João Gabriel > Recomendações

Kyoshi - A lenda

João Gabriel

04/06/2015 às 21:00
Estou recomendando porque passei um bom tempo procurando por uma história a respeito de Kyoshi, que tivesse um ponto de vista muito interessante.

Como nesse mundo de fanfics, nós autores, podemos levar os personagens para diversas situações, eu tenho certeza que a autora vai tratar com muito carinho a história da melhor Avatar, na minha humilde opinião.

Questão de Honra - Livro 1

João Gabriel

07/06/2015 às 18:12
Eu vou evitar parafrasear a pessoa que recomendou antes de mim, porque se eu realmente concordo com o que foi dito, então não vale apena eu repetir. Eu tenho lido muita coisa nesse site, muita coisa sobre Avatar principalmente. Quando eu comecei a acompanhar essa aqui, eu fui inspirado a escrever sobre este anime que eu tanto gosto. Acho que isso pode ser tão gratificante para autora quando para quem vai ler depois de mim.

Mas é sério, desde que abri no primeiro capítulo, eu já escrevi dois contos e uma fic utilizando a Kira, personagem principal, como homenagem de tão interessante a maneira como ela é idealizada. Converso com autora, não só por reviews, e acompanho realmente o andamento da história e escrevo essa recomendação para outros leitores e autores fazerem o mesmo. Façam.

A narração e o ponto de vista que são abordados em "Questão de Honra" são lógicos, tem aquele "que" de fan girl, mas todos fazemos isso, e também não exagera em nenhum personagem, momentos e diálogos. A evolução da personagem e da história é, também, digna de elogio. Então, recomendo aqui uma das histórias mais interessantes que se têm cadastradas no Nyah!.

Algo importante, ou quase.

João Gabriel

11/06/2015 às 10:50
Quando a gente começa a se aventurar por gêneros que não costuma ler, como nesse caso. Uma história, original, adolescente e com romance e todas as complicações inerentes ao momento vivido pela personagem. Você começa a ver textos que geralmente descarta, e outros que simplesmente te ajudam a trilhar outros caminhos nesse mundo de fanfic e afins.

O que eu quero dizer é: Essa história, merece ser recomendada porque tem uma narrativa muito interessante, que ao meu ver, não é exagerada e bem leve de apreciar. Em diversas partes, a Louise se aprofunda em questões como convívio social, família, julgamentos e brigas. Em outros, a situação passa rápido, como se fosse uma coisa banal.

Quando escolhi acompanhar, achei que desistiria de ler, no entanto, tem ficado feliz ao receber a notificação de atualização de Algo importante, ou quase.

Relicário de uma vida [Hiatus]

João Gabriel

01/08/2015 às 16:11
Tem fanfic que poderia ser muito bem uma spin off das histórias originais. Claro que, para isso acontecer, deve-se atentar para as variantes lógicas que a história pode oferecer, se cada personagem vai sair caracterizado ou não, quem vai fazer parte do novo enredo e quem morre ou não.

Ai, eu me deparei com Relicário de uma vida, e comecei a perceber que a fic tem todos os pontos, que ao meu ver, fazem dessa ideia, um possível complemento para a história original de Bleach.

Como retratar um relacionamento de uma humana com um morto, de uma pessoa tão dócil e amável frente a um poço de frieza, dessentimentalista e monstruoso? Esse aspecto principal, somando ao contexto que a Vanessa vem criando conforme os capítulos vão sendo postados me trouxe a esta recomendação.

Porque eu recomendo? Aliás, porque estou recomendando antes do fim... Porque eu tenho certeza que vale a pena acompanhar, e quem é fã de Bleach, feito eu que está pesquisando sempre, que tem uma chatisse elevada para ler algo de um fandom preferido acabou sendo sugado pelas frases dessa história.

Capítulos curtos, parágrafos ritmados e com nuances e reflexões que te fazem ler com atenção. Não dá para ler rápido e se possível ler mais de uma vez para não perder nada. Ah, e tem o cuidado com a escrita, com a história para não cometer nenhum exagero ou deslize lógico... essa autora soube condensar seus sentimentos de fã nessa história e graças ao bom Yamamoto está aqui compartilhando essa história com o fandom.

Claro, se você não conhece bleach, leia mesmo assim. Porque na dúvida, a Vanessa vai te mandar uma msg e te explicar tudo que você quiser. Enfim, eu recomendo muito pouco, e as que faço são aquelas que se pode botar a mão no fogo. Eu estou colocando a minha porque sei que não vou sofrer nenhuma queimadura.

Crônicas dos Elementais

João Gabriel

05/08/2015 às 16:12
Certa vez me indicaram uma história de fantasia, amizade, aventura. Ai comecei a ler despretensiosamente, como todos que param para começar uma nova leitura. Ai comecei a acompanhar com mais afinco, naquela realidade eu estava caçando inspiração para escrever uma história original.

Enfim, o que mudou: Não escrevi a história, mas continuei inspirado e motivado. O autor, por meio da história, me convidou a acompanhar a rotina dos protagonistas que estão fugindo de um vilão misterioso, mas poderoso.

A história é bem amarradinha. Nada sai da lógica, e muito menos causa aquele sentimento de "nossa, que nada a ver essa ação". Eu estou recomendando porque dividi a empolgação do autor comigo e tomo partido das coisas da história. Eu fico feliz quando um personagem que eu gosto se safa de uma situação, fico torcendo por outros e fico a procura de uma maneira para solucionar o caso e achar o vilão.

Isso é total méritos do autor. Porque além de escrever bem, ter cuidado com as revisões e criar algo inteligente. Ele é um cara que compartilha do sentimento do leitor. Quantas vezes recebi uma resposta tão legal depois de um review sem inspiração.

Quem curte histórias com amizade, leitura fácil e fantasia pode começar a ler que vai entrar no mundo de Crônicas dos Elementais e se sentir capaz de enfrentar os inimigos junto com Tyler, Amber, Claire e outros... Vale a pena.

O Dominador de Sonhos

João Gabriel

07/08/2015 às 16:07
Era uma vez um leitor que queria fazer uma história que se passava em território nacional. Sendo assim, o leitor foi procurar alguma fic que tivesse esse cenário para ver como eram os nomes, como o enredo se desenvolvia.

Porque assim, quando se passa no Brasil, deve se atentar aos costumes de determinado lugar. Respeitar o vocabulário, não narrar atos que não condizem com a realidade do nosso país.

Ai, esse autor foi apresentado a "O Dominador de Sonhos", que tinha uma sinopse bem legal antecipando que a história envolveria onirismo, mistério e amizade. O leitor já conhecia outros trabalhos da autora e então começou a ler sabendo que a história seria boa.

Logo que começamos a nos envolver com os mistérios do Benjamin. Ai tudo se espalha e de repente estamos num lugar pacato, com uma família rica sendo investigada por uma misteriosa "agente secreto".

Os personagens principais são capazes de nos fazer sentir tantas coisas, eu por exemplo acho o Tiago um saco, mas a autora me convenceu fazendo isso. É aquela história que você começa a odiar um vilão e isso na verdade é um elogio, porque ele foi feito para ser odiado.

Ai tem a Alexia que é a minha paixão. Adoro aquela garota e torço por ela na história. E esse é um dos motivos que escrevo essa recomendação. Empolgação, a Vanessa conseguiu me empolgar, me fazer torcer para nada aconteça de ruim com ela.

Se você, leitor que gosta de valorizar um pouco da cultura nacional e ser envolvido numa trama com mistério e fantasia que deixam a gente surpreso a cada capítulo. Então leia "O Dominador de Sonhos" que o tempo lendo não será gasto, e sim investido em um passatempo adorável.

Despertar

João Gabriel

08/08/2015 às 21:09
Eu sou fã de Harry Potter, muito mesmo. E pela lógica vim procurar fanfics do tema para aproveitar o tempo vendo como as pessoas são criativas. Nessas buscas eu parei nessa aqui e fiquei surpreso por dois motivos.

Primeiro: Não sou o maior fã do Cálice de Fogo, logo, comecei a ler essa história com um certo receio de largar. Aí veio a primeira surpresa, as autoras são extremamente cuidadosas com o enredo original e, assim, conseguiram colocar suas personagens e viver o mundo de Harry Potter sem fazer nenhuma alteração escabrosa.

Outra coisa, eu geralmente não curto histórias com foco em romance e com aqueles casais cheios de mel e açúcar. Só que aqui, você tem um romance, uma aventura e vários momentos das protagonistas que te fazem rir, torcer ficar comentando sobre depois. "L'AMOUR".

Eu me arrisquei num gênero, e numa história que geralmente não leria e gostei demais porque as escritoras conseguem respeitar os limites de seus próprios gostos e fazer uma fanfic equilibrada com um excelente enredo e aproveitando bem o universo da J.K. Rowling.

A minha segunda surpresa: Como é uma long fic, as autoras tem que se preocupar em criar um conteúdo que não seja chato. E isso depende de como são as personagens, o círculo de convívio dentro de Hogwarts. Ai, as principais vem de outra escola, uma delas gosta de um personagem que eu não gosto e convive em uma casa que eu gosto menos ainda.

Assim, tinha tudo para eu largar a fic e procurar outra. Mas, não. Após tantos capítulos rindo, me divertindo e vivendo o momento de Freya e Desiree dentro do castelo eu me surpreendi que deixei meus gostos de lado e fui levado pela escrita das meninas para dentro de Despertar.

Para mim, isso foi significante demais. Então, se eu que vos recomendo não gostava de nada e hoje não fico sem ler. Imagina você leitor fã de Harry Potter que vai ler a sinopse e vai adorar todo o contexto que o cenário pede e a Melaine e a Cassia fizeram essa fic se baseando com muito carinho.

Prieteni cu intenții

João Gabriel

13/08/2015 às 15:40
É o segundo texto que eu leio dessa autora e será, por meio deste, que vou convidar a todos que lerão esta recomendação a ler tudo que MadHighness escreve. O gênero Yaoi é famoso e tem milhões de autores que apostam nele para escrever seus textos, e como todo mercado concorrido, tem sempre aquela pessoa que se destaca apenas por fazer algo bem feito. Isso chama atenção, até de quem não está ligado a esse mercado.

Por exemplo, eu, que jamais pensei que recomendaria uma fanfic nesse estilo e estou aqui, fazendo. Eu venci a barreira da zona de conforto e me arrisquei a ler essa "One" tão amistosa e convidativa que precisei vir aqui recomendar.

Tudo que uma história precisa, aqui tem. A começar pela autora que se dá ao trabalho de pesquisar um cenário, isso mostra o apreço com o leitor que está investindo o tempo procurando algo legal para ler e não se depara com coisas frívolas. Ai tem os personagens, que deixam a gente impressionado com a outra capacidade de escrita da Mad que é criar uma situação que nos deixam vivendo o sentimento escrito. Nesse caso, a amizade.

Desde a sinopse, até as notas finais, eu fui ciente que a autora não decepcionaria com uma história fraca e sem nexo. Contudo, chega na hora do review e a gente fica escolhendo a melhor palavra para dizer que ficou muito bom e não consegue achar o tal adjetivo.

Então, aqui vai a recomendação de alguém que confia, essa é a palavra, confia que a autora vai manter essa habilidade de escrever textos incríveis, como "Prieteni cu intentii", e não vai deixar um sentimento ruim em quem vier ler depois de mim.