Dinastia: outras histórias e curiosidades escrita por Isabelle Soares


Capítulo 6
Tudo sobre o National Day


Notas iniciais do capítulo

Conheça as curiosidades sobre esse grande evento que é a marca registrada de Belgonia.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/793276/chapter/6

O National Day, é o dia em que se celebra o aniversário de Belgonia. Ele é celebrado no dia primeiro de julho, o dia em que o país ficou emancipado. Porém, os cinco dias em que antecede o grande dia, é ofertado ao  público outras celebrações como teatros, desfiles das escolas, inaugurações, disputas esportísticas, missa e exposições.

No dia do National day, a manhã inteira é de comemoração. Primeiro a banda municipal vai até o palácio saudar o rei a rainha e em seguida eles acompanham o cortejo de carruagens com os principais membros da família real até a praça dos três poderes, onde todo o evento acontece. As pessoas acompanham tudo nas ruas acompanhadas de bandeiras do país e cartazes. Já na praça, a família e os políticos assistem a parada militar e depois o monarca faz o seu discurso. Porém, o momento mais esperado por todos é aquele que toda a família real aparece reunida na varanda do palácio do parlamento para assistirem a queima de fogos especiais que encerram o evento.

O National day é o principal evento de Belgonia e atrai milhões de turistas por ano e também é o mais aguardado por todos os cidadãos belgãos.

CURIOSIDADES DO NATIONAL DAY

— Já houveram 158 edições do National Day e foi deixada de ser realizada em apenas um ano, o de 1863, por causa da morte do rei Guilherme.

— A primeira edição aconteceu em 1861, quando o país celebrou o primeiro ano de emancipação. Na época, o rei Guilherme saiu montado a cavalo, com a farda real, acompanhado dos militares até a praça dos três poderes e fez o seu discurso. 

— A primeira vez que a família real apareceu reunida na varanda do palácio do parlamento foi em 1864, quando o então príncipe herdeiro, Thomas, ainda era apenas um bebê. Desde então, a aparição conjunta da família para o público é a coisa mais aguardada do evento e uma das mais apreciadas pelo público.

— Certamente a Rainha Mary foi uma das pessoas que mais transformou o evento. Em 1921, ela assistiu na China a exibição de fumaças coloridas no ar e pediu para um cientista Belgão tentar fazer fogos que imitassem esses gases coloridos chineses e assim ele fez. Em 1922, houve a exibição do experimento que deu muito certo, mesmo com todas as chances de falhar. Até hoje a queima dos fogos especiais é uma grande atração do evento e estes fogos a obra prima exclusiva de Belgonia, produzida na cidade de Baltania e exportada para todo o mundo.

— Certamente, os National Days mais apreciados são aqueles que marcam a estreia de algum membro da família real. É a chance deles serem exibidos oficialmente para toda a população. Marcando assim uma característica política ao evento.

— A primeira vez que o evento foi transmitido por um meio de comunicação foi em 1910, na primeira rádio do país. Atualmente, o evento é exibido na TV, na internet e no rádio.

— Os National Days com maior audiência da última década foram respectivamente, as edições de 2011 (Estreia de Isabella Swan, a noiva do príncipe Edward), a de 2013 (Estreia da pequena princesa Renesme e do Jasper, duque de Northfolk), a de 2012 com Isabella grávida e a de 2015 com a estreia do pequeno Henry, filho do príncipe Emmett, e de Alice grávida de seu único filho, o príncipe Pietro.

— Em 2020, devido a pandemia do novo Coronavírus, o evento deixou de ser celebrado em sua forma original pela primeira vez em anos. As comemorações foram restritas e repletas de cuidados e o dia nacional teve que ser adiado para um mês depois.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!