Dicas da Yas escrita por majestyas


Capítulo 6
engajamento | o que é? por que é importante? como conseguir?


Notas iniciais do capítulo

Taylor Swift - shake it off



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/797450/chapter/6

 

ENGAJAMENTO

 

Não, meu amor, não são só as blogueirinhas que fazem isso. Nós também precisamos.

 

ENGAJAMENTO =  é envolvimento, interação, relacionamento com o leitor, que vai além do número de seguidores, visualizações ou favoritos em uma postagem.

 

>>> conheça seu público alvo.

 

Geralmente empresas pesquisam idade, sexo, grau de escolaridade, classe social... Coisas assim para conhecer melhor seu público. Como aqui nas plataformas que usamos é difícil termos esse tipo de controle, utilizamos outras abordagem. 

 

Quem são seus leitores? Você sabe disso sabendo qual conteúdo você posta. É fanfic de Harry Potter? Então seus leitores são fãs de Harry Potter, em vários níveis. Pode estar começando ou ser fã de carteirinha. Há os casos dos "cai de paraquedas", pessoas que nem leram HP, mas sua fic gerou interesse. Isso vale para fanfics de qualquer outra história ou originais. Ótimo, agora você já sabe quem é seu público. 

 

>>> qual sua estratégia?

 

É importante planejar, é importante se destacar. Estilo de linguagem (seja no perfil ou nas fics). 

 

Algum tipo de design pessoal para suas capas, banners, gifs, trailer (...). Tudo na cor vermelha, por exemplo. 

 

Você tem alguma rotina de postagem? Aquele dia na semana que seus leitores sabem que você vai postar e ficam ansiosos por isso. 

 

Você tem alguma saudação ou despedida que é sua marca registrada? Assim como o antigo "oi, oi gente" da Kefera ou o "fala galera" do Alanzoka.

 

Você tem algum tema? Tome como exemplo perfis que usam tudo como referência a planetas ou cultura grega. Eles adotam o nome de um planeta, chamam os leitores de estrelas ou algo assim, suas capas são imagens de planetas...

 

>>> interaja com seu público!

 

No final de cada capítulo, faça perguntas sobre a história. Isso cria uma aproximação entre você e o leitor. Você fica sabendo das opiniões dele e ele sabe que você se importa o suficiente para perguntar — e responder! 

 

Pergunte qual parte do capítulo eles gostaram mais, qual o personagem favorito deles, o que eles acham que vai acontecer no próximo capítulo, quem eles acham que está certo ou errado, qual personagem que eles odeiam... 

 

Além de fazer perguntas sobre a história, pergunte sobre eles (mas nada muito pessoal).

 

Diga seu nome ou apelido (não diga seu nome inteiro e nem peça isso) e pergunte o deles, pergunte qual a cor favorita deles, se tem algum animal de estimação, qual matéria favorita na escola/faculdade, qual a série favorita, o livro favorito e qual o hobbie favorito deles. Crie laços! Quem sabe não surge uma amizade disso? 

 

PELO AMOR DE TUDO QUE TE É SAGRADO: RESPONDA OS COMENTÁRIOS! Seja no mural ou nos livros, não responder comentários não é cool, não te faz parecer popular ou descolado. Só esnobe, antipático e alguém que as pessoas depois de um tempo desistem de falar com, porque é extremamente chato alguém que parece se achar melhor que você. 

 

>>> haters gonna hate.

 

Já dizia Taylor Swift: odiadores irão odiar.

 

Você e suas obras terão críticas, isso é fato. Uma obra sem crítica, é uma obra sem relevância. Primeiro, saiba diferenciar críticas construtivas (a pessoa vai te dizer o que achou errado, por que achou errado e como você pode melhorar, tudo isso sem ofender) de ódio gratuito. Conseguiu? Muito bem. 

 

O que fazer sobre críticas construtivas? Usá-las para melhorar. Responda o comentário com a crítica com educação e gentileza, mostrando que se importa com a opinião da pessoa e que está buscando sempre melhorar.

 

Agora vamos ao ódio gratuito. Pessoas diferentes lidam com essa situação de maneiras diferentes. Tem quem responde de maneira bem humorada/debochada, tem quem apaga o comentário e bloqueia a pessoa, tem quem responde no mesmo tom, tem que faz textão militando, tem quem é a própria Cinderela bondosa e corajosa... Cada um, com sua personalidade, responde de acordo. Para mim, responder ódio com ódio nunca é a solução. Além de mostrar que você pode ser tão baixo quanto a pessoa, isso só polui mais seu livro. Há níveis de comentário odioso e é assim que você decide como proceder. 

 

Lembre-se que seus leitores gostam de você e vão te defender. Pense em um todo antes de decidir o que fazer com o comentário de ódio. 

 

>>> responda com amor.

 

Devo lembrar que você precisa deixar uma boa impressão? É isso mesmo, você precisa mostrar que é uma pessoa legal (ei, eu sei que você é). Alguém pode deixar um comentário não tão legal, mas em vez de você retrucar com algo pior, você responde com cordialidade, talvez desfazendo uma má impressão que tenha causado antes. Quantas vezes você já achou que um autor ou uma autora era esnobe, chata ou algo assim e depois de ser respondida por ela viu que não é nada disso? 

 

>>> meios de divulgação. 

 

Existem vários meios de você divulgar suas obras (seja fanfic, original, capa, trailer...). Esses são todos que eu lembro:

 

1) criar contas em outras redes sociais para divulgar seu trabalho (Instagram, YouTube e Twitter são os mais utilizados, mas também tem Tumblr, Pinterest e as vezes Facebook).

 

Eu particularmente acho isso muito bom. Principalmente para quem lida com a parte mais artística (capas, trailers e derivados), Pinterest, Tumblr e Instagram são perfeitos. Para que faz tutoriais de como fazer "as artes", YouTube é indispensável. 

 

2) (para wattpad) ir no mural de users que tem bastante seguidores e divulgar lá.

 

Eu particularmente não gosto desse tipo de divulgação. Muita gente não gosta que façam propaganda em seus murais, várias vezes nem respondem a pessoa (eu entendo plenamente). As vezes o mural é usado para atualizar os seguidores sobre as obras ou um lugar de interação entre autor e leitor. Então é compreensível que comentários que destoam das propostas do "dono do mural" sejam excluídos. Mas se funciona para você, ei, sorte a sua! Só procure observar se tem outras propagandas no mural em que está postando e como o "dono do mural"  reage a isso, para evitar algum mal estar que possa surgir. 

 

3) ir em obras alheias e divulgar nos comentários.

 

Eu particularmente acho esse tipo de divulgação péssima. Péssima mesmo. Nenhum autor que eu conheço gosta disso. É uma tremenda falta de educação. Você está na obra de alguém e em vez de comentar sobre a obra, divulga a sua?

Só tenho uma coisa a dizer: você gostaria se fizessem isso com você? 

 

4) (para wattpad) marcar um grande número de users que são "famosinhos" em sua obra (com N pretextos). Ou em todas as suas obras.

 

Eu particularmente não gosto. Eu já fui marcada e achei fofo, mas depois de ser marcada em CINCO obras da mesma pessoa, com o mesmo texto, logo no começo, ficou na cara que a pessoa só estava me usando (e a outras pessoas também) para ganhar mais atenção.

Se está funcionando para você, ótimo! Mas preste atenção para o feitiço não virar contra o feiticeiro: as pessoas marcadas podem se irritar/chatear com isso. Ou até mesmo quem está lendo sua obra e observa que em todos os seus livros tem um enorme número de users famosos marcados, com o mesmo texto, "coincidentemente" cada um famosinho em uma área (fanfic, originais, artes...) e justamente são essas áreas que seus livros exploram!

 

5) (para wattpad) comentar elogios, cantadas engraçadas ou citações de livros em murais alheios.

 

Eu particularmente adoro. Porque não é uma divulgação escancarada, entende? É apenas você se divertindo em murais aleatórios, escrevendo coisas divertidas... E isso gera buzz! (O buzz é o resultado de uma ação de marketing viral bem sucedida). Você acaba recebendo uma atenção por seus comentários, várias pessoas vão no seu mural comentar de volta ou só stalkear seu perfil. E o que acham? Isso mesmo: suas obras! 

 

6) fazer divulgação das obras... nas suas obras!

 

Eu particularmente gosto. E faço! Costuma funcionar comigo. Uso minhas obras mais antigas/populares para impulsionar as novas. As vezes eu só divulgo a obra, as vezes eu traço metas: "quando minha obra nova chegar a 1k de visualizações, eu atualizo essa obra". 

 

7)  fazer divulgação no seu mural/perfil! 

 

É autoexplicativo. Seu mural/perfil é o canal perfeito para você divulgar seu trabalho. Tente pensar em maneiras diferentes de fazer isso. Talvez usando uma linguagem menos formal? Talvez escrevendo como se fosse um dos personagens da obra fazendo a divulgação? Não coloque limites para sua imaginação! 

 

 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Dicas da Yas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.