Save You escrita por Anna Peixoto


Capítulo 1
Capítulo único




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/9658/chapter/1

 

A batalha contra o câncer sempre foi discutida por muitos de nós, entre os debates de salas de aula, nas novas descobertas da ciência, quando descobrimos que o parente mais próximo de um conhecido já o teve, quando assistimos a programas de televisão e uma infinidade de coisas.

Mas temos um relativo medo quando isso se aplica não a um famoso qualquer e sim ao seu mais querido ídolo. Pierre Bouvier, vocalista do Simple Plan, revelou não só seus medos e angústias, mas relatou todo um processo do tratamento de câncer de seu irmão Jay:

"Alguns dias atrás na roda de notícias no www.simpleplan.com eu falei sobre uma música chamada Save You.

Eu recebi algumas mensagens que me perguntavam sobre a música e sobre o que ela era. Eu acho que não imaginava quantos de vocês não estavam sabendo o que aconteceu exatamente com meu irmão, mesmo que eu tenha falado sobre isso algumas vezes em entrevista. Portanto, eu quero que todos saibam da história toda.

Um pouco mais de dois anos atrás meu irmão Jay começou a se sentir meio doente... Ele não sentia nada, mas depois de um tempo ele percebeu que suas condições não eram apropriadas e decidiu consultar um médico. Depois de alguns exames extensivos, ele foi informado que ele tinha um câncer benigno no Linfoma. Ele tinha um tumor em um dos lados da área de sua pélvis. Os doutores disseram a ele que o estágio do câncer dele era muito ruim, mas que esse tipo de câncer podia ser muito bem tratado. Se você tem um câncer, esse é o único caminho que você vai "querer" desde que ele seja curado com alguma quimioterapia.

Ele foi colocado imediatamente aos cuidados de um dos melhores Oncologistas do Canadá e começou algumas terapias que consistem em ir ao hospital e deitar na cama por algumas horas toda semana enquanto uma sonda está injetada em suas veias. A forma que isso funciona é de ficar em uma posição que faz com que seu sangue consiga matar tudo, as células boas e ruins, então, eventualmente, somente as células que não possuem câncer sobrevivem e se regeneram. Aparentemente você não sente muito, mas os efeitos começam depois. Náuseas, vômitos, dores, perda eventual do cabelo etc etc... Jay foi positivo durante todo o tratamento e nunca mostrou um sinal de fraqueza para a surpresa de todos.

Depois de todas essas sessões iniciais de quimioterapia, ele foi mandado para casa e disseram para ele se afastar das pessoas, restaurantes e qualquer coisa que possa trazer germes de fora, pois o seu sistema imune estava com mal funcionamento devido ao tratamento. O mínimo de frio pode causar uma reação negativa de infecção e complicar as coisas e ser muito perigoso para sua saúde. Alguns meses atrás, depois de esperar por alguns resultados, o doutor disse que tudo parecia bem e que as células do câncer já tinham sido removidas então obviamente todos ficaram estáticos! Todos nós celebramos juntos e sentimos sorte por tudo ter sido superado...

Mas nós sabíamos que algumas células de câncer ficam escondidas. Depois de um tempo que Jay foi informado de que sua batalha estava acabada, ele sentiu outro formigamento em sua axila e depois de alguns testes os doutores concluíram que havia outro tumor. Seus nódulos da linfoma eram parte de seu sistema sanguíneo então não é anormal para o câncer se mover se tornando difícil para detectá-lo e removê-lo.

Agora o doutor diz que o câncer era muito agressivo e que a quimioterapia não era o suficiente para repará-lo. Ele teria que se submeter a um transplante da medula óssea e que agora ele tinha 50% de chances de sobreviver ao câncer.

Não é necessário dizer, mas a verdade foi jogada na cara da minha família toda. Meus pais ficaram devastados e eu estava com meu irmão mais velho e todos que conheciam o Jay. Você não pode ajudar, mas pensa: "Esse tipo de merda não acontece!!! Como isso é possível aos 28 anos??? Esse é o tipo de coisa que você ouve em filmes e em programas tristes de TV, não em nossas vidas!!!" Eu não posso descrever a tristeza e frustração que nós todos sentimos, mas mesmo assim, Jay não mostrou nenhum sinal de ter sido vencido.

No fim de Novembro de 2006, Jay deu entrada ao hospital para seu transplante da medula óssea. Veja como tudo ocorreu:

Sua medula óssea é o que cria suas células sanguíneas. Com a tecnologia de hoje, um transplante de medula óssea consiste em sessões extremas de quimioterapia ao ponto em que sua medula óssea está completamente drenada e sem a possibilidade de criar qualquer nova célula sanguínea. Nesse ponto o receptor recebe uma injeção com um suporte de células sanguíneas do doador que produzem células sanguíneas. Nesse caso, tanto eu quanto meu irmão mais velho fomos compatíveis e os doutores escolheram meu irmão Jonathan como o doador. Ele recebeu uma droga que força sua medula óssea a produzir essas células sanguíneas em boa quantidade que depois é extraída e injetada nas veias do Jay. Quando essas células foram dadas ao Jay, seu corpo foi forçado a produzir o que é essencialmente a medula óssea de Jonathan por si só. Estranho, certo? Agora ambos compartilham da mesma medula óssea.

Tudo isso parece simples, mas na realidade uma sessão prioritária de quimioterapia para um transplante de medula óssea é tão duro que eles te levam pra perto da morte para "drenarem" sua medula óssea. Jay ficou em um quarto de um hospital por cerca de 30 dias onde ele nunca recebeu a permissão de sair e ninguém poderia entrar sem luvas, máscara, beca de médico e um boné para que cubra toda sua roupa e cabelo. Suas condições foram do decente ao horrível assim que a quimioterapia foi fazendo o trabalho de matar tudo em seu sistema sanguíneo. Seu sistema imune ficou completamente morto e ele começou a ter algumas infecções na boca e garganta só por respirar. Ele não podia mais comer e consequentemente falar, pois sua boca e garganta estavam cobertas de úlcera que fez com que parecesse que ele tinha engolido uma bola de futebol. Ele perdeu todos os pêlos de seu corpo e perdeu muito peso que fez com que ele ficasse praticamente irreconhecível. Ele tinha que receber transfusões de sangue constantemente até que o próprio sistema dele pudesse começar a produzir células novamente. Foi difícil acreditar que ele estava se recuperando, mas ainda assim nunca mostrou sinal de fraqueza.

Depois de quase 30 dias, a contagem da célula sanguínea de Jay começou a ter escalas nele mesmo, o que significa que ele estava respondendo ao transplante. Todas as infecções foram sumindo com o tempo e ele foi mandado para casa por um tempo antes do natal de 2006; um homem frágil, destruído. Ele me explicou o quanto foi difícil ficar lá por tanto tempo, sem poder ver ninguém sem máscara e totalmente coberto com luvas e beca. Sem poder ser tocado ou abraçado, perdendo a habilidade de falar e comer, mas ainda podendo levantar e vomitar constantemente. Diríamos que ele se sentia abençoado por estar fora de lá.

Agora ele tinha um novo desafio pela frente. Seu corpo estava tão fraco por ficar trancado por tanto tempo, doente todos os dias e sem poder se mover, até mesmo para sair da cama era exaustivo. Andar ao redor da casa era o suficiente para ele perder o ar. Os doutores disseram que ele deveria esperar até Junho para ter os resultados de mais testes e ver como ocorreu o transplante. Nesse meio tempo ele tinha que ser monitorado pelos possíveis sintomas de uma rejeição da medula óssea que poderia acontecer depois e causar mais problemas para os próximos meses. Com o tempo Jay começou a caminhar e comer normalmente e voltar à sua forma, mas ele ainda tinha muito pela frente.

Em Junho de 2007, ele recebeu a maravilhosa notícia de que o transplante foi feito com sucesso e que ele estava, oficialmente, livre do câncer. Desde então ele tem levado uma vida normal novamente, trabalhando, praticando esportes, e amando cada minuto disso tudo. Seu cabelo, sobrancelha, cílios e todos os pêlos de seu corpo cresceram eventualmente e ainda mais espessos do que antes. E obrigado para a medula óssea de Jonathan! Ele não tem mais alergia a gatos e não tem mais nenhuma alergia de temporadas.

Nós vamos manter nossos dedos cruzados e se tudo der certo Jay nunca mais irá ter câncer novamente"

O tratamento de câncer relatado é tão duro que quando os fãs da banda receberam a tradução em milhares de línguas diferentes via o MySpace do vocalista, pensaram: "Nossa. E nós aqui cobrando deles. O que o Pierre sentia? Como ele viajava normalmente pelos continentes e sorria magnificamente para os fãs num show enquanto o irmão dele passava por um transplante de medula óssea?".

Muitas vezes imaginamos que eles não vêm aqui no meu país por frescura, que atrasam a entrada em estúdio por motivos bobinhos.

A vida é cheia de surpresas.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Obrigado por ler. Garanto que o Pierre esdtá agradecdido por compartilhar isso com mais gente! ^^
Créditos ao Simple Plan Brazil (Bruno Calmon) pela tradução (que foi modificada para conser tar errinhos de concordância para se adaptar ao português melhor...)