Velesovna escrita por Jupiter vas Normandy


Capítulo 11
Mati Syra Zemlya




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/810391/chapter/11

Com o passar dos meses, Sveta foi se acostumando com admirável impetuosidade. Testemunhara muito do mundo para temer olhares tortos, o que lhe trazia problemas.

— Domais as crianças e não precisareis punir os adultos — Padre Virgílio dizia. Sua idade e saúde interromperam sua viagem a Kiev. Dmitri ainda não tinha opinião sobre ele, mas algumas cobranças que Sveta sofria eram exageradas. Agora garotas mudavam seu comportamento buscando o modelo da santa cristã.

— Mas vocês possuem a força de Mati Syra Zemlya — dizia, entregando-lhe uma folha caída para dar sorte. — Ninguém tem o direito de dizer qual é o seu lugar.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Mati Syra Zemlya é a Mãe Terra Úmida, uma entidade tão antiga que nem possui uma representação humana, ela é a própria terra. A relação dos eslavos com ela é bastante intimista, como se realmente fosse a mãe deles, e não precisam de sacerdotes para interagir com ela. Há um pouco do poder dela em todas as mulheres, que, na Rússia pré-cristã, eram bem mais influentes, e mulheres com poder ou magia eram respeitadas e admiradas. Foi com o cristianismo que as bruxas deixaram de ser mulheres sábias para criaturas malignas e traiçoeiras.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Velesovna" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.