Encontros e despedidas escrita por kcaldas


Capítulo 1
Dias depois


Notas iniciais do capítulo

Dias depois da decisão de Violeta de se afastar de Eugênio após a facada que ele levou de Matias. "Os dois eram agora como o sol e a lua, para um nascer o outro tinha que morrer".

Boa Leitura!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/806609/chapter/1

Eugênio ficou ali, naquele fim de tarde, com o coração em pedaços vendo o amor da sua vida sair por aquela porta com a promessa de não mais voltar. Seu único pensamento inútil era, como esquecê-la? Sabia que não seria possível. O cheiro dela estava na sua pele. O gosto dela não sairia nunca mais da sua boca. E o sorriso? Aquele que iluminou a sua alma triste e trouxe colorido aos seus dias cinzentos. Como viver sem ele? Como viver sem ela? Teria algum sentido a vida novamente? Certamente teria que encontrar um, mas não hoje, não agora.

Quando cruzou a porta da frente da casa dele Violeta correu. Os olhos marejados ja não aguentaram mais o peso das lágrimas. Seus pensamentos se misturavam em flashes de lembranças dos momentos que estiveram juntos aos gritos de dor ao vê-lo ferido. Não suportaria perdê-lo. Outros gritos também a assombravam: os de Matias acusando-a de traidora. Estava totalmente certa de sua decisão, mas dilacerada por dentro. E, por essa noite não fingiria ser forte para ela mesma, ao chegar em casa, apagou a luz do quarto e chorou.

Na casa grande, o dia cinza chegou e sem pedir licença expulsando Violeta da cama. Sabia que não adiantaria ficar mais tempo ali, porque, assim como Eugênio ela também não pregou os olhos a noite toda, então que saísse logo da cama. Ele não tinha a mesma força dela. Apesar de não ter dormido, ficou ali no mesmo lugar. Os olhos abertos e o corpo estatelado na cama, mas com os pensamentos bem longe. Os dela também. A todo instante pensavam tanto que era como se a força desses pensamentos pudesse leva-los a se encontrarem novamente. Estavam tão longe que não conseguiam coordenar uma atividade matinal trivial. Ela se cortou com uma faca. Ele se queimou com o café quente trazido por Úrsula. Prenúncio do resto que enfrentariam, dali em diante, o primeiro dia depois daquela decisão.

Os dias que se passaram não foram diferentes. Viviam como se estivessem presos em todos os dias iguais, igualmente cinzentos parecendo que até a natureza sabia o que acontecia. Então, forçadamente eles mudaram. Violeta chegava antes do raiar do dia, e, ao cair da tarde já estava de volta em casa. De outro lado, Eugênio passou a entrar mais tarde, no 2º turno e a sair bem depois do pôr do sol. Aquela maldita frase que mais parecia uma profecia que agora terrivelmente se cumprira, "de agora em diante serão apenas reuniões e contratos". A cada documento que tinha que assinar ela via que ele já havia passado por ali e deixado o seu nome num traço firme que era a sua marca registrada. O nome dela vinha depois, Violeta Camargo Tapajós e então se lembrava do motivo de não estar mais ao lado dele. Nunca estaria. Não poderia estar. Uma lágrima escapou e foi interrompida para que não manchasse o papel.

O turno da noite já havia começado há horas e ele continuava lendo relatórios e planilhas. Não eram tantas assim, mas as mesmas que iam e voltavam em suas mãos, até que conseguisse alguma concentração pra finaliza-las. Vencido pelo cansaço deixou o escritório rumando àquele lugar que se tornara a sua quase casa.

— Novamente aqui Eugênio?

— Me deixa Constantino! Devia me agradecer porque tenho colaborado para engordar a sua conta bancária.

— A minha sim, mas está amedrontando os homens que sentam naquela mesa com você. Desde que decidiu frequentar assiduamente o meu cassino não perdeu uma no carteado.

— Conhece aquela frase: sorte no jogo, azar no amor! Eu confesso que daria tudo para perder todas as noites aqui, desde que eu tivesse... - nem terminou a frase, já ia dizer o nome dela de novo. Desistiu e pediu mais uma dose de whisk.

Constantino inconformado com a tristeza e a bebedeira de Eugênio:

— Pois saiba que em nada me agrada ver o meu querido amigo nessa situação. Você precisa reagir, sair dessa ilusão.

— Que ilusão Constantino?

Ele tentou falar mais baixo e disse quase sussurando:

— Ora, como que ilusão? você sempre soube que a Violeta é casada. O marido é maluco? É, mas isso não muda o estado civil dela. Insistir nessa história é brigar contra o mundo e até contra lei.

— E você quer que eu faça o que com o meu coração? Diga pra ele "ei, amigão tem uma lei aqui que te proíbe de amar a mulher que você escolheu, muda de mira aí"! Não dá! Se eu pudesse eu arrancava esse amor do peito, mas eu não consigo! Além do mais, todo mundo sabe que a Violeta é viúva de marido vivo. Está mais sozinha que muita mulher solteira que anda por aí. Não é justa essa nossa condenação sumária a infelicidade.

Triste com a constatação que tinha acabado de fazer, tratou de pegar o copo e voltar para o baralho, seguindo sendo vigiado por Constantino. O dono do cassino havia dado ordens expressas aos garçons para que as bebidas servidas a Eugênio fossem sempre acompanhadas de água, e que a partir da 3a dose inventassem desculpas para não o servir de álcool mais. Não sabia quanto tempo duraria aquela fossa, mas estaria ali para cuidar do amigo.

Já era quase de manhã quando Eugênio pegou o rumo de casa e desmaiou na cama como vinha fazendo todos os dias. Como de costume nos últimos tempos, só entraria no trabalho mais tarde, depois que Violeta já tivesse encerrado o seu dia de trabalho. Só assim para seguir tentando suportar a ausência dos beijos e abraços dela.

Diferente de Eugênio, Violeta seguia os seus dias com a aparência inabalável que lhe era peculiar. Mas, qualquer um podia entender que nada ia bem para a dona da tecelagem. Ela agora invertera o papel com o sócio, chegava bem cedo na tecelagem, começava o dia tratando com os fornecedores e clientes, ocupava a sua agenda desde o primeiro minuto do dia, sem pausa para descanso. Não se permitia parar, pois sabia onde os seus pensamentos a levariam. Estar com ele era tudo que ela queria, mas tomou a decisão certa e não podia voltar atrás. A facada foi um preço alto demais pelo aviso. Jamais se perdoaria se algo mais grave tivesse acontecido. Então só lhe restava aceitar a sua sina e se afundar no trabalho para tentar respirar.

Às 15h00 em ponto ela ia embora. Às 16h00 ele chegava. Os dois eram agora como o sol e a lua, para um nascer o outro tinha que morrer. Eugênio chegava e recebia a pilha de documentos do dia para assinar, todos já assinados por ela e deixava outros tantos igualmente assinados para que a sócia assinasse no dia seguinte. O seu nome vinha primeiro, mas ficava ao lado do dela. Violeta Camargo Tapajós. – “Ah, como queria que fosse Barbosa” – Pensou se distraindo brevemente e até esboçou um sorriso discreto. Com sua pequena distração não percebeu que Úrsula havia entrado na sala:

— Eugênio! Eugênio! Acorda homem, tá no mundo da lua?!

— Que susto Úrsula! Não! Estou concentrado nessa papelada sem fim que Violeta deixou para eu assinar.

— Ah, quer dizer que a senhora Tapajós não trabalha mais. Vem pra fábrica assinar papéis e vai embora? Nunca mais vi ela aqui.

— Não é nada disso Úrsula, pára de falar bobagem! Violeta tem vindo mais cedo todos os dias, porque...

— Por quê...?

— Ora, porquê... porque obviamente tem que cuidar das coisas do Matias! Imagino que com a internação ela tenha muita coisa para se preocupar com médicos, remédios...

Não sabendo mais como explicar a ausência da sócia, mas percebendo que estava dando explicações demais, esbravejou, antes que se comprometesse.

— Mas Úrsula, eu não acredito que você veio aqui pra me encher a paciência sobre a vida particular da Violeta, que aliás, não me interessa! Desembucha logo, o que quer?

— Credo Eugênio, ultimamente você anda tão mal-humorado, eu hein! Eu vim aqui te lembrar que hoje é o baile de inauguração da rádio lá no cassino.

— O baile! Carambolas! Eu tinha esquecido completamente... – “Será que a Violeta vai”? – Pensou, com cuidado para não soltar a pergunta.

— Estou falando que tá no mundo da lua! Então vim aqui pra te lembrar e saber se...

— Se o quê?

— Se hoje você pode me conceder a honra de ser meu par?

Eugênio ficou desconcertado com a pergunta, no mesmo instante que as palavras de Violeta voltaram como flecha em seus ouvidos - "A Úrsula te ama, não é possível que você não tenha percebido isso ainda!".

—Úrsula, eu quero que saiba que...

— Eugênio, não precisa me explicar nada, eu só estou pedindo para um velho amigo me acompanhar ao baile porque eu não gostaria de ir sozinha. Joaquim está viajando e não chegará a tempo. É só isso, mas eu entendo que um homem importante como você não queira ser acompanhante de uma reles governanta como eu.

— Até parece Úrsula, não é nada disso. É que eu estou um pouco cansado e não pretendia ir a esse baile...

— Ahhhh, mas eu não acredito que você Eugênio, logo você, faria essa desfeita ao seu melhor amigo? Além disso, toda a nata da sociedade da região estará lá. Imagina quantos clientes e fornecedores em potencial. Afinal, não é todo dia que temos a inauguração de uma rádio!

— É... não faria essa desfeita mesmo. Não posso fazer. Tá bom Úrsula, você me convenceu, pode arrumar o vestido, nós vamos ao Baile!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

É isso! Euleta separados é o motivo da minha tristeza. Espero que continue por aqui porque separação não combina com esse casalzão!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Encontros e despedidas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.