Na Casa do Chapéu escrita por Yuna Aikawa, Nai-chan


Capítulo 10
O pai, a forca e o diabo a quatro.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/99611/chapter/10

            Se mais alguém me apressar pra postar isto logo, eu juro que dou um chilique! Pow, ninguém vai tirar o pai da forca, sô. Mas já que vocês insistem tanto, vou tentar ensinar-lhes mais expressões e o diabo a quatro... Ai eu me aposento – acho.

            Vamos começar com o clássico, sexy, provocante e atemporal Tirar o Pai da Forca. Quem inventou essa foi o recordista mundial de milagres praticados em vida, Santo Antônio – achou que era Jesus, né?

            Nascido de uma família rica em 1195, em Lisboa, Portugal, Fernando de Bulhões Y Traveira de Azevedo foi, em 1229, para um convento de Arcella, em Padua, Italia – onde trocou esse nome esdrúxulo por Antônio. Feliz, alegre e contente no convento, o santo que ainda não era santo realizou o maior de seus milagres: ele, como um bom aspirante de padre, estava fazendo o seu sermão quando, sobrenaturalmente, foi avisado que seu pai tinha sido condenado e já estava a caminho da forca – chamem os Wincherster!

            O padre, muito louco de dorgas, colocou a mão na própria testa e se transportou espiritualmente para Lisboa, defendeu seu pai perante o tribunal e absolveu-o – ou seja, quando estiverem fodidas diante de um tribunal, chamem o Santo Antônio, ele é um bom advogado. Para seus ouvintes em Padua, pareceu apenas um instante de silêncio em que o pregador parecia buscar palavras e idéias.

            A expressão é, originalmente, essa alusão ao desdobramento da personalidade – vulgo “estar em dois lugares ao mesmo tempo”.

            Bem, aproveitando a onde sobrenatural milagrosa, por que não falar Dele? Isso mesmo, crianças, o tio Lúcifer também tem uma expressão e, olha só que surpresa, não tem origem portuguesa!

            O Diabo a Quatro é uma expressão francesa, e provem de representações teatrais medievais, onde o Diabo freqüentemente aparecia. Geralmente os Diabos vinham num pacote de 4, ou seja, quatro franceses infelizes com rabinhos e chifrinhos fazendo muito barulho, baderna, quebrando tudo... Uma loucura!

            Quando fulano faz o diabo a quatro numa festa, queremos dizer que ele fez uma bagunça quase impossível, esparfunhou tudo e estava bem loucão.

            Popularmente, a expressão ganhou uma variação grosseira, o caralho a quatro. Como nós, seguidores da tia Joana, sabemos que caralho é aquele mastro principal do navio, não achamos tão grosseira, achamos? 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

É, e na reta final, eu paro de atualizar xD