Dicas da Yas escrita por majestyas


Capítulo 5
Ortografia #2


Notas iniciais do capítulo

harry stiles - falling



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/797450/chapter/5

 

PONTUAÇÃO = é algo extremamente importante. Sem isso, sua história fica sem coerência nenhuma.

 

PONTO (.) = 1) pode indicar o final de uma frase.

 

"Lizzie é a nova Caroline."

 

2) pode separar períodos.

 

"Josie vai estudar mais tempo. Ainda é cedo."

 

3) Abreviar palavras.

 

"V. Ex.ª (Vossa excelência)"

 

DOIS PONTOS (:) = 1) iniciar fala de algum personagem.

 

"Elena gritou:

— Eu não posso."

 

2) anteceder apostos ou orações apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam e/ou resumem ideias anteriores.

 

"Anote meu user: @majestyas."

 

3) anteceder citação direta.

 

"— É como Stiles diz: uma vez é acidente, duas é coincidência, três é padrão — Lydia sorri."

 

RETICÊNCIAS (...) = 1) mostrar dúvida ou hesitação.

 

"— Peeta, eu não sei... Não sei como te dizer isso — Katniss diz."

 

2) interromper uma frase incompleta sintaticamente:

 

"— Talvez seja melhor atravessar... — Quatro diz, mas Caleb o impede de continuar."

 

3) concluir uma frase incompleta com a intenção de estender a reflexão.

 

" — Por Ren, Kishan... E todos que foram afetados por essa maldição — Kelsey grita."

 

4) Suprimir palavras em uma transcrição.

 

"— Quando o sol nascer a oeste e se pôr no leste. (...) Então ele voltará, e não antes — Mirri Maz Duur profetiza."

 

PARÊNTESES () = isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo, datas e, também, podem substituir a vírgula ou o travessão. 

 

"Harry Potter nasceu em Godric's Hollow (1980)."

 

"Meus filhos agora brincam em um cemitério (o mais novo com apenas um ano), sem imaginar que um dia isso foi o Distrito Doze."

 

PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!) = 1) após vocativo. 

 

"— Bonnie, bom dia!" 

 

2) final de frases imperativas. 

 

"— Fuja! — Jude grita para Taryn."

 

3) após interjeição. 

 

" — Ufa! Graças aos Deuses! — Leo diz aliviado." 

 

4) após palavras ou frases de caráter emotivo, expressivo.

 

"— Que lástima! — Afrodite lamenta, parecendo sincera."

 

PONTO E VÍRGULA (;) = utiliza-se ponto e vírgula para separar os itens de uma sequência de outros itens.

 

"Para preparar o bolo vamos precisar dos seguintes ingredientes:

 

1 xícara de trigo;

4 ovos;

1 xícara de leite;

1 xícara de açúcar;

1 colher de fermento."

 

PONTO DE INTERROGAÇÃO (?) = 1) em perguntas diretas. 

 

" — Você é Katherine ou Elena?" 

 

2) às vezes, pode ser utilizada junto com o ponto de exclamação para enfatizar o enunciado. 

 

"— Não acredito, é sério isso?! — Lizzie questiona Hope."

 

USO DA VÍRGULA = sem espaço antes da vírgula, com espaço depois da vírgula.

 

"Kol matou eles, não foi?"

 

Muita gente erra nisso, tomem cuidado! O uso da vírgula também deve ser bem pensado, se está na dúvida, pesquise no Google sobre isso.

 

1) separa o vocativo. 

 

"— Anne, vá à padaria comprar pães para o lanche — Marília manda."

 

2) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. 

 

"— Os vampiros, muitas vezes, visam somente os próprios interesses — Elijah diz."

 

3) separar elementos de uma enumeração.

 

"— Potter, Weasley e Granger vão com a professora Mcgonagall — Dumbledore manda."

 

4) isolar expressões explicativas.

 

"— Traga uma torta, ou melhor, uma torta de maçã — Dean pede para Sam."

 

5) isolar o nome do lugar na indicação de datas.

 

"Godric's Hollow, 31 de julho de 1980." 

 

6) quando a conjunção “e” repete-se com o objetivo de enfatizar alguma ideia (polissíndeto). 

 

"— Eu alerto, e brigo, e repito, e faço de tudo para ela perceber que está errada, porém nunca me escuta — Niklaus reclama de Rebekah para Elijah."

 

7) utilizamos a vírgula quando a conjunção “e” assume valores distintos que não retratam sentido de adição (adversidade, consequência, por). 

 

"— Teve febre a noite toda, e ainda está muito fraca — Maxon ouve com atenção enquanto o médico fala sobre a situação de America."

 

8) entre orações, para separar as orações subordinadas adjetivas explicativas. 

 

"Jude, que não se parece em nada com a Jude da canção, não suportou seu jeito grosseiro e mandão."

 

OK, é bastante coisa para assimilar, eu sei... E eu nem falei tudo! Mas o mais importante foi dito. Se quiserem algo mais completo, só ler aqui: https://www.infoescola.com/portugues/pontuacao/

 

 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Dicas da Yas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.