Creddie x Seddie: análise em 2021 sobre o assunto escrita por Fernando Walison


Capítulo 2
Os principais detalhes da 1ª temporada de iCarly


Notas iniciais do capítulo

Olá, prezado(a) leitor(a), está pronto para se aventurar nas análises da 1ª temporada de iCarly em relação a Creddie e Seddie? Aqui é o ponto de partida para entender as visões dos personagens Carly, Sam e Freddie sobre seus sentimentos. Pegue sua comida e bebida preferida e faça uma boa leitura!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/801861/chapter/2

Episódio 1 - "iPilot"

Logo no episódio piloto da série ("iPilot"), foi demonstrado os sentimentos de Freddie Benson ao entregar a garrafa de água para a sua amada Carly Shay. Ela, por sua vez, não correspondia seus sentimentos, mas nunca deixou de ter uma excelente amizade por ele e este era só o primeiro passo para que dois amigos pré-adolescentes pudessem ter um futuro relacionamento. No entanto, um fator curioso que chama atenção são as primeiras intenções de Sam Puckett quando diz para o Freddie:

 

Sam: A Carly nunca vai amar você.

 

Afinal, como ela teria tanta certeza que a Carly nunca iria amar o Freddie? A Sam sabia que a Carly poderia salvar a vida amorosa do Freddie, o que a incomodava. Estas palavras, aliás, poderiam vir da própria Carly, mas não; Carly transmitia todo o carinho que nutria pelo Freddie pela sua amizade, tanto é que essa falácia proferida pela Sam foi ignorado até pela Carly, pois, logo em seguida, quando Freddie disse que ia pegar suas coisas e ir pra casa, foi interrompido por Carly, pedindo que ele ficasse. Percebe-se que a Carly ignorou a falácia da Sam sobre nunca amar ele, porque no fundo, a Carly ainda não estava preparada em ter um relacionamento sério com Freddie em tão pouca idade, afinal o estereótipo do cara bonitão e com habilidades especiais costumava atrair muito mais as mulheres de bela aparência como a Carly. Além disso, Freddie era considerado um "carrapato" na Carly, o que fazia ela não atrair interesse para quem age feito um chiclete.

Sendo assim, com base nas informações do primeiro episódio, a Sam tinha um propósito claro e já colocou em prática: zombava e batia no próprio Freddie para que a Carly nunca desse bola a ele, uma vez que esta era a única forma da Carly não enxergar no Freddie um interesse romântico, pelo fato do mesmo ser um "nerd" que opera uma câmera, além de interferir no sentimento amoroso dele pela Carly, afirmando palavras que nunca foram, explicitamente, dito por ela.

 

Episódio 4 - "iLike Jake"

Neste episódio, com base no que foi esclarecido acima, a Sam já sabia que a Carly iria conhecer outros rapazes de bela aparência e que tem alguma característica musical (exemplo: Jake no episódio "iLike Jake" como um musico de péssima voz) seriam artifícios para que o Freddie pudesse esquecer a Carly, sem sucesso.

Na verdade, impressiona o fato do Freddie consertar a voz dele a pedido de Carly, mostrando total admiração por ela, pois a mesma enganou-se com a aparência de Jake, acreditando que por estes motivos, ele seria um excelente cantor. Como recompensa, ganhou um beijo dela em seu nariz. Para fechar com chave de ouro, Jake terminou com a Carly, ao acreditar que ela estava apaixonada pelo Freddie, mesmo ao beijar o nariz dele. No fundo, percebe-se que a Carly queria ter experiência com outras pessoas, embora tenha percebido a importância das habilidades de Freddie para impedir que Jake passasse vergonha por ter uma voz ruim.

 

Episódio 9 - "iWill Date Freddie"

Bom, como já dito anteriormente que o Freddie sempre agia como um "carrapato/chiclete" ao demonstrar tanto amor pela Carly, mas neste episódio surgiu a possibilidade dele ter um encontro com Valerie que, curiosamente, ocorreu no apartamento da Carly. A intenção de Valerie era, na verdade, ter seu próprio webshow (tendo Freddie como seu produtor) e gravar os programas no mesmo momento em que o iCarly ocorresse. Valerie chegou até convidar a Sam para seu webcast, revelando-a o que mais queria fazer.

No entanto, o ponto relevante a ser destacado neste episódio é o fato da Sam, pela primeira vez, dizer que o Freddie é tão importante para a série quanto Carly e ela. Por que ela disse aquilo? Justamente a garota que sempre odiou ele e o zombava? Muitos podem até afirmar que ela pensou desta forma apenas pelo iCarly, mas é possível perceber também que a Sam sabia que o Freddie era o único cara que ela poderia conseguir seus objetivos pessoais. Logo no episódio "iPilot", ficou evidente que o alvo era a Carly, alegando que ela nunca amará ele; neste, é a Valerie, fazendo ela dar a inédita importância a ele usando o webshow. Por fim, quando Valerie revela a verdade para Freddie, ele decide terminar com ela e o mesmo decide voltar a ser o produtor do iCarly. Lembrando que foi neste episódio que Freddie Benson teve o seu primeiro beijo, após ganhar um selinho da Valerie.

Aí você deve-se perguntar: Freddie esqueceu a Carly depois dele ter esse relacionamento inusitado com a Valerie? Não, e os episódios seguintes provam isso.

 

Episódio 15 - "iHate Sam's Boyfriend"

Neste episódio, é a vez da Sam ter a experiência de se relacionar com outras pessoas. Após interferir na vida do Freddie, tentando fazê-lo acreditar que a Carly nunca vai amá-lo, eis que decide sair com um amigo dele: Jonah. A ideia agradou o Freddie, tendo em vista que ele poderia investir seu tempo na Carly Shay. No entanto, a relação entre Sam e Jonah começa a prejudicar o iCarly e, tanto a Carly quanto o Freddie, decidem entrar em ação para resolver o problema. Isso mostra o valor que eles dois tem em relação ao webshow, mesmo diante da irresponsabilidade de Sam Puckett ao ficar conversando no celular com Jonah durante as gravações do webshow.

O ponto relevante deste episódio é quando o Jonah chega na Carly, tentando beijá-la. Assustada com a situação, ela decide revelar tudo para o Freddie (NICKELODEON, 2008, 2:36 até 3:05).

 

Freddie: Você falou com Jonah?

Carly: Sim, ele tentou me beijar na cara de pau!

Freddie: Não brinca!

Carly: É!

Freddie: Tem certeza que Jonah tentou te beijar?

Carly: Ah, ele disse "me beija" e depois fez biquinho. Então eu estou ficando maluca ou o cara queria me beijar.

Freddie: Que mané! Ninguém tenta beijar minha garota. Ninguém tenta beijar você!

Freddie: Vai contar pra Sam?

Carly: Eu ia mas... O Jonah faz a Sam feliz e eu não quero magoar ela.

 

Nesse ponto, perceba que a Carly decidiu contar para o Freddie sobre as más intenções de Jonah e ele enfatiza: "ninguém tenta beijar minha garota", mostrando o quanto essa informação não agradou ele. A Carly não criticou o Freddie, nem mostrou irritação por ele dizer aquilo, só ficou surpresa com a maneira que ele demonstra seus sentimentos em meio a uma situação nada agradável que ela passou com o Jonah. Ademais, Carly não contou nada para a Sam porque queria vê-la feliz com o Jonah, e não queria magoar ela.

Analisando esta cena, perceba que a Carly, em momento algum, decidiu interferir na vida amorosa da Sam, até não queria falar nada para prejudicá-la (Sam escutou a conversa dos dois). Isso mostra o quanto se importa com a amiga, jamais pensou em prejudicar o sentimento alheio. Além disso, naquela ocasião, também poderíamos presumir a possibilidade da Carly finalmente estar contente com a Sam com intuito dela evitar que continue agindo de maneira abusiva com o Freddie, pois assim a Carly poderia aguardar o momento ideal para corresponder os sentimentos dele.

Quanto a Sam Puckett, após descobrir que o Jonah queria beijar a Carly, ela percebeu que o Freddie Benson seria o único cara que realmente poderia ter uma relação amorosa com ela. Por esta razão, a ideia de Sam sempre foi manter a mesma postura diante do Freddie, tentando fazê-lo acreditar que a Carly nunca vai amá-lo para que, na visão dela, o Freddie pudesse corresponder os seus sentimentos por conta própria. A Carly, por outro lado, mesmo sabendo que o Freddie ama ela, não queria brincar com os sentimentos dele e, por isso, preferiu manter a boa relação de amizade com ele, algo que ele sempre entendia e respeitava o momento dela.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Parabéns a você leitor(a) que dedicou o seu tempo para entender a visão sentimental dos personagens Carly, Sam e Freddie em relação a 1ª temporada de iCarly. Perceba que aqui já mostrou as intenções de cada um. No próximo capítulo, será analisado a 2ª temporada, onde começará a explorar os sentimentos dos personagens que vão muito além de uma amizade.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Creddie x Seddie: análise em 2021 sobre o assunto" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.