
Abraços.


Alice Saavedra

18/04/2015 às 20:33 • Agaté - A Emboscada
Salve!
"Baptiste, que se levantou abruptamente.
–AI, AI, ESTÁ BEM, SENHOR! A DOR JÁ PASSOU, VOU VOLTAR A TRABALHAR!"
Doril prá que? =D
Aguardando ansiosamente o próximo capítulo.
Abraços.


Alice Saavedra

18/04/2015 às 20:36 • Shay - Golpe-surpresa
Salve!
Shay e sua mania de perseguição. huashuashuashuas
Meu senhor, eu sinto um arrepio na espinha toda vez que vejo que atualizaste esta fic! *-*
Aguardando ansiosamente o próximo capítulo.
Abraços.


Alice Saavedra

25/04/2015 às 17:04 • Shay - Cólera
Salve!
Obrigada por salvar o meu sábado com este maravilhoso capítulo!
Aguardando ansiosamente os próximos capítulos.


Naíra Oliveira

02/11/2016 às 23:24 • Epílogo - Profecia Cumprida
O que mais gostou no capítulo?
A história da fanfic u.u

Uma das melhores fanfics que já li de AC <3


Danilo Alex

20/04/2018 às 09:46 • Epílogo - Profecia Cumprida
Essa fanfic é simplesmente perfeita!
 
É o tipo de história que começamos a ler e não conseguimos mais parar de devorar. Escrita ágil e impecável, me senti realmente transportado para todos os cenários e situações descritos na narrativa. Os personagens também são muito fidedignos. 
Gostei muito de ter lido, e principalmente, do foco que você deu ao Shay. É sempre bom dar um pouco mais de foco a esse personagem, que é tão interessante, não é verdade? Penso que a Ubi deixou um pouco a desejar nesse ponto. 
Parabéns pelo excelente trabalho e torço para que continue nos brindando com mais histórias magníficas do universo de AC. Você tem muito talento. 
Sucesso!
Forte abraço!!!!


Resposta do Autor [GilCAnjos]: Opa, muito obrigado, Danilo! :)
Creio que o AC Rogue como um todo ficou um tanto fora de foco. Sei que é meio clichê reclamar da anualidade dos jogos, mas nesse caso eu acho bem claro que o desenvolvimento do Rogue foi bem apressado, motivo pelo qual ele também é o jogo mais curto da série. Inclusive, o roteirista do jogo já deu a entender em uma entrevista que o Mackandal ia aparecer no jogo, mas as sequências no Haiti foram cortadas por falta de tempo (e coincidentemente eu já tinha terminado a fanfic quando ele disse isso, kkkk).
Muito obrigado pelo comentário, e já vou aproveitando pra divulgar a minha história nova, que é uma releitura de Assassin's Creed 3: https://fanfiction.com.br/historia/717741/Espirito_de_Revolucao/ (tô há um tempinho sem postar, mas pretendo voltar em breve)
Obrigado de novo, e um abraço! ^^