Acerto de Contas na Terra do Sol escrita por Max Lake


Capítulo 10
Final - Pela paz, a guerra


Notas iniciais do capítulo

É isso, chegamos ao capítulo final! Foi uma drabble mais curta do que o normal - mas também mais longa, porque os mini-desafios costumam ter 7 capítulos - e eu adorei escrever essa história. Ela me ajudou a sair de um bloqueio criativo.

E ela ficou mais especial graças a vocês que comentaram, então muito obrigado a The Mando, silverhands, Lilindy, Shalashaska, Camellia, Gabs, Fofura e Nat Rodrigues por terem aparecido para comentar! Vocês são demais! =D

A palavra do capítulo é: Tergiversação!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/809871/chapter/10

Marla viajou de ônibus para a Bahia. Ao pisar na capital baiana, foi abordada por agentes do DOPS. Ela não tentou resistir e entrou no veículo deles. Marla reconheceu Cleiton, o homem do governo a quem deveria se comunicar.

“Cumpri o trabalho. Estou livre?”

Cleiton sorriu: “Teu trabalho está apenas no começo”. Ele mostrou outra carta presidencial. “Graças ao teu sucesso, fostes promovida. Tu caçarás gente de raça pior do que a dos cangaceiros”.

Marla suspirou: “Pela paz, tenho que continuar em guerra?”

“Se existir outro meio de alcançar a paz, apresente-me. Até lá, nenhuma tergiversação livrar-te-á da tua penitência”.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

DOPS era a unidade de polícia política da Era Vargas. Pelo que pesquisei eles não caçaram cangaceiros, mas cuidaram de situações sociais e acho que o cangaço se encaixaria nisso. E se não encaixar, já tivemos uma licença poética nessa história, mais uma não fará mal, né?

Além de cangaceiros, o Estado Novo ficou conhecido por prender comunistas e qualquer opositor ao presidente Vargas. Eu diria que essa é a "gente pior que os cangaceiros", pelo menos na concepção do Estado Novo.

Marla fez essa caçada por motivos pessoais, mas também como um serviço ao governo. Basicamente prometeram a ela anistia de seus crimes como cangaceira.

Mas acabamos de ver que não podemos confiar numa ditadura...

Enfim, espero mesmo que tenham gostado dessa história! =) E até outubro!